sábado, 11 de janeiro de 2014

Ágil, econômico e versátil, caminhão leve Accelo da Mercedes-Benz é a melhor solução para distribuição de carga nas cidades












·    Destaque: Accelo 1016 é o primeiro caminhão leve do mercado equipado com freio ABS de série

·    Exclusividade: Configuração 6x2 (com3º eixo montado por implementadores)eleva o PBT do Accelo 1016 para 13.000 kg, aumentando a produtividade no transporte

·    Pioneirismo: Accelo 1016 VUC com capacidade para transporte de 6 paletes altos de bebidas

·    Novidade: FleetBoard estará disponível para o Accelo em 2014

·    Accelo 815, o “Mercedinho”, dá sequência a uma trajetória de mais de 40 anos de sucesso dos caminhões leves da marca no Brasil
Com atributos como agilidade, versatilidade e baixo custo operacional, ocaminhão leve Acceloda Mercedes-Benz – nas versões 815 para 8 toneladas de PBT e 1016 para 10 toneladas – é a melhor solução para o transporte e a distribuição urbana de cargas e produtos, como também para curtas distâncias rodoviárias. Devido a suas dimensões compactas, ele é perfeito para o trânsito intenso das grandes cidades, atendendo às legislações de restrição de circulação, como a categoria VUC (Veículo Urbano de Carga) de São Paulo.

Esses diferenciais do Acceloganham evidência na Fenatran – 19º Salão Internacional do Transporte, a maior feira do setor no Brasil e na América Latina. O evento será realizado, entre 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.Em seu estande, a marca irá destacar especialmente as vantagens exclusivas que o Accelo 1016 versão 13 toncom 3º eixo proporciona aos clientes, como mais produtividade e rentabilidade.

“Com 3º eixo montado por implementadores do mercado, oAccelo 1016 foi o primeiro caminhão leve a alcançar 13.000kg de PBT”, diz Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Essa característica exclusivaresulta em cerca de 9.000kg de carga útil mais equipamento, capacidade maiordo que a oferecidaaté mesmo por caminhões médios 4x2 de outras montadoras.Aliado a isso, por ser um caminhão compacto com plataforma de carga baixa, fácil acesso à cabina e reduzido círculo de viragem, o Accelo 1016proporciona mais agilidade e produtividade na distribuição urbana”.

De acordo com o executivo, o Accelo 1016 é também o único VUC que permite o transporte de 6paletesaltos de 1.250 kg para 42 caixas de bebidas cada um.“Isso significa que o cliente leva mais carga por viagem, 42 caixas a mais, aumentandoem 20% a produtividade no transporte,ou seja, proporcionando mais rentabilidade paraos seus negócios”.

 
Para o Accelo 1016 6x2 atingir o PBT de 13 toneladas é necessário que o veículo esteja equipado com o câmbio MB G-56 de 6 marchas e relação do eixo traseiro  i = 4,30.


 Accelo 1016 é o primeiro caminhão leve a receber freio ABS de série

A mais recente novidade do Accelo 1016 foi a introdução do sistema ABS como item de série. Este recurso evita que as rodas travem durante o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas, principalmente nos casos em que a pista esteja escorregadia.

Ao oferecer ao condutor maior controle do caminhão, o ABS auxilia na prevenção de eventuais acidentes. Isso resulta em eficiência máxima e menor espaço de frenagem, com maior segurança em qualquer condição de aderência da pista.

Outro importante benefício proporcionado pelo sistema ABS é a redução de custos de manutenção. O sistema controla individualmente a frenagem em cada roda, evitando que elas travem e que os pneus se desgastem irregularmente. Isso previne trocas precoces de pneus, minimizando os custos de manutenção.

 
FleetBoard é novidade do Accelo para 2014

A partir de 2014, o sistema de gestão de frota FleetBoard estará disponível para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz, o que inclui os modelos Accelo 815 e 1016.

Esta avançada solução tecnológica da própria marca propicia redução nos custos operacionais, considerando o consumo de combustível e as manutenções. A telemática possibilita ainda diagnóstico remoto de falhas, manutenção preventiva e análise do comportamento do motorista ao volante.


Accelo permite o uso das maiores carroçarias do mercado

Na versão com distânciaentreeixos de 4,4 metros, oAccelo 1016 permite o uso de carroçarias com o
maior comprimento do mercado: 6,6 metros (4x2) ou 8,2 metros (6x2). Além disso, o Accelo 1016, assim como o Accelo 815, comentreeixos de 3.100 mm, permitem a utilização da maior carroçaria de caminhões VUC do mercado, de 4,5 metros de comprimento, sem necessidade de qualquer retrabalho pelo implementador. Com isso, asseguram o transporte de grandes volumes e elevada capacidade de carga útil, proporcionando produtividade máxima para o transportador.

“Com cerca de 20 m³ de capacidade volumétrica de carga, o Accelo VUC transporta o equivalente a duas caminhonetes asiáticas com baú de 3 metros de comprimento”, comparaGilson. “E quando se fala em peso, a capacidade de carga útil do Accelo 1016 com 3º eixo substitui até cinco destas caminhonetes. Ou seja, o caminhão leve Mercedes-Benz faz menos viagens para a mesma quantidade de carga, reafirmandoa sua alta produtividade e reduzindo os custos do cliente”.

 
Exclusivo trem de força é o diferencial para transportar 13 toneladas com excelente desempenho

 A versão 6x2 do Accelo 1016 foi especialmente desenvolvida para oferecer maior capacidade de carga, sem abrir mão do excelente desempenho, força, robustez, resistência e durabilidade. Isso se deve ao exclusivo trem-de-força, a começar pelo motor OM 924 LA de 4 cilindros e 4,8 litros, com tecnologia BlueTec 5, também utilizado em caminhões semipesados, como o Ategode 17 toneladas de PBT.

 Omotor OM 924 LA do Accelo 1016 oferece 156 cv de potência a 2.200 rpm, com elevado torque de 610 Nmentre 1.200 e 1.600 rpm. Dessa forma,propicia acelerações mais rápidas, melhores retomadas e maior velocidade média, comagilidade necessária à operação de transporte urbano. 

 A versão do Accelo 1016 com PBT 13 toneladas conta com o exclusivo câmbio Mercedes-Benz G-56 de 6 marchas, que oferece melhor desempenho e robustez.De escalonamento suave e preciso, contribui para melhor dirigibilidade, aspecto essencial no tráfego intenso das cidades, com excelente desempenho também nas aplicações intermunicipais e rodoviárias.

 Completamo trem-de-força do Accelo 1016 a embreagem reforçada de 362 mm, o eixo traseiro com capacidade técnica para 6,4 toneladas, com relação de redução de 4,3, e os pneus radiais de 235 mm de largura. Esse conjunto proporciona excelentes níveis de robustez e resistência para o transporte urbano de carga.

 
Facilidade de manobra otimiza a produtividade do motorista

Caminhão ideal para os grandes centros, o Accelo tem maior flexibilidade de utilização eatende à legislação VUC, podendo circular até mesmo em zonas de restrição, como as existentes na cidade de São Paulo.

As dimensões compactas e o reduzido círculo de viragem(o menor da categoria, até 1,2metro menor que os concorrentes) tornamo Accelo um caminhão perfeito para o tráfego intenso das grandes cidades. Ele movimenta-se com extrema facilidade, mesmo em vias estreitas e no interior dos bairros. O elevado torque assegura rapidez nas entregas, mesmo em regiões com ladeiras acentuadas.

 
Accelo oferece conforto e ergonomia inegualáveis no segmento

O caminhão leve Accelo da Mercedes-Benz oferece confortos inigualáveis em sua categoria. O interior da cabina assegura excelente comodidade. Os bancos confortáveis para o motorista e os acompanhantes e a ótima ergonomia interna propiciam facilidade e praticidade à operação de transporte. A disponibilidade de ar condicionado, item opcional, amplia notavelmente o bem-estar a bordo, reduzindo o stress da atividade diária e contribuindo para maior produtividade.

 O painel de instrumentos, com computador de bordo e tecla de navegação, traz melhor visualização e simplifica a operação pelo motorista. Outra vantagem muito importante é que o painel traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l.

 Além dos freios a tambor (série para 815) e a disco (série para 1016 e opcional para 815), o Accelo conta com disponibilidade do exclusivo freio-motor Top Brake (série para 1016 e opcional para 815), o que oferece mais segurança, menor consumo de combustível e maior durabilidade dos componentes do sistema de freio. O freio-motor convencional é item de série para o Accelo 815.


Accelo é reconhecido pelo reduzido custo operacional

 Os caminhões leves Accelo são especialmente reconhecidos pelos clientes pelo reduzido custo operacional. Com a avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 5, eles se destacam por motores até 6% mais econômicos.

 Além do menor consumo de combustível e dos baixos níveis de emissões, o motordo Accelo se destaca pelos maiores intervalos de troca de óleo. No serviço severo, por exemplo, chega a 45.000 km. Isso aumenta a disponibilidade do caminhão e, consequentemente, amplia a rentabilidade do cliente.

 
Accelo atende a uma ampla variedade de aplicações

 Além do segmento de bebidas, aexclusiva capacidade de carga útil do Accelo 1016 com 3º eixo traz excelente produtividade ao transporte de botijões de gás e combustíveis, material de construção, grandes magazines e atacadistas,além das plataformas de autossocorro,entre outras aplicações.

 Em sua configuração original 4x2, o Accelo 1016 tem PBT de 9.600 kg, assegurando uma elevada capacidade de carga útil mais equipamento de 6.200 kg. Juntamente com o Accelo 815, o “Mercedinho”, com PBT de 8.300 kg, atendem a uma ampla variedade de aplicações, como o transporte de alimentos, hortifrutigranjeiros, materiais de construção, móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, decoração, produtos frigorificados, setor atacadista e autossocorro. Para tanto, utilizam principalmente carroçarias como baú, carga seca aberta, baú frigorificado, plataformas de autossocorro e diversos outros implementos.

 Os caminhões Accelo são ideais para distribuição de mercadorias e para entrega e coleta de cargas e produtos em trajetos urbanos e intermunicipais. São indicados também para curtas distâncias rodoviárias e zonas rurais.

 
Durabilidade dos motores na linha Accelo

 O Accelo dá continuidade a uma trajetória de sucesso de mais de 40 anos dos caminhões leves Mercedes-Benz no Brasil. Desde o pioneiro 608 D de 1972 já são cerca de 200.000 unidades comercializadas no País.

 Os motores que equipam o Accelo 815 e o 1016 possuem a maior durabilidade do mercado, característica reconhecida dos “Mercedinhos”.

Tanto o Accelo 815, quanto o Accelo 1016, são equipados com o motor eletrônico Mercedes-BenzOM 924 LA de 4 cilindros e 156 cv de potência. O elevado torque (580 Nm no Accelo 815 e 610 Nm no Accelo 1016) assegura acelerações mais rápidas, melhores retomadas e maior velocidade média. Com mais potência e torque, oferecem melhor desempenho e maior agilidade no transporte de cargas.  

Os caminhõesAccelo são equipados, de série, com câmbio de 5 marchas. Já o Accelo 1016 pode receber, opcionalmente, o inédito câmbio Mercedes-Benz G-56 de 6 marchas, que se destaca por um melhor desempenho e maior robustez, sendo obrigatório na aplicação de 13.000 kg de PBT.

 De escalonamento suave e preciso, o câmbio G-56 contribui para maior conforto de dirigibilidade, aspecto essencial no tráfego intenso das cidades, com excelente desempenho também nas aplicações intermunicipais e rodoviárias.

 Linha Accelo
 
Modelo
Motor
PBT (kg)
Entreeixos (mm)
815
OM 924 LABlueTec5
156 cv @ 2.200 rpm
580 Nm @ 1.200-1.600 rpm
8.300
11.000 (3º.eixo)
3.100/3.700/4.400
1016
OM 924 LABlueTec5
156 cv @ 2.200 rpm
610 Nm@ 1.200-1.600 rpm
9.600
13.000 (3º.eixo)
3.100/3.700/4.400

 
Acompanhe também nos links abaixo:
 E no Jornal Diário Boca do Povo nas bancas.
 
 


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