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terça-feira, 18 de novembro de 2014

208 Natural: um conceito sustentável para celebrar os 15 anos do Poço de Carbono Florestal PEUGEOT-ONF






Marca valeu-se de seu know-how no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis
para criar o conceito 208 Natural.

Totalmente pensado e concebido pela equipe do Centro de Estilo da PSA Peugeot Citroën na
América Latina, o conceito tem como base o PEUGEOT 208 e conta com uma série de itens
produzidos a partir de fontes renováveis, trabalhadas localmente e de maneira conjunta com
parceiros dos mais variados segmentos, como a Embraer, um dos maiores conglomerados da
indústria aeronáutica mundial.

Com o 208 Natural, a Marca celebra o 15º aniversário do Poço de Carbono Florestal PEUGEOTONF,
o projeto de reflorestamento para sequestro de carbono desenvolvido na fazenda São
Nicolau, que compreende uma área de 10 mil hectares no estado de Mato Grosso, na Amazônia
brasileira, e já contabiliza o plantio de mais de dois milhões de árvores.

Concebido para ser uma das atrações da Marca no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
2014, o 208 Natural é um conceito 100% brasileiro, resultado do trabalho conduzido pelo Centro de
Estilo da PSA Peugeot Citroën na América Latina, responsável por sua criação e concepção.

Para se chegar à proposta do 208 Natural, a equipe de Estilo de Cores e Materiais compôs um
painel de tendências, aliando características de diferentes setores à palavras-chave relacionadas ao
know-how da PEUGEOT em termos de soluções sustentáveis.

Termos como “materiais naturais e reciclados”, “sustentabilidade”, “design responsável” e “fontes
locais” influíram, também, na definição do nome. Já a imagem do Pau Brasil, que compõe o
monograma do conceito, faz alusão à árvore símbolo do país e que está presente na fazenda São
Nicolau, sede do poço de carbono florestal pilotado pela Marca.

O 208 Natural reúne, assim, os quatro elementos da natureza:
· a terra, presente na pintura texturizada, nas lâminas de mármore aplicadas sob a
carroceria;
· a água, de onde vieram os peixes que revestem parte do couro aplicado nos bancos e em
outros detalhes do interior;
· o ar, que combinado com o etanol se transforma em fogo e impulsiona o funcionamento do
motor, trazendo vida ao conceito.

“A PEUGEOT sempre teve em seus valores a preocupação com o desenvolvimento sustentável, por isso tem investido constantemente em tecnologias para reduzir as emissões de poluentes e o consumo de combustível. Além disso, temos um amplo projeto de reflorestamento na Amazônia brasileira, que já soma mais de dois milhões de árvores plantadas. Reunimos, então, essas duas realidades para
conceber o conceito 208 Natural.”
Miguel Figari – diretor geral da PEUGEOT do Brasil

208 NATURAL, DO PROJETO À CONCEPÇÃO
Os trabalhos em torno do 208 Natural tiveram início em outubro de 2013 e, a partir desse momento,
foram dez meses de trabalho até a entrega do conceito totalmente pronto. Além das equipes do
Grupo PSA e da Marca PEUGEOT o projeto contou, desde o início, com o suporte da EMBRAER, um dos maiores conglomerados da indústria aeronáutica mundial, que dispõe de vasta expertise no que diz respeito à responsabilidade ambiental.

O acervo da “materioteca”, que reúne centenas de materiais sustentáveis produzidos no Brasil, e as
experiências desenvolvidas pelo Material Concept Lab, ambos mantidos pela EMBRAER, tiveram
papel fundamental na definição de algumas das técnicas utilizadas no 208 Natural, além de
viabilizar a aplicação de materiais diferenciados.

O profundo trabalho de cooperação entre o Centro de Estilo da PSA e a EMBRAER abriu caminhos
para que fossem estabelecidos os demais parceiros e fornecedores envolvidos no projeto. O
resultado foi a criação de um time multidisciplinar formado por representantes de diferentes
empresas e segmentos, totalizando cerca de 200 pessoas.

Concluída a fase de “bastidores”, que compreendeu o período de criação do projeto,
desenvolvimento das ações, definição de fornecedores, realização de processos e produção dos
itens aplicados, foi necessário apenas um mês para a montagem e finalização do 208 Natural.

Com um total aproximado de 68kg de elementos diferenciados, somando-se os materiais verdes e
responsáveis, o 208 Natural traduz os esforço da PEUGEOT em desenvolver carros seguros e
ecológicos sem abrir mão da beleza e de um estilo marcante, característicos da Marca.

“O 208 Natural é um conceito com fontes sustentáveis, valendo-se da expertise da Marca e de
parceiros locais. Criamos, ainda, um laboratório experimental de novas soluções, ao mesmo tempo em que celebramos o 15º aniversario do Poço de Carbono Florestal PEUGEOT-ONF.”
Fabien Darche – gerente de Estilo de Cores e Materiais América Latina

Em síntese, o 208 Natural traz como diferenciais:

· Kit aerodinâmico (maçanetas, capas dos retrovisores e embelezador do para-choque
traseiro) em fibra de carbono reciclada a partir de peças da indústria aeronáutica;
· Aplicação de tinta mineral à base de terra;
· Elementos decorativos do teto produzidos em lâmina de pedra;
· Rodas de 17 polegadas com tratamento de proteção superficial típico da indústria
aeronáutica chamado conversão química “alodine”;
· Monograma “208” e maçanetas internas das portas produzidos a partir de titânio reciclado;
· Monograma “Natural” em bambu;
· Bancos em couro bovino natural com taninos vegetais e aplicações decorativas em couro de
Pirarucu de manejo sustentável – elemento também aplicado no painel de instrumentos e
nos apoios de braços das portas;
· Detalhes do volante, do freio de mão e da alavanca de câmbio com revestimento de pele de
Salmão;
· Revestimento do teto e de parte do painel de instrumentos em cortiça;
· Partes principais do kit de bancos em feltro;
· Para-sol em jornal reciclado, produzido por grupo de artesãos membros de uma rede de
inserção social;
· Tapete do porta-malas produzido com laminado de pneus reciclados;
· Tapetes personalizados, produzidos em material que mistura silicone e cortiça, couro bovino
natural e laminado de bambu tingido;
· Cristais de pedra dentro do painel de instrumentos e no monograma “Natural”.

VÁRIOS UNIVERSOS, UM SÓ PRODUTO
O conceito foi trabalhado sobre a base de um PEUGEOT 208 Allure, produzido na planta industrial
do Grupo PSA Peugeot Citroën em Porto Real (RJ) e equipado com a motorização 1.5l Flex 8V (93
cv), que recebeu a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro.
Conheça os elementos diferenciados e exclusivos que dão vida ao 208 Natural.

Acompanhe, abaixo, os elementos presentes no 208 Natural e os parceiros responsáveis por cada
um dos componentes:

Elementos aplicados no exterior
Fibra de Carbono Reciclada / Recaltech, Alltec e Embraer
O 208 Natural recebe um kit aerodinâmico exclusivo, que inclui maçanetas, capas dos retrovisores e
embelezador do para-choque traseiro, todos em fibra de carbono derivada do processo de
reciclagem de peças da indústria aeronáutica patenteada pela EMBRAER: um tratamento de
separação e reciclagem por tecnologia a plasma, na qual a fibra é preparada para ser novamente
laminada e, enfim, torna-se uma peça de acabamento automotivo. A Recaltech é quem realiza o
processo de reciclagem, enquanto a Alltec fica responsável pela laminação e transformação das
peças.

Tinta mineral ecológica / Solum Tinta Mineral Ecológica
Familiar no universo da decoração, a tinta mineral é utilizada pela primeira vez no segmento
automotivo. Trata-se de um produto de composição ecológica, desenvolvido à base de terra e sem
utilização de solvente. No 208 Natural, essa tinta exclusiva está aplicada na cor “chocolate”, que
remete ao solo brasileiro, e recebe uma seladora 100% natural, a fim de garantir mais resistência a
abrasão e a água.

Laminado de Pedra / XStone do Brasil
O material, bastante utilizado na arquitetura, é composto de finas lâminas de mármore tingidas. No
conceito PEUGEOT, ele está inserido em partes decorativas do teto, criando uma capa térmica que
permite melhora na resistência ao calor, garantindo um habitáculo naturalmente mais fresco e
menos consumo do ar-condicionado. Também neste caso, é o primeiro registro de aplicação em
veículo.

Rodas com conversão química alodine / Metinjo
Além de um design exclusivo, as rodas de alumínio de 17 polegadas recebem um tratamento de
superfície conhecido como conversão química “alodine” – obrigatoriamente realizado nas peças de
alumínio aplicadas nas partes externas das aeronaves, que confere um aspecto inédito em tom
levemente dourado. O “banho de alodine”, além de proteger o material, torna o alumínio menos
permeável ao ar e, no caso do 208 Natural, garante melhora no consumo em função da incidência
aerodinâmica positiva. Com a utilização desse processo, o conceito mais uma vez se insere no
universo aeronáutico.

Monograma “Natural” / Matéria Brasil
Aplicado na parte traseira do 208 Natural, o monograma reforça a identidade e a origem do
showcar: com desenho inspirado do Pau-Brasil, árvore de grande importância na história do país e
que é parte do projeto de reflorestamento promovido pela Marca fazenda São Nicolau, por meio do
Poço de Carbono Florestal PEUGEOT-ONF. A peça foi produzida na base de uma chapa laminada
de bambu e recortada de maneira precisa com a tecnologia de corte a laser. Uma dose de requinte
fica por conta da aplicação de cristais de cerâmica na cor Terracota, simbolizando os frutos.
Monograma “208” e maçanetas internas das portas / Status Usinagem e Embraer
A mesma tecnologia utilizada para a reciclagem da fibra de carbono foi aplicada em sucata de
titânio (peças também disponibilizadas pela Embraer) que, após a usinagem, deu vida às peças. Elas
foram produzidas tal como na indústria aeronáutica, mas a partir de aparas de processo. Assim,
aplicou-se acabamento jateado via micro-esferas de vidro, obtendo aspecto similar às peças
estruturais de uma aeronave.

Elementos aplicados no interior
Couro de Pirarucu / Nova Kaeru
Destaque no mundo da moda no país, o material é aplicado na cor Criollo (marrom) de maneira
decorativa nos bancos, além de revestir detalhes do painel de instrumentos e os apoios dos braços
nas portas.
Inserido pela primeira vez no universo automotivo, esse couro natural exótico teve sua exploração
regularizada junto aos órgãos governamentais e associações de proteção à natureza, a fim de
assegurar a preservação do Pirarucu, um dos maiores peixes de água-doce do mundo, presente na
região da Amazônia. A partir do trabalho de manejo e pesca responsável já existente foi criada uma
cadeia de reaproveitamento das peles, antes descartadas, que dão origem a esse tipo de couro.

Couro de Salmão / Nova Kaeru
Parte do volante, do freio de mão e da alavanca de câmbio recebem esse elemento, que combina
com os outros materiais presentes no habitáculo do 208 Natural. Esse peixe, criado para atender em
especial a indústria agroalimentar, também ganhou uma cadeia de produção de couro a partir de
sua pele, para utilização no universo da moda.

Couro bovino natural com taninos vegetais / Bader GmbH & Co. KG
O material que reveste os bancos e parte dos painéis das portas e do painel de instrumentos é um
legítimo couro bovino, com alta qualidade (semi anilina) conseguida por meio de taninos vegetais.
Em função da pouca cobertura aplicada ao couro, os defeitos naturais da pele ficam aparentes,
reforçando a autenticidade do material. Vale mencionar também a extrema maciez do revestimento,
já que o mesmo não recebe nenhum tipo de tratamento especial. Devido a essas características, é
também um couro que vai evoluir com o tempo, ganhando alterações do brilho e até da própria cor,
o que legitima sua identidade natural.

Cortiça tingida / Amorim Cork Composites
A parte interna do teto é revestida em cortiça tingida na cor Salin, e o mesmo material aparece em
detalhes do painel de instrumentos, porém na cor Criollo (marrom).
Além de ser um material 100% natural, a cortiça possui propriedades térmicas e acústicas, que se
convertem em um excelente isolante do habitáculo – o que justifica a escolha por aplicá-la nas
partes superiores do conceito. O material usado no 208 Natural tem origem na casca dos sobreiros
presentes na parte sul do mediterrâneo. Após o processamento, essa cortiça recebeu um tingimento
com pigmentos naturais.

Para-sol em jornal reciclado / Rede Asta
O uso desse material estabelece uma conexão com o concept car francês ONYX, que recebe
Newspaper Wood (uma espécie de “madeira” feita a partir de jornais reciclados), e sua aplicação foi
possível por meio do trabalho de um grupo de artesãos que atendem a uma rede inserção social.
Para completar, a peça recebeu uma selagem transparente, que garante mais proteção ao produto
final.

Tapetes personalizados
Para remeter a naturalidade proposta pelo conceito, o time de criação optou por destacar a
madeira, e a evolução dessa ideia foi justamente a utilização do bambu. Os tapetes, então, contam
com um misto de elementos como silicone, cortiça, couro bovino natural e o laminado de bambu
tingido, oferecendo uma solução resistente, diferenciada e exclusiva.

Tapete do porta-malas com laminado de pneus reciclados / Amorim Cork Composites
O porta-malas do 208 Natural também recebeu atenção especial: o carpete foi substituído por um
laminado a base de pneus reciclados, um material resistente já utilizado em academias como
solução para a absorção de choques.

Cristais de pedra / Swarovski
Com o objetivo de ampliar a atmosfera de requinte que se mistura à sua natureza rústica, o 208
natural contou com a aplicação manual de cristais de pedra na cor Terracotta dentro do painel de
instrumentos e no monograma “Natural”, em bambu, que simbolizam frutos do Pau Brasil com um
toque de sofisticação.

Feltro automotivo / Trèves
As partes principais do kit de bancos do 208 Natural recebem uma reinterpretação automotiva do
feltro, trabalhada em coerência cromática com os demais materiais de revestimento.
O desenho Identity bordado no tecido traz a nova identidade gráfica da Marca e remete ao desenho
da parte externa do teto panorâmico de vidro com o laminado de pedra. Além do tom de
exclusividade, o conjunto contribui para uma percepção de qualidade e bem-estar.

DADOS SOBRE O POÇO DE CARBONO FLORESTAL PEUGEOT-ONF
· Uma importante contribuição no longo prazo
- 10 milhões de euros: orçamento inicial do projeto, 100% financiado pela PEUGEOT;
- 400 mil euros: orçamento anual complementar, co-financiado pela PEUGEOT e ONF (desde 2005),
dos quais uma parte significativa está destinada às pesquisas;
- 40 anos: período de duração do projeto (de 1998 a 2038).

· A fazenda São Nicolau em números
- 1999: data da aquisição da propriedade;
- 10 mil hectares: área da fazenda;
- 7,2 mil hectares: área de floresta natural conservada, dois quais 1,8 mil hectares compõem a
Reserva Particular do Patrimônio Natural;
- Mil hectares de mata ciliar.

· Um amplo reflorestamento com grande variedade de espécies
- 1,8 mil hectares: área de plantio;
- 2 milhões de árvores plantadas;
- Biodiversidade: 50 essências plantadas, sendo 49 nativas e uma exótica (a teca, Tectona grandis).

· Monitoramento do carbono
- 13t CO2/hectare/ano desde 1999, das quais 110.000 t CO2 foram certificadas (protocolo VCS);
- Fonte de financiamento integralmente reinvestida no projeto;
- 5 anos: periodicidade do balanço completo de carbono da plantação.

· Monitoramento da biodiversidade
- 500 espécies de fauna recenseadas desde 2001, das quais uma em extinção (onça pintada);
- 10 classes de insetos cujas populações foram avaliadas e são monitoradas desde 2001.

· Integração local
- 5 mil alunos de escolas primárias acolhidos no âmbito dos programas de educação ambiental;
- Mais de 150 estudantes, representando uma dezena de instituições diferentes, acolhidos para
trabalhos de teses universitárias;
- Cerca de 60 projetos de pesquisa ou estudos técnicos realizados na fazenda;
- Apoio aos empreendedores da região (sistemas agroflorestais para os pequenos agricultores e
manejo sustentável das florestas).

PRINCIPAIS PARCEIROS DO PROJETO 208 NATURAL
EMBRAER – A Embraer S.A. é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 130
assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no
Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no
Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura.

Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os
segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também
fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo.

A Embraer conta com um Material Concept Lab, localizado em Eugênio de Melo. Pioneiro do gênero
no país, o laboratório foi inaugurado em 2013 e conta com um portfólio de materiais sustentáveis,
potencialmente utilizáveis nos interiores de aeronaves. Ele reúne referências e amostras de
materiais de origem nacional selecionados, resultado de um trabalho de pesquisa que buscou
materiais de baixo impacto ambiental, naturais e sintéticos, de diversas características, como
metais, cerâmicas, polímeros, produtos têxteis e compósitos.

O Material Concept Lab ajuda a estimular a cultura de exploração de novos materiais ainda não
disponíveis no mercado, além de servir como referência para fornecedores e pesquisas em parceria
com o meio acadêmico e outras indústrias, como por exemplo, a automobilística. O acervo e as
experiências desenvolvidas pelo Material Concept Lab tiveram papel fundamental na definição de
algumas das técnicas utilizadas no 208 Natural, além de viabilizar a aplicação de materiais
diferenciados.

SOLUM TINTA MINERAL ECOLÓGICA – A SOLUM nasceu de um projeto da arquiteta Letícia Achcar, que há 30 anos realiza construções ecológicas no Brasil e na Europa utilizando a terra crua.
Baseada nos conceitos da arquitetura organicista, que usa técnicas e elementos naturais na
construção civil, a pesquisa evoluiu para a criação de um revestimento mineral à base de terra crua
que contém a riqueza das cores da terra brasileira.

Para atender à demanda do mercado, em 2007 foi criada a SOLUM TINTA MINERAL ECOLÓGICA, com uma paleta de 10 cores da terra e distribuição em território nacional, a partir de um show room em São Paulo / SP. Em 2008 recebeu do Prêmio Planeta Casa o reconhecimento de “Inovação em Materiais de Construção”.

 XSTONE DO BRASIL – De origem alemã, atua no mercado brasileiro desde 2012. Localizada no Rio de Janeiro, tem a empresa BCGroup como parceira de vendas de “pedra verniz” para o mercado. As aplicações desse material na indústria e em conjunto com empresas de construção proporcionam
uma maneira mais ecológica de decorar. A utilização dos produtos fornecidos pela XStone reduz o
impacto ambiental de transporte e de manutenção, garantindo peso reduzido, mais flexibilidade e
rapidez na instalação.

 RECALTECH – É uma empresa de base tecnológica com sede na cidade de São Paulo e Centro
Técnico atualmente localizado na cidade de Itatiaia-RJ. Tem como missão aplicar soluções
inovadoras e ambientalmente limpas para produtos e processos industriais, baseadas no uso da
Tecnologia do Plasma (Plasma Térmico). Possui em seu portfólio atividades desenvolvidas nos mais
variados ramos da indústria, tendo como exemplos ações e projetos nas áreas de metalurgia,
tratamento de resíduos perigosos, gaseificação e reciclagem de materiais compósitos.

ALLTEC – Fundada em 1995 e localizada em São José dos Campos, a ALLTEC é uma empresa 100%  nacional, que atua nos setores aeronáutico, defesa e espaço. A ALLTEC tem um corpo técnico
especializado com mestres e doutores que atuam no desenvolvimento e fabricação de peças em
materiais compósitos. Atualmente a ALLTEC tem aproximadamente 200 colaboradores altamente
qualificados. A empresa possui a certificação NBR 15100:2010 – SAE AS 9100B, tendo como
compromisso a busca de excelência e de melhoria contínua em seus modelos de gestão, processos
de trabalho e qualidade dos serviços oferecidos.

METINJO – É uma empresa brasileira e localizada em São José dos Campos, que acumula
experiência desde 1974 no mercado de Processos Especiais e Ensaios Não Destrutivos (END) que
atende às mais diversas áreas e segmentos, como Defesa e Aeroespacial, Petróleo & Gás, Energia, Eletroeletrônicos, entre outros. A Metinjo é certificada pela ISO 9001, NBR 15100 (AS 9100) e NADCAP em Ensaios Não Destrutivos e Processos Químicos.

BADER GmbH & Co. KG – Empresa fundada em 1872 na Alemanha, como um curtume de cavalo para cabedais de calçados e couro exclusivo, desenvolvido em um fornecedor internacional para couro automotivo de qualidade. Hoje a empresa é administrada pela quarta geração da família
Bader.

Com uma unidade de produção em cada continente, a Bader fornece uma gama completa de
produtos de peles de couro, peças de corte de couro, capas de assento de couro e até mesmo couro
envolto em componentes internos. Atendendo à demanda de fornecimento para mais de 8.000
carros por dia, tornou-se um parceiro importante de todos os principais fabricantes de automóveis
em todo o mundo.

AMORIM CORK COMPOSITES (ACC) – Pertencente à Corticeira Amorim, S.G.P.S., S.A, que detém uma posição de liderança mundial na indústria da cortiça desde 1870 e um dos maiores grupos
industriais portugueses. A Amorim Cork Composites (ACC) propõe a reutilização, reciclagem e
reinvenção de materiais inteiramente naturais e orgânicos, criando um mundo novo. A incorporação
de materiais naturais de fontes renováveis no automóvel tem sido uma área de crescente interesse e
de intensa investigação.

MATÉRIA BRASIL – Centro de referência em modelos de produção e consumo consciente. A criação deste espaço para reflexões de novos modelos de negócios e modelos produtivos está alinhada ao conceito de trabalho em rede, inovação contínua e desenvolvimento sustentável. Atua em quatro eixos principais: Saber, Sustentabilidade, Design e Lab, nos quais desenvolve, prototipa e
implementa soluções nas áreas de novos materiais, produtos e serviços.

STATUS USINAGEM – Fundada em fevereiro de 1996, é uma empresa sólida no mercado nacional, com o objetivo de prestar serviços de usinagem e caldeiraria leve para diversos mercados de
atuação, bem como os setores aeronáutico, industrial, autopeças, agronegócio, óleo e gás,
manutenção e usinagens em geral. A empresa é certificada conforme NBR 15100 (AS9000
Internacional) – Sistema da qualidade Aeroespacial, modelo que garante qualidade em
desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados.

NOVA KAERU – A Nova Kaeru é um curtume de couros exóticos, notadamente de peixes, avestruzes e jacarés, com produção baseada em processos naturais (“exotic Bio Leathers”). Sediada no distrito de Bemposta, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, possui estrutura de ponta e oferece produção em escala industrial com acabamento artesanal. Conta com produtos inovadores, que buscam na Tecnologia, na Sustentabilidade e no Meio Ambiente a inspiração para uma vida melhor, valores que estão refletidos em todos os processos e produtos da empresa. Pioneira em curtir couros orgânicos, a empresa desenvolve um novo método de curtimento, utilizando insumos isentos de metais pesados, especialmente cromo – produtos “Bio Leather” (“chrome free”).

REDE ASTA – Criada em 2005, é um negócio social que leva a consumidores em todo o Brasil
produtos de design feitos por grupos produtivos de regiões de baixa renda. Atua junto a mulheres
artesãs e de seus pequenos negócios, por meio de treinamentos, formação de redes de produção e
criação de canais de venda. Os produtos são criados com a orientação de designers. São peças
únicas, feitas à mão, com o reaproveitamento de diferentes materiais. O modelo valoriza quem
produz, respeita o meio ambiente e cria relações econômicas justas para toda a cadeia.

SWAROVSKI – Fundada em 1895 na Áustria, é uma empresa dedicada ao desenho, criação e
comercialização de produtos de cristal de alta qualidade como jóias, acessórios, peças decorativas
para o lar e ornamentos. Possui presença internacional e oferece seus produtos de cristal através de
boutiques, parceiros comerciais, site institucional e lojas online.
Atualmente conta com duas principais áreas de negócios, uma dedicada a produção e venda de
elementos de cristal para o setor industrial e outra destinada à criação de produtos design de
produtos finalizados. Desde 1965 a empresa também atende a indústria de jóias finas com pedras
preciosas com precisão de corte genuíno e pedras criadas.

TRÈVES – Fundada em 1836, é reconhecida como líder global de interiores de automóveis e
acústica, com cerca de 7.000 funcionários e 43 fábricas em 20 países. Trèves é um parceiro para as
principais montadoras de automóveis, com operações no Brasil desde 2012. Historicamente
conhecida na indústria têxtil, a empresa atribui grande importância a esta área em constante
evolução de especialização.

A força do grupo se encontra principalmente nas habilidades amplamente reconhecidas de seus
estilistas e designers em seu estúdio de Paris, juntamente com seus colaboradores na Espanha,
China, Índia, Brasil e Rússia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Peugeot.

Acompanhe os videos nos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=MTIDkCMeHCo&list=UUV4hrAOLuursGtNsyEwmAig 


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