O Salão do Automóvel
de São Paulo, no Parque de Exposições do Anhembi, teve com grande atração a nova
geração do Mustang. Recém-lançado nos Estados Unidos e a caminho de se tornar
modelo global, para venda em mais de 120 países, ele ocupa lugar de destaque no
estande da Ford: o esportivo é exibido no modelo topo de linha, GT, com
carrocerias fastback e conversível e motor V8 de mais de 440 cv.
Um dos carros de
maior sucesso da história da indústria automotiva mundial, o Novo Mustang
combina linhas musculosas e tecnologias inovadoras que levam o mito a um novo
patamar, valorizando a essência do seu design clássico.
Os avanços de
engenharia incluem carroceria com uso extensivo de aços de alta resistência e
alumínio para reduzir o peso e aprimorar a dinâmica e suspensões dianteira e
traseira totalmente independentes. Outras novidades são os oito airbags – com
um inovador airbag de joelho montado na tampa do porta-luvas – e o Track Apps,
aplicativo que registra as dados de desempenho do veículo.
Lançamento da
década
O dia 17 de abril de 2014 marcou o 50º aniversário de
lançamento do Ford Mustang original e para celebrar esse marco todos os modelos
2015 trazem um emblema no painel com o logotipo do cavalinho galopando e os
dizeres: "Mustang – Since 1964".
Mais que um veículo
esportivo definido como o lançamento da década, o Mustang é como coração e alma
da Ford. Ele tem um impacto que vai muito além dos mais de 9 milhões de carros
vendidos em seus 50 anos de produção contínua. O design totalmente novo do Mustang
2015, nas versões fastback e conversível, mantém os elementos essenciais do
projeto – incluindo o capô longo esculpido e traseira curta – com uma leitura contemporânea.
As novidades incluem uma carroceria mais baixa e
mais larga, com redução da altura do teto e para-lamas traseiros mais largos, para-brisa
e vidro traseiro mais inclinados, de perfil elegante, lanternas traseiras
tridimensionais de três barras, com piscas sequenciais, e frente com grade
trapezoidal em formato de boca de tubarão.
As informações e controles que o motorista precisa
estão ao alcance da mão na cabine inspirada em painéis de aviões e produzida com
o mais alto nível de acabamento já encontrado em um Mustang. Além de mais
espaçosa, com ergonomia aprimorada e botões de fácil controle, ela tem
instrumentos amplos e claros.
A traseira mais larga e com nova suspensão aumenta o
espaço para os ombros e quadril dos passageiros de trás. O porta-malas com
desenho funcional permite acomodar, por exemplo, um volume equivalente a dois
sacos de golfe.
Motores e aerodinâmica
Design e performance são dois atributos que fizeram o
Mustang conquistar milhões de fãs durante cinco décadas. A carroceria mais
elegante ajuda a nova geração a vencer a resistência do ar com menos esforço.
Cada um dos três motores que equipam o Mustang – 5.0
V8, 3.7 V6 e o novo 2.3 EcoBoost turbo de quatro cilindros – vem com uma grade específica,
que permite apenas a passagem da quantidade de ar necessária. O Mustang 2.3
EcoBoost traz grades com fechamento ativo que aumentam a economia de
combustível, reduzindo o arrasto em velocidades mais altas, quando o resfriamento
extra não é necessário. As aletas podem fechar completamente a grade, desviando
o ar para fora do carro em vez de direcioná-lo para o compartimento do motor.
Estabilidade e
segurança
O novo Mustang traz novos padrões de dirigibilidade para
a marca, com uma dinâmica e qualidade de rodagem de classe mundial. Os sistemas
de suspensão dianteira e traseira são totalmente novos. Um novo quadro
dianteiro ajuda a tornar a estrutura mais rígida e leve, proporcionando uma
base melhor para garantir um controle mais previsível.
A nova estrutura dianteira MacPherson com sistema de
duplas juntas esféricas permite o uso de freios maiores – os mais eficientes já
oferecidos em um Mustang. A suspensão traseira independente, tipo integral-link,
também é totalmente nova. A sua geometria, molas, amortecedores e buchas foram
especificamente modificados e ajustados para aplicação de alta performance. Novas
juntas traseiras de alumínio ajudam a reduzir a massa não suspensa para melhorar
a dirigibilidade.
O airbag para proteção do joelho do passageiro
dianteiro tem um design inovador que reduz significativamente o tamanho e o peso
do equipamento para aumentar o espaço na cabine. Ele faz parte de um sistema
abrangente de segurança, com o dobro do número total de airbags no Mustang fastback
e um pacote robusto de sensores, pré-tensionadores dos cintos de segurança e
melhor iluminação externa.
Tecnologias de
assistência
O novo Mustang apresenta várias tecnologias
inovadoras que dão ao motorista um nível superior de informação, controle e
conectividade. Chave com sensores para acesso inteligente e botão de partida,
sistema de conectividade SYNC e chave de segurança MyKey são itens de série em
todos os modelos. O aplicativo para registro de dados de desempenho Track Apps,
o configurador de instrumentos MyColor e o novo sistema de som Shaker Pro Audio
System permitem personalizar o carro a cada estilo.
A sensação de liberdade e confiança que o Mustang transmite
é ampliada com novos recursos de controle. Dependendo do tipo de pista, o
motorista pode ajustar rapidamente o nível de esforço da direção, a resposta do
motor e as configurações da transmissão e do controle de estabilidade
eletrônico, selecionando os modos de direção no painel.
O novo e avançado sistema de controle de
estabilidade desenvolvido pela Ford otimiza a capacidade dinâmica do Mustang. Para
arrancadas rápidas, suaves e consistentes em qualquer situação, o Mustang GT conta
com controle de partida de série nos modelos com transmissão manual.
Na hora de voltar para casa e relaxar, recursos
avançados como o sistema de alerta de pontos cegos e tráfego cruzado e o piloto
automático adaptativo tornam a direção tranquila. O sistema SYNC com AppLink
permite acesso aos aplicativos do celular.
O Mustang 2015 também
introduz melhorias no sistema de Assistência de Emergência do SYNC, incluindo informações
sobre a variação máxima de velocidade durante o impacto, tipo de acidente
(frontal, lateral, traseiro ou capotamento), uso do cinto de segurança e se ocorreram
múltiplos impactos e detonação dos airbags.
Fonte: Assessoria de imprensa Ford.
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