diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sempre Um Papo e Iveco levam André Trigueiro a Sete Lagoas



O “Sempre Um Papo” e a Iveco iniciam ao quarto ano de atividades do projeto em Sete Lagoas, recebendo o jornalista e escritor André Trigueiro, para debate e lançamento do livro “Mundo Sustentável 2: Novos Rumos Para Um Planeta Em Crise” (Globo Livros). O evento ocorre no dia 03 de março, sábado, às 11h, no Auditório Dr. Marcelo Vianna , da Unifemm (Av. Marechal Castelo Branco, 2.765 – Bairro Santo Antônio). A entrada é gratuita e o encontro tem mediação de Afonso Borges, idealizador do Sempre Um Papo.

A obra reúne reportagens veiculadas na Globo News e na Rádio CBN, artigos publicados em jornais, revistas e sites, além de textos inéditos de convidados muito especiais, entre eles, Adalberto Veríssimo, Marcos Terena, Paulo Saldiva, Roberto Schaeffer, Roberto Smeraldi, Samyra Crespo, Sérgio Abranches e Suzana Khan.

Assuntos referenciais para o socioambientalismo são destaques na obra que responde perguntas como: Onde a economia de baixo carbono já é realidade? Como medir o valor monetário dos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas? Por que o país campeão mundial de água doce necessita de investimentos urgentes para evitar o colapso no abastecimento? Quais os principais desafios do Brasil na era da Política Nacional de Resíduos Sólidos? É possível ser feliz sem se render aos apelos da sociedade de consumo? Onde o planejamento urbano faz a diferença em favor da saúde e do bem estar? Qual o papel da comunicação na construção de uma sociedade sustentável? Como pensar a escola e universidade num mundo que experimenta uma crise ambiental sem precedentes?

André Trigueiro é jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde hoje leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ. Autor do livro “Mundo Sustentável - "Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em Transformação", coordenador editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no Século XXI" e “Espiritismo e Ecologia”, lançado na Bienal Internacional do Livro, no Rio, pela Editora FEB, 2009. É apresentador do Jornal das Dez e editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News. É também comentarista da Rádio CBN e colaborador voluntário da Rádio Rio de Janeiro.

O “Sempre Um Papo” é um projeto de incentivo ao hábito da leitura criado há 25 anos. Realizou mais de 4.500 eventos com um público presente estimado em 1,5 milhão de pessoas e já atuou em 30 cidades brasileiras.

Em parceria com a Iveco, através do seu programa de sustentabilidade Próximo Passo, realiza desde 2009, debates e encontros com escritores em Sete Lagoas. Ao longo desses anos, cerca de 8 mil pessoas participaram do projeto na cidade, que levou nomes de peso como Zeca Camargo, Mirian Leitão, MV Bill, Laurentino Gomes, Fabrício Carpinejar, entre outros, para debater assuntos ligados à realidade do município. “Somente no ano passado, reunimos quase 4 mil pessoas nas sete edições realizadas. Isso demonstra que o Sempre um Papo passa a ser ainda mais reconhecido pelos setelagoanos, uma parceria certeira da Iveco”, afirma Júnea Sá Fortes, coordenadora do Próximo Passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário