quinta-feira, 10 de maio de 2012

NOVO MOTOR F1C COM TURBO DUAL STAGE EQUIPA LINHA IVECO DAILY





A FPT Industrial apresenta o novo motor F1C com turbo de duplo estágio para equipar a Linha Iveco Daily. O propulsor, produzido na unidade de Sete Lagoas (MG), traz diversas mudanças e inovações tecnológicas. Agora atende aos limites de emissões do Proconve P7 com a adoção do sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) com gerenciamento totalmente eletrônico pela central de injeção, além de oferecer melhor desempenho, com 10% a mais de potência máxima, e redução de 9% em consumo de combustível.


O sistema EGR reduz a emissão de NOx (óxidos de Nitrogênio) dos gases de exaustão por meio de recirculação de parte deles, direcionando-os novamente para a câmara de combustão. Além disso, o pós-tratamento dos gases de exaustão com catalisador tipo DOC (catalisador de oxidação de Diesel) e filtro de gases de escapamento DPF (filtro de partículas de Diesel) permite que o material particulado seja filtrado, garantindo uma eficiência de até 99%.

Com quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, o novo F1C tem como destaque duas turbinas que funcionam em série, conferindo mais elasticidade ao desempenho do motor. Com uma válvula wastegate, a turbina menor funciona todo o tempo. Já a turbina maior passa a atuar quando o motor atinge rotações mais altas, garantindo que seu torque permaneça na faixa máxima por mais tempo (de 1250rpm a 3000rpm). Com isso, além de melhorar o desempenho como um todo, o consumo e as emissões de CO2 também são reduzidos.

Pela adoção do novo turbo Dual Stage, foram necessárias algumas alterações. O F1C conta com um novo suporte do motor direito, que oferece alívios para passagem de tubulações de óleo proveniente das turbinas, e um novo cárter, com furos para retorno de óleo.

O novo propulsor também conquistou melhor performance com queima mais eficiente na câmara de combustão. Os resultados foram atingidos graças à nova geometria dos pistões, aos novos injetores de combustível piezométricos, com controle eletrônico e não mais mecânico, até cinco vezes mais rápidos e precisos e ao aumento de 13% na pressão de injeção do sistema Common Rail, que passou de 1.600bar para 1.800bar no novo modelo.

Outra mudança no novo motor F1C Dual Stage é o uso de uma nova central de injeção com interface eletrônica de comunicação (CAN) integrada que oferece uma troca de informações mais eficiente e monitoramento de parâmetros de funcionamento de todo o conjunto veículo/motor. Com a novidade, é possível avaliar, por exemplo, o nível de deterioração do óleo motor pela indicação no painel do veículo.

Em função da adoção do sistema EGR, o F1C possui ainda novos coletores de escape e de aspiração. O propulsor tem também uma polia eletromagnética do ventilador nova, que passou de duas para três velocidades, reduzindo o nível de ruído e melhorando a performance do sistema de refrigeração do veículo.



Ficha técnica F1C Dual Stage

Deslocamento: 3.0l

Combustível: Diesel

Potência máx.: 170cv @ 3.500rpm

Torque máx.: 400Nm @ 1250rpm

Taxa de compressão: 17,5 : 1

Diâmetro x Curso: 95,8mm x 100,4mm

Emissões: Euro V

Sobrealimentação: turbo charger after cooler

Peso: 260kg (configuração standard)


FPT Industrial

A FPT Industrial é uma empresa da Fiat Industrial dedicada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on-road e off-road e aplicações marítimas e de geração de energia. A companhia conta com aproximadamente 8.000 colaboradores em todo o mundo distribuídos em 9 plantas e 5 centros de P&D. A rede de distribuição da FPT Industrial consiste em 100 concessionárias e mais de 1.300 centros de serviço em cerca de 100 países. Uma extensa gama de produtos (cinco famílias de motores de 37kW a 640 kW e transmissões com torque máximo de 300Nm a 500 Nm) e um foco nas atividades de pesquisa e desenvolvimento fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão para o mercado industrial.

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