O
MAIS VERSÁTIL SUV COMPACTO PREMIUM DO MUNDO ESTARÁ NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO
PAULO DE 2014
·
Design futurista e corajoso define a nova familia Discovery
·
Configuração de assentos 5+2, mais versátil e mais compacto do que os
tradicionais SUVs com capacidade para cinco passageiros
·
Sistema de transmissão ZF de nove velocidades
·
O sistema Active Driveline faz
trocas imperceptiveis entre a tração nas quarto rodas e a tração somente nas rodas
dianteiras, para reduzir os índices de emissões e aumentar a capacidade na
estrada e no off-road
·
Desempenho fora de estrada sem paralelos, com ângulos de ataque, saída e
central otimizados e a inclusão dos sistemas Terrain Response® e Wade
Sensing™
·
Sistema Emergencial Autônomo de Freios, que ajuda o motorista a evitar
acidentes
·
Novo sistema de entretenimento com tela de oito polegadas touchscreen, com controles mais
intuitivos e melhor conectividade
·
Seis entradas USB para total entretenimento dos passageiros
·
O Novo Discovery Sport começa a ser fábricado no começo de 2015 e estará
disponível em mais de 170 países, incluindo o Brasil
·
O modelo faz sua estreia no País durante o Salão do Automóvel de São
Paulo
A Land Rover revelou o novo Discovery Sport, o mais
versátil e compacto SUV Premium do
mundo e o mais novo membro da família Discovery, se juntando ao atual.
O veículo é o único em seu segmento a ter design
dinâmico, ampla capacidade para trafegar em qualquer tipo de terreno e
configuração de assentos 5+2 em uma engenharia compacta.
Todo um conjunto de inovações desenvolvidos pela Land
Rover marcam suas estreias juntamente com o Discovery Sport, incluindo a nova
geração do sistema de entretenimento, airbag para pedestres, Head-up Display, todos eles em uma
carroceria composto por capô, tampa do porta malas e teto em alumínio de alta
resistência.
O Discovery Sport foi projetado para ser tão
sustentável ao meio ambiente quanto econômico no consumo de combustível e nas
emissões de CO2.
A linha traz opções de motores potentes e eficientes de
quatro cilindros a gasolina e a diesel, sistema de tração nas quatro rodas sob
demanda e transmissão automática de nove velocidades.
“O lançamento do
Discovery Sport é um momento crucial para a Land Rover em seus 66 anos de
história.” Disse Phill Popham, Diretor de
Marketing do Grupo Jaguar Land Rover. “Ele
não só é o novo modelo da família Discovery, mas também introduz a
versatilidade dos assentos 5+2 para o segmento de SUV Compacto Premium.”
“Junto com um
design de excelência e engenharia integra, a versatilidade do Discovery Sport é
um diferencial: sua suspensão é tão eficiente na estrada como é no off-road e
seu poderoso motor quatro cilindros tem baixíssimo índices de emissões. O
Discovery Sport é simplesmente o veículo mais completo de seu segmento.”, complementa o executivo.
Projetado e desenhado no centro de desenvolvimento da
Land Rover no Reino Unido, o Discovery Sport será produzido na premiada linha
de produção de Halewood em Liverpool. Ela entra em produção no começo
de 2015 para se juntar ao já existente Land Rover Discovery de sete lugares, na
nova Família Discovery.
Projetado
para a vida
O Discovery Sport é claramente indentificável como um
Land Rover, mas apresenta um novo design com abordagem clara para se
diferenciar das outras famílias dentro da Land Rover: Luxo (Range Rover), Lazer
(Discovery) e Duplo Propósito (Defender).
Esse lindo veículo de perfeitas proporções introduz um
novo senso de dinamismo para a família discovery e projeta uma imagem de confiança.
As rápidas linhas do capô seguem a linha de cintura, criando um perfil
compacto, sem tirar espaço interno com os assentos na disposição 5+2.
Esse design simplificado é complementado por uma
excelente visualização do interior, que é muito espaçoso e facilmente acessado.
A versatilidade do interior do novo Discovery Sport foi projetada para ser Premium e não preciosa. O console
central vertical carrega um painel que garante o acesso às funções essenciais
do carro.
Carroceria
leve
A construção do monocoque combina uma mistura de aço
de alta rigidez, liga de aço de ultra alta resistência e paíneis extremamente
leves de alumínio. Isso garante força e leveza para uma incrível dinâmica e
altíssimos níveis de rigidez torcional. O eixo traseiro multi-link aumenta a
agilidade, articulação e, junto com as suspensões de alumínio cuidadosamente
calibradas, entregam um nível de absorção de impactos às imperfeições do solo sem
paralelos em qualquer condição de terreno. O novo eixo traseiro também diminui
os níveis de ruídos e minimiza o uso de carga útil pela suspensão. Isso permite
um excelente espaço de carga e os assentos 5+2.
Motores
extremamente eficientes
Uma linha completa de motores de quarto cilindros está
disponível para equipar o Discovery Sport: gasolina ou diesel, ambos turbo.
Todos eles são equipados com tecnologia Stop-Start,
injeção direta de combustível de alta pressão, componentes internos de baixa
fricção e um recarregador inteligente para melhor desempenho e economia.
O motor a gasolina é o Si4 2.0 litros Turbo com 240 cv
de potência e injeção direta de combustível. Isso entrega o desempenho de um
carro de seis cilindros em um pacote compacto que reduz o peso e corta as
emissões de CO2 em até 20%, na comparação com os motores de maior
capacidade e potência similar.
Já o motor 2.2 litro turbodiesel com 190 cv na versão
SD4 entrega um torque de 420Nm e excelente consumo, ao mesmo tempo em que
proporcionam torque suficiente para situações de ultrapassagens ou de tráfego
fora de estrada.
Todas as especificações de motores são equipadas com a
avançada transmissão ZF 9HP48 automática de nove velocidades, para um requinte
incomparável, eficiência e maior capacidade off-road.
Capacidade
off-road líder da categoria
Dois tipos de tração estão disponíveis para máxima
versatilidade: 4x4 permanente e Active
Driveline, que faz alterações automaticamente entre as trações em duas e
quatro rodas para criar a melhor combinação de agilidade na estrada e
capacidade no off-road.
O desempenho impecável em qualquer tipo de terreno
está no DNA da Land Rover. Naturalmente, a geometria da carroceria do Discovery
Sport foi otimizada para os mais exigentes terrenos, com excelente vão-livre,
angulo de ataque e de saída, além da habilidade de se transpor áreas inundadas com
profundidade de até 600mm.
O sistema Terrain
Response® da Land Rover é incluso em todas as versões, permitindo que o
motorista adeque as respostas do carro para as situações que for enfrentar. São
cinco modos de operação: Normal, Grama/Neve/Cascalho, Lama e Sulcos e Areia.
O Discovery Sport é equipado com um conjunto de
tecnologias para todo-o-terreno, incluindo:
•
Hill Descent Control® (HDC)
•
Gradient Release Control® (GRC)
•
Wade SensingTM
• Controle
de Estabilidade de Rolagem (RSC)
• Controle
Dinâmico de Estabilidade (DSC)
• Controle
Eletronico de Tração (ETC)
• Controle
de Arrasto de Torque (EDC)
Direção
confortável e conectada à estrada
Muitas das inovações que fazem do Discovery Sport imbatível
no off-road são igualmente responsáveis
por sua extrema eficiência no on-road.
Os destaques são:
• Eixo traseiro multi-link
• Direção Elétrica
Assistida (EPAS)
• Vetorização de
Torque por Freio (TVB)
• Transmissão
automática de nove velocidades com relação adaptativa de troca de marcha
• Discos de freios
dianteiros de 325mm
Tecnologias
avançadas da Land Rover para extrema conveniência e segurança
O novo Discovery Sport apresenta tecnologias de ponta
para maximizar segurança e conveniência. Tudo a partir de novo sistema de
entretenimento com tela de oito polegadas touchscreen
até o airbag para pedestres que
minimiza as consequências em colisão. Outras tecnologias disponiveis para o
motorista são:
• Freio
Emergencial Autonomo (AEB)
• Direção Elétrica
Assistida (EPAS)
• Park Assist
• Assitente
Automático de Farol Alto
• Aviso para saída de
faixa
• Assistente de
Estabilidade de Trailer
• Assistente de
Reboque
• Monitoramente de
ponto-cego
• Detector de
tráfico traseiro
• Sistema de Câmera
de alta definição
• Sistema de
navegação por GPS HDD
• Faróis
automáticos
• limpadores de
para-brisa sensiveis à chuva
• Sensores
de estacionamento
Head Up Display
Head Up Display (HUD)
inaugura no Land Rover Discovery Sport. Essa avançada tecnologia à laser projeta informações
importantes, incluindo velocidade, marcha selecionada, limites de velocidade e
navegação por satelite e direções, em uma pequena área no para-brisa do
motorista, para que não seja necessário desviar o olhar da estrada, garantindo
maior segurança e comodidade.
DESIGN
O design progressivo do novo Discovery Sport define o
tom para a nova geração de SUVs de luxo da família Discovery, um dos três
pilares de produtos da Land Rover: Luxo (Range Rover), Laser (Discovery) e
duplo propósito (Defender).
A arquitetura interior do Discovery Sport oferece
altos níveis de qualidade em seus materiais, um complemento ao alto nível de
versatilidade de sua disposição de assentos 5+2 e suas áreas de armazenamento.
“Todo Land Rover
deve ter um design de ponta e uma incrível capacidade off-road.”, afirma Gerry McGovern, Diretor de Design da Land
Rover. “Para a família Discovery o grande
diferencial fica por conta da incrível versatilidade. Nosso desafio foi
combinar design Premium com versatilidade excepcional; os dois atributos que devem
trabalhar em harmonia. Estou orgulhoso em dizer que alcançamos este objetivo. O
desenho dinâmico do Discovery Sport é mais versátil do que qualquer outro SUV
compacto Premium”, complementa o executivo.
Um
novo design progressive para o Discovery
O Discovery Sport leva o design do Discovery a uma
direção mais dinâmica. Otimizando volume, proporções e postura, garantindo um
visual impactante sem comprometer a funcionalidade e a exclente engenharia para
qual o icônico Discovery é reconhecido.
Com 4,5 metros de comprimento, o Discovery Sport é 2,39
centimetros mais curto que o Land Rover Discovery, que tem sete assentos,
enquanto seu espaçoso entre-eixos de 2,74 metros cria um espaço excepcional.
Isso ainda permitiu que os designers da Land Rover puxassem as rodas do
Discovery Sport para os cantos do veículo. O resultado é um visual robusto,
compacto e com baixo centro de gravidade.
Alguns detalhes já conhecidos na Land Rover como o
capô concha, as duas barras na grade dianteira com detalhes em hexagono. As
caracteristicas de design complementam para um proporções equilibradas. O
dinâmico perfil do Discovery Sport foi otimizado para eficiência aerodinâmica,
com coeficiente aerodinâmico de 0,36Cd.
Detalhes
que fazem a diferença
Um ousada nova interpretação do farol do Discovery
torna o Discovery Sport ainda mais forte visualmente, com LEDs de rodagem
diurna. Os clientes do Discovery Sport podem escolher entre 12 cores
exteriores, como Fuji White, Santorini
Black, Corris Grey, Indus Silver, Loire Blue, Scotia Grey, Aintree Green,
Kaikoura Stone, Firenze Red, Yulong White, Barolo Black e Phoenix Orange.
Uma gama de sete distintas rodas de liga leve,
incluindo a impressionante Aero Viper, está disponível com diversos estilos de
acabamento, como prata brilhante, cinza escuro, preto brilhante e acabamento polido,
dependendo da roda.
Um
interior premium com a versatilidade de assentos 5+2
O interior do Discovery Sport foi projetado para prover
um calmo e versátil espaço, onde cada ocupante se sinta igualmente confotável e
o motorista possa prestar o máximo de atenção na estrada. Suas diversas opções
de configuração de assentos com 5+2 é única no segmento.
Em um estágio ínicial do desenvolvimento do programa,
os designers da Land Rover convidaram um grande número de famílias do Reino
Unido para o centro de desenvolvimento da empresa. Os convidados puderam
acessar todas as três fileiras de assentos do Discovery Sport, conectar seus
aparelhos via Bluetooth, instalar
cadeirinhas de bebês no isofix e colocar suas bebidas nos diversos porta-copos
dos veículos. O resultado dessas impressões foi fundamental para o
desenvolvimento do Discovery Sport como o mais versátil SUV compacto Premium.
“Discovery
Sport demandou um incrível nível de intelecto criativo, tanto da equipe de
design quanto dos engenheiros”,
disse Gerry McGovern, Diretor de Design da Land Rover. “Na minha visão esse veículo é sensacional, tanto por fora quanto por
dentro. Ele foi projetado para estilos de vidas agitados e modernos, com
generosa capacidade de carga, soluções inovadoras para armazenamento na cabine
e uma disposição de assentos 5+2 configurável, que permite uma harmonia
perfeita entre capacidade de carga e de pessoas”, complementa.
As versões podem ter a segunda coluna com a função tilt-and-slide, individualmente
ajustável, com a separação de assentos 60:40. Isso permite aos ocupantes da
segunda fileira reclinarem seus assentos ou moverem para frente e para trás,
criando um excelente espaço de 160mm para as pernas.
O espaço de joelho é de 112mm, enquanto o espaço de
perna é de 1011mm, quase o mesmo que o de um Range Rover. Alternadamente, o
espaço de carga pode crescer de 829 litros para 981 litros.
Máxima
conveniência para até sete pessoas
O Discovery Sport está disponível com até quatro
tomadas de 12V e até seis entradas USB dispostas em cada uma das três fileiras
de assentos, de forma a permitir que vários dispositivos eletrônicos sejam
recarregados simultaneamente.
O ar condicionado digital com duas zonas têm as saídas
de ar para a segunda fileira montadas na metade da coluna B, para uma mais
efetiva distribuição de ar. Na configuração de assentos 5+2,um controle
independente está disponível para a terceira fileira de ocupantes, para que
eles mesmos possam definir a temperatura e a intensidade desejada. As saídas de
ar estão posicionadas no meio da coluna C, para também distribuir o ar de forma
mais efetiva.
EXCELÊNCIA
EM MECÂNICA
Uma incrível capacidade para todos os tipos de terreno
foi o foco principal na construção de todos os veículos da marca Land Rover
desde sua criação, em 1948. O Discovery Sport mantêm essa herança. Ele foi
projetado para prover as melhores capacidades off-road do segmento, dinâmica perfeita no on-road, interior completo, inovações de segurança e uso
inteligente de materiais leves. O resultado é o mais versátil SUV compacto
premium do mercado na atualidade.
Nas inovações de engenharia estão: uma carroceria leve
com um mix de aço e alumínio, o eixo traseiro multi-link, uma avançada transmissão
de nove velocidades e dois motores sendo um turbodiesel ou gasolina também
turbocharger extremamente eficientes.
“Inovações de
engenharia são a chave para a versatilidade do Discovery Sport” disse Murray Dietsch, Diretor de Programas da Land
Rover. “O eixo traseiro multi-link se
provou crucial, permitindo a Land Rover apresentar a configuração de assentos
5+2 para um novo segmento, também oferecendo o melhor off-road e altissimos
níveis de agilidade”, complementa.
Durante a concepção do Discovery Sport, a equipe de
engenharia da Land Rover recebeu o briefing
de produzir um SUV Premium que seja
mais compacto que os rivais, tenha a disposição de assentos 5+2 e níveis
excepcionais de conforto, eficiência e versatilidade.
O monocoque extremamente leve do Discovery Sport e o
eixo traseiro multi-link foram o pivô principal para que estes desafios fossem
cumpridos.
Forte, rígida e
leve: introduzindo a nova carroceria do Discovery Sport
A carroceria do Discovery Sport foi otimizada com a
utilização de um conjunto de simuladores em computadores e também um mix de
metais: aço de alta resistência, aço boro de ultra resistência e alumínio super
leve. O aço boro estampado, por exemplo, é utilizado em diversas partes-chave
para a segurança de todos os ocupantes em caso de acidente, incluindo as
colunas A e B, permitindo um design com excelente visibilidade. O alumínio é
utilizado no capô, nos para-lamas dianteiros, no teto e na tampa do porta-malas
para reduzir o peso.
O resultado é um interior espaçoso, com a
versatilidade de configuração de assentos 5+2 e uma capacidade off-road inigualável, tudo em uma
surpreendente engenharia compacta.
A inovação do
eixo traseiro multi-link para dinâmicas excepcionais, refinamento e eficiência
no espaço
Com uma suspensão completamente independente, o
Discovery Sport entrega uma dinâmica e refinamento em seu comportamento no on-road, aliando uma incrível capacidade
off-road. Com seu chassi leve em
alumínio e componentes em aço de alta resistência reduzem o peso total do
veículo. O novo chassi também ajuda a reduzir o ruído no interior da cabine e
aumenta o espaço para seus ocupantes.
Um compacto eixo traseiro multi-link chega com diversos
beneficios. Isso inclui uma agilidade excepcional na estrada, curso de roda e
articulação do eixo em 340mm, 60mm mais que os competidores. O eixo traseiro
também reduz o ruído que entra na cabine e, por causa da torre de suspensão, o
mínimo de invasão na área de carga, permitindo que a segunda fileira de assentos
consiga deslizar sobre as torres de suspensão para o máximo espaço para as
pernas.
2.2 Motores altamente eficientes
O Discovery Sport entrega uma incrível performance,
refinamento e eficiência, graças a linha de motores de quarto cilindros turbo,
movidos à gasolina ou a diesel. Avançadas tecnologias incluem recarga
inteligente de bateria que prioriza o momento de carregar a bateria do veículo
quando o carro estiver desacelerando, reduzindo a demanda do sistema elétrico
junto ao motor.
Uma verdadeira obra de arte, a transmissão automática
de nove velocidades está disponível para todas as versões do veículo. Já o Active Driveline permite que o sistema
altere entre a tração nas duas ou nas quarto rodas, permitindo uma maior
eficiência no consumo de combustível.
O
refinado e eficiente 2.2 turbodiesel
O motor 2.2 turbodiesel SD4 aumenta com potência de
190 cv equipado com a transmissão automática de nove velocidades é capaz de
acelerar de 0 a 60 mph em 8,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 187
km/h
Esse motor produz 420Nm de força em apenas 1.700 rpm,
criando uma curva de torque e uma ótima habilidade de ultrapassagem, desempenho
no off-road e capacidade de reboque.
Os dois modelos são equipados com o avançado sistema
de stop-start.
O eficiente e potente motor 2.0 Turbo à gasolina
O motor Si4 dois litros movido a gasolina conta com um
avançado turbo de baixa inércia, injeção direta de combustível de alta pressão,
para entregar a excepcional dirigibilidade em todas as rotações.
Desenvolvendo 240 cv em 5.500 rpm e 340Nm de torque
espalhados nas rotações de 1.800 à 4.00 rpm. O motor, completamente em alumínio
combina desempenho de um motor de seis cilindros e a flexibilidade de um motor
muito mais compacto e leve. O motor Si4 é tipicamente 20% mais eficiente que
motores maiores produzindo a mesma potência.
O motor compacto inclui diversas inovações para o
consumo de combustível: uma folha de metal envolta no coletor de escape permite
que o motor aqueça mais rapidamente, reduzindo emissões em curtas viagens, anéis
e tuchos do pistão especialmente tratados minimizam a fricção para otimizar a
eficiência e uma avançada estação eletrônica, que prove maior precisão no
controle de combustão.
A avançada
transmissão automática de nove velocidades
Todos os Discovery Sport estão equipados com a
transmissão de obra de arte da ZF de nove velocidades. A ZF desenvolveu essa
transmissão automática de nove velocidades que é apenas 6mm maior e pesa 7,5 kg
a menos que a anterior transmissão automática de seis velocidades usada
anteriormente pela Land Rover, apesar do aumento de marchas.
O seletor de marchas Rotary Shift sobe silenciosamente
do centro do console central quando é dada a partida do motor, enquanto os
paddleshift atrás do volante oferecem um maior controle ao motorista para uma
pilotagem mais dinâmica e esportiva, assim como maior precisão no off-road e
também seleção de marchas manual durante o reboque.
As nove marchas com relações muito próximas provêm uma
resposta excelente e permitem uma primeira marcha mais baixa, melhorando a
aceleração em média rotações enquanto uma nona marcha longa que reduz as
rotações em velocidades de cruzeiro; reduzindo o consumo, emissões de poluentes
e também o barulho do motor.
O inovador sistema adaptative-shifting rapidamente
adequa a transmissão ao temperamento do motorista. Ele seleciona marchas, por
exemplo, mais longas mais rapidamente e segura por mais tempo durante uma
pilotagem mais relaxada e também responde a um estilo mais dinâmico e
esportivo, segurando as marchas mais curta e reduzindo com mais vigor.
2.3 Incrível
capacidade, tanto no on-road quanto no off-road
O Discovery Sport foi sujeitado à uma exaustiva agenda
de testes para garantir uma capacidade em todos os terrenos que é essencial ao
DNA do Land Rover, que é líder da categoria. Angulos de ataque, saída e vão
livre foram otimizados, a suspensão foi projetada para ser a mais permissiva possível
e a direção elétrica foi ajustada para minimizar as variações durante a prática
off-road. Os engenheiros da Land
Rover ainda focaram em aumentar o refinamento no modulador do ABS, reduzindo o
nível de barulho quando o Hill Descent
Control (HDC) está ativo.
Milhares de horas foram investidas nas desafiadoras
dunas Big Red em Dubai e também em
neve profunda nos lagos Icy, na Suécia, além das inclinadas subidas e descidas
cobertas de lama nas instalações off-road
da Land Rover no Castelo Eastnor, no Reino Unido. O resultado é o mais versátil
veículo de sua categoria.
O Discovery Sport também foi projetado para entregar
um excelente refinamento, conforto e dirigibilidade no asfalto, com exaustivos
testes desde as estradas secundárias da Inglaterra, até o famoso circuíto de
Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. O novo eixo traseiro multi-link, por
exemplo, garante um excepcional refinamento e agilidade, enquanto o conjunto de
suspensão é a chave para a postura do Discovery Sport no off-road e também um temperamento sereno e reconpensador no
on-road.
“A versatilidade
do Discovery Sport é onipresente.” Diz
Nick Veale, engenheiro chefe da Land Rover. “Ele
não apenas oferece a configuração de assentos 5+2, assim como uma incrível
capacidade off-road, consegue rebocar até 2,5 toneladas e tem uma agilidade que
é capaz de entreter os mais exigentes motoristas. Não existe nenhum SUV
compacto premium como este.”.
O
avançado e eficiente sistema de tração nas quarto rodas Driveline
Todos os Discovery Sport estão disponíveis com o
sistema Efficiente Driveline. Esse
inteligente sistema de tração integral nas quatro rodas entrega uma
impressionante aderência e performance em todas as superficies e continuamente
divide torque entre as rodas dianteiras e traseiras. O mais recente diferencial
é 4kg mais leve e é eltronicamente controlado, permitindo uma resposta à falta
de tração e a demanda do motorista muito mais rápido do que um diferencial
puramente mecânico. Isso permite uma excelente capacidade off-road aliada com agilidade no on-road.
Active
Driveline para uma incrível utilização da tração nas quarto rodas
O Active
Driveline está disponível no Discovery Sport SD4 e Si4 com cinco assentos.
O revolucionário sistema de tração sob-demanda pode inteligentemente trocar
entre tração nas quatro ou nas duas rodas.
A tração nas quatro rodas continua engatada continuamente
para a garantir o máximo de tração inclusive quando está parado, porém ele
desconecta completamente o diferencial traseiro durante uma rodagem suave em
velocidades acima de 35 km/h.
A transição entre a tração nas quatro para duas rodas
é imperceptível, mas os motoristas podem monitorar essa operação através do
4x4i na tela touchscreen de oito polegadas.
Terrain
Response para uma capacidade em todo terreno sem esforço
O Terrain
Response maximiza a performance e segurança do Discovery Sport, não importa
qual desafiante seja a condição. Facilmente controlado por meio de uma intuitiva
interface no console central, o Terrain
Response permite que o Discovery Sport seja conduzido precisamente independente
do terreno. O sistema tem quatro ajustes: Geral, Grama/Nece/Cascalho (para
condições escorregadias on e off-road;
Lama e areia.
Wade Sensing™ remove a incerteza de atravessar locais
com água
O Discovery Sport pode atravessar trechos alagados com
profundidade de até 600mm, um beneficio imprecindível para soluções off-road. Utilizando informações de
sensores nos retrovisores das portas, o Wade
Sensing informa o motorista da profundidade com um display na tela
touchscreen de oito polegadas, junto com um aviso sonoro que vai aumentando a
intensidade, conforme a profundidade aumenta. Isso é extremamente importante
quando a visibilidade é baixa ou quando se está dirigindo de noite.
Um completo conjunto de tecnologias off-road
Junto com o Terrain Response e com o Wade Sensing, o Discovery Sport conta
com outras tecnologias para a prática off-road:
• Hill Descent Control® (HDC) mantêm a
velocidade enquanto avança em descidas inclinadas durante o off-road
• Gradient Release Control® (GRC) progressivamente
solta o freio para começar a movimentar o carro em situações de incilnação para
o máximo controle
• Roll Stability Control (RSC) detecta
quando a carroceria do carro começa a rolar, assim freia as rodas internas
trazendo o veículo novamente sob controle.
• Dynamic Stability Control (DSC) corrige
sobre-esterço e sob-esterço reduzindo o torque do motor e/ou aplica o freio em
rodas individualmente.
• Electronic Traction Control (ETC) reduz
o torque e/ou aplica o freio em rodas individuais para previnir que as rodas
girem em falso.
• Engine Drag torque Control (EDC) ajuda a
previnir que os freios travem durante uma forte freada em condições
escorregadias aumentando o torque nas rodas afetadas.
Avançadas
tecnologias de segurança
O Discovery Sport foi projetado com as mais recentes
tecnologias passivas e ativas para segurança. Um completo pacote de segurança
para os ocupantes inclui airbag para
motorista e passageiros, para os joelhos, cortina lateral e para o tórax. Outras
inovações incluem airbag para
pedestres, único em seu segmento, e o sistema Autonomous Emergency Braking que ajuda a evitar colisões em
velocidades inferiores a 50 km/h.
Novo
sistema de proteção para pedestre
O airbag
para pedestres é acionado por um tubo de sensores montado atrás do pára-choque
dianteiro, projetado para detectar o impacto com pedestres adultos. Quando um
impacto for detectado entre velocidades de 24 e 48 km/h, um compacto airbag na base do pára-brisa é acionado
em 60 milisegundos, reduzindo drasticamente o risco de ferimentos aos pedestres
e aos ocupantes do veículo.
Completando a proteção aos pedestres, a dianteira,
pára-choque e capô foram otimizados para minimizar potênciais ferimentos.
Inovações com Autonomous
Emergency Braking evita ou minimiza o impacto das colisões.
O Discovery Sport é o primeiro veículo do mundo com um
sistema de freios de emergência autônomo utilizando um sistema com câmera
stereo. Operando entre 5 e 80 km/h, o sistema ajuda a prevenir colisões em
velocidades inferiores a 50 km/h e reduz a força do impacto em velocidades
inferiores a 80 km/h.
O sistema utiliza câmeras stereo instaladas na frente
do retrovisor central para detectar objetos que podem caracterizar com perigo
para colisão, como uma fila de carros. Se o sistema detectar a possível colisão
ele irá alertar o motorista com avisos audíveis e visuais. Caso nenhuma ação
seja tomada e o sistema julgar que a colisão seja inevitável, um outro alarme é
emitido e o sistema aplica o freio para parar o veículo.
Outros sistemas de assistência ao motorista incluem:
• O Park Assist identifica vagas paralelas e
perpendiculars onde cabe o carro, permitindo que o motorist opere apenas o
acelerador, freios e seleção de marchas, enquanto o veículo, de forma autônoma
esterça e entra na vaga, assim como sai dela. Os sensores de estacionamente
fornecem um auxílio maior.
• Lane Departure Warning vibra o volante
suavemente para avisar o motorista que o veículo pode estar saindo da faixa
contra sua vontade.
• Trailer Stability Assist detecta a
instabilidade do trailer no reboque e freia individualmente rodas para ajudar o
motorist em situações perigosas.
• Tow Assist e Tow Hitch Assist utilizam a câmera para ajudar o motorista a engatar
o trailer e também perver a trajetória durante a utilização da marcha ré.
• Blind-Spot Monitor & Closing Vehicle Sensing detectam veículos
que estão no ponto cego do motorista ou que estão se aproximando rapidamente e
que podem significar algum perigo durante a troca de faixas.
• Automatic headlamps e rain-sensitive wipers ativam
automaticamente os faróis e os limpadores de pára-brisa conforme as condições.
Avançado sistema
de entretenimento
Toda a inovação tecnológica do Discovery Sport também
se extende ao novo sistema de entretenimento com sistema de navegação
controlado por voz e modos para todos os terrenos. Isto coloca a Land Rover no
limite da tecnologia de conectividade em automóveis, trazendo maior
conveniência e originalidade com a na tela touchscreen
de oito polegadas do veículo. O Head Up
Display (HUD) também é uma novidade.
Novo sistema de
entretenimento
O Discovery Sport conta com um novo sistema de
entretenimento premium, com uma tela touchscreen de oito polegadas com
resolução de 800x480 para uma intuítiva experiência. Isso permite que o
motorista controle uma variedade de funções arrastando, escorregando e passando
os conteúdos, assim como ele faz em seus smartphones.
A tela inicial provê fácil acesso ao áudio, controle
do clima, telefone e navegação, enquanto usuários podêm passar para outras duas
telas adicionais para ter acesso a outras funções. Isso inclui o ponto de
acesso 4x4i e Wade Sensing, Eco Data e controle de luz ambiente.
A navegação via satélite é baseada em um cartão SD que
é fornecido como equipamento de série, e fornece visualização em 3D de cidades
e pontos turísticos, e os mapas em 2D e 3D de alta qualidade é de fácil leitura
com um mapeamento altamente realístico.
Comandos de voz podem ser utilizados para selecionar
estações de rádio, digitar números de telefones ou acessar contatos salvos.
Outros avanços da navegação via satélite incluem:
• Visualização de
congestionamento de tráfego
• Avisos ao vivo da condigção
de tráfego
• Histórico de
tráfego
• Ícones para guia de
faixa
• Mapas atualizados
por consumidores
• Avisos de
placas de tráfego em junções
Essa inovação na navegação via satélite também
otimizou e complementou a incrível capacidade off-road do Discovery Sport. Isso
inclui:
• Breadcrumbing, marca
a rota do veículo no mapa, permitindo que o motorista reface o trajeto voltando
ao ponto desejado.
• Navegação
Ponto-a-Ponto mostra a direção mais direta entre dois pontos.
• Coordenadas
laterais e longitudinais tanto para localizar o veículo quanto para encontrar
destinos off-road.
A funcionalidade Bluetooth® permite que até dois
aparelhos estejam conectados com o sistema de entretenimento simultaneamente:
um para realizar e receber chamadas sem as mãos através dos controles no
volante e o outro para tocar músicas, inclusive com a função de streaming de
aplicativos como o Spotify. Alternativamente smartphones e tocadores de MP3 podem
ser conectados e carregados via saídas USB.
Uma escolha de
três sistemas de audio incluem 17 alto falantes da Meridian para uma qualidade
de som incomparável
É possível escolher entre três sistemas de som
disponíveis para o Discovery Sport: um sistema de entrada com seis alto
falantes; outro com 10 alto falantes e amplificador para uma melhor qualidade.
Outro também com 10 alto falantes, porém com amplificador e subwoofer para uma
perfeita reprodução.
O sistema que é topo de linha foi desenvolvido em
parceria com a Meridian, uma líder mundial em tecnologias para áudio. O
avançado sistema de Som Meridian Surround de 825w conta com 17 alto falantes
que inclui um subwoofer e um amplificador que é uma verdadeira obra de arte e
que incorpora as mais recetnes tecnologias para garantir a mais perfeita
qualidade de som.
Fonte: Assessoria de Imprensa Jaguar, Land Rover.
Confira vídeos nos links:
Confira as fotos do Land Rover Discovery Sport no link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário