No mercado brasileiro, são
comercializadas somente duas versões topo de linha, de modo a posicionar o novo
Soul como Premium em sua categoria
Sucesso nos mercados norte-americano, europeu e sul-coreano, a segunda
geração do Kia Soul chega ao Brasil para dar continuidade a sua bela
trajetória. Lançado nos EUA no final de 2013, o novo crossover da Kia Motors foi redesenhado no estúdio da marca sul-coreana,
em Irvine, na Califórnia, com o desafio de surpreender e conservar o DNA da Kia
e do próprio modelo para proporcionar aos clientes um sentimento de conforto e
continuidade.
O modelo
foi montado sobre um novo chassi, mais rígido e largo - a nova geração do crossover mede 1.800 mm de largura e 2.570
mm de entre-eixos. O Kia Soul cresceu sem perder suas características,
ampliando o espaço do porta-malas e dos passageiros, além de reduzir os níveis
de NVH [noise, vibration and harshness].
Devido ao novo projeto, o modelo está 28,7% mais rígido quando comparado ao seu
antecessor, o que resultou em uma dirigibilidade melhor e mais prazerosa. Tanto
a suspenção dianteira (tipo McPherson) como a traseira (eixo de torção)
receberam novas calibragens, beneficiando o conforto e a estabilidade.
Baseado
no conceito Track’ster, apresentado pela Kia Motors em 2012 no Salão de Chicago
(EUA), o Kia Soul trouxe elementos do conceito que renovaram seu visual, como a
transição direta da entrada de ar inferior trapezoidal com detalhes na cor do
veículo e as luzes de neblina arredondadas na traseira que acompanham o desenho
do para-choque. Concebido pela equipe de design
para oferecer uma aparência muito mais Premium, o Kia Soul ganhou toques
especiais como um novo formato dos faróis (mais longos), break light em led, maçanetas e espelhos retrovisores externos com
detalhes na cor do carro e o logo da marca na lateral.
O Kia
Soul encontrou o equilíbrio entre o design
de seu antecessor com as proporções audaciosas do conceito Track’ster, com um
esforço colaborativo sob a orientação do atual presidente global da marca,
Peter Schreyer.
No mês
passado, aqui no Brasil, Peter Schreyer disse que um dos maiores desafios do design é melhorar um automóvel já bem
concebido em suas gerações subsequentes. “No caso do novo Soul foi possível não
só melhorá-lo como também conseguimos agregar mais valores a ponto de
posicioná-lo em patamar ainda mais Premium em sua categoria”, observou.
Estilo e design
– O Kia Soul é um crossover urbano de
cinco portas que possui 4.140 mm de comprimento, 1.800 mm de largura e
entre-eixos não convencional, de 2.570 mm. Porém, o que faz a aparência do Soul
se destacar são suas medidas verticais: a altura total é de 1.613 mm (sem rack) e de 1.625 mm (com rack) e a base do para-brisa é 135 mm mais alta que em
um carro compacto típico.
O
veículo oferece um espaço imenso para os passageiros, característica que o
diferencia de muitos outros veículos com dimensões exteriores maiores. O espaço
de bagagem também é bastante generoso – são 686 litros, incluindo o espaço da
caixa porta-objetos do assoalho do porta-malas, com os assentos traseiros em
posição vertical.
Conforto e conveniência – O novo Kia Soul oferece aos
clientes Kia qualidade superior de acabamento e uma extensa lista de itens de
série que proporcionam conforto e conveniência a seus ocupantes.
As duas
versões de acabamento disponíveis no mercado brasileiro contam com
ar-condicionado digital com ionizador; banco do motorista com regulagem de
altura e revestimento em couro; chave “Smart
Key” para abertura das portas, porta-malas e acionamento do alarme; botão “Start/Stop” para partida do motor por
reconhecimento da chave “Smart Key”; encostos
de cabeça dianteiros e traseiros com ajuste de altura; luz interna com
temporizador e efeito “fade out”;
porta-copos e porta-objetos no console central; porta-objetos e porta-garrafas
nas portas; porta-luvas climatizado com abertura amortecida e iluminação;
sistema imobilizador de ignição; tampa no compartimento de bagagem; travamento
elétrico central das portas e porta-malas; vidros com comando elétrico nas
quatro portas; volante de direção com regulagem de altura e profundidade;
faróis de neblina com lentes de policarbonato e outros.
O
sistema de som apresenta rádio MP3 player – a tela é color touch TFT LCD de 4.3” e o sistema “My Music” com espaço de 800 MB para armazenamento de músicas - com
controle no volante, entrada auxiliar, iPod/USB; quatro alto-falantes e dois tweeters. O volante e a alavanca do
câmbio são revestidos em couro, os espelhos retrovisores possuem aquecimento, além
de regulagem elétricos, de série para todas as versões e bluetooth hands-free para celular. As rodas são de liga leve aro
18’’, com pneus 235/45 R18.
Motorização – O Kia Soul é equipado com
motor 1.6 litro, 4 cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas CVVT. A potência, se
abastecido com etanol, é de 128 cv a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgm a 5.000
rpm. Com gasolina, chega a 122 cv a 6.000 rpm e torque de 16,0 kgm a 4.500 rpm.
A transmissão é automática de seis velocidades com opção de troca sequencial.
Segurança – As duas versões do Kia Soul possuem
airbags frontais para motorista e
passageiro, laterais e de cortina; cintos de segurança de 3 pontos para todos
os assentos; dianteiros com pré-tensionadores (normal e de ancoragem),
limitadores de carga e regulagem de altura; desembaçador no vidro traseiro
temporizado; direção com assistência elétrica progressiva [modos normal,
conforto e esporte]; limpador do vidro traseiro intermitente; luz de freio
montada no vidro traseiro e sistema de proteção contra descarga de bateria. O
modelo apresenta também câmera de ré com visor no display do rádio e freios com ABS e EBD.
Assim
como todos os modelos da Kia Motors do Brasil – com exceção do comercial leve
Bongo –, o Soul possui garantia de cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores
oferecidas no País.
Fonte: Assessoria de Imprensa Kia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário