A Volvo lançau no Brasil o caminhão mais potente do mundo.
O FH16 com 750cv foi apresentado no estande da marca na Fenatran, a
mais importante feira de transporte comercial da América Latina. O caminhão faz
parte da nova linha FH lançada recentemente na Europa. O FH16 é indicado para
operações em que se exige grande performance do veículo, principalmente para o
transporte de cargas indivisíveis.
“Estamos trazendo da Europa o mais potente e mais avançado caminhão
neste segmento para atender uma demanda do mercado brasileiro de transportes”,
declara Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina.Esta versão do FH16
750cv é indicada para cargas pesadas, e é capaz de tracionar 250 toneladas de
PBTC (Peso Bruto Total Combinado).
“É um caminhão excepcional, com
muita potência e torque, direcionado para atender os transportadores que
precisam de um caminhão com extrema capacidade de carga”, diz Bernardo Fedalto,
diretor de caminhões Volvo. Com a expansão econômica brasileira e o início de
construção de grandes obras por todas as regiões do País nos últimos anos, o
mercado local cada vez mais necessita de veículos com mais força e torque,
durabilidade e produtividade.
O FH16,
na configuração cavalo mecânico 8x4, é equipado com o consagrado D16G, um motor
de 16 litros, 750cv de potência e que alcança um torque de 3550Nm. “É uma invejável configuração, para atender
com folga as rigorosas exigências dos transportadores que têm veículos
especializados no carregamento de cargas indivisíveis, por exemplo”, afirma
Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.
O motor
de 750cv entrega 2800Nm de torque já a 900 rpm. Depois disso, a curva de torque
sobe rapidamente e atinge seu pico de 3550 Nm a 1050 rpm, e este elevado torque
continua na faixa plana até 1400 rpm. “Isto possibilita manter velocidades médias mais altas, mesmo nas
subidas e inclinações mais íngremes, garantindo maior produtividade do
transporte”, diz o gerente.
Quanto
mais potência houver à disposição a baixas rotações no início do transporte de
cargas pesadas, menor o esforço colocado sobre o motor e mais alta a eficiência
em combustível. “Grande potência, alta tecnologia e
um design inovador. Nos atrevemos dizer que este é o caminhão dos sonhos de
todo transportador. Ele é único”, destaca o diretor de caminhões da Volvo.
Exclusividade
A cabine
do FH16 traz o novo design da nova linha FH lançada recentemente na Europa, com
detalhes únicos e exclusivos. Grade frontal e maçanetas cromadas, bancos com
ajustes elétricos forrados em couro e teto solar são alguns dos itens de série
neste veículo. Veja abaixo outros itens que tornam o FH16 750cv especial e
único:
-
Novo design da cabine
-
Novo painel
-
Câmera auxiliar de ré/manobras
-
Teto solar (sky window)
-
Freios EBS
-
Freios VEB + Retarder, alcançando 1180cv de potência
-
Faróis de xenônio
-
Suspensão de traseira eletrônica ECS
-
Geladeira
-
Maior espaço interno
-
Lanternas traseiras de LED
-
Cor exclusiva perolizada (preto FH16, mystic fjord pearl)
Máximo desempenho
“Com o Volvo FH 750cv podemos
oferecer um caminhão com o máximo em desempenho e eficiência em combustível”,
complementa Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F.O motor é otimizado
para proporcionar alta potência e torque e a consagrada caixa de câmbio
eletrônica I-Shift é de série. O caminhão vem equipado também com a direção
elétrica VDS (Volvo Dynamic Steering), servo-assistida hidraulicamente. É a
mais avançada tecnologia de direção existente em transporte comercial, que
torna muito mais fácil dirigir um caminhão pesado, com todo o conforto e a
segurança possíveis.
Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário