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quarta-feira, 12 de novembro de 2014

SALÃO DO AUTOMÓVEL TEM RECORDE DE VEÍCULOS E CONFIRMA BRASIL COMO PLATAFORMA MUNDIAL PARA MERCADO AUTOMOBILÍSTICO



Montadoras investem forte no Brasil e trazem 547 veículos para o Pavilhão do Anhembi. Edição foi marcada pela aposta em SUVs e aumento da presença feminina na feira. Balanço final será divulgado na quarta-feira, 12 de novembro. 

São Paulo, novembro de 2014 - Sucesso absoluto. Em 2014, em sua 28ª edição, o Salão Internacional do Automóvel reuniu apaixonados por carros e tecnologia, que visitaram 84 expositores representando 41 marcas com 547 veículos expostos (contra 505 da edição 2012), além de acessórios e produtos de montadoras famosas em todo o mundo como Porsche, Audi, BMW, Mitsubishi ou Mercedes-Benz. 

“Os 150 lançamentos reforçaram o papel do Salão Internacional do Automóvel como plataforma importante de estímulo à indústria e ao mercado automobilístico nacional. A recente vinda de novas fábricas para o Brasil somente comprova essa tendência”, acredita Juan Pablo De Vera, presidente da organizadora do evento,Reed Exhibitions Alcantara Machado. O executivo ainda faz uma observação: a edição 2012 aconteceu em meio a um feriado e essa não. Mesmo assim, o evento alcançou o público previsto. “Outro fator positivo é que reforçamos o Salão do Automóvel como um evento de família. Os visitantes vieram com filhos de todas as idades, e foi possível observar o entusiasmo do público com as novidades dessa indústria”. Segundo levantamento da SPTuris, o evento deve ter gerado R$ 280 milhões em São Paulo: os turistas representam cerca de 32,5% dos visitantes, ficam na cidade 2,5 dias e gastam um ticket médio de R$ 986 por pessoa.

Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, não há dúvidas de que o Salão do Automóvel 2014 foi mais uma prova da paixão do brasileiro por automóveis. “Esta edição deixou claro que o Brasil não possui mais veículos considerados ‘pé de boi’ ou ‘carroças’, pois até as versões mais básicas possuem alto nível de tecnologia e itens de segurança e conforto que já vêm de série”. 

"Creio que todas as marcas filiadas à Abeifa - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores - que participaram do Salão do Automóvel de 2014 têm um balanço positivo para fazer. A exposição obtida certamente foi benéfica tanto para as marcas tradicionais quanto para aquelas que estão se instalando no Brasil, e que ainda estão construindo suas identidades junto ao público. Encerrada a feira, começa o trabalho para que os ganhos institucionais e de imagem perdurem e revertam em bons negócios”, declarou durante o evento o presidente da entidade, Marcel Visconde. 

Outro ponto marcante desta edição foi o aumento da visita feminina na feira. De 30 de outubro a 9 de novembro 240 mil mulheres visitaram o Pavilhão do Anhembi. Um aspecto altamente positivo se considerarmos que atualmente elas respondem por 70% da decisão na hora de escolher um automóvel.

As SUVs compactas foram a grande tendência do Salão
Sem dúvida, a aposta da indústria no segmento de utilitários esportivos compactos foi evidente nesse Salão, nicho com grande potencial de mercado. Entre os destaques estão o Renegade, da Jeep, que será produzido no Brasil a partir do ano que vem, e o Honda HR-V, a ser fabricado em Sumaré (SP), chegando às lojas no primeiro trimestre do ano que vem. Outra montadora que aposta no segmento é a Peugeot, que apresentou o 2008, que deve estar nas ruas a partir do primeiro trimestre de 2015. A DS, marca de luxo da Citröen, chamou atenção com o DS 6, veículo lançado com botão giratório no painel central, que comanda o sistema de tração das rodas dianteiras. “É uma ótima oportunidade para sentirmos a receptividade do consumidor brasileiro e seu potencial de venda. Afinal, o segmento SUV no Brasil cresce acima do mercado”, diz Francesco Abbruzzesi diretor geral da Citroën no Brasil. 

A Mercedes-Benz confirmou sua popularidade com o 4x4 com o Classe C Touring, modelo mais vendido no Brasil. Já o grupo Jaguar Land Rover mostrou o Discovery Sport, que chegará ao Brasil em 2015, importado do Reino Unido. No estande da Jac Motors, o visitante pode ver os SUVs T6 e T5, que têm preços bem competitivos. A Nissan também aproveitou o evento para apresentar o Kicks Concept, que, por enquanto, ainda é um protótipo, mas que servirá de base para o desenvolvimento de um modelo inédito, cuja produção deverá ocorrer no Brasil.

Um Salão mais conectado 
O Salão do Automóvel está cada vez mais conectado, prova disso é que a página do evento atingiu mais de 300 mil fãs e as interações por meio dos posts impactaram mais de 8 milhões de pessoas. Foram mais de 200 posts no Facebook que tiveram cerca de 40 mil likes. Os seguidores também conseguiram adquirir ingressos antecipados com até 30% de desconto. O carro-conceito apresentado pela Fiat, a FCC4, foi um dos mais comentados, bem como sucessos clássicos como os modelos da Porsche, Lamborghini e Ferrari. No Instagram do Salão os visitantes postaram mais de 20 mil fotos!

Outras tendências e destaques 
Um dos carros mais admirados do Salão foi sem dúvida o Porsche 918 Spyder. Superesportivo e com preço estimado em R$ 4 milhões, a empresa afirmou que três interessados fizeram suas propostas de compra. Na outra ponta da escala de preços, o simpático QQ Act da Chery chegou ao Anhembi como o automóvel mais barato da feira, com preço estimado em R$ 23.990. Contudo, uma das maiores apostas de montadoras, além da forte presença das SUVs, foi o “luxo de entrada”. Ou seja, carros com valores a partir de R$ 90 mil, como o MINI Cooper 2015 (R$ 89.950), Cooper S Exclusive Navi (R$ 113.950) e Cooper S Top (R$ R$ 124.950). Salto mais acima da proprietária da marca MINI, o modelo mais simples do BMW X4 - xDrive 28i - tem preço sugerido de R$ 264.950. 

Além disso, os visitantes puderam tirar fotos e conhecer o interior de carros como o Chevrolet Corvette Stingray, o AMG GT, o versátil MINI 5 Portas e o Ford Mustang que será vendido oficialmente no Brasil pela primeira vez. Também chamaram atenção carros-conceito como a Toyota, que apresentou o FCV, movido a hidrogênio e o conceito esportivo FT-1, que servirá de inspiração para o design de futuros modelos da marca. Carros híbridos e elétricos contabilizaram 25 modelos, provando que a sustentabilidade e geração de energia limpa são o caminho para a indústria automobilística. Entre as marcas que apresentaram esses modelos estão Audi, VW, Kia, Renault, BMW, Jac Motors, Mitsubishi, Toyota, entre outras.

Marcas  que passaram a construir seus carros no Brasil também passaram a receber visitantes com estandes maiores, como Hyundai, BMW, Nissan e Audi. Paralelamente, marcas tradicionais do mercado brasileiro, como a Volkswagen, Chevrolet, Fiat e Ford foram responsáveis por 20% do aumento na área de exposição. 

O presidente e CEO da Audi no Brasil, Jörg Hoffmann, anunciou números da Audi no país. “Tivemos em 2014 o melhor mês  de setembro da história, e vendemos no mundo todo 160 mil carros”. As vendas globais desse ano foram, até agora, de 1,7 milhão de unidades, e a empresa espera chegar à marca de 2,5 milhões de automóveis vendidos até 2020.

A Fiat chegou ao Salão Internacional do Automóvel comemorando os 13 anos na liderança de vendas no Brasil. “O país é o segundo maior mercado da montadora, perdendo apenas para os Estados Unidos”, disse C. Belini, presidente da empresa para toda a América Latina. Segundo o executivo, dos oito veículos mais vendidos no Brasil, quatro são da Fiat (Palio, Strada, Uno e Siena), sendo que o Strada detém 60% das vendas de picapes. 

A Lexus, segmento de luxo da Toyota mostrou pela primeira vez na América Latina, a mini-SUV NX 200t, além do modelo Lexus RC 350. Segundo o presidente para América Latina e Caribe Steve St. Angelo, a empresa em 10 anos teve crescimento de 45% em suas vendas.

Test-drives e test-ride
Pela primeira vez, o Salão do Automóvel reservou uma área para os test-drives, realizados no estacionamento do Anhembi com três montadoras. Esta experiência será lembrada pelos mais de 5 mil visitantes que tiveram a oportunidade de dirigir os carros da Volkswagen (Golf GTI ou Passat CC); Toyota (Etios); e Lexus ( IS 250 F Sport). Já o Camp Jeep, foi o test-ride que levou visitantes a conhecer o Jeep Wrangler, o Grand Cherokee e o Cherokee, e havia recebido 7 mil visitantes pelo menos até o dia 7 de novembro. A previsão da empresa é que o número chegue a 10 mil interessados no passeio até o domingo dia 9. 

Ingresso 
Este ano a ação dos cambistas foi reduzida. A organização disponibilizou ingressos suficientes durante todos os dias do Salão do Automóvel no site oficial do evento e nas bilheterias do Anhembi. Além das vendas no Facebook via celular, que tinham desconto de 20% mais a taxa de conveniência. As vendas online também foram mantidas durante todo o período do evento e a impressão do ticket pôde ser feita em casa. Cerca de 100 mil ingressos foram impressos dessa maneira. Quem resolveu comprar no local, teve 60 bilheterias funcionando diariamente das 13h às 21h.

Atividades para o público 
Foram mais de 100 horas de entretenimento. O Salão do Automóvel deste ano trouxe uma série de atrações interativas para os visitantes. “Estandes democráticos e acessíveis tiveram foco na família, mulher, crianças, apaixonados por games, entre outras atrações”, explica Juan Pablo De Vera. O jogo oficial da Stock Car, os simuladores de corrida, a pista de Hot Wheels, o espaço Super Carros e a réplica do carro DeLorean de De Volta para o Futuro fizeram grande sucesso. A Chevrolet promoveu shows com cantores como Fernanda Takai, Paulo Miklos e Paula Lima. Os estúdios de rádio instalados dentro do pavilhão também trouxeram artistas famosos e celebridades. Esportistas como Felipe Massa e Gabriel Medina, por exemplo, distribuíram autógrafos para os visitantes.


Fonte: Assessoria de Comunicação – Reed Exhibitions Alcantara Machado.

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