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quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Lançamento Novo Iveco Stralis Ecoline



Grupo ZF fornece as transmissões manual e automatizada do novo Iveco Stralis


• Software da transmissão automatizada ASTronic foi desenvolvido pela ZF de acordo com requisitos da Iveco para o mercado local.

• Com 16 marchas, as transmissões garantem eficiência nas operações, mesmo em áreas acidentadas com a Capacidade Máxima de Tração especificada.

• ZF Intarder como opcional garante um menor desgaste dos freios e maior segurança nas operações de transporte.

O Grupo ZF é o fornecedor das transmissões manual e automatizada do novo caminhão pesado Iveco Stralis com motorização Euro 5, apresentado neste dia 22 de agosto em São Paulo (SP). As famílias ZF Ecosplit (manual) e ZF ASTronic (automatizada), equipam os novos pesados de 9 e 13 litros. “O desenvolvimento conjunto de transmissões entre ZF e Iveco já se transformaram em modelos ideais de transmissões personalizadas, atingindo níveis de economia operacional, conforto e qualidade acima das expectativas dos transportadores. Este é o caso tanto da transmissão Ecosplit manual como da ZF ASTronic, automatizada, idealizadas para equipar a nova família Stralis da Iveco”, salienta Thomas Schmidt, diretor operacional da ZF Sistemas de Transmissão.


Transmissão ZF Ecosplit

No Stralis com motorização de 9 litros, foi adotada a caixa de câmbio manual ZF Ecosplit – que desde 2006 é utilizada nos veículos pesados da Iveco. Com 16 marchas à frente e duas à ré, totalmente sincronizadas, o equipamento possibilita que o motor trabalhe na melhor faixa de rotação, proporcionando maior economia de combustível e redução dos níveis de emissão de poluentes.

As 16 marchas da transmissão manual oferecem um escalonamento ideal para topografias mais acidentadas e cargas de 74 toneladas, situações comuns nas operações de transporte no Brasil.

Outro destaque da ZF Ecosplit é o sistema “single H”: De funcionamento simples, confiável e amigável, as marchas são posicionadas em H sobreposto, o que traz maior conforto e desempenho na condução pelo motorista, além de simplificar as trocas. Sua carcaça é de alumínio, portanto mais leve e menos ruidosa. A versão Ecosplit manual também está disponível para o Stralis de 13 litros.

Transmissão automatizada ZF ASTronic

A ZF ASTronic de 16 velocidades é uma das transmissões que carregam umas das mais altas tecnologias já desenvolvidas para equipar caminhões do mercado. A personalização desenvolvida para o Stralis com motor de 9 e 13 litros é sinônimo de maior produtividade e eficiência no uso do caminhão em terrenos acidentados, com a Capacidade Máxima de Tração (CMT) em seu limite máximo legal.

A ZF ASTronic conta com um módulo de controle que foi projetado para a troca de informações com motores eletrônicos. O software que define a estratégia de troca de marchas é exclusivo para o veículo Stralis e foi desenvolvido em conjunto com a engenharia da montadora. Esta tecnologia permite engates de marchas rápidos, precisos e suaves, realizados no momento certo, resultando em menor consumo de combustível, maior durabilidade de todo o trem de força e redução na emissão de poluentes.

Mesmo quando alternada para o modo manual, o sistema eletrônico da transmissão ZF ASTronic não permite trocas abusivas. Outros destaques são a ausência de pedal de embreagem, carcaça também de alumínio e menor tempo de treinamento dos motoristas.

ZF Intarder: Economia, segurança e produtividade

Para elevar a eficiência no transporte, o ZF-Intarder é um opcional que, instalado junto à transmissão, seja ela, manual ou a automatizada, garante uma proteção extra aos freios do caminhão.

Nos veículos comerciais, o ZF-Intarder chega a ser responsável por mais de 80% da frenagem. Também conhecido como retardador secundário, possibilita que os freios de serviço permaneçam frios e prontos para uso em situações de emergência, permitindo também uma velocidade média maior em declives. Ao contrário dos retardadores convencionais, o Intarder é integrado à transmissão, e oferece cinco níveis de frenagem. O projeto compacto não causa mudanças na transmissão. O dispositivo se encarrega das funções tanto de arrefecimento como de aquecimento. Graças a essa tecnologia é possível atingir mais rapidamente a temperatura adequada de operação do fluído da transmissão, o que faz com que o sistema opere na melhor condição para economizar combustível.

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