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Lançamento: Atego 2430 é pioneiro no mercado, introduzindo o câmbio
totalmente automatizado Mercedes PowerShift no segmento de semipesados
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Motor Mercedes-Benz OM 926 LA do Atego 2430 Econfort apresenta novo perfil
de curva de torque, que otimiza a dinâmica de engates de últimas marchas,
reduzindo o consumo e aumentando o conforto ao dirigir
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Lançamento: Atego 1729 coletor de lixo foi especialmente desenvolvido
para a severidade dos serviços nesta aplicação, contandocom um trem-de-força
superdimensionado
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Lançamento: Caminhões Atego apresentam nova geração de eixos traseiros, novo
sistema de suspensão da cabina e interior totalmente renovado, com
disponibilidade de cama king size – a maior do mercado
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Novidades ampliam notavelmente a praticidade a bordo, assegurando elevado
conforto e bem-estar para o motorista, além de maior economia no consumo de
combustível
A Mercedes-Benz, com o lançamento dos modelos
Atego 2430 Econfort 6x2 e Atego 1729 coletor de lixo, amplia ainda mais o seu já abrangente portfólio de
caminhões semipesados. A marca também confirma seu compromisso de oferecer a
mais completa solução para os transportadores brasileiros, composta pelo
veículo certo para todo tipo de necessidade, e por um vasto pacote de produtos
e serviços de pós-venda. Assim, expande a oferta de configurações, com
versatilidade para atender plenamente aos clientes que atuam na distribuição e na prestação de serviços em áreas
urbanas, bem como no transporte de cargas em médias e longas distâncias
rodoviárias.
Esses dois novos
caminhões Atego são atrações da Mercedes-Benz na Fenatran – 19º Salão
Internacional do Transporte. Maior feira do setor no Brasil e na América
Latina, o evento será realizado, entre 28 de outubro e 1º de novembro, no
Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Mercedes-Benz oferece
solução completa para os clientes
De acordo com Joachim Maier, vice-presidente de Vendas e Marketing da
Mercedes-Benz do Brasil, a marca é provedora
de uma solução completa para os transportadores de cargas e de passageiros. “Nosso cliente sente a excelência do atendimento Mercedes-Benz
logo na aquisição do seu veículo, quando pode escolher o melhor caminhão,
ônibus e comercial leve, para as aplicações urbanas e rodoviárias, bem como
para operações fora de estrada a partir de uma ampla variedade de modelos,
característica marcante de nosso portifólio de produtos, que é o maior do País”, diz ele.
“Além disso, para apoiar o
cliente em todos os momentos, a Mercedes-Benz atua em outras frentes,
oferecendo o mais completo pacote de serviços de pós-venda, o sistema de gestão
de frota FleetBoard e a mais recente novidade, a SelecTrucks, estrutura de
negócios para caminhões seminovos, alternativa crescente no mercado para compra
e venda de usados”, ressalta o executivo.
Segundo Maier, os lançamentos e novidades de produtos e serviços expostos
na Fenatran comprovam a força da Mercedes-Benz, que há 57 anos contribui para a
evolução dos meios de transporte do Brasil, por meio de soluções eficientes e
rentáveis, com a qualidade e confiabilidade.
Novidades do Atego
potencializam as vantagens para o cliente
“Os caminhões Atego são reconhecidos pela alta qualidade, flexibilidade
de aplicações, resistência, durabilidade, reduzido consumo de combustível,
menor custo operacional e ampla disponibilidade para o trabalho”, afirma Gilson
Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
“Assim, proporcionam excelente custo/benefício e produtividade para as
atividades de transporte dos clientes, gerando maior rentabilidade para seus
negócios”.
Na Fenatran 2013, a Mercedes-Benz também apresentará diversas outras
novidades para a linha Atego, como nova geração de eixos traseiros, interior
totalmente renovado com disponibilidade de cama king size e configuração opcional de dois tanques de combustível,
ampliando a capacidade total para 600 litros de diesel nos modelos Atego 2426 e
2430. Além disso, toda a linha oferece um novo conceito de suspensão de cabina.
NOVO ATEGO 2430 Econfort 6x2
Inovação: câmbio totalmente
automatizado Mercedes PowerShift com função EcoRoll e Power Mode
O Atego 2430 Econfort é o primeiro caminhão do segmento de semipesados a
receber o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de
embreagem. Diferencial de conforto da marca, este câmbio de avançada tecnologia
propicia elevada comodidade e praticidade para o motorista, aumentando a
segurança e o prazer de dirigir e, em consequência, sua produtividade.
O Mercedes PowerShift pode ser operado no modo automático ou manual,
dependendo da preferência do condutor. A manopla está localizada num console
rebatível junto ao apoio de braço do banco do motorista. O novo câmbio Mercedes
Powershift G-211 de 12 marchas, com a última marcha direta, poupa o trem-de-força
de esforços e realiza os engates de forma rápida e suave, aumentando
significativamente o conforto de operação. Além disso, contribui para a
otimização do consumo de combustível e minimiza diferenças de condução entre os
motoristas, uniformizando o resultado obtido pelos menos experientes e pelos
melhores. Com isso, a média de consumo da frota melhora significativamente.
O câmbio Mercedes PowerShift G-211 também traz como novidade o EcoRoll, tecnologia já aplicada no Actros. Esta
função coloca a transmissão do veículo em “neutro” de forma
segura e controlada, procedimento que é executado
sem a intervenção do motorista, auxiliando na redução de consumo de combustível.
Adicionalmente, tem-se a opção de acionar-se o modo Power que durante 10 minutos libera mais rotação do
motor para facilitar ultrapassagens ou para vencer aclives íngrimes. Outra
vantagem desse câmbio é a ausência de anéis sincronizadores, contando com engrenagens
mais largas e robustas, que aumentam a durabilidade e simplificam a manutenção.
O Atego 2430 Econfort continua a oferecer o câmbio manual Mercedes G-131
de 9 marchas, que conta agora com novo mapa de engate, do tipo H sobreposto,
que melhora a ergonomia, facilita o engate das marchas e minimiza a
possibilidade de eventuais erros de operação.
O motor Mercedes-Benz OM 926 LA do Atego 2430 Econfort ganhou um novo
conceito de curva de torque e atinge 1.250 Nm de 1.100 a 1200 rpm. Com isso, a
dinâmica de engates das marchas foi otimizada para minimizar as trocas,
mantendo a velocidade operacional do veículo. O novo conceito de torque faz com
que o motorista intuitivamente trabalhe na rotação de menor consumo de combustível
e maior conforto. Além disso, o motor recebeu melhorias no acionamento do
sistema de arrefecimento e compressor de ar.
Nova geração e novas relações
de eixos traseiros
Também na Fenatran 2013, a Mercedes-Benz apresentará a sua nova geração
de eixos traseiros HL-4 para a linha Atego. Mais leves, eles apresentam
facilidades para eventuais trabalhos de manutenção.
Nessa nova linha de eixos também são oferecidas novas relações, para atender
à demanda do mercado por soluções cada vez mais econômicas no transporte de cargas.
As novas relações, além da economia de combustível, trazem como outro importante
benefício o menor nível de ruído na cabina, proporcionando maior conforto para
o motorista e maior durabilidade do motor, graças à redução da rotação de
trabalho.
Inovações do Atego 2430 Econfort
propiciam redução de até 6% no consumo
Com todas estas inovações aplicadas ao Atego 2430 Econfort, pode-se
alcançar redução no consumo de combustível de até 6%, além da redução já
proporcionada pela tecnologia BlueTec 5 da Mercedes-Benz, que também chega até
6%, ampliando ainda mais os benefícios para o cliente. “Temos certeza de que
essa novidade vai ao encontro das necessidades e interesses de nossos clientes.
Além de moderno, flexível e confortável, esse caminhão apresenta vantagens
reais em termos de economia de diesel. Sabemos que isso soa como música para o
ouvido de nossos clientes”, afirma Gilson Mansur.
Nova suspensão da cabina
amplia o bem-estar a bordo
Diversas novidades agregadas a toda linha Atego estão incorporadas ao novo
modelo 2430. Este é o caso, por exemplo, da nova suspensão da cabina, que foi
totalmente reformulada para proporcionar um nível de satisfação e conforto
ainda maior para o motorista e os acompanhantes. Isso resulta em maior
produtividade e segurança, aumentando, consequentemente, a rentabilidade
operacional para o cliente.
O novo sistema de suspensão da cabina conta com molas helicoidais e
incorporou um novo projeto construtivo que trouxe substancial melhora no
isolamento das vibrações e no amortecimento das irregularidades da via. Dessa
forma, torna mais cômoda a jornada de trabalho. O novo conceito de suspensão da
cabina do Atego também é muito mais robusto e resistente, minimizando a demanda
por manutenção.
Novo interior da cabina eleva
o padrão de conforto
Um grande destaque dos caminhões Atego é o novo revestimento interno em
tecido aplicado no teto, nas laterais e na parede traseira da cabina, muito
mais elegante , agradável ao tato e ainda agrega vantagens de melhoria no
isolamento acústico. Junto com os novos revestimentos, tapetes mais densos,
proporcionam maior absorção de ruídos e também colaboram para um melhor
isolamento acústico.. A praticidade de limpeza não foi sacrificada, pois os
revestimentos podem ser limpos facilmente com pano úmido, conservando sempre o
seu aspecto.
Nossos clientes ainda podem optar por um novo revestimento em vinil, que
mantem a patricidade de limpeza do revestimento atual
Ganham evidência também os novos itens de conforto e praticidade, como
novos porta-objetos, porta-óculos, para-sol nas portas do motorista e do
acompanhante, cabideiro, toalheiro e iluminação aprimorada, que tornam o
ambiente interno ainda mais produtivo para o trabalho e mais aconchegante para
o descanso. Ou seja, o bem-estar a bordo foi sensivelmente aprimorado,
garantindo a satisfação dos motoristas.
Novos bancos e cama proporcionam
alto nível de comodidade
O banco pneumático do motorista foi reprojetado e está mais ergonômico,
contando com espuma de alta densidade e novas regulagens, como ajuste no
sistema de amortecimento horizontal e vertical. A altura do assento do banco
foi reduzida em 30 mm, favorecendo a ergonomia para pessoas de baixa estatura,
sem prejudicar os demais indivíduos. Tudo isso faz com que a condução do veículo
fique muito mais agradável e confortável, aumentando significativamente a
produtividade do motorista.
Após sua jornada de trabalho, o condutor pode desfrutar da nova cama,
com moderno tecido e espuma de maior densidade, que proporciona maior conforto para
suas horas de descanso. O colchão agora é removível e o revestimento da cama além
de removível também é lavável,
facilitando a sua limpeza.
Cama king size maximiza o
conforto para descanso
Para aumentar ainda mais a comodidade oferecida pelas camas das cabinas Leito
Teto Baixo (LTB) e Leito Teto Alto (LTA) da linha Atego, a Mercedes-Benz lança
a inédita versão king size. Uma cama
dupla que assegura excelente nível de conforto, graças ao maior espaço
disponível (meio metro a mais na largura), propiciando períodos revigorantes de
descanso e ótimas noites de sono para o motorista. Deixando-o pronto para uma
viagem produtiva e segura. Trata-se de uma exclusividade da marca Mercedes-Benz
no mercado.
Capacidade de até 600
litros de combustível oferece maior autonomia
O Atego 2430 e o Atego 2426, com distância entreeixos de 4.770 mm e 5.370 mm, podem receber a configuração
de dois tanques de combustível de 300 litros cada um, totalizando uma
capacidade de 600 litros. Dessa forma, fica garantida maior autonomia, segurança e facilidade no planejamento de
abastecimento em postos de confiança na viagem. vantagem especialmente indicada para as aplicações
rodoviárias de longa distância.
Painel
prático e funcional
No interior da cabina,
o caminhão Atego proporciona mais vantagens para o motorista, garantindo
excelente ergonomia e ampla comodidade. Extremamente prático e funcional, o
painel de instrumentos traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo
de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação do consumo de
combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l e do Econômetro, faixa
verde variável no contagiros que indica ao motorista a melhor rotação de
trabalho do motor para o menor consumo de combustível. Ambos
são itens de série no Atego.
Caminhões Atego saem de
fábrica com Top-Brake e ABS de série
Todos os caminhões Atego da Mercedes-Benz vêm equipados, de série, com o
exclusivo freio-motor Top Brake e agora com freios ABS, oferecendo maior
segurança e eficiência de frenagem, sem perder a dirigibilidade, bem como menor
desgaste dos componentes do sistema de freio e dos pneus.
NOVO ATEGO 1729
Robusto e especialmente
desenvolvido para as severas operações de coleta de lixo
Outro importante lançamento da marca na Fenatran 2013 é o caminhão
semipesado Atego 1729 para coleta de lixo, modelo desenvolvido especificamente
para esta aplicação, que se destaca pela extrema robustez do trem-de-força,
capaz de realizar seu trabalho com a confiabilidade característica dos produtos
Mercedes-Benz.
“Com distância entre eixos de 4.760 mm, o Atego 1729 foi especialmente preparado para
receber compactadores de até 19 m³, na versão 6x2 com 3º eixo implementado por
terceiros, oferecendo assim excelente capacidade de carga, atendendo plenamente
às demandas do segmento”, destaca Gilson Mansur. “Esse novo produto amplia a
oferta da marca para coleta de lixo, juntando-se aos modelos 4x2 Atego 1719 e
1726, com distância entreeixos de 3.560 mm, para compactadores de até 15 m³”, diz
ele.
O trem-de-força do Atego 1729 é composto pelo motor Mercedes-Benz OM 926 LA, de 286 cv de potência e 1.120 Nm de
torque, transmissão manual Mercedes-Benz G-131 de 9 marchas com novo mapa de
engate do tipo H sobreposto (mais leve e mais ergonômico), eixo traseiro Meritor
de simples velocidade e embreagem reforçada de 430 mm de diâmetro, típica de um
caminhão extrapesado.
Confirmando sua vocação para o segmento, o Atego 1729 vem equipado, de
série, com tudo o que é necessário para a aplicação de coleta de lixo, incluindo
tomada-de-força na traseira do motor, escape vertical (ideal para operações onde
há pessoas trabalhando em torno do veículo) e suspensão traseira reforçada, com
molas curtas.
Esse novo caminhão Mercedes-Benz pode alcançar 23.000 kg de PBT (Peso
Bruto Total) com a instalação do 3º eixo por implementadores. Porém, sua
capacidade técnica chega ao PBT de 24.100 kg, comprovando sua robustez e oferecendo
ótima reserva técnica para o melhor rendimento e durabilidade do conjunto.
O Atego 1729 chega ao mercado com o novo sistema de suspensão de cabina
da linha Atego. Além disso, a fim de atender
adequadamente às operações de coleta de lixo, a tomada-de-força na parte
traseira do motor, com alta relação de transmissão, proporciona um
funcionamento mais silencioso do caminhão, característica ideal para a
circulação noturna nas grandes cidades, sem causar ruído excessivo.
LINHA ATEGO
Médios e semipesados asseguram reduzido custo operacional
Entre as vantagens proporcionadas pelos caminhões Atego da Mercedes-Benz
para o transporte de cargas destacam-se os benefícios da avançada tecnologia
BlueTec 5, como os motores até 6% mais econômicos e maiores intervalos de troca
de óleo e de manutenção preventiva. Isso também reduz os custos operacionais
para o transportador, aumentando a disponibilidade do veículo e ampliando a sua
rentabilidade.
Os motores com
tecnologia BlueTec 5 oferecem mais força e desempenho, ganhando acelerações
mais rápidas e maiores velocidades médias. O elevado torque favorece as
arrancadas e retomadas de velocidade, agilizando as atividades de distribuição
e transporte.
Ampla gama de configurações atende todas as demandas
dos clientes
A linha Atego é
formada pelo caminhão médio 1419 e pelos semipesados 1719, 1726,1726 (4x4),
1729, 2426 e, agora, pelo Atego 2430. Conforme o modelo, são oferecidas três
versões de entreeixos, o que se traduz em amplas opções de configuração para
atender a todas as demandas dos transportadores.
A família Atego
posssui a maior variedade de versões de cabinas para atender o segmento de
caminhões médios e semipesados. São quatro opções disponíveis (Standard,
Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto), que se adequam às necessidades
de cada tipo de cliente e aplicação. Esta é uma variedade exclusiva no mercado,
só disponível para caminhões Mercedes-Benz.
Independente do tipo
de cabina, os caminhões Atego permitem a utilização das maiores carroçarias do
mercado, com comprimentos máximos legais, por exemplo, de 8,70 metros a 9,20
metros, no caso do entreeixos mais comercializado de 4.770 mm, nas versões 6x2,
dependendo da cabina utilizada.
Devido a sua robustez,
força e características técnicas, os caminhões Atego estão aptos a receber todo
tipo de carroçarias e implementos, como baú, carga seca, furgão isotérmico ou
frigorificado, sider, bebidas, botijões de gás, tanque de combustíveis, GLP ou
produtos químicos, carroçaria aberta de madeira ou alumínio e diversos outros
implementos. Isso inclui a possibilidade de instalação de um 4º eixo nos
modelos 6x2, o que é feito por terceiros no mercado, tornando o veículo apto a
um PBT de 29.000 kg.
Graças a sua
versatilidade de utilização, os caminhões Atego são indicados para empresas de
transporte de carga, transporte de carga própria e autônomos. Entre eles,
incluem-se distribuidores, atacadistas, cerealistas e operadores logísticos,
como também os que atuam no transporte de bebidas, eletrodomésticos, móveis,
hortifrutigranjeiros, frigorificados, produtos químicos, materiais de
construção, distribuição de água e serviços para prefeituras, entre outros.
Linha
Atego
Substituir esta tabelaModelo
|
Motor
|
PBT técnico (kg)
|
Entreeixos (mm)
|
1419
|
OM 924 LA BlueTec5
185
cv @ 2.200 rpm
700
Nm @ 1.200-1.600 rpm
|
14.300
21.300
(3º. Eixo)
|
3.560/4.760/5.360
|
1719
|
OM 924 LA BlueTec5
185
cv @ 2.200 rpm
700
Nm @ 1.200-1.600 rpm
|
17.100
23.100
(3º.Eixo)
|
3.560/4.760/5.360
|
1726
|
OM 926 LA BlueTec5
256
cv @ 2.200 rpm
900
Nm @ 1.200-1.600 rpm
|
17.100
24.100
(3º.eixo)
|
3.560/4.760/5.360
|
1726 4x4
|
OM 926 LA BlueTec5
256
cv @ 2.200 rpm
900
Nm @ 1.200-1.600 rpm
|
17.100
30.000
(CMT)
|
4.160
|
1729
|
OM 926 LA BlueTec5
286
cv @ 2.200 rpm
1.120
Nm @ 1.200-1.600 rpm
|
17.100
24.100
(3º.eixo)
|
4.760
|
1729 S
|
OM 926 LA BlueTec5
286
cv @ 2.200 rpm
1.120
Nm @ 1.200-1.600 rpm
|
17.100
36.000
(CMT)
|
3.560
|
2426 6x2
|
OM 926 LA BlueTec5
256
cv @ 2.200 rpm
900
Nm @ 1.200-1.600 rpm
|
24.100
|
3.570/4.770/5.370
|
2430 6x2
|
OM 926 LA BlueTec5
286
cv @ 2.200 rpm
1.250
Nm @ 1.100 a 1.200 rpm
|
24.100
|
3.570/4.770/5.370
(
|
Fonte: Assessoria de Imprensa: Mercedes-Benz.
Acompanhe a cobertura fotográfica no Flickr do Paredinha: http://www.flickr.com/photos/paredinha
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