diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

IVECO TRAKKER “BI-FUEL” É DESTAQUE NO CONGRESSO SAE BRASIL 2011



A Iveco, por meio de um time de Engenheiros do Centro de Desenvolvimento de Produtos de Sete Lagoas, MG, participa de forma ativa em várias palestras e expõe produtos e tecnologias alternativas durante o Congresso SAE BRASIL 2011, que acontece de 04 a 06 de Outubro no Expo Center Norte, SP, no Pavilhão Vermelho.

Ao longo dos três dias de encontro, serão sete palestras técnicas sobre os mais diversos temas relacionados à tecnologias presentes e em testes nos caminhões Iveco. Além disso, haverá exposição de diversas tecnologias no stand da marca. Em destaque tanto na exposição como no seminário, estará o Iveco Trakker “Bi-Fuel”, com tecnologia desenvolvida 100% no Brasil. Uma inovação no uso de etanol para operações nas “indústrias verdes”, como a indústria sucroenergética, que promove e viabiliza soluções para várias formas de transporte. Além disso, estará também no stand o Simulador do Stralis, um equipamento com 95% de originalidade que funciona dentro de uma cabine simulada e possibilita a perfeita sensação de dirigibilidade de um caminhão automatizado. Os sistemas EGR e SCR, que estarão presentes em toda a linha Iveco a partir de 2012 para atender o Proconve P7, estarão também em exposição no stand.

PALESTRAS IVECO
Nesta edição do evento, a Iveco participa com o maior número de palestras e retaguarda de engenheiros já registrada em todas as suas apresentações ao longo dos últimos anos. O grande destaque durante os seminários ficará por conta da apresentação de Renato Mastrobuono, Diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco para a América Latina, que participa do painel dos engenheiros chefes com o tema “Contribuição da Engenharia Brasileira em criar continuamente produtos inovadores e competitivos”. O encontro acontecerá no Auditório Santana II e III, no dia 04 de outubro, a partir das 15h30.

No dia seguinte, o Engenheiro Henrique Rezende, responsável pela Engenharia Avançada e Inovações da Iveco abordará toda a pesquisa sobre o desenvolvimento do Iveco Trakker “Bi-Fuel”, o caminhão que estará em destaque no stand da marca. A palestra será dada às 16hs, no auditório Vila Maria, durante o painel Caminhão com Motor Etanol Diesel.

Sobre tecnologia de informação, no painel que leva o mesmo nome e acontecerá no dia 05/10, no auditório Jacanã, entre 11hs e 12h30, o Analista de Marketing de Produto Fausto Assis apresentará o Sistema de Gerenciamento de Frotas Iveco, o Iveco Frota Fácil, ferramenta disponível nos caminhões Iveco Stralis e Cursor, para o controle e redução do custo operacional das frotas, por meio do acesso às informações de telemetria dos caminhões e gestão de frota.

O dia 05 ainda reserva a apresentação do Engenheiro Pablo Albuquerque, que falará ao público às 18hs no auditório Vila Maria sobre o comportamento de um caminhão em operação abastecido com misturas de biodiesel, etanol e diesel, todos num só tanque. O Painel terá o título “Performance of a Heavy Duty Truck Fueled with Biodiesel-Ethanol-Diesel Oil Blends”.

No dia seguinte, 06/10, das 11h às 12h30, no painel Soluções Energéticas Brasileiras, da Teoria à Prática, o Gerente da Plataforma de Leves e Médios, Alexandre Serretti abordará a experiência histórica da Iveco no Brasil e no mundo sobre o desenvolvimento do Daily Elétrico.

O engenheiro Everton Corte, Coordenador de Dinâmica Veicular da Iveco fará uma interessante explanação sobre a transmissão de vibrações do veículo para o corpo humano e suas diferentes formas de receber essas vibrações, segundo o sexo, idade, condição física, etc. A análise completa foi realizada por meio de um mapeamento da transmissão das vibrações desde o solo, a partir de diferentes partes do caminhão, como os eixos, o chassis e a cabine. Esta apresentação acontecerá dia 06/10, às 13h30, também no auditório Vila Maria.

Às 18hs o enfoque ficará por conta das transmissões. O Engenheiro Ricardo Coelho demonstrará um projeto aplicado ao Iveco Stralis NR, que trouxe durabilidade no mínimo duas vezes maior à transmissão do veículo, em comparação à versão standard. A apresentação tem o título “embreagem de alta severidade”, e será feita no auditório Casa Verde.

IVECO TRAKKER BI-FUEL
O projeto, originado da importância do Brasil como o maior produtor e exportador de açúcar e etanol do mundo, motivou o desenvolvimento de um veículo comercial movido a energia renovável, por meio de uma parceria entre a Iveco, FPT – Fiat Powertrain Technologies e a BOSCH. O protótipo do Iveco Trakker “Bi-Fuel” é um cavalo mecânico com tração 6x4 para até 63 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC), que pode ser utilizado em várias aplicações do setor sucroenergético, como transporte de vinhaça, por exemplo.

O veículo foi submetido a testes de campo, realizados em parceria com a Raízen, joint-venture entre Shell e Cosan, que o utilizaram engatado a um implemento do tipo rodotrem para transporte de vinhaça durante a safra de 2011. Os testes foram realizados na Usina da Barra, localizada em Barra Bonita (SP) e contaram com um time de engenharia totalmente dedicado.

O Iveco Trakker “Bi-Fuel” utiliza um motor Iveco-FPT de seis cilindros e nove litros, sistema de injeção common rail e 360cv e 1.500 N.m de torque, de ciclo diesel. O modelo possui dois tanques de combustível, um para etanol, outro para o diesel, que são abastecidos durante todo o período de testes com os mesmos combustíveis encontrados em qualquer posto de abastecimento. O etanol hidratado é injetado no ciclo de admissão e, após a compressão, é detonado com a injeção do próprio diesel. O sistema não exige aditivo ou antidetonante. As quantidades de cada combustível são dosadas pela central eletrônica do motor e variam de acordo com as condições de pressão, temperatura e carga. Apesar das variações nas dosagens de combustível durante o ciclo de funcionamento do veículo, para o motorista não há diferença no desempenho em qualquer combinação dos dois combustíveis. O desempenho se baseia no ciclo do motor operando com 100% diesel e o veículo pode ser revendido como um veículo diesel comum, preservando o valor de revenda.

O índice de substituição do diesel, ficou em torno de 40%, e a economia de combustível de 6% no custo por km rodado foi confirmada nos resultados preliminares e nos testes em campo.

Serviço:
20º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL

Data: De 04 a 06 de outubro

Local: Pavilhão Vermelho - Expo Center Norte – av.José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário