sábado, 29 de novembro de 2014

PEUGEOT 308: séries especiais dinamizam ainda mais o modelo



Referência entre os hatchbacks médios, o veículo da PEUGEOT chega ao Salão do Automóvel em
duas séries especias: Roland Garros e a inédita Quiksilver. O estande da Marca ainda abriga a
versão topo de gama Griffe THP.

Concebida para um consumidor bastante exigente, a série especial Roland Garros é um dos
expoentes da linha 308 nesta edição do evento. Limitada a 250 unidades, mantém intacta a
personalidade esportiva do modelo, porém excede sua sofisticação ao apresentar ainda mais
equipamentos e detalhes exclusivos que a versão topo de gama, a Griffe THP, também em
exposição no Salão do Automóvel.

Entre esses itens estão os faróis de máscara negra e rodas diamantadas exclusivas de 17 polegadas.
Nas portas dianteiras, fica visível o monograma da série especial. Além do logotipo oficial do
campeonato de tênis bordado no encosto dos assentos e aplicado na carroceria, o hatch conserva o
charme da primeira edição dessa série com os bancos em couro na cor cinza claro, os carpetes
bordados com a identificação visual do torneio e com a capa cromada dos retrovisores externos.

O estilo inconfundível do modelo é marcado pelas luzes diurnas em LEDs, faróis de neblina e o teto
panorâmico de vidro, que proporciona luminosidade e ampla visibilidade aos ocupantes. Com
volante esportivo revestido em couro e ar-condicionado automático digital Bi-zone, o 308 Roland
Garros dispõe de vasta tecnologia e equipamentos de auxílio à condução de última geração. É o
caso, em especial, do sistema de navegação WIP Nav. Perfeitamente integrado ao veículo em
termos de estilo, oferece inúmeras funcionalidades:

· Tela multifunções colorida de 7 polegadas (resolução de 480 x 234 pixels), inclinável em três
posições, a fim de proporcionar o melhor ângulo de visão ao condutor, e oferece um modo
de visualização em perspectiva (birdview). Para preservar a perfeita integração com as linhas
do painel de instrumentos, o equipamento é retrátil eletricamente e inédito no mercado sulamericano
para o seu segmento;

Sistema de som WIP Sound Radio CD Player MP3, com WIP Plug e WIP Bluetooth:
· Tocador de CD com leitura de arquivos MP3;
· Uma entrada USB (WIP Plug) situada no console central que permite conexão a qualquer
tipo de câmera digital ou sistema de áudio e vídeo móvel;
· Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta
característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela do carro.

O 308 Roland Garros se destaca também em relação a segurança, pois chega equipado com:
· seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina);
· controles eletrônicos de tração (ASR) e estabilidade (ESP) de última geração, que detecta e
corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e
pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador;
· sistema de frenagem anti-travamento (ABS) com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e
auxílio a frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em
caso de forte desaceleração completa este dispositivo;
· sensor de estacionamento traseiro.

MOTOR THP: AINDA MAIS FORÇA
Assim como o 308 Griffe THP, a série especial Roland Garros utiliza um conjunto motriz
extremamente moderno e tecnológico. Desenvolvido em cooperação com a BMW, é fabricado em
bloco de alumínio e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e
balancins roletados. Esse motor é alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina que
desenvolve 165 cv de potência a 6.000 rpm. Com torque máximo de 24,5 mkgf disponível a incríveis
1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade.

A ótima performance desse propulsor deve-se ao desenvolvimento de diversos componentes com o
propósito de redução de atrito, gerando, assim, economia de combustível e baixíssima emissão de
poluentes na atmosfera. O alternador, a bomba de óleo, a turbina do motor, a válvula termostática,
a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão são pilotados, ou seja, comandados segundo
uma estratégia definida eletronicamente pelo módulo da injeção eletrônica. Isso permite um
controle muito mais preciso de seu funcionamento, sem perda de energia comum nos motores
convencionais.

As folgas internas neste tipo de motor também são muito pequenas comparadas aos demais
propulsores. Elas só são conseguidas porque em sua fabricação são utilizados maquinários
modernos e de excelente padrão de usinagem, que gera uma durabilidade maior ao longo do tempo.

CÂMBIO AUTOMÁTICO SEQUENCIAL DE SEIS MARCHAS
Acoplada a essa motorização encontra-se a caixa automática sequencial de seis velocidades.
Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave
troca de marchas, contribuindo em boa parte ao prazer de condução proporcionado pelo 308.

Com conversor de torque pilotado, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o
motor e a caixa, gerando o efeito de "freio motor". Assim, o condutor tem a mesma sensação de um
carro equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo
motor. Dessa forma, há maior economia dos freios e de combustível, visto que a injeção, nessa
condição, não joga uma gota sequer de gasolina para ser queimada.

308 QUIKSILVER: UMA SÉRIE ESPECIAL INÉDITA
A parceria de sucesso com a Quiksilver, iniciada em 2002, estendeu seus limites e agora chega ao
PEUGEOT 308. Com o objetivo de aproximar ainda mais o modelo do público jovem, a série especial traz um estilo externo mais esportivo e uma oferta de equipamentos ampliada em relação à versão de entrada de gama. Prevista inicialmente para 600 unidades, o 308 Quiksilver chegará à rede de concessionárias da Marca até o fim do ano unicamente na cor branco banquise (especial).

A série especial apresenta faróis de máscara negra, base e capa dos retrovisores externos na cor
preta e rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas. O teto tem um envelopamento em preto
brilhante que garante um efeito de “prolongamento” do teto panorâmico de vidro até a junção com
a tampa do porta-malas. Finalmente, as portas dianteiras e a tampa do porta-malas possuem o
monograma da série especial.

No interior, o volante recebe couro como revestimento com detalhe em alumínio e o encosto dos
assentos dianteiros, o monograma da Quiksilver bordado no tecido. Os carpetes têm a mesma
identificação visual da marca de surfwear. O 308 Quiksilver ainda oferece aos ocupantes a
comodidade do ar-condicionado digital Bi-zone com difusor para os passageiros de trás.

Fonte: Assessoria de Imprensa Peugeot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário