Modelos trazem
nova era de rentabilidade, geração avançada da caixa Opticruise, cabine de
aerodinâmica inovadora e versões de 360 a 620cv de potência
Para
complementar seu mix rodoviário de cabines G, R e R Highline, a Scania
integra a seu portfólio 2014 os caminhões Streamline. A nova gama apresenta ao
mercado um pioneiro conceito que oferece uma economia superior de combustível de até 15% em relação aos
modelos Euro 3, também levando em conta o uso de defletores de ar, e de até 4%
em comparação à linha Euro 5. Os veículos Streamline já estão à venda nas 112
Casas Scania de todo o País.
“O Streamline cria uma nova era de rentabilidade no mercado, ou
seja, um degrau superior de disponibilidade e economia de diesel ao cliente”, diz
Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania no Brasil. “Não se trata de substituição
das consagradas cabinas G, R e R Highline, mas de uma adição de modelos. Estamos sempre
em busca da melhoria continua.”
A composição da nova gama contemplará na cabine G
Streamline, modelos de 360 e 400 cavalos de potência e torque que varia de
1.850Nm a 2.100Nm. As cabines R Streamline e R Highline Streamline oferecem
caminhões de 400, 440, 480, 560 e 620 cavalos de potência e torque que varia de
2.100Nm a 3.000Nm. Da mesma forma que o atual modelo R, o R Streamline V8 de
620cv continua a ser o caminhão mais potente do mercado brasileiro. O desempenho está garantido pelos potentes propulsores de 13 e 16 (V8) litros e pelo mais alto
torque da categoria dos pesados. São
três tipos de configurações de roda: 4x2, 6x2 e 6x4.
Em termos de mercado, a Scania projeta
uma participação importante do Streamline no mix de vendas. Atualmente, a marca
é a líder no segmento acima de 45 toneladas de Capacidade Máxima de Tração (CMT)
com um share de 32% e 13.187 unidades de pesados emplacados, no acumulado de
janeiro a setembro. “Além disso, o R 440 é o pesado mais emplacado da categoria
e da indústria com 7.578 registros. Sua participação é de 18% e o modelo é considerado
pelos clientes o mais econômico da categoria”, revela. “O Streamline R 440 oferece
ainda mais rentabilidade, disponibilidade e menor consumo de diesel, pois a
Scania entrega o melhor do produto e de serviços juntos.”
Novo patamar de economia de até 15%
O Scania
Streamline traz novos ganhos aos já eficientes trem de força e caixa automatizada
Scania Opticruise que podem chegar a 4% de economia de combustível.
Para atingir
esse índice, com o Streamline estreiam o modo econômico do Scania Opticruise,
que representa 2% desse total, o sistema lubrificante da caixa automatizada
(adição de 0,4%) e a nova aerodinâmica exclusiva de sua cabine, responsável por
0,6% do montante. Completa a somatória o Ecocruise, o piloto automático
inteligente Scania, que contribui com o 1% restante.
Uma
conta que é capaz de subir a 15%. É
possível obter ainda mais ganhos de economia, em comparação a veículos que não
usam defletor de ar e são conduzidos sem treinamento adequado. O uso do
defletor e ajustes corretos nesse equipamento acrescentam mais 4%, que somados
aos 7% de redução de consumo dos motores Euro 5 em relação à geração anterior
Euro 3 garantem até 15% de diminuição na queima de diesel. Os propulsores Euro 5, lançados para a linha
atual em janeiro de 2012, utilizam a tecnologia SCR, diminuidora também da
emissão de gases – cerca de 80% menos de material particulado (MP) e 60%
de Óxido de Nitrogênio (NOx) –, e o
aditivo ARLA 32.
“Para
exemplificar os índices de economia do Streamline, podemos levar em conta um
transportador que rode 150 mil quilômetros por ano, uma distância considerada
dentro da média da frota brasileira. Após 12 meses, ele terá poupado 2.500
litros de diesel (referentes aos 4% de redução de consumo sobre a linha Euro 5)
e 9 mil litros de combustível, se forem considerados os 15% em comparação à
linha Euro 3”, afirma Mendonça.
Outros 10% de atenuação nos custos operacionais
podem ser obtidos com o aperfeiçoamento do operador via Programa de Treinamento
de Motoristas Scania.
Evolução do
Scania Opticruise
Sucesso
absoluto no mercado desde 2001,
a pioneira caixa automatizada da marca apresenta sua
quarta geração, disponível de série para toda a linha rodoviária 2014. As
novidades são a função econômica (agora são quatro modos de condução) e o novo
sistema de lubrificação.
“No
trabalho em conjunto com o Ecocruise, nosso piloto
automático, a redução do consumo é significante”,
comenta Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania do Brasil. O novo
Opticruise ganhou mudanças de marchas mais rápidas e recebeu um software
ainda mais inteligente, capaz de escolher a melhor marcha a ser utilizada em
cada situação e fazendo a análise da topografia, do comportamento do motorista
e o ajuste do desempenho do motor de acordo com o peso da carga e do implemento
que está sendo tracionado. “O resultado é mais eficiência, produtividade e segurança
para o operador.”
Os três
modos de condução do Scania Opticruise ganham mais uma opção, o Econômico. A
nova função chega com a missão de evitar o desperdício de diesel, desabilitando
o Kickdown (acionamento de aceleração rápida) e a possibilidade de trocas
manuais de marcha, quando o veículo estiver acima de 50 km/h . Caso o condutor
programe o Ecocruise, numa mesma velocidade, em parceria com o modo Econômico,
ambos vão encontrar a melhor solução para manter a redução na queima de diesel.
Os
outros modos são: Potência (alcança o máximo desempenho do motor), Padrão (combina
potência e economia) e Off Road (permite ao propulsor girar em rotações mais
amplas). O cliente poderá escolher três das quatro opções e será possível
mudá-las quando desejar, numa simples atualização do software, em qualquer uma
das mais de 100 Casas Scania.
No novo sistema de lubrificação do câmbio, o fluxo de óleo ganhou
em performance por conta de um novo direcionamento dentro da transmissão, que assegura
total lubrificação e melhor refrigeração. Por consequência, foi otimizada a
quantidade de óleo na caixa e houve diminuição dos atritos internos; ambos
melhoram a eficiência nas passadas.
Scania Ecocruise e Retarder,
assistência eficaz
Outro
fundamental quesito para a diminuição do consumo de diesel é o Ecocruise, o piloto
automático inteligente da Scania, que ajuda o condutor a receber o melhor
desempenho do caminhão tanto na subida quanto na descida. No Streamline ele
pode ser ativado no próprio painel e vem de fábrica.
O
sistema, de uso extremamente simples, utiliza as leis naturais da física e a
energia cinética. Nos aclives, o sistema proporciona aceleração total até que a
subida comece a chegar ao fim. Quando o veículo se locomove em um declive ele
atua até atingir a velocidade ajustada no Scania Retarder. No fim da descida, o
sistema utiliza o peso da composição para manter a velocidade, acelerando quando
necessário, em vez de retornar diretamente para a velocidade ajustada no
controle prévio. “O motorista consegue reduzir o consumo em até 1% com o
Ecocruise”, resume o gerente.
Para
ajudar ainda mais a composição na hora da frenagem e no controle da velocidade,
e aumentar a segurança e a redução de custos de manutenção e peças, está
disponível no pacote de opcionais o Scania Retarder, já utilizado em larga escala
pelos clientes desde que foi lançado no Brasil em 1998.
Em sua
segunda geração, esse sistema de freio auxiliar ganhou mais potência de
frenagem mesmo em velocidades mais baixas, e seu torque máximo aumentou em 500Nm,
chegando a 3.500Nm. No controle da direção para diminuir o consumo de diesel, o
Scania Retarder mantém uma velocidade média, principalmente em longos trajetos
de descidas acentuadas. Dessa forma, há uma natural contenção de combustível,
além de redução de emissões e aumento da produtividade.
“A
combinação entre Scania Opticruise, Ecocruise e Retarder gera um ganho
constante de rentabilidade para o cliente”, diz Mendonça. “Mais um sistema
opcional que resulta em segurança é o hill-hold (já disponível na versão 4x2 e
posteriormente nas trações 6x2 e 6x4), que segura o veículo em aclives,
impedindo que ele recue no momento da saída.”
Cabine: nova aerodinâmica
No lado externo do veículo, mudanças significativas para a
economia de combustível caracterizam o Streamline. Os protagonistas nesse caso
são os novos contornos da cabine e o novo desenho do quebra-sol.
Apesar de
as cabines G e R já serem reconhecidas como as mais aerodinâmicas do mercado,
os engenheiros da Scania se debruçaram sobre o projeto e aceitaram o desafio de
encontrar mais áreas em que seria possível aperfeiçoar o sistema de fluxo de ar
na frente e nas laterais do caminhão. “Na prática, estamos garantindo ao
motorista uma redução no consumo de 0,6% e melhoria na rentabilidade”, explica
o gerente.
Um dos
resultados encontrados foi a suavização das partes laterais da frente da cabine,
conduzindo o ar por outros caminhos de saída, o que também diminui a
resistência do vento e o ruído no trajeto. Os vincos superiores das portas seguem
o design mais arredondado da grade e acompanham o ar lateralmente até sua
“expulsão” definitiva.
Na
mudança estética da cabine saem de cena, no Streamline, as tradicionais aletas
laterais das linhas G, R e R Highline. Elas foram substituídas por uma nova peça
aerodinâmica, já patenteada pela Scania, incorporada à grade acima dos faróis.
Nos modelos V8, ela ganha contornos cromados.
Esse
pequeno defletor é responsável por levar o ar a sair num movimento que pode ser
representado por uma onda, passando por seu duto e atenuando a resistência na parte
inferior. “Esse duto também aproveita a passagem do ar para gerar um eficiente
‘redemoinho’ ou ‘pulverizador’ natural, que elimina a possibilidade de acúmulo
de sujeira nas portas e maçanetas”, ressalta o gerente. “O novo desenho frontal
da cabine, além de valorizar a estética do veículo, traz um visual moderno e
inovador ao mesmo tempo em que mantém sua imponência de produto premium na
estrada.”
Não
foram arredondados apenas os cantos da cabine. O novo quebra-sol ganhou linhas
mais suaves, o que ajuda a refinar o controle do fluxo de ar no “choque” com o
teto durante a viagem. A “sacada” da Scania foi abrir as extremidades a fim de permitir
que o ar escape pelos lados da cabine, reduzindo, por consequência e ainda
mais, os ruídos no atrito com o vento.
O
cliente ainda vai notar diferenças no para-choque, que foi rebaixado e passa a “abraçar”
os degraus com a missão de controlar melhor a saída do ar por debaixo da
composição. Por falar no para-choque, os modelos Streamline possuem faróis que podem
ser equipados com duas lâmpadas: a de série, que é de halogênio H7 (acende simultaneamente com a luz alta), e a
opcional de xenônio, para iluminação de baixo foco, envolvida por nova grade –
que melhora a visibilidade na estrada –, de estilo mais moderno. Ambas possibilitam melhor desempenho na abertura e
no alcance da claridade e maior durabilidade das peças e da segurança ao
dirigir.
As
lentes são de vidro transparente e o ajuste do nível da luminosidade é
automático, com ajuda da nova suspensão a ar. As unidades dos faróis incluem luz
diurna contínua em LED, além de uma iluminação intermitente lateral no degrau
de entrada. Na traseira do caminhão fazem sua estreia as novas lanternas em LED,
que propiciam maior vida útil da peça, confiabilidade e segurança.
Cabine: maior requinte interior e novas
funcionalidades
O interior
do Streamline está repleto de novidades. No painel, a linha está equipada com uma
avançada geração do computador de bordo. O visor passa a ser colorido e de 6,5 polegadas , em
alta resolução e de fácil leitura. Graças à ampla tela, os textos e símbolos
são maiores.
O
display é constituído de seis diferentes campos, que são programados conforme a
necessidade e preferência do motorista. Podem ser visualizadas informações sobre
a caixa de transmissão, do tacógrafo, tempo de viagem, pressão do freio, nível de
ARLA 32, textos de advertência ou até da temperatura externa.
A identificação
Streamline está presente em todas as cabines, com grafias exclusivas nas
laterais das portas. De série, existem novos acabamentos e soleiras especiais.
Por exemplo, os painéis da parede da área de descanso são de um novo material,
ainda mais sofisticado. As cores mais escuras do revestimento passam a sensação
de um ambiente suave e relaxante.
Para somar
à já tradicional e elogiada ergonomia da cabine, a Scania está ampliando os
benefícios ao motorista na hora de dirigir. A empresa apresenta, para o
Streamline, os novos assentos de alta qualidade, ampla variedade de modelos e
com design exclusivo, que proporcionam máxima comodidade e conforto. Os assentos
são confeccionados com um diferente estofamento de veludo na cor marrom e preto
(opcional) ou de couro ecológico ou estilo V8, estes dois com ventilação e
ajuste de pescoço.
Na busca
constante para equipar seus caminhões com tecnologias avançadas e ingredientes
de conveniência, a Scania lança seu novo rádio com conexões bluetooth, USB, AUX,
SD-card e integrado à navegação via GPS.
“Pensamos
em oferecer tudo para o bem-estar do motorista, para que ele tenha uma viagem
tranqüila, segura e ao mesmo tempo prazerosa em seu ‘escritório’ sobre rodas”,
declara Mendonça. “O trabalho se torna ainda mais satisfatório dentro de uma
cabine Scania Streamline, pois o ar-condicionado e o climatizador são de
série.”
Pela
primeira vez no Brasil, a Scania disponibiliza um bafômetro integrado ao
painel. O caminhão só dará a partida após o motorista fazer o teste e comprovar
que não está alcoolizado. “É um passo importante na redução de acidentes nas
estradas”, diz.
Mais novidades
No
acréscimo de maior disponibilidade para o cliente, o Streamline chega com um novo
controle da suspensão a ar. O ajuste pneumático apresenta novas válvulas e
sensores, num projeto mais robusto que posterga em 25% o intervalo de
manutenção. Para contribuir ainda mais com o dia a dia do operador, a Scania
adicionou dois botões de memória no controle remoto eletrônico da suspensão,
totalizando quatro funções disponíveis.
O eficiente
desempenho dos caminhões ganha mais um reforço com o lançamento do eixo
traseiro R885. Sua capacidade máxima de tração foi aumentada em 18%.
“O eixo
R885 passa a tracionar 78 toneladas ante as 66 toneladas do equipamento da
família atual. Esse aumento deve elevar em até 50% a vida útil do componente”,
projeta Mendonça.
A
importância do motorista
“Não adianta a Scania estar sempre na vanguarda
de lançamentos de veículos, serviços, equipamentos ou sistemas, caso o maestro
esteja desafinando em seu trabalho. O condutor é o protagonista do transporte e
deve estar capacitado para o ofício. As transportadoras precisam entender que
ganham substancialmente ao investir no treinamento da equipe”, afirma o diretor-geral
da Scania do Brasil, Roberto Leoncini.
No auxílio ao frotista, a fabricante oferece duas
soluções: o Programa de Treinamento
de Motoristas Scania e o Driver Support. Ambos podem educar quem
dirige o caminhão a economizar até 10% de diesel e reduzir o desgaste de peças,
a exemplo os pneus.
O Programa
de Treinamento de Motoristas Scania foi iniciado em 2000 e já formou cerca de 20 mil profissionais.
O curso combina aulas teóricas e práticas, e o objetivo é aperfeiçoar a
capacidade de direção no uso correto da tecnologia dos veículos da marca em
busca do melhor resultado operacional.
Além
disso, o conteúdo didático apregoa a redução dos acidentes nas estradas por
meio de dicas de direção segura. Ele pode ser adquirido em qualquer uma das
mais de 100 concessionárias Scania, que são as responsáveis pela viabilização
da programação.
O Driver
Support agora é de série em veículos com Opticruise. Criado para preservar as
habilidades obtidas durante o Programa de Treinamento de Motoristas Scania, o sistema serve como um tutor eletrônico,
instalado no painel, para o auxílio a quem dirige com dicas de melhorias na
condução em tempo real.
Fonte: Assessoria de Imprensa Scania.
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