diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Queima do Alho é um dos destaques dos 50 anos da Exposete





Além dos tradicionais pratos da culinária sertaneja, o evento também terá a apresentação de duplas e orquestra de violeiros

O sábado da Exposete, 13 de agosto, será marcado pela tradicional Queima do Alho. Evento que resgata a tradição dos tropeiros nas comitivas de peões de boiadeiro. Este ano, 20 comitivas participam da Queima do Alho em Sete Lagoas que terá início às 11h, encerrando às 17h.

As comitivas vão servir arroz de carreteiro, feijão gordo, feijão tropeiro, paçoca de carne, carne na chapa do arado, boi e porco no rolete. A comida é feita em um fogão improvisado, bem próximo ao chão, na gordura de porco e temperada com sal e alho, seguindo a tradição. Os ingressos custam R$ 40 e as comidas serão servidas à vontade. As bebidas são vendidas à parte.

Peixe, Ecquoterapia, Kema Du Ai, Criolo, Golo, Proza & Viola, Tocando em Frente, Maracujá, Rumivamo, Caboclos do Sertão, Peixe 2, Viola Caipira, Ranchu Du Capiau, Cawbows do Pé, Inchado e 100 Futuro são algumas das comitivas confirmadas.

A novidade da 5ª edição da Queima do Alho na Exposete é o local, o evento será realizado em um novo espaço dentro do Parque de Exposições JK, atrás do Camarote do Produtor Rural. O público também vai acompanhar a apresentação de Nezito & Nizete, Moisés & Alex, Trovoada Caipira, Chico da Viola e a Orquestra com 25 Violeiros. O ex-diretor da Coopersete (Cooperativa de Sete Lagoas), Antônio Valace, será o homenageado.

História – A Queima do Alho é um momento que recorda os fartos encontros entre os tropeiros que na década de 50 se dedicavam a escoltar o gado das fazendas mineiras pelo interior do Estado. O grupo responsável pela guarda dos animais começava a jornada ainda de madrugada, por volta das 2h, e a jornada tinha que terminar até às 9h, quando o sol ainda não castigava o rebanho. Após deixar o gado no pasto, os tropeiros se reuniam para a principal refeição do dia.

O cardápio era composta por paçoca de carne, torresmo, carne de sol, feijão tropeiro e arroz de carreteiro, sempre temperado com muita pimenta e alho. O momento do almoço era acompanhado de rodas de viola e cachaça mineira.

Queima do Alho – Exposete 50 anos
Data: 13 de agosto, sábado
Horário: 11h às 17h.
Local: Parque de Exposições JK (Avenida Dallas, 60, São Cristóvão)
Atrações: Chico da Viola, Moisés e Alex, Trovoada Caipira, Nezito e Nizete e Orquestra de 25 violeiros
Informações: (31) 3773-4176
Fonte: Brasilera Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário