Com design ainda mais agressivo e
dinâmico, Veloster Turbo será comercializado com motor 1.6 de 204 cv
O revolucionário cupê de três portas Hyundai Veloster Turbo foi uma das
grandes atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, realizado no Pavilhão de
Exposições do Parque Anhembi.
Apresentado na nova versão com o
sofisticado novo motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível, o
desejado Veloster Turbo desenvolve 204 cv, oferecendo ao motorista desempenho
ainda mais arrojado em seu design, que também está mais dinâmico e radical.
O forte apelo do Veloster Turbo é
evidenciado por sua performance no mercado internacional, comprovado pelas altas
vendas registradas nos diferentes mercados nos quais está presente,
especialmente no caso da versão equipada com turbocompressor.
Esportivo
e inovador
A versão Turbo é 30,5 mm mais longa (4,2
m) e 15,2 mm mais larga (1,8 m) do que a anteriormente oferecida. Em ambas, o
Veloster tem distância entre eixos de 2,6 metros.
Para melhor aproveitar sua performance,
o Veloster Turbo conta com duas opções de transmissão - manual ou automática - com
seis velocidades. O câmbio automático, que possibilita a troca sequencial de marchas
no volante, foi dimensionado especificamente para
operar na maior potência disponível, privilegiando o comportamento dinâmico do
cupê esportivo.
O motor Hyundai Gamma 1,6 litro turbo
traz um turbocompressor tipo twin-scroll
que, combinado ao sistema de injeção direta de combustível, proporciona
respostas mais rápidas aos comandos do acelerador para uma pronta elevação da
potência quando necessária.
Turbos tipo twin-scroll têm sido usados
tradicionalmente em motores de alto desempenho e topo de linha, mas a Hyundai
trouxe a tecnologia para alguns dos modelos mais acessíveis de sua linha de
produtos. Esse sistema aproveita melhor a energia do escapamento do que os
turbos com entrada de gases simples.
Juntamente com o novo propulsor, o
Veloster Turbo incorpora inovações tecnológicas, como o Controle de Torque
Vetorial, que utiliza elementos do Controle Eletrônico de Estabilidade para
proporcionar maior segurança e estabilidade direcional nas curvas. Outra
novidade é o Active Sound Design, que
amplifica o som do motor no interior da cabine, gerando uma experiência de
direção mais intensa, sobretudo quando o carro é dirigido esportivamente.
A aplicação dessas sofisticadas
tecnologias ao motor e de medidas de economia de peso fazem com que o Veloster
Turbo não apenas proporcione um sólido desempenho a partir de apenas 1,6 litro
de cilindrada como apresente uma elevada economia de combustível.
Design
ainda mais ousado
Com três portas, o Veloster Turbo combina
o estilo de um cupê com a funcionalidade de um hatchback, ao mesmo tempo que
incorpora uma porta adicional para maior facilidade de acesso do lado do
passageiro. A maçaneta da porta traseira do lado do passageiro é oculta, para
manter limpo o design do cupê.
O design do Veloster Turbo explora uma
grade hexagonal dianteira maior e mais ousada, garantindo maior robustez e
esportividade ao veículo. Esta área frontal é envolvida pelas linhas fluentes
de um moderno conjunto óptico. Visto de frente, ele mostra oito pontos
individuais de LEDs nos faróis, detalhe típico de modelos topo de linha.
De perfil, traz as linhas de caráter
inspiradas pelo conceito "Fluidic Sculpture" (escultura fluida),
junto com arcos de rodas musculares, maçanetas das portas e espelhos na cor da
carroceria e faróis e lanternas traseiras envolventes. O spoiler dianteiro avança por toda a lateral
do veículo ampliando a sensação do efeito-solo.
A fachada do para-choques traseiro e as
aberturas salientes do difusor criam uma impressão de maior estabilidade e mais
agressividade, comparada ao modelo básico. Rodas de liga leve de 18 polegadas
com detalhes cromados completam a assinatura visual diferenciada do Veloster
Turbo.
O desenho dinâmico da traseira é
diferenciado pela tampa do porta-malas de vidro e pelas ponteiras duplas
centralizadas do escapamento, que complementam a personalidade exposta pela
dianteira do carro. Para o modelo, os designers da Hyundai removeram o escapamento
trapezoidal central do Veloster Turbo e o substituíram por duas grandes
ponteiras redondas com maior fluxo.
Ergonomia
e esportividade
Por dentro, seus comandos estão localizados de
forma a serem acessados facilmente
pelo motorista. O console central e os controles lembram o tanque de uma
moto esportiva, incorporando agora o botão de partida opcional. As entradas de ar são inspiradas no
escapamento das motos, ao mesmo tempo que o console lembra o assento de uma
motocicleta.
Superfícies dos assentos em couro, com
o logotipo Turbo em relevo no alto dos encostos, colaboram com o visual
diferenciado, ao mesmo tempo que proporcionam excepcional apoio e conforto. O
conjunto de instrumentos eletroluminescente repassa informações ao condutor em
formato maior e mais interativo, com duas telas TFT localizadas entre o
conta-giros e o velocímetro.
Fonte:
Assessoria de Imprensa Hyundai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário