A Kia Motors mais uma vez faz jus ao slogan “O poder de surpreender” e
apresenta ao mercado brasileiro, durante o 28º Salão Internacional do Automóvel
de São Paulo, a 3ª geração do Sorento, modelo recém-lançado mundialmente – foi
apresentado pela primeira vez na Coreia em setembro e fez a sua estreia
europeia no início do mês em Paris.
Quem
passou pelo estande da marca pode conferir o Sorento, completamente novo e
redesenhado, seguindo as tendências de modernização que vêm ocorrendo com a
marca, sob a liderança do atual presidente e chefe de Design Peter Schreyer.
Ao
elevar o nível de sofisticação do modelo, a marca transformou seu Sport Utility Vehicle (SUV), de cinco e
de sete lugares, em um modelo mais espaçoso, seguro, com inúmeros recursos
inovadores, além de uma aparência perfeita, com traços esculpidos, sem perder
as características que fizeram do seu antecessor um verdadeiro sucesso mundial.
O modelo
está previsto para desembarcar no Brasil em março de 2015 e traz transmissão
automática de seis velocidades e sequencial, tração 4x2 e 4x4 e duas
motorizações: de 2.4 litros, 16V, de 4 cilindros, com injeção eletrônica
multi-sequencial, capaz de desenvolver 171 cavalos de potência a 6.000 rpm e de
3.5 litros, 24V, 6 cilindros em V, capaz de desenvolver 270 cavalos de potência
a 6.000 rpm.
Desenho – Baseado nas inspirações dos designers da 3ª geração do Kia Sorento,
o modelo foi batizado pelo projetistas como “streetwolf”, ou seja, o lobo das ruas. Com evolutivas mudanças de
estilo, o novo Sorento traz aparência sofisticada e garante presença mais
ousada e atual.
A frente
do modelo incorpora novos faróis, bem como uma grade maior “face de tigre”, com
um padrão tridimensional diferenciado, caracterizado primeiramente em 2013 no
conceito da marca GT Cross.
De
perfil, o novo modelo mantém o capô longo, teto baixo, linha de cintura mais
elevada, ou seja, formas que deram ao Sorento uma postura robusta e impactante.
Na parte traseira, mudanças significativas graças à introdução de novas
técnicas de fabricação de solda a laser,
inseridas pela primeira vez em um modelo Kia, tornando as linhas de solda
invisíveis.
A
elegante aparência é reforçada com suas novas dimensões: o modelo cresceu 95 mm
passando para 4.780 mm de comprimento; ganhou mais 5 mm na largura, com 1.890
mm e na altura ficou 15 mm mais baixo, 1.685 mm. Na distância entre-eixos
ganhou 80 mm, passando para 2.780 mm.
O estilo
externo do novo Sorento foi conduzido pelo estúdio de design da Kia em Namyang,
Coreia do Sul. Contou, também, com a contribuição significativa dos estúdios da
marca de Irvine, Califórnia, e de Frankfurt, Alemanha.
Moderno e amplo – É no interior do novo Sorento
onde são encontrados algumas das melhorias mais significativas. As mudanças
foram lideradas pela equipe de design
europeia da marca, com sede em Frankfurt, e dos projetistas da Kia, que criaram
uma sofisticada e luxuosa cabine, luxuosa, com materiais de qualidade significativamente
superiores.
O painel
de instrumentos está maior e o uso de materiais de toque suave juntamente com o
couro criaram um ambiente moderno e luxuoso, proporcionando um verdadeiro requinte
e expressão de veículo Premium.
Conforto, comodidade e novas
tecnologias –
Quando comparado ao modelo da geração anterior, o novo Sorento cresceu 80 mm na
distância entre-eixos, liberando ainda mais espaço para os ocupantes da cabine.
Embora o
teto esteja 15 mm mais baixo, os encostos de cabeças foram reposicionados para
garantir maior espaço aos ocupantes. Disponível nas versões de cinco e sete
lugares, o novo Sorento traz a segunda fileira rebatível para maior
versatilidade, com o console central dobrável.
Ao
desenvolver o novo Sorento, um foco importante para a equipe de engenharia da
Kia foi a obtenção de melhorias no chassi para o aumento do conforto de
condução, estabilidade de alta velocidade e NVH.
O novo
Sorento estreia uma série de avançadas tecnologias de bordo, para melhorar o
conforto e a experiência de condução. Novos recursos, como detecção de ponto
cego e um sistema de abertura do porta-malas automático quando a chave é
aproximada, foram acrescentados ao modelo para facilitar o dia a dia do
motorista.
Durante
o desenvolvimento do novo Sorento, os engenheiros da Kia, focados em reforçar a
estrutura de carroceria, melhoraram as características de NVH (ruído, vibração
e aspereza) e elevaram o refinamento,
criando um ambiente homogêneo e tão sofisticado quanto o estilo do novo
modelo.
As
medidas adotadas para a redução do NVH do Sorento incluem novos materiais para
o isolamento acústico (29% mais grosso no painel de instrumentos), melhor
acústica para o motor e transmissão. O ruído da cabine foi reduzido entre 3% e
6%, dependendo das condições de condução.
Para
corresponder às expectativas crescentes dos consumidores, os engenheiros da Kia
trabalharam para melhorar em todos os aspectos a experiência de condução do
Sorento, criando upgrades para o
motor, direção e suspensão.
A
suspensão totalmente independente mantém a mesma estrutura do anterior (tipo McPherson
na dianteira e sistema multi-link na
traseira), apresenta uma série de modificações. Na traseira, o subframe (apoio a suspensão) tem buchas
maiores para melhor isolá-los a partir da cabine e os amortecedores maiores
agora são montados verticalmente atrás da linha de eixo, melhorando o controle
de movimento da carroçaria.
Essas
mudanças, incluindo a maior distância entre-eixos, entregam aos ocupantes do
carro um passeio mais confortável, com uma resposta mais suave de solavancos na
estrada, fazendo do novo Sorento um lugar muito confortável para passar o tempo
em viagens mais longas.
Segurança - O aumento da rigidez torcional
da nova carroçaria em 14% comparado com seu antecessor fornece uma excelente
base que reforça o requinte e a segurança.
A
estrutura do novo Sorento é significativamente mais forte, graças a maior
utilização de aço de alta resistência. O modelo da geração anterior trazia
24,4% de aço de alta resistência (UHTS), enquanto a carroceria do novo modelo é
composta por 52,7% de UHTS, auxiliando a integridade da estrutura do carro em
caso de um impacto e também colabora com a rigidez torcional.
Para
ampliar a segurança, o Sorento conta com a tecnologia de detecção de ponto
cego, que avisa o condutor que existem veículos se movendo próximo ao carro e
podem não estar visíveis nos retrovisores.
Fonte: Assessoria de Imprensa Kia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário