sábado, 16 de janeiro de 2016

FORD FUSION TRAZ CINTO INFLÁVEL, ASSISTÊNCIA DE EMERGÊNCIA E BANCOS REFRIGERADOS







O Fusion, apresentado pela Ford no Salão do Automóvel, traz novos equipamentos que aumentam a segurança, a tecnologia e o conforto do sedã de luxo líder de vendas da categoria. Todas as versões do carro agora vêm com cintos de segurança traseiros infláveis – exclusividade mundial da Ford –, espelhos retrovisores externos rebatíveis, Assistência de Emergência e ajuste elétrico do banco do passageiro em seis posições.

As versões Titanium trazem ainda bancos dianteiros refrigerados e ajuste elétrico do banco do passageiro em dez posições. Outra novidade é a disponibilidade do interior claro “Soft Ceramic” como opção na cor externa branco Sibéria, nas versões EcoBoost 2.0 AWD e Hybrid. A linha ganhou também uma nova cor externa, cinza Moscou, em substituição ao cinza Berlim, alinhado com as tendências do mercado de luxo.

            “O Ford Fusion tem uma combinação única de sofisticação, tecnologia e valor, que é reconhecida pelo mercado e o mantém na liderança absoluta dos sedãs de luxo”, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford. “Além dos atributos já conhecidos da nova geração, como design avançado e motores potentes e eficientes, a linha traz equipamentos inéditos no mercado brasileiro que tornam o Fusion ainda mais exclusivo e atraente.”

Cintos de segurança infláveis
Os cintos de segurança traseiros infláveis são uma tecnologia única no mundo, desenvolvida pela Ford, que os brasileiros estarão entre os primeiros a poder utilizar no Fusion, oferecidos como item de série. No uso diário eles funcionam como os cintos de segurança convencionais, sem alterar o conforto e a funcionalidade. Em caso de colisão, agem como um airbag: suas bolsas de ar são infladas e protegem a região do tronco dos passageiros dos bancos traseiros laterais, distribuindo a força do impacto em uma área maior que o cinto tradicional.

O cinto de segurança traseiro inflável da Ford é projetado para reduzir o risco de lesões na cabeça, pescoço e peito dos passageiros do banco de trás, principalmente crianças e idosos, que podem ser mais vulneráveis​. Caso ocorra um acidente, o cinto se expande rapidamente para dispersar as forças de impacto em uma área do corpo cinco vezes maior que a coberta por um cinto de segurança convencional.

O sistema foi testado extensivamente, usando toda a família de “dummies” (manequins de teste) da Ford em provas de impacto, e provou oferecer proteção extra em relação ao cinto de segurança traseiro padrão. O vídeo disponível neste link mostra o seu funcionamento em câmera lenta. Este outro vídeo é uma animação inspirada no estilo de vida dos “dummies”.

Combinar os atributos do airbag e do cinto de segurança é um desenvolvimento significativo. No uso diário, os cintos infláveis ​​funcionam como cintos de segurança convencionais. Numa pesquisa feita pela Ford, mais de 90% das pessoas que testaram os novos cintos disseram que eles são parecidos ou mais confortáveis​​ que o cinto convencional, por serem acolchoados e macios.

Diferentemente dos airbags, que geram calor durante a abertura, o cinto de segurança traseiro inflável da Ford é preenchido com gás comprimido frio. A tecnologia foi introduzida pela primeira vez no Ford Explorer 2011 nos Estados Unidos e se popularizou rapidamente, com 40% dos clientes optando pelo equipamento.

            Como o airbag, o cinto de segurança traseiro inflável da Ford é ativado quando os sensores de impacto detectam um acidente. Com isso, o gás comprimido alojado em um cilindro debaixo do banco traseiro é liberado através do fecho para dentro do cinto, que se infla totalmente em menos de 40 milissegundos.

"O cinto de segurança tem sido a maior contribuição individual para a segurança veicular e o nosso cinto de segurança traseiro inflável proporciona ainda mais proteção para os passageiros", diz Oswaldo Ramos. "Ele oferece suporte extra para a cabeça e o pescoço, por isso é especialmente eficaz quando usado por crianças ou idosos, que são mais vulneráveis ​​em acidentes."

Assistência de Emergência
            A Assistência de Emergência é outra tecnologia que a Ford oferece com exclusividade no Brasil, presente em todos os catálogos do Fusion. Ela atua junto com o sistema de conectividade SYNC, fazendo uma chamada via celular para o 192, SAMU, em caso de colisões em que o airbag ou o sistema de corte de combustível sejam ativados. Além de informar com precisão a localização do veículo, usando o sinal do GPS, o sistema permite a comunicação do atendente com os passageiros por viva-voz.

Para o funcionamento do serviço é preciso que haja um celular emparelhado com o SYNC e cobertura de rede de telefonia na região. Além do funcionamento automático, outra vantagem da Assistência de Emergência é a operação gratuita, sem nenhuma cobrança de taxa para os veículos Ford equipados com essa tecnologia.

A Assistência de Emergência é mais uma funcionalidade do sistema SYNC com MyFord Touch do Fusion, que vem com tela “touch-screen” de 8 polegadas no painel, comandos de voz para áudio, ar-condicionado, navegador e telefone, conexão Bluetooth, duas entradas USB, leitor de cartão de memória e entrada de áudio/vídeo RCA. Oferece ainda controle de áudio no volante e duas telas de LCD no painel de instrumentos, que podem ser configuradas para exibir as informações selecionadas pelo motorista.
Bancos elétricos refrigerados
            Além do ajuste elétrico do banco do motorista, o Fusion estende essa comodidade para o banco do passageiro da frente. Na versão SE 2.5 Flex a regulagem passa de quatro para seis posições e, nas versões 2.0 EcoBoost Titanium e Hybrid, para 10 posições. Estas últimas ganharam mais um conforto: além de aquecimento, agora contam com sistema de refrigeração.

            Espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico passam a ser item de série em toda a linha, junto com: bancos de couro, ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro e saída para os bancos traseiros, direção elétrica, abertura das portas por código, acendimento automático dos faróis, retrovisores externos e banco do motorista com três memórias.  

Oito airbags com sistema de classificação do ocupante, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, chave de segurança MyKey e monitoramento de pressão dos pneus fazem parte dos seus equipamentos de segurança. A lista de opcionais oferece ainda itens como estacionamento automático, sistema de alerta de pontos cegos e tráfego cruzado, sistema de manutenção na faixa e teto solar. 

Fonte: Assessoria de imprensa Ford.

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