·
Lançamento: Axor 3131 6x4 com
câmbio Mercedes ComfortShift semi
automatizado e PBT de 31,5 toneladas, em versões Basculante,
Betoneira e Plataforma, para severas operações fora de estrada
·
Eixos traseiros Mercedes-Benz sem
redução nos cubos, também para as versões rodoviárias 6x2 e 6x4, maximizam a
economia de combustível
·
Lançamento:
Axor 1933 e 2533 estão disponíveis com câmbio automatizado Mercedes PowerShift sem
anéis sincronizadores e pedal de embreagem e com novas funções EcoRoll e Power Mode – inédito no segmento
·
Lançamento: Axor
6x2 rodoviário com nova distância entreeixos de 3.100 mm, ideal para semirreboques
longos
·
Linha Axor rodoviária passa a oferecer
suspensão pneumática no chassi nas versões 4x2, 6x2 e 6x4
·
Interior totalmente renovado passa a
equipar toda a linha Axor, proporcionando alto nível de conforto e bem-estar a
bordo
·
Exclusividade: Cama king size como item opcional,
maximizando o conforto para descanso.
Reconhecidos no
mercado pelo reduzido custo operacional, excelente produtividade, ampla disponibilidade
para o transporte rodoviário de carga em curtas, médias e longas distâncias,
bem como para as severas aplicações fora de estrada, os caminhões extrapesados
Axor da Mercedes-Benz passam a agregar ainda mais valor para os clientes. Novos
modelos, versões e aprimoramentos proporcionam muito mais conforto, economia, robustez
e resistência, resultando em um baixo custo operacional e maior produtividade.
Na Fenatran 2013 – 19º
Salão Internacional do Transporte, a Mercedes-Benz apresenta o novo Axor 3131
6x4 fora de estrada; o Axor 1933 com câmbio automatizado Mercedes PowerShift
(também disponível para o Axor 2533), além da suspensão pneumática do chassi
(opcional) para versões rodoviárias, da
nova geração de eixos traseiros sem redução nos cubos e interior totalmente renovado, entre outras atrações. Maior feira do setor
no Brasil e América Latina, o evento será realizado, de 28 de outubro a 1º de
novembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Mercedes-Benz oferece solução
completa para os clientes
De acordo com Joachim Maier, vice-presidente de Vendas e Marketing da
Mercedes-Benz do Brasil, a marca é
provedora de soluções completas para os transportadores de cargas e de
passageiros. “Nosso cliente sente a excelência do atendimento
Mercedes-Benz logo na aquisição do seu veículo, quando pode escolher o melhor
caminhão, ônibus e comercial leve, para as aplicações urbanas e rodoviárias,
bem como para operações fora de estrada a partir de uma ampla variedade de
modelos, característica marcante de nosso portifolio de produtos, que é o maior
do País”,
diz ele.
O executivo também destaca a disponibilidade
da Empresa em desenvolver novos produtos e soluções adequadas para as condições
de rodagem do Brasil. “Nossos clientes sabem que podem encontrar entre os
veículos Mercedes-Benz um que seja ideal para sua atividade de trabalho.
Estamos sempre inovando e aprimorando nossos produtos com foco no cliente”.
“Além disso, para apoiar o
cliente em todos os momentos, a Mercedes-Benz atua em outras frentes,
oferecendo o mais completo pacote de serviços de pós-venda, o sistema de gestão
de frota FleetBoard e a mais recente novidade, a SelecTrucks, estrutura de
negócios para caminhões seminovos, alternativa crescente no mercado para compra
e venda de usados”, ressalta o executivo. Segundo Maier, os lançamentos e novidades de
produtos e serviços expostos na Fenatran comprovam a força da Mercedes-Benz,
que há 57 anos contribui para a evolução dos meios de transporte do Brasil, por
meio de soluções eficientes e rentáveis, com qualidade e confiabilidade.
Mercedes-Benz amplia e aprimora
a linha de extrapesados Axor
“Os novos caminhões extrapesados Axor combinam perfeitamente força,
extrema robustez e resistência com alto nível de conforto e economia”, afirma
Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do
Brasil. “Isso resulta em elevado padrão de desempenho e produtividade,
assegurando a rentabilidade para os clientes”.
Além do Axor 3131 6x4, do câmbio automatizado Mercedes PowerShift para os
modelos Axor 1933 e 2533 e da introdução de suspensão traseira pneumática no
chassi e de novos eixos traseiros, a Mercedes-Benz apresentará na Fenatran uma
série de outras inovações em conforto e economia. Entre elas incluem-se a suspensão a ar nas cabinas
leito, interior totalmente renovado, nova cama king size, novo banco do motorista, nova distância entreeixos de 3.100
mm para as versões rodoviárias 6x2, inclusão das funções EcoRoll e Power Mode no
câmbio automatizado Mercedes PowerShift e
o câmbio semi-automatizado Mercedes ComfortShift para o Axor 3131.
Suspensão traseira
pneumática oferece maior conforto e versatilidade nas aplicações
A partir do primeiro trimestre de 2014, a suspensão traseira pneumática
do chassi passa a ser oferecida, como opcional, para todos os caminhões
extrapesados Axor rodoviários 4x2, 6x2 e 6x4. Graças à nova suspensão de 4
bolsas de ar por eixo, a preservação da carga é assegurada devido à melhor
absorção das irregularidades das vias. Os benefícios também se estendem ao
motorista, que perceberá um notável incremento no conforto ao rodar, além da
facilidade de engate do semirreboque por meio da regulagem de altura do chassis.
Além disso a nova suspensão pneumática se destaca por sua robustez construtiva.
Essa configuração de suspensão é especialmente adequada para o transporte
de cargas sensíveis, resultando também numa redução do peso próprio do caminhão.
Com isso, o cliente pode transportar mais carga por viagem.
Câmbio automatizado Mercedes PowerShift com novas funções EcoRoll e Power Mode
A partir do 1º trimestre de 2014, o câmbio totalmente automatizado
Mercedes PowerShift G-241 de 16 marchas, sem pedal de embreagem, sem anéis
sincoronizadores e com última marcha
direta, estará disponível para os modelos Axor 1933 e 2533, solução inédita no
segmento. Com essa novidade, toda a linha rodoviária do Axor passa a contar com
todo o conforto, praticidade e economia proporcionados pelo câmbio automatizado
da marca.
O Mercedes PowerShift traz como novidade o EcoRoll. Esta função inteligente coloca a transmissão do veículo em “neutro” de forma
segura e controlada, procedimento que é executado
sem a intervenção do motorista. Graças ao EcoRoll é possível
obter uma significativa redução no consumo de combustível.
Adicionalmente, o motorista tem a opção de acionar o modo Power, que, durante 10 minutos, libera
mais rotação do motor para facilitar as ultrapassagens ou para vencer aclives
íngremes.
Juntamente com a
função EcoRoll, a estratégia de troca
de marchas foi aprimorada em todas as caixas automatizadas, a fim de
proporcionar melhor desempenho e maior economia de combustível.
Exclusividade da marca, o Mercedes PowerShift é um câmbio mecânico com
acionamento automatizado, sem pedal de embreagem. Pode ser operado no modo
automático ou manual, dependendo da preferência do condutor do caminhão. A
manopla do sistema Mercedes PowerShift está localizada num console rebatível
junto ao apoio de braço do banco do motorista.
O avançado câmbio PowerShift realiza os engates de forma rápida e suave,
aumentando significativamente o conforto de operação para o motorista. Além
disso, contribui para a otimização do consumo de combustível e tem potencial
para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas numa frota de
caminhões, fazendo com que a média de consumo da frota melhore
significativamente.
Eixos traseiros
Mercedes-Benz sem redução nos cubos proporcionam maior economia de combustível nas
operações rodoviárias
A partir do 1º trimestre de 2014, a Mercedes-Benz passa a disponibilizar
eixos traseiros sem redução nos cubos também para as versões 6x2 e 6x4 da linha
Axor de caminhões rodoviários. Isso aumenta a versatilidade da família Axor na
oferta de soluções focadas no transporte rodoviário de longas distâncias, atendendo
plenamente às configurações de semirreboques de 3 eixos convencionais e
distanciados com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 48,5 a 53 toneladas,
bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas.
Com a introdução desses eixos, os cavalos-mecânicos Axor 2536, 2541 e
2544 passam a ser equipados com a transmissão Mercedes PowerShift G-281 de 12 marchas com última marcha direta.
Já o Axor 2641 e o 2644 receberão o câmbio Mercedes PowerShift G-330 de 12
marchas, ambos com toda inteligência voltada a economia e facilidade e conforto
na operação.
O principal benefício da utilização dos eixos sem redução nos cubos é a
melhora no rendimento mecânico, o que resulta em menor consumo de combustível, proporcionando
maior rentabilidade aos clientes. Nos Axor 6x2 estarão disponíveis os eixos HL6
e HL8 e para os Axor 6x4 rodoviários, os eixos HD6/HL6.
Os consagrados eixos traseiros com redução nos cubos, os Mercedes-Benz
HL-7 e HD-7/HL-7, continuam sendo oferecidos para toda a linha Axor.
Com as inovações aplicadas ao Axor 2544, por exemplo, pode-se alcançar
redução no consumo de combustível de até 6%. Some-se a isso a redução já propiciada
pela tecnologia BlueTec 5 da Mercedes-Benz, que também chega até 6%, ampliando
ainda mais os benefícios para os clientes.
Novo entreeixos de 3.100 mm para semirreboques longos
Visando a adequação dos caminhões Axor a aplicações
que utilizam semirreboques longos, a Mercedes-Benz oferecerá o entreeixos de
3.100 mm para os cavalos-mecânicos Axor 2536, 2541 e 2544, com tração 6x2, a partir de janeiro de
2014. Essa versão de entreeixos estará disponível apenas na configuração com
suspensão pneumática no chassi.
Com essa medida, a Mercedes-Benz aumenta a versatilidade dos seus
produtos, atendendo às mais variadas aplicações no mercado.
Cabinas leito recebem
suspensão pneumática
Outra destacada novidade da Mercedes-Benz para os seus clientes é a
introdução da suspensão pneumática na cabina, lançada este ano para as cabinas
leito dos caminhões extrapesados Axor rodoviários 4x2, 6x2 e 6x4 com motor OM
457. Este sistema amplia notavelmente o conforto e o bem-estar a bordo,
proporcionando maior satisfação ao motorista e maior produtividade no dia a dia
de trabalho. Além disso, reafirma a posição do Axor como um dos caminhões mais
completos do País.
O significativo aumento de conforto do caminhão é proporcionado pela
completa renovação da suspensão da cabina, que passou a ser composta por quatro
bolsas pneumáticas, em substituição às molas helicoidais, que continuam
disponíveis como item opcional.
A suspensão pneumática da cabina propicia uma melhor absorção e
amortecimento dos impactos causados pelas irregularidades das vias. Além disso,
isola as vibrações e minimiza os solavancos provocados pelos desníveis da
estrada, o que torna a tarefa de dirigir muito mais agradável e segura. Esse
elevado conforto naturalmente leva a uma maior satisfação e, consequentemente,
à maior produtividade do motorista.
Novo interior da cabina
propicia mais comodidade a bordo
Outra importante novidade dos caminhões Axor é o novo revestimento
interno aplicado no teto, nas laterais e na parede traseira da cabina, muito
mais elegante e agradável ao tato. A praticidade de limpeza não foi
sacrificada, pois os revestimentos podem ser limpos facilmente com pano úmido,
conservando sempre o seu aspecto.
Os clientes ainda podem optar por um novo revestimento em vinil, que
mantém a praticidade atual de limpeza. Juntamente com os novos revestimentos, os
tapetes mais densos proporcionam maior absorção de ruídos e melhor isolamento
acústico.
Os novos revestimentos internos em tecido já estão disponíveis para as
versões rodoviárias. Em vinil, estarão disponíveis a partir de janeiro de 2014,
equipando as versões fora de estrada e também disponíveis como opcional para as
rodoviárias.
Destaque ainda para outros itens de conforto e praticidade, como os novos
porta-objetos, porta-óculos, para-sol nas portas do motorista e do
acompanhante, cabideiro, toalheiro e iluminação aprimorada, que tornam o
ambiente interno ainda mais produtivo para o trabalho e mais aconchegante para
o descanso. Ou seja, o bem-estar a bordo foi sensivelmente aprimorado,
aumentando a satisfação do motorista.
Novos bancos e cama ampliam
notavelmente o nível de conforto
O banco pneumático do motorista foi reprojetado e está mais ergonômico,
contando com novas costuras e espuma de alta densidade, tendo recebido também
novas regulagens, como ajuste no sistema de amortecimento horizontal e
vertical. A altura do assento do banco foi reduzida em 30 mm, favorecendo a
ergonomia para pessoas de baixa estatura, sem prejudicar os demais individuos.
Tudo isso faz com que a condução do veículo fique muito mais agradável e
confortável, aumentando significativamente a produtividade do motorista.
Após sua jornada de trabalho, o motorista pode desfrutar da nova cama,
com novo tecido e espuma de maior densidade, que proporciona maior conforto
para suas horas de descanso. O colchão agora é removível e o seu revestimento além
de removível é também lavável, facilitando a limpeza.
Cama king size é a maior do mercado, maximizando o conforto para descanso
Pensando em aumentar ainda mais o conforto oferecido pelas camas das
cabinas leito da linha Axor, a Mercedes-Benz passou a disponibilizar a versão king size. Essa novidade, praticamente
uma cama dupla, assegura excelente nível de comodidade, graças ao maior espaço
disponível (0,5 metro a mais na largura), propiciando períodos revigorantes de
descanso e ótimas noites de sono para o motorista, deixando-o pronto para uma
viagem produtiva e segura. Trata-se de uma exclusividade da marca
Mercedes-Benz.
FleetBoard reduz os custos
operacionais para os clientes
Os caminhões
extrapesados das famílias Axor e Actros já saem de fábrica preparados para o
sistema de gestão de frota FleetBoard, serviço que passará a ser disponível
para todos os veículos da marca a partir de 2014.
Tecnologia da Mercedes-Benz,
essa avançada solução tecnológica propicia uma redução nos custos operacionais,
considerando consumo de combustível e manutenções. A telemática possibilita
ainda diagnóstico remoto de falhas, manutenção preventiva e análise do
comportamento do motorista ao volante.
NOVO AXOR 3131 6x4 fora de estrada
Força, robustez e
resistência nas operações fora de estrada
Aprimorando cada vez mais o leque de soluções que oferece para o
transporte de cargas, produtos e matéria-prima, a Mercedes-Benz traz para o
mercado o extrapesado Axor 3131 com tração 6x4, câmbio Mercedes ComforShift
semi automatizado com pedal da embreagem e
Retarder Voith 115 HV opcional. Oferecido
nas versões Basculante, Betoneira e Plataforma, este novo caminhão foi
especialmente desenvolvido para severas
operações fora de estrada da agroindústria canavieira e madeireira, mineração,
construção civil e obras de infraestrutura, caracterizadas por locais
sem pavimentação, pistas de terra e cascalho, topografia irregular e grandes
aclives e declives.
“O Axor 3131 é o sucessor do 2831, reconhecido pela força, robustez e
resistência para o trabalho pesado, ganhando ainda mais capacidade de carga,
graças à elevação do seu PBT para 31.500 kg”, afirma Gilson Mansur. “Dessa
forma, ele transporta mais carga por viagem, aumentando a produtividade e,
consequentemente, a rentabilidade para o cliente”.
A fim de oferecer amplas possibilidades de
escolha para os clientes, a versão basculante é indicada para transporte de pedras, areia e brita. Já a betoneira
é ideal para produção de concreto,
enquanto a versão plataforma é utilizada para bombas de concreto, plantio e colheita de
cana-de-açúcar, madeira de reflorestamento e serviços de apoio no campo, entre
outras aplicações.
Câmbio semi-automatizado ComfortShift facilita a dirigibilidade
O
Axor 3131 vem equipado com o já conhecido e consagrado câmbio semi-automatizado
Mercedes ComfortShift G-211 de 16 marchas com pedal da embreagem. Disponível
para outros caminhões extrapesados Axor fora de estrada, o acionamento para
troca de marchas é feito por um conjunto de válvulas eletropenumáticas
controladas eletronicamente, não existindo ligação mecânica entre a alavanca
seletora de marchas e o câmbio.
Em
vez da alavanca de mudanças de marcha, o ComfortShift utiliza um “joystick”. Os
engates são eletronicamente selecionados e a marcha escolhida é engrenada assim
que o motorista pressiona o pedal da embreagem. Este câmbio possui um sistema
de segurança que protege o motor, a embreagem e a transmissão contra situações
extremas de rotação e torque.
A
marcha engrenada é mostrada no display do painel de instrumentos e, em casos de
emergência, é possível o engate da marcha à ré, neutro, 2ª e 5ª marchas por
meio de um botão seletor.
O motor Mercedes-Benz OM 926 LA com a exclusiva tecnologia BlueTec 5 (potência
de 310 cv a 2.200 rpm e torque de 1.200 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm) atende com
folga às demandas dos setores canavieiro, madeireiro, mineração e construção
civil, que necessitam principalmente de velocidades operacionais mais elevadas
e maior capacidade de subida.
Eixos traseiros reforçados oferecem alta resistência e durabilidade
O Axor 3131 destaca-se pelos eixos traseiros Mercedes-Benz HD-7/HL-7, com
redução nos cubos de roda, reforçados, com capacidade técnica para 13 toneladas
cada um. Consagrado no mercado por sua resistência e durabilidade, este
conjunto de eixos traseiros é o mesmo utilizado em caminhões Axor fora de estrada
com maior capacidade de carga, como os modelos 3341, 3344, 4141 e 4144, todos
também com tração 6x4.
Os eixos traseiros contam com redução nos cubos, bloqueio transversal e
longitudinal do diferencial, suspensão tandem com molas, amortecedores e barra
estabilizadora. Isso resulta em maior estabilidade e melhor aderência nos pisos
irregulares, mesmo em condições desfavoráveis à tração.
Conforto e segurança
aumentam a produtividade do motorista
O Axor 3131 tem como opcional o Retarder Voith R 115 HV, ítem importante
para a segurança, produtividade e redução de custo operacional para as
operações fora de estrada que operam em trechos ingrimes. O Axor 3131 é ideal
para operações em locais de difícil acesso, oferecendo melhor manobrabilidade e
visibilidade. Ar condicionado é um item de série no caminhão, ampliando ainda
mais o conforto a bordo, com o motorista podendo trabalhar com a cabina
fechada, livre de poeira e com menor interferência dos ruídos externos.
No interior da cabina,
além do novo revestimento em vinil, também estão disponíveis itens que oferecem
praticidade para o motorista, como porta-óculos, para-sol nas portas do
motorista e do acompanhante, cabideiro, nova iluminação e novos porta-objetos. Com
isso, esse Axor proporciona excelente ergonomia e ampla comodidade.
O banco pneumático do motorista foi reprojetado e está mais ergonômico,
contando com novas costuras, espuma de alta densidade e novas regulagens, como
ajuste no sistema de amortecimento horizontal e vertical. A altura do assento
do banco foi reduzida em 30 mm, favorecendo a ergonomia para pessoas de baixa
estatura, sem prejudicar os demais indivíduos. Tudo isso faz com que a condução
do veículo fique muito mais agradável e confortável, aumentando
significativamente a produtividade do motorista.
Extremamente prático e
funcional, o painel de instrumentos traz funções que auxiliam o condutor a
operar o veículo de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação
do consumo de combustível instantâneo do veículo e do Econômetro, faixa verde
variável no contagiros que indica ao motorista a melhor rotação de trabalho do
motor para o menor consumo de combustível.
Para maior segurança, o Axor 3131 sai de fábrica equipado com freio ABS,
exclusivo freio-motor Top Brake e freios a tambor. Como opcional, pode receber
o retarder, disponível a partir do 1º trimestre de 2014, sistema hidrodinâmico acoplado à
caixa de mudanças que proporciona significativo aumento na potência de
frenagem, ampliando os níveis de segurança e garantindo maior eficiência e
menor desgaste dos componentes do sistema de freio de serviço.
Linha
Axor
Modelo
|
Motor
|
CMT
(kg)
|
Entreeixos
(mm)
|
1933
S/LS
|
OM
926 LA BlueTec5
326 cv @ 2.200 rpm
1.300 Nm @ 1.200-1.600 rpm
|
48.300
|
3.600
|
2533
P/L 6x2
|
OM
926 LA BlueTec5
326 cv @ 2.200 rpm
1.300 Nm @ 1.200-1.600 rpm
|
26.100 (PBT)
48.300
|
4.800
|
2036
S/LS
|
OM
457 LA BlueTec5
360 cv @ 1.900 rpm
1.850 Nm @ 1.100 rpm
|
Eixo tras HL6: 50.000 Eixo tras. HL7:
80.000
|
3.600
|
2041
S/LS
|
OM
457 LA BlueTec5
401 cv @ 1.900 rpm
2.000
Nm @ 1.100 rpm
|
Eixo tras HL6:
50.000
Eixo tras. HL7:
80.000
|
3.600
|
2536
S/LS
6x2
|
OM
457 LA BlueTec5
360 cv @ 1.900 rpm
1.850 Nm @ 1.100 rpm
|
Eixo tras HL6 50.000
Eixo tras. HL8
60.000
Eixo tras. HL7
80.000
|
3.100/3.600
|
2541
S/LS
6x2
|
OM
457 LA BlueTec5
401 cv @ 1.900 rpm
2.000 Nm @ 1.100 rpm
|
Eixo tras HL6 50.000
Eixo tras. HL8
60.000
Eixo tras. HL7
80.000
|
3.100/3.600
|
2544
S/LS
6x2
|
OM
457 LA BlueTec5
439 cv @ 1.900 rpm
2.150 Nm@ 1.100 rpm
|
Eixo tras HL6 50.000
Eixo tras. HL8
60.000
Eixo tras. HL7
80.000
|
3.100/3.600
|
2641
S/LS
6x4
|
OM
457 LA BlueTec5
401 cv @ 1.900 rpm
2.000 Nm @ 1.100 rpm
|
Eixo tras HD 6 / HD 7
80.000
|
3.300 / 3.600
|
2644
S/LS
6x4
|
OM
457 LA BlueTec5
439 cv @ 1.900 rpm
2.150 Nm @ 1.100 rpm
|
Eixo tras HD 6 / HD 7
80.000
|
3.300 / 3.600
|
3131
P/K/B
6x4
|
OM
926 LA BlueTec5
310 cv @ 2.200 rpm
1.200 Nm@1.200-1.600 rpm
|
63.000
|
4.800 (P) / 3.600 (K/B) +
|
3341
P/K/S
6x4
|
OM
457 LA BlueTec5
401 cv @ 1.900 rpm
2.000 Nm @ 1.100 rpm
|
123.000
|
4.800 (P) / 3.300 (K/S
|
3344
P/K/S
6x4
|
OM
457 LA BlueTec5
439 cv @ 1.900 rpm
2.150 Nm @ 1.100 rpm
|
123.000
|
4.800 (P) / 3.300 (K/S)
|
4141
K
6x4
|
OM
457 LA BlueTec5
401 cv @ 1.900 rpm
2.000 Nm @ 1.100 rpm
|
123.000
|
3.300
|
4144
K
6x4
|
OM
457 LA BlueTec5
439 cv @ 1.900 rpm
2.150 Nm @ 1.100 rpm
|
123.000
|
3.300
|
P = Plataforma, K = Basculante, B = Betoneira, S =
Cavalo-Mecânico LS- Cavalo Mecanico com Suspensão Pneumática L = Plataforma com Suspensão Penumática
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz.
Acompanhe a cobertura fotográfica no Flickr do
Paredinha: http://www.flickr.com/photos/paredinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário