sábado, 29 de novembro de 2014
PEUGEOT 408: um sedã de última geração
Uma das referências do segmento ao aliar estilo, acabamento superior, dirigibilidade e amplo
pacote de equipamentos de série, o PEUGEOT 408 Griffe THP excede as expectativas dos
clientes mais exigentes.
O sedã médio da Marca é um veículo elegante e equilibrado. Seu design marcante é também
projetado para o interior do modelo, que inspira um elevado nível de qualidade. Os materiais nobres
e a fluidez das linhas internas encontram um habitáculo generoso em suas medidas, com destaque
para o entre-eixos de 2,71 metros.
Na frente, os ocupantes usufruem de um ambiente dinâmico e de qualidade, que favorece o prazer
de conduzir, enquanto os passageiros traseiros desfrutam de um habitáculo de grande
luminosidade, confortável e muito espaçoso.
Com uma área envidraçada de 3,95 m2, única em seu segmento, o veículo proporciona aos seus
ocupantes ótima luminosidade, que se torna excepcional com o teto solar, que aumenta a área
envidraçada para 4,32 m2.
Com uma ampla lista de equipamentos, o modelo conta com itens como novas rodas de 17
polegadas com design esportivo, ar-condicionado digital Bi-Zone, bancos de couro, teto solar
elétrico, sistema de navegação WIP Nav, controle de estabilidade e faróis direcionais bi-xenon.
Fazem parte ainda da lista de série retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatíveis
eletricamente, retrovisor interno eletrocrômico, acendimento automático dos faróis, limpador do
para-brisa automático + iluminação de “boas-vindas” externa + follow me home automático, faróis
de neblina dianteiros, travamento automático das portas, direção eletro-hidráulica, regulagem do
volante em altura e profundidade, vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas
quatro portas, bancos traseiros rebatíveis 1/3 - 2/3 com apoio de braço central e porta-objetos.
UM ELEVADO NÍVEL DE SEGURANÇA
A estrutura rígida do 408 Griffe THP, associada a eficientes meios de retenção (seis airbags)
garantem proteção exemplar do modelo, que é equipado com sistema ABS (Bosh 8.1), repartição
eletrônica de frenagem (REF) e ajuda à frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático
do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo.
O ESP (Eletronic Stability Program) de última geração detecta e corrige riscos de perda de aderência
em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios
e o acelerador. O equipamento acrescenta a essas funções um sistema de antipatinagem (ASR) e
controle de estabilidade (CDS). Ele pode ser desconectado, para garantir uma certa motricidade em
situações delicadas, voltando a se conectar automaticamente acima de 50 km/h.
TECNOLOGIA A SERVIÇO DO CONDUTOR
No Peugeot 408, o motorista tem à disposição tecnologias e equipamentos modernos de auxílio à
condução, como: sistema de navegação perfeitamente integrada ao veículo, sensor de
estacionamento dianteiro e traseiro e limitador de velocidade variável associado ao regulador de
velocidade.
Estão ainda disponíveis outras funções. Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva
indexado à velocidade do veículo, rádio-CD RD4 acoplado ao USB Box com as funções Bluetooth e
viva-voz e streaming de áudio estão entre elas.
O 408 Griffe THP vem equipado com o motor 1.6l THP (Turbo High Pressure), um conjunto motriz
extremamente moderno e tecnológico. Desenvolvido em cooperação com a BMW, o motor é
fabricado em bloco de alumínio e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão
variável e balancins roletados.
O motor THP é alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina que desenvolve 165
cavalos de potência a 6.000 rpm. Com torque máximo de 24,5 mkgf disponível a incríveis 1.400 rpm,
oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade.
Acoplada a essa motorização encontra-se a caixa automática sequencial de seis velocidades.
Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave
troca de marchas, contribuindo em boa parte ao prazer de condução proporcionado pelo 408.
Com conversor de torque pilotado, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o
motor e a caixa, gerando o efeito de "freio motor". Assim, o condutor tem a mesma sensação de um
carro equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo
motor. Dessa forma, há maior economia dos freios e de combustível, visto que a injeção, nessa
condição, não joga uma gota sequer de gasolina para ser queimada.
O resultado da união de todos esses elementos (motorização THP, caixa automática sequencial de
seis velocidades, amplo espaço interno, acabamento superior e lista generosa de equipamentos de
conforto e de segurança) garante uma dirigibilidade incomparável, digna do DNA PEUGEOT.
Fonte: Assessoria de Imprensa Peugeot.
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