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Com tração 8x8, robusto caminhão Actros 4160 AK SLT é indicado para
transporte de cargas indivisíveis.
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Actros SLT oferece a maior capacidade técnica de tração do mercado
brasileiro, 250 toneladas
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Novo caminhão reforça a imagem do Actros como o gigante em inteligência,
desempenho, conforto, segurança, robustez e, agora também em capacidade de
carga
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Eixos
traseiros Mercedes-Benz sem redução nos cubos para a versão rodoviária 6x4, maximizam a
economia de combustível
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Fabricado no Brasil, a linha Actros traz os caminhões mais completo do País, com alto padrão de
desempenho, segurança e bem-estar a bordo
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Actros SLT foi adquirido pela Megatranz, maior
empresa brasleira da América Latina no segmento de transporte terrestre de cargas com peso superior a 100 toneladas
A Mercedes-Benz reservou uma atração muito
especial para evidenciar a força de seus caminhões durante a Fenatran, o 19º Salão Internacional do Transporte, que será
realizado, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque de
Exposições do Anhembi, em São Paulo. No estande da marca, estará em evidência o gigante
extrapesado Actros 4160 AK SLT, com tração 8x8, indicado para o transporte de
cargas indivisíveis até 250 toneladas.
“Esse inédito caminhão
extrapesado evidencia ainda mais a imagem do Actros como o gigante em inteligência, desempenho,
conforto, segurança, robustez e, agora, também em capacidade de carga”, afirma Joachim Maier,
vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil. “Com
esse robusto e resistente veículo, reafirmamos a posição da nossa marca como
geradora de soluções para todas as demandas do mercado. O cliente sabe que pode
contar com o caminhão certo para cada atividade de transporte de sua empresa”.
O executivo
enfatiza que a chegada do Actros SLT, fabricado na Alemanha, reforça a presença
do Actros no País. “Com os já disponíveis modelos rodoviários 2546, 2646 e 2655
e com o off-road 4844, a família Actros está consolidada no Brasil, sendo fabricada na planta da Mercedes-Benz
em Juiz de Fora, MG, por brasileiros e para o mercado brasileiro”, diz ele. “Ou seja, aqui ou na
Alemanha, nós temos em nosso portfólio o produto ideal para cada necessidade dos
clientes”.
Actros SLT é destaque pelo
motor de alta potência de 598 cv e pela alta capacidade de tração
Na Fenatran, a imponência da linha Actros ganhará contornos
extraordinários, com a apresentação do Actros
4160 AK SLT, com motor Mercedes-Benz OM 502 LA V8 de 598 cv de potência a 1.800
rpm e torque de 2.800 Nm a 1.080 rpm. Com tração 8x8 e suspensão
a ar, esse caminhão tem Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 250 toneladas,
sendo especialmente concebido para o transporte pesado de cargas indivisíveis.
O Actros SLT recebeu os melhores componentes de uma
série de modelos da nova geração de caminhões Mercedes-Benz que combinados
formam a "jóia” da engenharia de caminhões. A Custom Tailored Trucks (CTT),
localizada na cidade de Molsheim na região da Alsácia e gerida pela fábrica de
caminhões de Wörth, é a responsável pelo desenvolvimento e produção do
SLT.
O câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift,
disponível para o Actros SLT, foi projetado para proporcionar alto torque,
possibilitando operar com cargas de até 250 toneladas.
O Actros SLT vem equipado também com uma embreagem de acoplamento
hidráulico que proporciona manobras e partidas isentas de desgaste da embreagem
sêca. Além disso, o veículo conta com retarder integrado na embreagem e refrigeração
adicional.
A embreagem de
acoplamento hidráulico proporciona ao Actros SLT excepcional
capacidade de manobras, de condução e de tração em baixa velocidade, o que
significa maior flexibilidade possível na operação.
As grandes quantidades de calor geradas pelo motor e
transmissão são dissipadas pelo sistema de arrefecimento de alto desempenho,
que fica atrás da cabina.
Actros rodoviário é o caminhão mais completo do Brasil
O Actros rodoviário – oferecido nas versões 2546 6x2, 2646 6x4 e 2655 6x4
– é o caminhão mais completo do mercado brasileiro, com amplo pacote de itens
de avançada tecnologia. Na versão Megaspace Segurança, apresenta uma série de
componentes exclusivos, como o sistema de orientação de faixa de rolagem,
controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e retarder.
O Actros rodoviário também é equipado, de série, com câmbio automatizado
Mercedes PowerShift (com sensor de inclinação), exclusivo freio-motor Top
Brake, bloqueio de deslocamento para partidas em rampa e freios a disco em
todas as rodas, com gerenciamento eletrônico, EBD, ABS e ASR.
O elevado padrão de segurança do Actros inclui cintos de segurança de
três pontos. Para facilitar o dia a dia de quem conduz o caminhão, a cabina
oferece vidros elétricos nas duas portas, alarme de ré, imobilizador
eletrônico, amplos retrovisores e espelhos de rampa. Além disso, é equipado com
piloto automático, sensor de chuva e acionamento automático dos faróis.
O computador de bordo inclui indicadores de consumo e manutenção, além
do “Econômetro”, faixa econômica de condução do caminhão.
“Com o Actros, atendemos um crescente segmento de mercado, que exige
alta potência, excelente desempenho e elevado conforto para longas distâncias
rodoviárias”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões
da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos respondendo a essa demanda e propiciando,
ao mesmo tempo, alto padrão de conforto, inteligencia e segurança, juntamente
com reduzido custo operacional. Assim, asseguramos eficiência e rentabilidade
para os nossos clientes”.
De acordo com Gilson Mansur, além do motor de alta potência, o Actros
atende a outra demanda do mercado, que necessita de veículos cada vez mais
específicos para cada aplicação. “O Actros 2655 6x4, por exemplo, é a solução
ideal para os operadores logísticos que utilizam bitrenzão de 9 eixos ou
rodotrem de 9 eixos, com PBTC de 74 toneladas e semirreboques do tipo carga
seca aberta, graneleiro ou tanque, entre outros implementos. Estes
transportadores desejam alta potência a fim de alcançar velocidades médias mais
elevadas e reduzir o tempo das viagens, aumentando a produtividade do caminhão.
São aquelas operações nas quais a pontualidade na entrega da carga é um fator
de primordial importância”.
Actros é ideal para quem valoriza a conforto e a produtividade
Os caminhões Actros são indicados especialmente para os grandes
frotistas e as empresas de transporte que valorizam e reconhecem a importância
do conforto e da segurança como aliados no aumento da produtividade no transporte.
Os cavalos-mecânicos Actros 2546 6x2 e 2646 6x4, indicados para
transporte rodoviário de carga, são equipados com motor V6 de 456 cv de
potência. A eles junta-se o Actros 2655 6x4 V8 com 551 cv de potência. Já a
força do basculante Actros 4844 8x4 nas severas aplicações fora-de-estrada vem
do motor de 435 cv.
Indicados para o transporte rodoviário de longas distâncias, os
cavalos-mecânicos Actros 2546 6x2, 2646 6x4 e 2655 6x4 permitem a utilização de
diversos semirreboques, como graneleiros, carga seca aberta, furgão, sider,
tanques de líquidos e gases, porta-conteiner e outros. Também são utilizados
para tracionar muticomposições, como bitrem, bitrenzão e rodotrem.
O Actros basculante 4844 K 8x4 da Mercedes-Benz é um caminhão indicado
para as severas operações fora de estrada, como na mineração, construção pesada
e grandes obras de infraestrutura.
Eixos traseiros Mercedes-Benz sem redução nos
cubos proporcionam maior economia de combustível nas operações rodoviárias
A partir do 1º trimestre de 2014, a Mercedes-Benz passa a disponibilizar
eixos traseiros sem redução nos cubos que já estavam disponíveis para a versão
6x2 . Isso aumenta a sua versatilidade na oferta de soluções focadas no
transporte rodoviário de longas distâncias, atendendo plenamente às
configurações de bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC
de 74 toneladas.
O principal benefício da utilização dos eixos sem redução nos cubos é a
melhora no rendimento mecânico , o que resulta em menor consumo de combustível,
proporcionando maior rentabilidade aos clientes.
Nos Actros 6x4 rodoviários, estarão disponíveis os eixos HD6/HL6, sem
redução nos cubos
Os consagrados eixos traseiros com redução nos cubos, os Mercedes-Benz
HL-7 e HD-7/HL-7, continuam sendo
oferecidos para toda a linha Actros.
Câmbio automatizado
assegura conforto superior para o motorista
Disponível como item
de série para toda a linha de caminhões Actros, tanto rodoviários quanto fora
de estrada, o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de
embreagem, assegura diversas vantagens, tanto para o motorista, quanto para o
cliente.
O cambio Mercedes
Powershift vem equipado com sensor de inclinação que proporciona troca de
marchas mais rápidas e inteligente melhorando ainda mais o desempenho e o
consumo de combustível.
A grande vantagem do sistema
automatizado de troca de marchas é a otimização do consumo de combustível. Além disso, tem potencial para minimizar as diferenças
de condução entre os motoristas de uma frota, aproximando os menos experientes
aos melhores, fazendo com que a média de consumo da frota cresça
significativamente.
Sem o pedal de
embreagem, o sistema elimina esforços, como a menor fadiga do motorista, que
pode ficar mais atento a outros itens de desempenho e segurança da condução do
caminhão.
Os ganhos econômicos
proporcionados pelo cambio Mercedes PowerShift são ainda maiores. Sem
anéis de sincronização, as engrenagens são mais largas e robustas, demandando
um menor custo de manutenção. Aliado à redução de peso, isso também otimiza o
custo operacional.
O sistema é totalmente protegido,
a fim de evitar qualquer tipo indevido de condução, como, por exemplo, um
sobregiro do motor.
Exclusiva
cabina Megaspace com piso totalmente plano
O Actros rodoviário estabeleceu no
mercado brasileiro um novo padrão de conforto com a cabina Megaspace, que se
destaca pela suspensão a ar e elevados níveis de ergonomia e funcionalidade.
Com piso totalmente plano, altura interna de 1,92 metro e largura de 2,26
metros, a espaçosa cabina proporciona notável liberdade de movimentos e total
comodidade para o motorista em todas as circunstâncias, seja como posto de
trabalho, sala de estar ou dormitório.
O bem-estar a bordo é incrementado pelo
sistema de ar condicionado e pelo exclusivo ar condicionado noturno da cabina
Megaspace, que funciona com o motor desligado, sendo ideal nas paradas para
descanso ou em filas de espera.
A linha Actros é oferecida em quatro versões
de cabinas: Curta (para o basculante fora de estrada), Leito Teto Baixo, Leito
Teto Alto e Megaspace. ampliando
as opções de escolha para os clientes e atendendo a necessidades específicas do
segmento rodoviário.
Caminhões Actros vêm preparados para o FleetBoard
Os caminhões extrapesados Actros rodoviários já saem de fábrica
preparados para a instalação do sistema de gestão de frota FleetBoard da
Mercedes-Benz. Entre vários benefícios, essa ferramenta propicia uma redução de
até 15% nos custos operacionais. Permite também a análise do comportamento do
motorista ao volante, fornecendo dados que o auxiliam a alcançar uma condução
econômica, preventiva e com melhor desempenho.
O FleetBoard oferece mais vantagens aos frotistas, como diagnóstico
remoto de falhas e manutenção preventiva, proporcionando redução dos custos de
manutenção. O acesso aos dados e informações da frota é extremamente simples,
bastando apenas um computador com Internet, o equipamento do FleetBoard no
veículo e a contratação dos serviços.
Maior do setor na América
Latina, Megatranz adquire o Actros SLT
O
extrapesado Actros 4160 AK SLT exposto no estande da
Mercedes-Benz na Fenatran já tem dono. Ele foi adquirido pela Megatranz, empresa
brasileira que é a maior da América Latina e a 13ª do mundo no segmento de
transporte terrestre de cargas com peso superior a 100 toneladas. Essa
classificação baseia-se no ranking organizado
pela revista inglesa International Cranes
and Specialized Transport,
conforme sua edição de agosto deste ano.
A Megatranz atua
há 14 anos no mercado nacional e internacional nos segmentos de transporte
multimodal e içamento (heavylift), bem como na movimentação de cargas
excepcionais e superpesadas. Conforme o diretor-presidente da Megatranz, Henrique Zuppardo, "a América Latina, com esta
participação positiva, demonstra que está havendo grandes investimentos na área
de infraestrutura, principalmente, setor de energia, mineração, siderurgia,
petroquímico e químico, potenciais clientes desse segmento de transporte".
No
portfólio da Megatranz destacam-se também a movimentação e load-out do Módulo
de Plataforma de Petróleo, com peso unitário de 2.000 toneladas, realizado
sobre carreta com 960 pneus e da Jaqueta da
Plataforma de Petróleo – Mexilhão, com peso unitário de 12.000 toneladas, através
do sistema de skidagem (deslizamento sobre trilhos) com o descarregamento sobre
balsa oceânica.
Linha Actros
Modelo
|
Motor
|
CMT
(kg)
|
Entreeixos
(mm)
|
Actros
2546 LS
6x2
|
OM
501 LA (V6) BlueTec5
456 cv @ 1.800 rpm
2.200 Nm @ 1.080 rpm
|
Eixo Tras,
HL6 50.000
Eixo Tras. HL 8/HL7 60.000
|
3.300
|
Actros
2646 LS
6x4
|
OM
501 LA (V6) BlueTec5
456 cv @ 1.800 rpm
2.200 Nm @ 1.080 rpm
|
Eixo Tras. HD6 / HD7
80.000
|
3.300
|
Actros
2655 LS
6x4
|
OM
502 LA (V8) BlueTec5
551 cv @ 1.800 rpm
2.600 Nm @ 1.080 rpm
|
Eixo Tras. HD6 / HD7
80.000
|
3.300
|
Actros
4844 K
8x4
|
OM
501 LA (V6) BlueTec5
435 cv @ 1.800 rpm
2.100 Nm @ 1.080 rpm
|
123.000
|
1.630 + 2.750 + 1.450
|
S = Cavalo-Mecânico com Suspensão Pneumática e K = Basculante
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