diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PRIMEIRO DIA DA LITERATA RECEBE MAIS DE 900 PESSOAS DURANTE ABERTURA OFICIAL DO EVENTO







A abertura da 3ª edição da Literata, festa Literária de Sete Lagoas, aconteceu ontem, 07 de novembro (quarta-feira), e recebeu cerca de 900 pessoas. A cerimônia foi realizada no Espaço Urupês (Plenárias), e contou com a participação do Diretor de Comunicação da Iveco, Cláudio Rawicz, do prefeito de Sete Lagoas, Mário Márcio Campolina (Maroca) e do Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Social, Frederico Antoniazzi.

O curador da Literata, Humberto Werneck, abriu o evento, deu boas-vindas ao público e destacou a importância das festas literárias no Brasil. “Eventos como este têm se multiplicado pelo Brasil. Alguns deles muito grandes, como as Flips e Fliportos, que atraem muitos turistas. Mas nenhum é como a Literata, que tem a capacidade de envolver a comunidade local. É emocionante ver as pessoas envolvidas e participando das atividades pela cidade afora”, falou o escritor. Ele também ressaltou e elogiou a escolha de Monteiro Lobato como homenageado, dizendo que este é um autor completo cujas obras atendem desde a criança até o adulto.

Em seguida, Vladimir Sacchetta, especialista em Monteiro Lobato, convidou o público a participar de um debate sobre o homenageado e contou a história de vida do autor, passando por sua trajetória profissional e por sua influência no mercado de Marketing Editorial no Brasil. “A experiência de Monteiro Lobato como editor é um marco na indústria editorial do Brasil. Ele defendia a necessidade de se produzir uma literatura essencialmente brasileira”, explicou. O escritor também ficou surpreso com a grandiosidade da Literata. “Não imaginava que em Sete Lagoas pudesse acontecer um evento deste tamanho, com mais de mil crianças, 50 escolas e o Lobato tão presente. Essas crianças lidam com a literatura de Monteiro Lobato e com o imaginário do Sítio do Pica Pau Amarelo como se estivessem lidando com pão de queijo! A Literata me surpreendeu muito”, finalizou.

E para finalizar a noite, o Sempre um Papo com Zuenir Ventura, mediado pelo jornalista Carlos Herculano Lopes, atraiu a atenção dos presentes com uma grande discussão acerca da mentira e da verdade e sobre entre criar filhos e cuidar de netos. O encerramento da primeira noite da Literata foi encerrado com uma sessão de autógrafos do escritor.

Sobre a Literata
A Literata acontece de 7 a 10 de novembro no Centro Cultural Nho Quim Drummond (Casarão), em Sete Lagoas, e a programação deste ano tem como base o universo de Monteiro Lobato. Promovida pela Iveco e realizada pela Via Comunicação e Quarteto Filmes, o evento homenageia um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX com debates, oficinas e exposições ligados às obras deste famoso escritor. O evento tem curadoria do escritor Humberto Werneck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário