diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

AMJ HOJE


Mariana
Em audiência pública da Comissão Extraordinária das Barragens da ALMG, na terça-feira (17), com a presença de deputados estaduais e federais e representantes dos Governos do Estado e Federal, o presidente da Comissão Extraordinária das Barragens da ALMG, deputado Agostinho Patrus Filho, reforçou a necessidade de se pensar primeiro nas pessoas, no aspecto humano em torno dessa tragédia. Ele acredita que o trabalho da comissão, em conjunto com o da Câmara dos Deputados, mostrará o caos gerado e um novo caminho para a mineração do Brasil. Mas a pessoa humana está sofrendo e não é hora de politizar o fato. 

Clima tenso
Em entrevista a repórter da Radio Itatiaia, uma empresária que vem trabalhando ativamente em Mariana no apoio às vítimas da tragédia, denunciou o que chamou de tentativa de intimidação por parte da Samarco. Segundo ela, familiares de desaparecidos na tragédia estão sendo alertados a manter distância da imprensa. Em entrevista nesta quinta-feira (19), na mesma emissora, o defensor público da Defensoria Pública dos Direitos Humanos, Vladimir Rodrigues confirmou o clima de medo e tensão entre as famílias e apontou a falta de informações cruciais como um sério agente complicador.

Desenvolvimento industrial
A Fiemg Regional Zona da Mata, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC) realizou, na última terça-feira (17/11), um encontro empresarial em prol do desenvolvimento industrial da cidade e sua microrregião. O evento, denominado “Reunião Municipal de Empresários para o Desenvolvimento do Polo Industrial de Cataguases”, reuniu lideranças empresariais e autoridades políticas.  O município, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, ocupa o segundo lugar em arrecadação de ICMS na Zona da Mata, perdendo apenas para Juiz de Fora. Cataguases apresenta também o maior PIB Industrial entre os 19 municípios que formam sua microrregião. 

Acabou a festa
Financiamento privado de campanhas eleitorais é mesmo inconstitucional, como já havia entendido o Supremo Tribunal Federal (STF) para a tristeza e a revolta de vários parlamentares que mesmo depois de encerrada a sessão no Congresso ainda tentavam encontrar uma brecha, um caminho que fosse para reverter a situação. Com a manutenção, pelo Congresso, do veto da presidente Dilma Rousseff, numa votação impressionante – 220 votos pela derrubada do veto, 190 pela sua manutenção e cinco abstenções – o cenário muda. O que isto significa? Teoricamente, quem quiser se eleger a qualquer cargo público no Brasil, nas próximas eleições, terá de buscar outras fontes de financiamento. 

Caixinha de surpresas
O goleiro Bruno Fernandes pode voltar aos gramados em 2016 para disputar o Campeonato Mineiro. Nos bastidores do futebol circula a informação de que o Villa Nova, de Nova Lima, teria colocado o ex-goleiro do Flamengo na lista de reforços.  Para que isto seja possível Bruno, condenado a cumprir 22 anos de prisão desde julho de 2010, pelo sequestro e morte da modelo Eliza Samúdio, teria de contar com uma progressão de regime para semiaberto. 
Mais uma vitória do governo 
O Congresso decidiu, durante sessão extremamente conturbada, manter o veto da presidente Dilma Rousseff ao reajuste para os servidores do Judiciário Federal. Pelo projeto, aprovado no Senado no final de junho, o aumento ficaria entre 53% e 78,5%, conforme a classe e o padrão do servidor.  O governo previa uma despesa extra de R$ 36 bi até 2019. Com o veto, buscou desarmar a chamada pauta bomba.  No final, prevaleceu a decisão do governo por seis votos a menos do que o necessário na Câmara. Foram contabilizados 251 votos pela derrubada do veto.

Estreitando laços

Pequenos negócios na ALMG
Vinte e três parlamentares de diferentes partidos reunidos na Frente Parlamentar de Apoio aos Pequenos Negócios, lançada na semana passada, na ALMG, prometem trabalhar em busca do fortalecimento do setor. O presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e coordenador da Frente, deputado Paulo Lamac (PT), garantiu durante a solenidade que ainda em novembro começam a trabalhar. A proposta de criação da Frente Parlamentar partiu do Sebrae.

Eu voltarei


Lembrou o personagem de Arnold Schwarzenegger no filme “Exterminador do Futuro”, a fala de Eike Batista em entrevista a um programa da Rede TV. "I'll Be Back", disse o robot do futuro. `Eu vou recomeçar`, garantiu o ex-dono do Império X, à entrevistadora, Mariana Godoy.  Eike só não contou como pretende fazer essa virada espetacular. Mas o que nos trouxe de volta a lembrança do ex-homem mais rico do mundo (de acordo com a revista Forbes), foi o comentário de que, com todo esse estrago, a Samarco poderia ir à falência. Comentário rebatido por alguém que também lembrou-se do poder de fogo da Vale dizendo que, para a super companhia, as multas e indenizações são dinheiro para o cafezinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário