Desde 2003, quando foi lançado, o Fit é
um dos modelos de maior sucesso da Honda no Brasil. Neste ano, alcançou a marca
histórica de 500 mil unidades produzidas em Sumaré (SP). Na linha 2015, o
monovolume apresenta uma evolução em seus principais atributos, como espaço
interno aprimorado, versatilidade dos bancos traseiros, economia no consumo de
combustível e design totalmente renovado e arrojado com uma inspiração mais
esportiva.
Em sua terceira geração, o Fit está completamente
redesenhado, com qualidades que agradam o público mais exigente. Entre os
destaques estão a combinação de estilo e desempenho, aliados a uma tecnologia de
ponta que reforça o conceito “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina” –
valorização da ergonomia para os ocupantes e otimização do espaço para
componentes mecânicos.
O modelo é comercializado em quatro
versões, todas com motor 1.5 i-VTEC FlexOne. As duas de entrada (DX e LX)
contam com transmissão manual de cinco velocidades ou CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente
Variável), enquanto as top de linha (EX e EXL) são equipadas exclusivamente com
o câmbio CVT.
Design
sofisticado e moderno
O Fit 2015 inaugurou a nova identidade
visual da Honda, com o conceito “Solid
Wing Face” bem evidenciado na parte frontal dos veículos, especialmente no conjunto
óptico e grade dianteira. O design do novo modelo se tornou ainda mais
sofisticado, moderno e dinâmico.
Nas laterais, a carroceria tem linha de “cintura
alta” e um vinco levemente angulado para baixo, da porta dianteira até o início
das lanternas traseiras, diferencial que trouxe mais elegância ao Fit. Os
retrovisores exibem um design exclusivo e estão equipados com repetidores de
luzes de direção (EXL).
As lanternas traseiras também possuem
novo desenho, assim como o para-choque, que recebeu defletores de ar, e o
aerofólio com break light. O visual esportivo se completa com a adoção de novas
rodas de liga leve aro 15”
(LX) e 16”
(EX e EXL).
A parte frontal do veículo ficou mais
agressiva, transmitindo a sensação de mais robustez e segurança, enquanto a
parte traseira reformulada reforça a esportividade do novo Honda Fit.
Conforto
e versatilidade
Para ser o número 1 em aproveitamento de
espaço da categoria, o Fit 2015 teve a área de cabine ampliada em relação à
segunda geração. A largura foi mantida (1.695 mm ), mas a sensação
de espaço no interior ficou evidente com o aumento da distância entre-eixos em 30 mm , passando a 2.530 mm . A nova geração
também apresenta uma evolução no comprimento, passando de 3.900 mm para 3.997 mm .
A posição central do tanque de combustível
foi mantida. Com capacidade para 45,7 litros , o reservatório recebeu melhorias,
como o reposicionamento das estruturas de assoalho, aperfeiçoando a segurança
do tanque. Como resultado, foi possível um aproveitamento de espaço interno
ainda maior, acomodando os passageiros com muito conforto e mantendo a ampla
área para bagagem.
O novo Fit oferece excelente ergonomia,
tanto para o motorista como para os passageiros. Os bancos foram projetados
para garantir conforto e sofisticação. Compostos de uretano de baixa repulsão,
mais densos e macios, dão uma sensação de aconchego e firmeza. Os encostos dos
bancos dianteiros podem ser ajustados de forma rápida por meio de uma alavanca,
quando é necessário incliná-los, ficando sempre em posição confortável. Para o
revestimento dos assentos foram adotados padrões em tecido (DX, LX e EX) e
couro (EXL), que conferem sofisticação e bom gosto.
Com a redução do comprimento do braço de
suspensão traseiro, a distância entre os passageiros aumentou 80 mm em relação à geração
anterior, assim como o espaço traseiro para as pernas dos ocupantes, que agora
é 122 mm
maior. Além disso, o perfil reduzido do tanque de combustível permite uma
distância de regulagem de assento 10
mm superior.
No Fit 2015, os assentos ultraversáteis
que faziam parte do sistema ULT (Utility
Long Tall) ganham uma nova forma de configuração, além das três já
existentes na geração anterior. O modelo passa a contar com o sistema
ULTRa-Seat, nas versões LX, EX e EXL, com o novo modo Refresh, onde o encosto
dianteiro alinha-se ao assento traseiro, em um encaixe que aumenta a capacidade
de acondicionamento do veículo.
O interior do monovolume possui, ainda,
espaços versáteis de armazenamento, com porta-luvas, porta-copos,
porta-objetos, porta-revistas e porta-bebidas. O porta-objetos localizado ao
lado esquerdo do motorista traz uma maior conveniência ao contar com um flip
retrátil, que comporta tanto um celular de forma ajustada até um copo grande.
Entre os itens de conveniência e
conforto, o Fit 2015 traz ar-condicionado, vidros verdes com filtro UV, travas
e espelhos elétricos (LX, EX, EXL).
Painel
de instrumentos
O painel de instrumentos também foi
redesenhado e apresenta uma interface avançada, possibilitando uma clara
leitura de todas as informações que o motorista necessita, sem que ele precise
desviar sua atenção da direção.
Na versão EXL, um design diferenciado
com predominância da cor azul o torna ainda mais sofisticado e com um toque
futurista. O conjunto é composto por tacômetro, indicador da posição da manopla
(CVT), velocímetro, relógio, hodômetros total e parcial, indicador de consumo
médio e instantâneo (em km/l), medidor de combustível e indicador ecológico.
Nas demais versões, a iluminação azul é substituída pela cor âmbar.
Sistema
de áudio
Para as versões EX e EXL, o sistema de
áudio 2DIN, é composto por rádio AM/FM com um visor LCD de 5” e Bluetooth, câmera de ré com
três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior), leitores de arquivos no
formato MP3/WMA, entradas auxiliares P2 (tipo fone de ouvido) e porta USB. O
sistema HFT (Hands-Free Telephone),
posicionado junto ao volante, possibilita o atendimento de uma ligação por meio
da conexão sem fio juntamente com a função de viva-voz.
A versão LX dispõe de rádio AM/FM 2DIN com Bluetooth e entrada USB, enquanto a DX disponibiliza todo o cabeamento para a instalação de sonorização.
Direção
mais leve e menor ruído interno
O novo Honda Fit é equipado com o EPS (Electric Power Steering), um sistema de
direção eletricamente assistida, que torna a sua condução mais leve em manobras
em baixas velocidades e mais firme em altas. O esforço ao esterçar é reduzido por
meio do auxílio de um pequeno motor elétrico comandado por um módulo
eletrônico, que atua sobre o pinhão na caixa de direção. As versões DX e LX
oferecem o ajuste de altura da coluna da direção e as versões EX e EXL também
possuem regulagem de profundidade.
Nesta geração, o sistema de suspensão
foi redimensionado para ocupar um espaço menor e oferecer maior eficiência. O
novo conjunto diminui a variação de cambagem ao longo do curso dos
amortecedores, o que dá mais estabilidade, principalmente em relação à
aceleração lateral durante as curvas.
A suspensão dianteira rígida conta com
um “rebound stopper”, enquanto a suspensão traseira apresenta uma redução na
sensibilidade da carroceria. Além disso, as portas são duplamente seladas,
ajudando a reduzir consideravelmente o nível de ruído na cabine. Foram
aplicados também novos amortecedores traseiros, com o objetivo de aumentar
ainda mais o conforto para os ocupantes do veículo.
Motor
e transmissão
Sob o capô do monovolume há mais
novidades. Toda a linha conta agora com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, equipado
com o controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Criada
pela Honda, a tecnologia varia o tempo e a profundidade de abertura das
válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação.
Assim, oferece excelente desempenho economizando combustível.
O motor gera 116 cv de potência a 6.000
rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm quando o combustível escolhido for o
etanol. Para ser ainda mais eficiente, houve aumento da taxa de compressão, o comando
de válvulas foi redesenhado, com atrito e peso reduzidos, aumentando o torque
em baixas rotações e proporcionando uma melhor dirigibilidade, aceleração e
redução de consumo de combustível. A melhora de eficiência é perceptível quando
analisado o consumo de combustível (Conpet) em relação à geração anterior: 17% menor
nas versões CVT e 8% nas equipadas com transmissão manual.
Outro grande destaque é a adoção da
avançada tecnologia que dispensa o subtanque de partida a frio, o sistema FlexOne,
que entra em ação depois do acionamento do controle que destrava as portas.
Para isso, um conjunto de injetores com aquecedores integrados age diretamente
no combustível quando há uma alta concentração de etanol, levando-o à
temperatura ideal para deixar a mistura ar/combustível pronta para o uso
imediato do motor. O resultado é uma partida rápida e segura, mesmo em situação
de baixa temperatura ambiente.
A transmissão CVT está disponível no
modelo, agora na nova geração Earth
Dreams. A principal novidade é que o sistema apresenta conversor de torque
e uma elasticidade de giro maior, o que melhora a tração em baixas velocidades,
proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de
combustível. Com isso, a força do motor principalmente em subidas mais íngremes
é ampliada e a concepção moderna de aceleração gradual e contínua torna a
direção mais suave e ágil.
As versões com CVT também evoluíram em
relação à redução de peso (16% comparado ao sistema anterior) e à economia de
combustível (elasticidade de rotação 12% maior).
Tecnologia
e segurança
O compromisso da marca com a segurança
também está evidente no novo conjunto de freios, a disco na dianteira e tambor
na traseira, dotados de ABS, que evita o travamento das rodas para uma frenagem
mais segura e eficaz. O modelo também conta com airbags frontais em todas as
versões, airbags laterais para motorista e passageiro da frente (EXL), cintos
de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de pontos de
ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH.
O Honda Fit 2015 traz recursos
antifurto, sistema de abertura e fechamento das portas com alarme (LX, EX e
EXL) e imobilizador na chave (em formato canivete nas versões EX e EXL), além
de trava de segurança nas portas traseiras. A linha possui três anos de
garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores:
Azul Netuno Metálico (novo)
Cinza Barium Metálico (novo)
Cinza Iridium Metálico
Vermelho Rally Sólido
Preto Cristal Perolizado
Prata Global Metálico
Branco Taffeta Sólido
Preços públicos sugeridos:
EXL CVT R$
65.900
EX CVT R$
62.900
LX CVT R$
58.800
LX MT R$
54.200
DX CVT R$
54.500
DX MT R$
49.900
Fonte:
Assessoria de Imprensa Honda.
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