Blindado Guarani e veículo multitarefa serão atrações
do estande da fabricante na principal feira de Defesa e Segurança da América
Latina
Máquina camuflada, produzida pela New
Holland Construction, marca do mesmo grupo industrial da Iveco, também será
apresentada ao público
A
participação da Iveco Veículos de Defesa na LAAD 2015 – Feira Internacional de
Defesa e Segurança -, de 14 a 17 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro,
representa a consolidação da unidade de negócios no Brasil e a importância da
marca no cenário internacional. No estande da fabricante, estará exposto o
VBTP-MR Guarani, projeto desenvolvido em parceria com o Exército Brasileiro,
cuja produção já atingiu a marca de 190 unidades desde que a fábrica foi
inaugurada, em junho de 2013, em Sete Lagoas/MG. Também será apresentado ao
público o LMV, um veículo leve multifuncional usado em missões de paz em vários
países da Europa e Ásia, com mais de cinco mil unidades comercializadas.
A
Iveco Veículos de Defesa, marca da CNH Industrial, tem origem
italiana e mais de 75 anos de tradição no desenvolvimento e
fabricação de soluções para as áreas de defesa e
proteção civil. Com clientes em mais de 100 países, incluindo os
países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a marca
comercializa uma gama completa de veículos multifuncionais, blindados
e para transporte de cargas e tropas.
A unidade de Veículos de Defesa instalada
na cidade mineira é a primeira da Iveco fora do continente europeu. A fábrica é
responsável pela produção do blindado Guarani, que, gradativamente, vem
substituindo os modelos Urutu e Cascavel, em operação há mais de 40 anos nas
Forças Armadas. A criação da unidade representou a criação de 350 empregos
diretos e 1400 indiretos, além da ativação de uma vasta cadeia de fornecedores
nacionais para fabricar o novo veículo.
“A versatilidade da aplicação e a
alta tecnologia usada na produção do Guarani estão atraindo a atenção de outras
nações e isso é um marco para a indústria de defesa brasileira.
A Iveco
Veículos de Defesa possui tradição no desenvolvimento e fabricação de veículos
de alta tecnologia para uso militar, que estão em operação em vários países”,
afirma Humberto Spinetti, diretor da Iveco Veículos de Defesa para a América
Latina.
Blindado
Guarani
Para
produzir cada blindado, são necessárias cerca de 3.200 horas de trabalho. Com
capacidade para transportar até onze pessoas, o Guarani pesa 18 toneladas,
possui tração 6X6, pode chegar a 110 Km por hora e tem função anfíbia. Além de
ar-condicionado, apresenta uma série de inovações tecnológicas, como sistema
automático de detecção e extinção de incêndio e baixa assinatura térmica (o que
dificulta sua localização pelos inimigos), entre outros.
As unidades entregues ao Exército
Brasileiro são usadas em missões de pacificação, como ocorreu no Complexo da
Maré, no Rio de Janeiro, durante a Copa do Mundo, e também em operações de
combate ao crime organizado nas regiões fronteiriças do país. A plataforma do
blindado poderá ser usada como base para o desenvolvimento e a produção de uma
família de blindados em diferentes versões, entre as quais viaturas de
reconhecimento, socorro, posto de comando, porta-morteiro e ambulância.
O blindado produzido pela Iveco
possui um motor FPT Industrial Cursor 9 Euro V. Trata-se de um propulsor de 8.7
litros que oferece redução de até 4,5% no consumo de combustível em relação ao
antigo motor Cursor 8 Euro III. O Cursor “militar” foi configurado para
entregar 380 cavalos.
Especialmente para aplicação no
Guarani, o motor recebeu reforços para atender as exigências da aplicação
militar. A começar pela blindagem no alternador, responsável por gerenciar as
fontes de energia elétrica como a bateria, e no módulo eletrônico de injeção de
combustível. Além de estar blindado, o módulo foi montado em uma área mais
protegida do veículo. As tampas do cabeçote do motor, originalmente de
plástico, foram trocadas por tampas de ferro fundido.
Forte aceleração e respostas
rápidas. Essas características marcam o desempenho do motor Cursor 9, e são
resultantes das altas pressões de injeção de diesel do sistema eletrônico do
motor, que favorecem a pulverização do combustível na câmara de combustão, e,
consequentemente possibilitam uma queima mais eficiente. Para se ter uma ideia,
a pressão de injeção de um motor a gasolina convencional em um carro popular
chegam a 3 bar, enquanto o motor da FPT entrega 1.800 bar. Além de potente e
forte, o motor FPT Cursor 9 tem uma vida útil de 8.000 horas.
LMV
Veículo
tático para missões especiais com alto nível de proteção (balística e
antiminas), o LMV tem agilidade comprovada em diversos tipos de terrenos e
grande autonomia. O veículo já foi adotado por vários países que fazem parte da
Otan, entre eles Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Inglaterra e Noruega.
Atualmente, o LMV está sendo usado em operações no Afeganistão, Líbano, Kosovo
e Chad.
New Holland Construction também
fornece máquinas para o exército
Além
da Iveco, outra marca da CNH Industrial tem tradição no fornecimento de
equipamentos ao Exército. A New Holland Construction, que tem fábrica em
Contagem (MG), é fornecedora de equipamentos de construção para o
Exército Brasileiro desde quando ainda era Fiatallis. A partir de 2005, mais de
120 unidades da marca – entre
escavadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras, pá
carregadeiras e tratores de esteiras – já foram entregues às Forças
Armadas, sempre com pintura camuflada. “A parceria com o Exército muito
nos orgulha, pois atesta a qualidade e o desempenho
operacional dos nossos equipamentos”, explica Marcos Rocha,
gerente de Marketing de Produto da New Holland Construction para a América
Latina.
Na LAAD 2015, a New Holland
Construction levará um trator de esteiras, modelo D150 camuflado. “Com a
transmissão hidrostática, a máquina utiliza o que há de mais avançado em termos
de tecnologia de trem de força, além de possuir cabines espaçosas, ergonômicas
e cada vez mais seguras para o operador”, completa Rocha.
A New Holland Construction é uma
marca de máquinas para construção e infraestrutura. Seus equipamentos são
distribuídos por mais de 115 concessionários em toda a América Latina. Hoje,
são 52 produtos em uma linha completa, composta por escavadeiras,
retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores de esteiras, pás-carregadeiras,
minicarregadeiras, miniescavadeiras e manipuladores telescópicos, que atendem
às mais diversas aplicações em obras de infraestrutura, construção civil,
mineração e agricultura, entre outros.
Fonte: Assessoria de Imprensa CNH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário