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sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Daimler Trucks prevê melhor ano de vendas desde 2006



·    Apesar dos mercados voláteis, as entregas nos primeiros 11 meses de 2013 foram maiores do que no mesmo período do ano anterior

·    Posição reforçada nos principais mercados do NAFTA, Europa Ocidental, Alemanha e Turquia

·    Dr. Wolfgang Bernhard: “Esperamos superar o número de vendas de 2012, como anunciado anteriormente”


A Daimler Trucks deverá atingir sua meta de vendas para 2013 e entregar mais caminhões do que em qualquer ano desde 2006. Apesar de precisar lidar com um ambiente de mercado comparativamente difícil, o mais importante fabricante de veículos comerciais do mundo se beneficiou de sua presença global e da sua variedade de produtos tecnologicamente líderes e personalizados para cada região.

 
“A Daimler Trucks fez muito bem em 2013, graças a nossa linha de produtos extremamente atraente e a nossa ofensiva de crescimento em novos mercados. Pouco antes do final do ano, já esperávamos superar o número de vendas do ano anterior, de 462.000 unidades, como anunciado anteriormente e, dessa forma, obter o melhor resultado de vendas desde 2006”, declarou o Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses, sobre o desempenho de vendas até o mês de novembro.

 
Nos primeiros 11 meses de 2013, a Divisão entregou 433.600 veículos das marcas Mercedes-Benz, Fuso, Freightliner, Western Star, Thomas Built Buses e BharatBenz. Como resultado, as vendas foram 2% maiores do que no mesmo período no ano anterior, quando foram vendidas 424.000 unidades.

 
Com base nos dados iniciais para dezembro, a Daimler Trucks espera fechar 2013 com um crescimento de vendas encorajador para o ano inteiro. Os números finais de vendas globais serão apresentados na conferência anual de imprensa da Daimler em 6 de fevereiro de 2014.

 
Comentando sobre as perspectivas para 2014, Bernhard afirmou: “É claro que planejamos compartilhar o crescimento moderado do mercado global de caminhões que é esperado para 2014. No entanto, ainda é muito cedo para fazer quaisquer previsões, pois as principais regiões continuam a enfrentar desafios. É claro, entretanto, que temos que, mais uma vez, fazer grandes progressos este ano para alcançar a meta de vender mais de 500.000 caminhões em 2015. Nós continuamos a fazer tudo o que podemos para fortalecer nossa posição como fabricante líder mundial de caminhões. Para conseguir isso, também estamos implementando nossas estratégias específicas para as respectivas regiões”.

 
Participação do mercado do NAFTA aumenta significativamente

 
As vendas foram estáveis na região do NAFTA (Canadá, EUA e México), totalizando 124.000 veículos nos primeiros 11 meses do ano (jan-nov 2012: 123.600), apesar de o mercado ter retraído ligeiramente. Como resultado, a participação de mercado nos veículos médios e pesados de Classes 6 a 8 aumentaram significativamente para 38,8% (33,9% em 2012). Este sucesso em particular, foi por conta do novo Freightliner Cascadia Evolution – mais de 22.000 unidades deste modelo foram encomendadas entre seu lançamento no mercado e o final de novembro. O caminhão só foi produzido a partir de março de 2013. Os clientes apreciam claramente o fato de que o Cascadia Evolution consome até 7% menos de combustível do que seu antecessor.

 
A Daimler Trucks também reforçou sua posição de liderança na Europa. Enquanto o mercado encolheu cerca de 6% na Europa Ocidental, as vendas na Daimler Trucks aumentaram em 9% até novembro, para 56.800 veículos (jan-nov 2012: 52.000). A participação de mercado da divisão de caminhões médios e pesados aumentou para 24,2% (23,6% em 2012). A Daimler Trucks foi capaz de ganhar participação de mercado em todos os principais mercados europeus. Este também foi o caso da Alemanha, apesar deste mercado ter retraído quase 9%. No país de origem da Mercedes-Benz, a Daimler Trucks vendeu 28.200 veículos nos primeiros 11 meses de 2013. Dessa forma, aumentou suas vendas ligeiramente em 1% (jan-nov 2012: 27.791), fazendo com que sua participação no mercado subisse para 40,4% (39,3% em 2012).

 
Actros compatível com Euro 6 é bem recebido pelos clientes

 
Na Alemanha e no restante da Europa, a Daimler Trucks se beneficiou do fato de que estava à frente de seus concorrentes ao adequar seus caminhões para a nova norma de emissões Euro 6, que entra em vigor neste início de 2014. Os modelos Actros, Antos, Arocs e Atego da Mercedes-Benz, assim como os caminhões especiais Unimog e Econic, foram habilitados pela Daimler Trucks para o Euro 6 antes mesmo desta rigorosa norma entrar em vigor. Metade dos novos caminhões Actros da Mercedes-Benz vendidos na Europa durante os primeiros 11 meses de 2013 já era compatível com o Euro 6. Na Alemanha, o número foi de até três em cada quatro novo Actros.

 
“Nossos investimentos na família de caminhões da Mercedes-Benz estão valendo a pena. Os clientes apreciam o fato de que nós lhes fornecemos a tecnologia de alta qualidade e o menor custo total de propriedade do setor”, afirmou Bernhard.

 
Na Turquia, a Daimler Trucks desempenhou seu papel muito melhor do que o mercado como um todo. Mesmo que o setor, no país, tenha caído em mais de 10%, ela foi capaz de aumentar suas vendas em 3% nos primeiros 11 meses de 2013, com cerca de 17.100 veículos. A Divisão ampliou proporcionalmente sua vantagem sobre a concorrência. A Daimler Trucks aumentou sua participação de mercado na Turquia em quase 6%, chegando a aproximadamente 50%. “A Turquia é um exemplo claro da importância de atender cada mercado com produtos adequados fabricados localmente. Nós vamos continuar a implementar esta estratégia de sucesso como parte de nossa ofensiva de crescimento”, declarou Bernhard.

 
Salto das vendas no Brasil

 
O negócio também melhorou para a Daimler Trucks no Brasil, que é o maior mercado de caminhões da Mercedes-Benz. A Divisão foi capaz de se beneficiar de seus caminhões produzidos localmente e também aumentou as entregas em mais de um terço para 37.300 veículos nos primeiros 11 meses de 2013 (jan-nov 2012: 27.500). A participação de mercado atingiu 24,4%. O mercado como um todo cresceu 14%. É importante destacar que os números de vendas para os primeiros 11 meses de 2013 incluem vários contratos importantes ainda não refletidos nos números de emplacamentos, que são relevantes para determinar a participação de mercado.

 
Na Ásia, as vendas foram afetadas por desenvolvimentos de mercado variados e altamente voláteis. No Japão, as entregas aumentaram em 7% nos primeiros 11 meses de 2013, para 34.400 unidades (jan-nov 2012: 32.000). A demanda por caminhões foi impulsionada por um programa de estímulo econômico do governo. A participação de mercado da Daimler Trucks permaneceu relativamente inalterada em 20,2%  comparada ao desempenho do ano anterior de 20,5%.

 
Na Índia, o mercado global de caminhões diminuiu 30%, devido a uma desaceleração econômica inesperadamente pronunciada. Embora a marca indiana BharatBenz da Daimler Trucks tenha começado do zero, ainda assim conseguiu chegar em quarto lugar no segmento de caminhões médios e pesados do país. Cerca de 6.000 veículos BharatBenz foram vendidos até o final de novembro. A marca introduziu uma evolução contínua dos novos modelos, uma vez que começou a vender no final de setembro de 2012. Os lançamentos estão a todo vapor. Os planos da marca reforçam sua posição no mercado, visando uma gama completa de produtos com 17 modelos em 2014.

 
Sucessos iniciais na integração do negócio da Ásia

 
A Daimler Trucks espera ganhar um ritmo de crescimento adicional nos futuros mercados, assim como nos já existentes, tendo por base o seu Modelo de Negócio da Ásia, introduzido em 2013. Isso permite que a Daimler Trucks Asia explore o potencial criado pela interligação da Mitsubishi Fuso Truck e Bus Corp (MFTBC), sediada no Japão, com a Daimler India Commercial Vehicles (DICV). Através da cooperação entre a MFTBC e a DICV, que inicialmente abrangem as unidades para desenvolvimento de produtos, produção e vendas, a Daimler Trucks Asia está utilizando os pontos fortes de ambas as empresas. O primeiro marco foi alcançado em maio de 2013, quando a produção de cinco novos modelos FUSO começou em Chennai, Índia. Estes modelos são destinados para exportação para mercados da Ásia e da África. Os primeiros veículos foram entregues para Zâmbia, Quênia e Sri Lanka. Em 2020, a Daimler Trucks Asia planeja vender 290.000 veículos anualmente em todo o mundo.

 
Progresso na China e na Rússia

 
Em 2013, a Divisão também intensificou sua cooperação com parceiros na China e na Rússia. A Beijing Foton Daimler Automotive Co., Ltd. (BFDA), que lançou a produção em meados de 2012, é a primeira joint venture 50-50 no segmento de caminhões chineses entre um parceiro local e um estrangeiro. Esta cooperação com a Foton assegura para a Daimler Trucks uma presença fundamental no mercado de caminhões chineses. Os caminhões da BFDA são vendidos sob a chancela da marca Auman. A joint venture comercializou em torno de 94.000 veículos durante os primeiros 11 meses de 2013.

 
Na Rússia, a parceria entre a Daimler Trucks e o líder de mercado Kamaz está fazendo um bom progresso. Desde 2013, as cabinas de caminhões da Mercedes-Benz são instaladas na nova geração de caminhões da Kamaz. A Daimler Trucks vem fornecendo eixos e motores diesel para a Kamaz desde novembro de 2012. Kamaz e Daimler Trucks também operam duas joint ventures locais para a produção e venda de caminhões da Mercedes-Benz (Mercedes-Benz Trucks Vostok/MBTV) e FUSO (FUSO KAMAZ Trucks Rus Ltd./FKTR). Na mais recente demonstração de desenvolvimento desta relação, a MBTV está montando e pintando as estruturas de caminhões na Rússia desde novembro de 2013. Este movimento aumenta a flexibilidade da empresa e otimiza sua cooperação com fabricantes de carrocerias.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz.

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