O Fusion, apresentado pela Ford no Salão do Automóvel, traz novos equipamentos
que aumentam a segurança, a tecnologia e o conforto do sedã de luxo líder de vendas
da categoria. Todas as versões do carro agora vêm com cintos de segurança
traseiros infláveis – exclusividade mundial da Ford –, espelhos retrovisores
externos rebatíveis, Assistência de Emergência e ajuste elétrico do banco do
passageiro em seis posições.
As versões Titanium trazem ainda bancos dianteiros refrigerados e ajuste
elétrico do banco do passageiro em dez posições. Outra novidade é a
disponibilidade do interior claro “Soft Ceramic” como opção na cor externa branco
Sibéria, nas versões EcoBoost 2.0 AWD e Hybrid. A linha ganhou também uma nova
cor externa, cinza Moscou, em substituição ao cinza Berlim, alinhado com as
tendências do mercado de luxo.
“O Ford Fusion tem uma combinação
única de sofisticação, tecnologia e valor, que é reconhecida pelo mercado e o
mantém na liderança absoluta dos sedãs de luxo”, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford. “Além dos atributos já conhecidos da nova
geração, como design avançado e motores potentes e eficientes, a linha traz
equipamentos inéditos no mercado brasileiro que tornam o Fusion ainda mais
exclusivo e atraente.”
Cintos de segurança infláveis
Os cintos de segurança traseiros infláveis são uma tecnologia única no
mundo, desenvolvida pela Ford, que os brasileiros estarão entre os primeiros a
poder utilizar no Fusion, oferecidos como item de série. No uso diário
eles funcionam como os cintos de segurança convencionais, sem alterar o
conforto e a funcionalidade. Em caso de colisão, agem como um airbag: suas
bolsas de ar são infladas e protegem a região do tronco dos passageiros dos
bancos traseiros laterais, distribuindo a força do impacto em uma área maior
que o cinto tradicional.
O cinto de segurança traseiro inflável da Ford
é projetado para reduzir o risco de lesões na cabeça, pescoço e peito dos
passageiros do banco de trás, principalmente crianças e idosos, que podem ser
mais vulneráveis. Caso ocorra um acidente, o cinto se expande rapidamente para
dispersar as forças de impacto em uma área do corpo cinco vezes maior que a
coberta por um cinto de segurança convencional.
O sistema foi testado extensivamente, usando
toda a família de “dummies” (manequins de teste) da Ford em provas de impacto, e
provou oferecer proteção extra em relação ao cinto de segurança traseiro
padrão. O vídeo disponível neste link mostra o seu
funcionamento em câmera lenta. Este outro vídeo é uma animação
inspirada no estilo de vida dos “dummies”.
Combinar os atributos do airbag e do cinto de
segurança é um desenvolvimento significativo. No uso diário, os cintos infláveis
funcionam como cintos de segurança convencionais. Numa pesquisa feita pela
Ford, mais de 90% das pessoas que testaram os novos cintos disseram que eles são
parecidos ou mais confortáveis que o cinto convencional, por serem acolchoados
e macios.
Diferentemente dos airbags, que geram calor
durante a abertura, o cinto de segurança traseiro inflável da Ford é preenchido
com gás comprimido frio. A tecnologia foi introduzida pela primeira vez no Ford
Explorer 2011 nos Estados Unidos e se popularizou rapidamente, com 40% dos clientes
optando pelo equipamento.
Como o airbag,
o cinto de segurança traseiro inflável da Ford é ativado quando os sensores de
impacto detectam um acidente. Com isso, o gás comprimido alojado em um cilindro
debaixo do banco traseiro é liberado através do fecho para dentro do cinto, que
se infla totalmente em menos de 40 milissegundos.
"O cinto de segurança tem sido a maior
contribuição individual para a segurança veicular e o nosso cinto de segurança
traseiro inflável proporciona ainda mais proteção para os passageiros",
diz Oswaldo Ramos. "Ele oferece suporte extra para a cabeça e o pescoço,
por isso é especialmente eficaz quando usado por crianças ou idosos, que são
mais vulneráveis em acidentes."
Assistência de Emergência
A Assistência de Emergência é outra tecnologia
que a Ford oferece com exclusividade no Brasil, presente em todos os catálogos
do Fusion. Ela atua junto com o sistema de conectividade SYNC, fazendo uma
chamada via celular para o 192, SAMU, em caso de colisões em que o airbag ou o
sistema de corte de combustível sejam ativados. Além de informar com precisão a
localização do veículo, usando o sinal do GPS, o sistema permite a comunicação
do atendente com os passageiros por viva-voz.
Para o funcionamento do serviço é preciso que haja um celular emparelhado
com o SYNC e cobertura de rede de telefonia na região. Além do funcionamento
automático, outra vantagem da Assistência de Emergência é a operação gratuita,
sem nenhuma cobrança de taxa para os veículos Ford equipados com essa
tecnologia.
A Assistência de Emergência é mais uma funcionalidade do sistema SYNC
com MyFord Touch do Fusion, que vem com tela “touch-screen” de 8 polegadas
no painel, comandos de voz para áudio, ar-condicionado, navegador e telefone,
conexão Bluetooth, duas entradas USB, leitor de cartão de memória e entrada de
áudio/vídeo RCA. Oferece ainda controle de áudio no volante e duas telas de LCD
no painel de instrumentos, que podem ser configuradas para exibir as
informações selecionadas pelo motorista.
Bancos elétricos refrigerados
Além do ajuste elétrico do banco do
motorista, o Fusion estende essa comodidade para o banco do passageiro da
frente. Na versão SE 2.5 Flex a regulagem passa de quatro para seis posições e,
nas versões 2.0 EcoBoost Titanium e Hybrid, para 10 posições. Estas últimas
ganharam mais um conforto: além de aquecimento, agora contam com sistema de
refrigeração.
Espelhos retrovisores externos com
rebatimento elétrico passam a ser item de série em toda a linha, junto com: bancos
de couro, ar-condicionado automático e digital com controle individual de
temperatura para motorista e passageiro e saída para os bancos traseiros,
direção elétrica, abertura das portas por código, acendimento automático dos
faróis, retrovisores externos e banco do motorista com três memórias.
Oito airbags com sistema de classificação do ocupante, câmera de ré,
sensor de estacionamento traseiro, chave de segurança MyKey e monitoramento de
pressão dos pneus fazem parte dos seus equipamentos de segurança. A lista de
opcionais oferece ainda itens como estacionamento automático, sistema de alerta
de pontos cegos e tráfego cruzado, sistema de manutenção na faixa e teto solar.
Fonte: Assessoria de imprensa Ford.
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