A Volvo apresentou em seu estande na Fenatran o primeiro caminhão movido a GNL (Gás Natural
Liquefeito) e a diesel que está sendo testado no Brasil. O caminhão, um FM
460cv importado da Suécia, é movido com aproximadamente 70% de GNL e o restante a diesel.
“Esta é uma tecnologia viável. Os primeiros caminhões movidos a GNL fabricados pela Volvo
já estão circulando com sucesso na Europa e nos Estados Unidos. O gás
liquefeito é uma importante alternativa para os atuais combustíveis”, declara Sérgio Gomes, diretor de estratégia de
caminhões do Grupo Volvo América Latina. “Respeito
ao meio ambiente é um dos valores essenciais da marca e estamos sempre
trabalhando para desenvolver veículos que produzam o menor impacto ao meio
ambiente”, destaca Gomes.
No
Brasil, os testes com o caminhão iniciaram em fevereiro ano de 2013 em parceria com a White Martins, empresa líder na produção e comercialização de
gases industriais e medicinais e a primeira no país a liquefazer o gás natural
por meio do consórcio formado pela White Martins, GásLocal e Petrobras.
“Com este projeto mantemos nosso compromisso de
trazer ao transportador brasileiro o que há de mais avançado em tecnologia de
transporte”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de
caminhões da Volvo no Brasil.
A Volvo é a primeira
montadora de caminhões a adotar esta tecnologia. O modelo diesel-GNL oferece o
mesmo nível de confiabilidade operacional aos caminhões que o motor diesel
convencional. A dirigibilidade também é similar. E, caso o gás acabe, o sistema
automaticamente passa para o diesel. O motorista é então alertado por uma luz
que acende no painel de instrumentos.
A produção seriada de
caminhões movidos a GNL começou na Suécia no segundo semestre de 2012, e os
primeiros veículos com a nova tecnologia já circulam na Europa e nos Estados
Unidos. Além do Brasil, o modelo também está sendo testado na Ásia.
O GNL é obtido por
meio da liquefação do gás natural a uma temperatura de -162º. O gás em estado
liquefeito permite armazenar mais combustível no tanque em comparação ao Gás
Natural Veícular (GNV) e é uma alternativa importante de combustíveis menos
poluentes.
O caminhão também
pode rodar usando apenas diesel, porém, sem os mesmos ganhos ambientais e
econômicos oferecidos pelo gás natural. A tecnologia do motor é baseada no motor
diesel convencional equipado com injetores para gás, um tanque criogênico com um
isolamento térmico de altíssima eficiência que mantém o gás liquefeito e resfriado a -135 graus
Celsius, e um conversor catalítico. O
diesel entra em ação no momento da ignição da combustão e o restante da
potência é garantida pelo GNL.
Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo.
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