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quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

3008: versatilidade e inovação em um só modelo









Um dos veículos que melhor sintetiza o espírito inovador da PEUGEOT passou por uma mudança recente em seu estilo ao adotar a nova identidade visual da Marca. Luzes diurnas em LED, também utilizadas na lanterna em forma de “garras”, e equipamentos como retrovisores
rebatíveis e câmera de ré tornam o veículo ainda mais equipado e tecnológico.

O veículo que inovou seu segmento ao combinar diferentes tipos de veículos – o dinamismo do
hatchback, o espaço inteligente do monovolume e a robustez do utilitário esportivo – recebeu
recentemente um novo estilo, ainda mais refinado, moderno e tecnológico.

Em linha com a nova identidade visual da PEUGEOT, o novo 3008 teve a frente redesenhada. A
grade e o farol de neblina, com moldura inspirada nos últimos carros-conceito da Marca, são
delineados por peças cromadas que parecem emergir da carroceria, ressaltando a robustez do
modelo. Adornado com dois filetes cromados, a entrada de ar reforça a presença natural do veículo.

Os códigos estilísticos da PEUGEOT estão presentes também no novo conjunto ótico, que apresenta
linhas de recortes inovadores. Os faróis são cercados por uma área cromada e luzes diurnas em LED
ressaltam a personalidade tecnológica do novo 3008.

O emblema do Leão segue a mesma linha: não mais delimitado por moldura, domina a dianteira da
carroceria cercado por dois vincos, que sugerem a sensação contínua de movimento. Os toques de
cromo sobre a guarnição superior da janela, capas dos retrovisores externos, frisos das longarinas e
em inox dos para-choques dianteiro e traseiro demonstram um alto nível de qualidade.

A parte traseira mantém as linhas sinuosas do conjunto. A lanterna traz novas luzes em LED em tom
escuro marcada por três “garras” que sugerem um efeito em 3D. O emblema do Leão, no centro da
tampa do porta-malas, agora vem acompanhado da inscrição PEUGEOT logo abaixo.

O novo 3008, que apresenta ainda rodas diamantadas de 17 polegadas com design exclusivo, realça
a vocação aventureira do crossover: um modelo robusto, versátil, com posição elevada de dirigir, um
comportamento dinâmico exemplar, garantido pela motorização THP, e que alia conforto, espaço e
tecnologia de um modelo familiar. Uma combinação de vocações que torna o veículo único.

Um interior cuidado nos mínimos detalhes
Em seu interior, o novo 3008 conta com um ambiente extremamente aconchegante e confortável,
iluminado pela grande área envidraçada do modelo, na qual se integram 1,70 m² do para-brisa. O
gigantesco teto panorâmico de vidro, de 1,60 m², eleva a superfície envidraçada total para 5,34 m².

O posto do condutor, desenvolvido à forma de um “cockpit de avião”, foi concebido em torno do
motorista, que encontra um painel de instrumentos de acabamento cuidadoso, formado por
mostradores com números brancos e agulhas vermelhas, sob um fundo negro.

Materiais de qualidade oferecem uma percepção qualitativa incontestável, tanto em termos visuais
como táteis, presentes, por exemplo, no revestimento texturizado do painel e nos detalhes
cromados brilhantes e foscos.

Soluções tecnológicas: equipamentos de série facilitam o dia a dia
A modernidade do novo 3008 é comprovada por sua ampla lista de equipamentos de série
empregados para facilitar o dia a dia dos usuários:

· Head Up Display

As informações essenciais à condução, como a velocidade e o regulador / limitador de velocidade
são projetadas numa lâmina translúcida colorida em policarbonato com tratamento antirreflexo. Ela
permite que o condutor as acesse sem ter necessidade de tirar os olhos da estrada. Além do
conforto de utilização, o sistema traz benefícios em termos de segurança.

· Freio Elétrico de Estacionamento

Esse sistema beneficia o conforto na condução. A partir do momento do arranque, o freio de mão
libera-se automaticamente. Quando o motor é desligado, o freio é acionado igualmente de forma
automática.

Um processador, em ligação com o ESP, gere o esforço para imobilizar o veículo, em função da
inclinação. O freio de mão permanece em vigília durante o tempo de imobilização para reajustar, se
necessário, o esforço de aperto. O condutor pode, no entanto, forçar este aperto mantendo apoiado
o comando da trava (peso rebocado, transporte em caminhão, barco, entre outros).

· Hill Assist – Assistência ao Arranque em Rampa

O modelo conta com um sistema de assistência ao arranque em rampa com vantagens para o
conforto de utilização e para um acréscimo em segurança.

Graças à conexão permanente com o ESP, esta função permite, quando o veículo se encontra numa
inclinação, mantê-lo parado durante dois segundos depois de tirar o pé do freio, o que dá ao
condutor tempo suficiente para acelerar novamente sem que o carro recue na ladeira.

Esse sistema torna as manobras mais seguras e facilita a utilização do veículo, quer para frente
(arranque em rampa) ou marcha a ré (por exemplo, para realizar uma manobra de estacionamento
numa rampa em descida). O sistema funciona em rampas com um mínimo de 3% de inclinação.

· Climatização Inteligente

O ar-condicionado automático digital bi-zone permite aos passageiros ajustar a climatização do
habitáculo de forma independente tanto do lado esquerdo quanto no direito do veículo. A
climatização do ambiente pode ser feita de forma manual (com filtro de poeira e de pólen) ou
automática. Nesse caso, a função Air Quality Sensor (AQS), ligada a uma sonda de qualidade do ar,
comanda automaticamente o fechamento da tampa de reciclagem em caso de detecção de uma
variação do nível de poluição do ar.

· Multimídia WIP NAV RT6

O sistema de áudio com USBBox permite a conexão de tocador de CD com MP3 aliado às funções
Bluetooth e conjunto “mãos livres” para telefone celular. Pode-se também acionar os dispositivos
conectados à entrada auxiliar, como um aparelho de iPod. Some-se a isso um sistema de navegação
por GPS projetado em uma tela colorida de sete polegadas rebatível eletricamente.

Motor 1.6 16V Turbo High Pressure de 165 CV
A modernidade do projeto, que está na essência deste crossover, encontra-se presente também em
seu propulsor, que segue a tendência internacional de downsizing de motores, desenvolvendo alta
performance e baixos níveis de consumo e emissão de poluentes.

Equipado com motor 1.6 16V Turbo High Pressure, é fabricado com bloco em alumínio,
extremamente leve e desenvolvido em cooperação com a BMW. Alimentado por um sistema de
injeção direta de gasolina, o propulsor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16
válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 165 CV de potência a
6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 kgfm disponível à marca de 1.400 rpm, oferece ao
condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade nos deslocamentos
urbanos, por exemplo.

Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis
velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma
rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução
proporcionado pelo modelo.

Outro fator importante na caixa automática é que o conversor de torque utilizado também é
pilotado, proporcionando uma condição de tráfego mais seguro principalmente em reduções. Neste
tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa,
gerando o efeito de “freio motor”. Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado
com caixa de velocidades mecânica: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo
motor. Por consequência, há maior economia de combustível, visto que o propulsor, nestas
condições, não injeta combustível para ser queimado, e também economia de freios, pois o condutor
utiliza uma energia que estaria sendo desperdiçada.

Um elevado nível de segurança
O novo 3008 proporciona ao consumidor uma segurança máxima em todos os níveis. Em termos
estruturais, o veículo foi programado para dissipar a energia de uma colisão de forma programada,
recebendo uma tripla estrutura de absorção de impacto frontal.

Vale ressaltar também que a coluna de direção é deformável: diante de um choque, ela se retrai
num ponto preciso para proteger o condutor.

Para proteger da melhor forma os ocupantes diante de uma colisão lateral, a coluna B é
particularmente reforçada. As colunas B e C são constituídas por duas chapas de aço de densa
espessura. Da mesma forma, todas as portas contribuem de maneira eficaz para tornar rígido o
modelo, criando uma sólida estrutura entre as colunas A, B e C.

Finalmente, o modelo, ao ser submetido aos testes de colisão promovido pelo EuroNCAP, instituto
europeu responsável por avaliar a segurança dos veículos comercializados no continente,
conquistou a nota máxima, de cinco estrelas.

· Meios de retenção

O veículo dispõe de seis airbags com oito pontos de proteção, sendo dois frontais, dois laterais (que
protegem o tórax e a bacia dos passageiros da frente) e dois do tipo cortina (para a cabeça dos
passageiros da frente e de trás). O veículo apresenta ainda de inúmeros dispositivos de segurança,
como freios ABS de última geração, ESP (Controle Dinâmico de Estabilidade), REF (Repartidor
Eletrônico de Frenagem), AFU (Assistência a Frenagem de Urgência) e ASR (Assistência Antiderrapagem),além de sensores de obstáculo traseiro.

Estão disponíveis também alarme, cinco cintos de segurança com três pontos de fixação, bem como
alertas sonoros de cintos fechados/não fechados, com informação visual por meio de pictogramas:

1. Nos assentos da frente, os cintos têm pré-tensores pirotécnicos (com uma dupla pré-tensão
no caso do passageiro para melhor retenção da bacia, para além da caixa torácica);
2. Nos assentos traseiros, os cintos laterais são equipados com limitadores de esforço;
3. Apoios de cabeça dianteiros em forma de “carteira” e traseiros em vírgula para os três
ocupantes.

Encontram-se disponíveis nos assentos laterais traseiros duas fixações Isofix para assentos de
criança.

Um veículo multiuso
Os passageiros do novo 3008 têm a disposição espaços de arrumação que totalizam cerca de 50
litros de volume útil.

À frente:
· Um grande volume refrigerado disponível no console central, sob o apoio de braços
dianteiro, permite alojar uma garrafa de 1,5 litro, CDs ou demais objetos, graças a sua
capacidade de 13,5 litros;
· O porta-luvas disponibiliza ao passageiro um volume de quatro litros;
· Um espaço fechado situado abaixo do volante, integrando o Manual do Proprietário, oferece
um volume de 3,7 litros;
· Dois grandes compartimentos rígidos nas portas com sete litros cada;
· Dois porta-copos no console central;
· Uma rede de retenção de objetos no lado direito do console central, à disposição do
passageiro da frente.

Na traseira:
· Duas tampas dão acesso a espaços de 3,8 litros à direita e 3,3 litros à esquerda, sob os pés
dos passageiros de trás;
· Porta-revistas atrás dos encostos dos bancos da frente;
· Duas bolsas rígidas nas portas, cada uma com 2,5 litros.

O interior do veículo apresenta ainda:
· Três tomadas de 12V (à frente do console central, na parte posterior dela para os
passageiros da segunda fileira de bancos e no bagageiro);
· Os passageiros traseiros se beneficiam de um apoio de braços central que dá acesso ao
porta-malas.

Além da grande quantidade de porta-objetos em todo o habitáculo, o compartimento de bagagens é
facilmente acessível graças à divisão da tampa em duas partes, uma superior, cuja dimensão
permite a manipulação em qualquer lugar, e outra inferior. Esta área serve para facilitar a carga de
objetos pesados, já que pode suportar um peso de 200 kg repartido pela sua superfície.

O bagageiro do modelo oferece a possibilidade de ser facilmente dividido, graças a um piso que
pode ser modulado em três níveis. Patenteada pela Marca, esse sistema facilita a utilização do
veículo no dia a dia.

Nível 1: o piso móvel, que pode ser extraído do veículo se necessário, posiciona-se no fundo do
bagageiro para oferecer o maior espaço de carga possível.
Nível 2: o piso fica alinhado com a tampa aberta – 25% do volume total do bagageiro passa a estar
disponível abaixo deste piso e 75% entre o piso e o teto. Esta posição permite um piso perfeitamente
plano, desde a tampa até o painel de bordo, quando os encostos traseiros e do passageiro da frente
são escamoteados.
Nível 3: o piso móvel é colocado no alinhamento da tampa fechada. A repartição do volume total do
bagageiro passa a ser de 45% sob este piso e de 55% sob o teto. Em qualquer das duas últimas
posições, o condutor poderá compartimentar ou esconder, à sua vontade, os objetos que coloca no
bagageiro.

Além do seu piso móvel, o bagageiro do novo 3008 é explorável sem dificuldades. Dispõe de
capacidade de 512 litros e, com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade do compartimento de
bagagens atinge o volume de 1.604 litros.

Além dos itens já citados, o modelo oferece os seguintes equipamentos de série:

· Direção eletro-hidráulica com volante regulável em altura e profundidade;
· Modularidade de bancos;
· Câmera de ré;
· Vidros elétricos “one touch” com sistema anti-esmagamento em todas as portas;
· Retrovisores externos rebatíveis eletricamente;
· Ajuste dos retrovisores elétricos;
· Bancos esportivos revestidos em couro e tecido Mistral (tom preto) para os veículos na cor
de carroceria Branco Nacré (perolizada), Cinza Alumínio e Marrom Rich Oak, e tecido
Guerande (tom cinza claro) para os veículos de cor de carroceria Preto Perla Nera;
· Piloto automático com Regulador e Limitador de Velocidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Peugeot.

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