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Mais recente novidade dessa família de
caminhões Mercedes-Benz, o semipesado Atron 1719 4x2, com cabina avançada, chegou
ao mercado nas versões Bebida, Basculante e Plataforma
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Freio ABS de série e disponibilidade
de FleetBoard são novidades dos caminhões Atron para 2014
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Linha Atron é reconhecida no mercado por
sua excelente relação custo/benefício, robustez, simplicidade e resistência
para o severo trabalho de distribuição de mercadorias e transporte de cargas
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Além das cabinas avançadas, a
Mercedes-Benz mantém a tradição da oferta de caminhões Atron “bicudos”,
atendendo à preferência dos clientes
Os caminhões médios, semipesados e
extrapesados da família Atron da Mercedes-Benz são legítimos representantes da
tradição da marca no fornecimento de veículos robustos, fortes, econômicos e
com reduzido custo operacional. Eles atendem a múltiplas aplicações e oferecem
o essencial para realizar o trabalho de maneira eficiente, com máxima
disponibilidade.
Na
Fenatran, a linha Atron ganha destaque com a exposição do Atron
1719 4x2, semipesado lançado recentemente nas versões Bebidas, Plataforma e
Basculante. A Fenatran – 19º Salão
Internacional do Transporte é a maior feira do setor no Brasil e América Latina
e será realizada, entre 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque Anhembi, em
São Paulo.
Além de aumentar as opções de escolha para os
clientes, o Atron 1719 assegura vantagens típicas de um caminhão Atron, como
força, robustez, simplicidade e
resistência para o severo trabalho do transporte urbano de cargas e
mercadorias.
“Esse novo caminhão Atron destaca-se também pela
avançada tecnologia BlueTec 5, que propicia baixo índice de emissões, reduzido
consumo de combustível e maiores intervalos para troca de óleo, resultando em
menor custo operacional e maior rentabilidade para os clientes”, afirma Gilson
Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “A
versatilidade de aplicação é mais uma grande vantagem do Atron 1719, incrementando
a abrangente oferta de soluções da marca para as mais variadas atividades da
distribuição e do transporte de carga”.
Segundo o executivo, os atributos
do Atron agregam muito valor às operações dos clientes. Graças à consagrada
qualidade, confiabilidade e durabilidade, esses caminhões contam com ótimo
valor de revenda, potencializando a excelente relação custo/benefício do
produto.
Freio ABS e FleetBoard são novidades do Atron para 2014
A partir de 2014, a
Mercedes-Benz incorpora mais novidades e vantagens aos caminhões Atron. O freio
ABS passará a ser item de série, ampliando a eficiência de frenagem, evitando o
travamento das rodas proporcionando maior segurança e também contribuindo para
uma maior durabilidade dos componentes do sistema de freio.
No próximo ano, o sistema de gestão de frota
FleetBoard estará disponível para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz. Esta avançada solução tecnológica da própria marca propicia redução nos
custos operacionais, considerando o consumo de combustível e as manutenções. A
telemática possibilita ainda diagnóstico remoto de falhas, manutenção
preventiva e análise do comportamento do motorista ao volante.
Em três
diferentes versões, Atron 1719 destaca-se pela versatilidade
Duas das três versões
do Atron 1719 são vocacionadas: uma para uso na distribuição de bebidas e outra
para as necessidades de transporte no segmento de construção civil, como
basculante. A terceira, do tipo plataforma, é indicada para aplicações mais
abrangentes, podendo receber diversos tipos de implementos para a distribuição
urbana de carga e o transporte rodoviário, sendo os mais comuns o furgão de
alumínio (baú), a carroçaria aberta carga seca e o sider.
A versão plataforma do
Atron 1719 tem distância entreeixos de 4.830 mm, permitindo a instalação de
carroçarias de até 7,20 metros de comprimento. Esse mesmo entreeixos está
disponível na versão Bebidas, apta a receber carroçaria plana ou rebaixada para
10 paletes.
No caso da carroçaria
rebaixada para transporte de bebida, a Mercedes-Benz oferece o exclusivo “kit
bebidas”, especialmente desenvolvido para facilitar, agilizar e reduzir o custo
da implementação. Este kit é formado por dois cardans adicionais, chicote
elétrico, tubulação de combustível e tubulação pneumática alongadas. Além do
exclusivo kit, essa versão conta ainda com mola curta e reforçada na suspensão
traseira, ideal para a aplicação no transporte de bebidas com carroceria
rebaixada.
Com distância entreeixos
de 3.600 mm, o Atron 1719 basculante já sai de fábrica com tomada de força no
câmbio, sendo indicado para básculas de até 7 m³ para transporte de areia,
terra, pedra e cascalho, entre outros.
Todas as versões do Atron 1719 estão
aptas a receber o terceiro eixo, que é montado por implementadores especializados
do mercado, aumentando a capacidade de carga do veículo. Com isso, o Peso Bruto Total – PBT do caminhão, que é
de 16.500 kg na versão 4x2, chega a 23.000 kg na 6x2.
Trem-de-força Mercedes-Benz assegura robustez e
qualidade
O trem-de-força do
Atron 1719 é um destaque à parte, sendo totalmente formado por agregados da
própria marca Mercedes-Benz: motor OM 924 LA de 185 cv de potência, câmbio Mercedes-Benz
G-85 de 6 marchas e eixo traseiro
Mercedes-Benz HL-5 de
dupla velocidade. Este conjunto é reconhecido no
mercado pela força, robustez e harmonia.
Além de mais econômico e
ecológico, o motor OM 924 LA oferece força e excelente desempenho no transporte
de cargas. A elevada potência de 185 cv a 2.200 rpm assegura acelerações mais
rápidas e maiores velocidades médias. Já o torque de 700 Nm, entre 1.200 e
1.600 rpm, resulta em melhores arrancadas e retomadas de velocidade, agilizando
o transporte.
Outro grande benefício
derivado da tecnologia BlueTec 5 é que os motores da linha Atron têm intervalos
de troca de óleo ampliados, podendo chegar a
75.000 km, o que reduz os custos
operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão. Ou
seja, mais rentabilidade para o cliente.
O freio-motor Top
Brake é item de série nos caminhões Atron, oferecendo mais segurança, menor
consumo de combustível, maior velocidade média e maior durabilidade dos
componentes do sistema de freio e dos pneus.
Conforto e praticidade a bordo
O interior da cabina do
Atron 1719, bem como de todos os caminhões da linha Atron, destaca-se por sua
simplicidade e pelas novas cores nos revestimentos e bancos. Isso resulta num
aspecto visual moderno e contribui para um ambiente mais produtivo.
Com novo painel de
instrumentos, novo volante de melhor empunhadura, bancos confortáveis e ergonômicos,
o Atron proporciona praticidade para o dia a dia de trabalho. Destaque para a
chave com imobilizador, sistema que oferece uma proteção extra contra furtos e
proporciona segurança para o motorista, o veículo e a carga.
O painel de
instrumentos do Atron, com computador de bordo e tecla de navegação, tem design
clean e visão noturna facilitada pelo
uso de luz em tonalidade âmbar. Extremamente prático e
funcional, oferece melhor visualização e simplifica o uso pelo motorista. Além
disso, a moderna grafia realça a leitura dos dados e facilita a interpretação
das informações.
Outra vantagem muito
importante é que o painel traz funções que auxiliam o condutor a operar o
veículo de uma forma mais econômica, como, por exemplo, a indicação do consumo
de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l. O cavalo-mecânico Atron 1635 conta também com o
Econômetro, faixa verde variável que indica a rotação adequada para menor
consumo na condição de uso.
Ampliação do
portfólio da linha Atron
A chegada do semipesado
Atron 1719 4x2 ao mercado ampliou a oferta dessa família de caminhões
Mercedes-Benz. Dela também fazem parte o médio Atron 1319, o semipesado Atron
2324 6x2 e os extrapesados Atron 2729 6x4 e Atron 1635 4x2, este último na
versão cavalo-mecânico.
Além das cabinas avançadas para os modelos Atron
1719 e 2729, a
Mercedes-Benz mantém a tradição da oferta de
caminhões Atron “bicudos” para os modelos 1319, 2324 e 1635. Os “bicudos”
da marca têm uma imagem muito
forte no mercado brasileiro, desfrutando de grande preferência e confiança
junto aos clientes.
Os caminhões Atron são
indicados para curtas, médias e longas distâncias rodoviárias, para distribuição
e transporte urbano de cargas e também para as operações fora de estrada nos
setores da construção civil, mineração, madeira e cana-de-açúcar. Graças à
diversidade de modelos, a linha Atron oferece amplas opções de escolha para
empresas de transporte de carga ou de carga própria, bem como para os
caminhoneiros autônomos que buscam um caminhão robusto e com ótimo custo
operacional.
Linha Atron
Modelo
|
Motor
|
PBT técnico (kg)
|
Entreeixos
(mm)
|
1319
|
OM 924 LA BlueTec5
185 cv @ 2.200 rpm
700 Nm @
1.200-1.600 rpm
|
13.900
21.300
(3º eixo)
|
5.170
|
1719
Bebida/K/P
|
OM 924 LA BlueTec5
185 cv @ 2.200 rpm
700 Nm @
1.200-1.600 rpm
|
16.500
23.000
(3º eixo)
|
4.830/3.600
|
2324
6x2
|
OM 926 LA BlueTec5
238 cv @ 2.200 rpm
850 Nm @
1.200-1.600 rpm
|
23.000
|
5.170
|
2729 K/B/P 6x4
|
OM 926 LA BlueTec586 cv @
2.200 rpm1120Nm @1.200-1.600 rpm
|
26.500
45.100
(CMT)
|
3.600
(K e B)
4.830
(P)
|
1635 S
|
OM 457 LA BlueTec5
345 cv @ 1.900 rpm
1450 Nm @ 1.100 rpm
|
50.000
(CMT)
|
4.500
|
K = Basculante; B =
Betoneira; P = Plataforma; S = Cavalo-mecânico
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz
Acompanhe a cobertura fotográfica no Flickr do
Paredinha: http://www.flickr.com/photos/paredinha
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