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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

TESOUROS DO GRANDE IMPÉRIO






Museu Nacional de Napoles.


Casa Fiat de Cultura expõe mais de 300 peças e obras, todas originais e inéditas no Brasil, capazes de reavivar fatos, tradições e personagens da Roma Imperial

Recontar a trajetória do povo e dos imperadores romanos por meio da arte, da arquitetura triunfal, das cerimônias de poder, da vida cotidiana, das célebres conquistas e da opulência do Império. Eis o desafio de “Roma – A Vida e os Imperadores”, exposição que marca a abertura da programação da Casa Fiat de Cultura no Momento Itália Brasil 2011-2012. De 21 de setembro a 18 de dezembro, o público apreciará mais de 300 objetos que, cada um a seu modo, representam fatos e personagens da sociedade romana nos primeiros três séculos do Império, de Júlio César (44 a.C.) e Augustus (falecido em 14 d.C.) a Septímio Severo (193-211) e seu filho Caracala (211 - 218). De Minas, a mostra segue para o Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde permanecerá aberta ao público de 26 de janeiro a 1º de abril de 2012.

Na Mostra – cuja curadoria é assinada por Guido Clemente, professor de História Romana da Universidade de Florença, em parceria com uma comissão científica formada por renomados estudiosos e historiadores dos principais museus italianos de arqueologia –, há 370 obras originais, entre esculturas, mosaicos, joias, cerâmicas, afrescos, adornos, vestimentas e objetos do dia a dia, provenientes de importantes instituições da Itália, como o Museu Arqueológico Nacional de Florença, o Museu Nacional Romano, o Museu Nacional de Nápoles, o Antiquário de Pompéia, o Museu Arqueológico de Fiesole e a Galleria degli Uffizi.

Entre os objetos expostos, destacam-se as três paredes com afrescos da Vila de Pompéia, as estátuas de Júpiter, de Lívia (esposa de Augusto) e da deusa Isis, a Cabeça Colossal de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, desenhos do Coliseu, a Lamparina de Ouro e cerca de 60 joias. “Essa exposição é um sonho de cinco anos, agora realizado pela Casa Fiat de Cultura, que, desde sua constituição, tem conversado com o curador, o professor Guido Clemente. Com a chegada do Momento Itália Brasil 2011-2012, os procedimentos foram acelerados. Tivemos a gratificante parceria de todas as instituições envolvidas e, finalmente, traremos ao Brasil um acervo deslumbrante, que nunca havia saído da Itália. Nada mais gratificante para um ano de comemorações”, ressalta José Eduardo de Lima Pereira, presidente da Casa Fiat de Cultura.

O professor Guido Clemente explica que a curadoria buscou privilegiar a abordagem dos imperadores de Roma do ponto de vista do exercício de seu poder e de suas diferentes personalidades. “Augusto, por exemplo, foi o modelo de respeito pela tradição; ao contrário de Nero, que quebrou todas as regras e fez do papel imperial símbolo de tirania e crueldade. Trata-se de um verdadeiro obcecado pelo luxo”, explica o curador, para quem a variedade de peças é a verdadeira riqueza da exposição, pois que permite ao visitante o acesso a um mundo complexo. “Tentamos colocar o poder imperial em perspectiva e lidar com o que o império realmente foi. Neste sentido, tratamos da vida social e familiar, da escravidão, da economia, dos hábitos diários, da religião, dos costumes, do trabalho, das casas dos ricos e da forma como os menos afortunados viviam”, afirma.

A exposição é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do GabineteCultura e Escritório Emílio Kalil, com patrocínio da Fiat Automóveis, co-patrocínios do Bradesco e Santander, parceria da APPA e apoio do Ministério da Cultura, através da lei de incentivo à cultura, da Embaixada Italiana no Brasil e do Momento Itália-Brasil.

Núcleos e módulos

Em “Roma – A Vida e os Imperadores”, a narrativa expositiva busca, de forma cronológica, dar ênfase ao cotidiano da sociedade à época, com destaque para os seus principais eventos e personagens. Além disso, pretende-se descrever as cerimônias do poder e os festivais de ritos e deuses. Em tal “viagem”, se o ponto de partida é o processo de estabelecimento do Império, período revivido por meio da vida e da obra de seus fundadores – César e Augusto –, o destino final revela-se o terceiro século, considerado o apogeu do domínio de Roma.

Formado por riqueza cultural que abrangeu toda a Europa e parte da Ásia e da África, o Império Romano fundiu costumes e tradições que se propagaram pelo mundo ao longo dos séculos. De modo a estimular o visitante a tal “viagem no tempo”, a exposição foi estruturada em torno de quatro núcleos expositivos – O mundo de César e Augusto; O mundo de Nero; Vida no Império: o cotidiano das famílias romanas e O império multi-étnico –, subdivididos em módulos. Para cada núcleo, selecionaram-se os mais representativos exemplares arqueológicos para contextualização da narrativa expositiva. Mapas, fotos e documentos ajudam o público a compreender, com facilidade, o traçado museográfico. Além disso, recursos interativos permitem que o visitante vivencie a força e o legado histórico do Império Romano em sua plenitude. Por fim, uma apurada seleção de documentários e filmes vem sendo pensada, de modo a resgatar “Roma“ com extraordinário interesse e beleza.

A narrativa expositiva, pois, revelará, em ordem cronológica, os fatos históricos do Império Romano, de seu apogeu aos tempos de declínio. Eis os núcleos da Exposição, seguidos de seus respectivos módulos:

“Entre César e Augusto: o nascimento do Império”
Apresenta a dinastia, a vida e o legado de Júlio César (século I a.C. a III d.C), assim como a guerra dos romanos e a conquista da Gália. Neste núcleo, o público conhece, ainda, grandes monumentos e estátuas romanas. Além disso, conta com referências a Augusto, assim como à religião e à fundação da cidade que se tornaria legendária.

Os módulos:

- O mundo de César. A guerra dos romanos. A conquista da Gália.
- O mundo de Augusto. A cidade de Roma e seus monumentos. A família, amigos, intelectuais.
- O processo de romanização e da fundação da cidade.
- A representação do poder. Capitolino Religião e Culto Imperial.

“Nero”
O luxo e a opulência que marcaram o legado do imperador Nero, tornado soberano aos 17 anos, estarão presentes neste núcleo. Exemplificada pelo grande número de joias em ouro, prata e esmeraldas, objetos do cotidiano de grande valor e elementos que fazem referência ao universo feminino da época, a riqueza exacerbada eleva Roma, ainda mais, ao status de Império imponente e consolidado.

Os módulos:

- O Mundo do Nero.
- Nero do artista.
- Teatro.
- Luxo. O mundo feminino: retratos, joias e objetos para a beleza.

“O apogeu do Império”
No centro de discussão deste núcleo, estão os jogos do Circo e do Coliseu. Neles, a força e o poder se misturam com gladiadores e grandes lutas. Trata-se das atividades de “pão e circo”, que eram parte da rotina dos romanos nos tempos áureos do Império, sendo representadas, também, na arquitetura, nas atividades domésticas e cotidianas dos que lá viviam. Por isso, imagens e artefatos da cidade e do comércio da época, bem como retratos de imperadores e familiares também fazem parte desta parte da exposição.

Os módulos

- Os jogos do circo e do Coliseu: as raças e gladiadores.
- O domus e moradia. A casa de Pompéia.
- A vida em família e cotidiano: trabalhar, brincar, escrever e a intimidade.

“Um Império multicultural”
A última parte da exposição explora as variadas origens dos costumes romanos. Tendo dominado vastas regiões de distintas etnias, em três continentes diferentes – Europa, África e Ásia –, as religiões (como sincretismo de deuses e introdução de novos cultos, como Mitra e Isis), os elementos de culturas regionais (de tribos africanas e comunidades asiáticas) e a miscigenação de povos foram fundamentais para a formação da sociedade romana.

Os módulos:

- Religiões orientais.
- O povo da periferia para o centro do império.
- Da Europa para a África para a Ásia.
- Entre romanos e bárbaros.

Interatividade
Dentre os diferenciais da exposição estão os momentos de interatividade presentes nas galerias. Roma – A Vida e os Imperadores apresenta ao público um mapa interativo, que permite ao visitante contemplar a vastidão do império romano em seu auge, com interface que possibilita a visualização dos limites do império antigo sobre o mapa político do mundo atual. Além disso, haverá uma projeção interativa que banha os visitantes numa chuva de moedas de ouro, simbolizando a importância das moedas para o império romano. O legado da civilização romana está presente no cotidiano de todos os brasileiros, mesmo que este não perceba esse tipo interação em uma mostra traça comparações e demonstra as importantes influências que Roma deixou na sociedade atual.

Programa educativo

A cada exposição, a Casa Fiat de Cultura desenvolve um programa educativo para atender a todos os setores da sociedade: crianças, jovens, adultos, estudantes das redes pública e privada e grupos como associações e ONGs, entre outros. É um dos diferenciais de suas visitas orientadas e um motivo a mais para conhecer a mostra “Roma – A Vida e os Imperadores”.
Com concepção da educadora Daniela Chindler, o Programa Educativo da mostra contará com uma equipe de aproximadamente 30 educadores multidisciplinares. Com roteiros variados, pensados para cada tipo de público, a intenção é mostrar como a formação da sociedade atual foi pensada no período imperial de Roma, promovendo links entre o passado e a atualidade de forma interativa e divertida. “O aprendizado acontece por meio da troca de conhecimento, do prazer e do olhar em conjunto. O Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura quer que a visita não seja apenas informativa, e sim investigativa, instigando o público a pensar a história como algo prazeroso”, explica Chindler.

O agendamento para grupos, escolas e assessoria ao professor poderá ser feito pelo telefone (31) 3289-8910 ou pelo e-mail: agendamento@casafiat.com.br. Além das visitas de grupos e instituições, o Programa Educativo oferece também visitas temáticas para o público e para as famílias nos finais de semana, sem necessidade de agendamento.
Programação paralela

A programação paralela à exposição “Roma – A vida e os Imperadores” prevê a realização de palestras temáticas, que começam a partir do dia 20 de outubro. Os palestrantes discutirão temas diversos, do Império Romano em seu apogeu a questões relativas à especificidade da arte, da política, da economia e dos processos de violência e escravidão em Roma. Além disso, serão abordados assuntos como a trajetória de Agripina Menor, irmã de Calígula; a imagem dos bárbaros na arte romana e o status de Roma como capital imperial e cidade cristã.

As palestras direcionam-se a todos aqueles que se interessam pelo conteúdo histórico da exposição Roma. Os participantes terão a oportunidade de ouvir grandes nomes da academia, inclusive de universidades italianas – com tradução simultânea –, e de ampliar o conhecimento sobre o Império Romano. Dentre os palestrantes, destaque para o próprio curador da exposição, Guido Clemente. Por fim, importante ressaltar que todas as palestras começam às 19h30 e possuem transporte gratuito, partindo da Praça da Liberdade.

Grandes épicos do cinema
A partir do dia 08 de outubro, a Casa Fiat de Cultura dá início ao Ciclo de Cinema, que integra a programação da exposição Roma – A vida e os Imperadores. Os apaixonados pela sétima arte terão a oportunidade de assistir ou rever 11 longas que contam a história de personagens, costumes e tradições do Império Romano. As sessões serão sempre aos sábados e domingos, às 15h, de 8 de outubro a 27 de novembro.

Entre os filmes da programação, estão clássicos do cinema que levaram milhões de pessoas às salas de cinema do mundo inteiro e conquistaram prêmios e o gosto popular. Épicos como, Ben Hur (1959), Gladiador (2000), Calígula (1960), Cleópatra (1963), A Paixão de Cristo (2004), Satyricon (1969), Spartacus (1960), Nero (2004), Astérix & Obelix contra César (1999), Júlio César (1953) e A queda do Império Romano (1964) possibilitarão uma maior contextualização das obras e personagens da exposição, enriquecendo o imaginário dos visitantes.

Programação de Cinema

Ben Hur
(Ben-Hur, EUA, 1959)
Dias: 09 de outubro e 13 de novembro, às 15h
Sinopse: Traído por seu amigo Messala, Ben-Hur, o príncipe da Judéia, é enviado às galés onde se torna um escravo. Ao ser adotado por um nobre romano, planeja a sua vingança.
Direção: William Wyler
Elenco: Charlton Heston, Jack Hawkins, Haya Harareet
Duração: 212 minutos

Gladiador
(Gladiator, EUA, 2000)
Dias: 15 de outubro e 19 de novembro, às 15h
Sinopse: General de guerra é favorito para a sucessão do trono romano, mas herdeiro biológico mata o pai e condena o rival a se tornar escravo gladiador.
Direção: Ridley Scott
Elenco: Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen
Duração: 154 minutos

Cleópatra
(Cleopatra, Inglaterra, EUA, Suíça, 1963)
Dias: 16 de outubro e 20 de novembro, às 15h
Sinopse: Cleópatra, a Rainha do Egito, usa sua beleza para atrair Marco Antônio... e a inteligência para conquistar o poder do Império Romano.
Direção: Joseph L. Mankiewicz, Rouben Mamoulian, Darryl F. Zanuck
Elenco: Elizabeth Taylor, Richard Burton, Rex Harrison
Duração: 192 minutos

A Queda do Império Romano
(The Fall of the Roman Empire, EUA, 1964)
Dias: 22 de outubro e 26 de novembro, às 15h
Sinopse: Super produção que reconstitui a queda do Império Romano, apresentando desde o conturbado processo político até o cotidiano da população, que se divertia vendo as tradicionais corridas de bigas e os gladiadores nas arenas do Coliseu.
Direção: Anthony Mann
Elenco: Sophia Loren, Stephen Boyd, Alec Guinness
Duração: 188 minutos

Julio Cesar
(Julius Caesar, EUA, 1953)
Dias: 29 de outubro e 27 de novembro, às 15h
Sinopse: Quando César é assassinado, Marco Antonio faz um inflamado discurso para reverter a situação, e os conspiradores são obrigados a fugir. A partir de então dois exércitos são formados: um comandado por Marco Antonio e Otávio o outro por Cássio e Brutus.
Direção: Joseph L. Mankiewicz
Elenco: Marlon Brando, James Mason, John Gielgud
Duração: 120 minutos


Satyricon
(Fellini - Satyricon, Itália, 1969)
Dia: 05 de novembro, às 15h
Sinopse: Adaptação do livro homônimo, acompanha a jornada tragicômica de dois amigos na Roma Antiga, que se separam, depois se reúnem, sobrevivem a um terremoto e ajudam um semideus hermafrodita.
Direção: Federico Fellini
Elenco: Martin Potter, Hiram Keller, Max Born
Duração: 128 minutos

Astérix & Obélix contra César
(Astérix et Obélix contre César, França, Alemanha, Itália, 1999)
Dia: 06 de novembro, às 15h
Sinopse: Uma pequena aldeia gaulesa é o único centro de resistência aos cobradores de impostos de Roma. O imperador Júlio César decide ir até lá, para descobrir o segredo dos invencíveis bárbaros.
Direção: Claude Zidi
Elenco: Christian Clavier, Gérard Depardieu, Roberto Benigni
Duração: 109 minutos

Nero
(Imperium: Nerone, Itália, Espanha, Inglaterra, 2004)
Dia: 12 de novembro, às 15h
Sinopse: Durante os 31 anos em que comandou o imbatível Império Romano, Nero enfrentou poderosos inimigos externos. Depois de proclamado imperador, a loucura passa tomar conta do novo líder, colocando em risco todo o Império Romano.
Direção: Paul Marcus
Elenco: Hans Matheson, Laura Morante, Rike Schmid
Duração: 192 minutos


Cinco anos de democratização da arte

Nesses cinco anos de atuação, mais de 300 mil pessoas visitaram a Casa Fiat de Cultura, que, desde sua criação, destaca-se por abrigar grandes mostras internacionais de artes plásticas e apresentações inéditas de acervos brasileiros, com debates acadêmicos e programas educativos. Só em 2009, 124 mil visitantes apreciaram as exposições de Auguste Rodin e Marc Chagall, duas das mais importantes mostras do Ano da França no Brasil e que, após Belo Horizonte, seguiram para o Rio de Janeiro e São Paulo. Neste ano, mais de 60 mil visitantes participaram da programação das exposições Tarsila e o Brasil dos Modernistas e Olhar e Ser Visto. No segundo semestre de 2011, a Casa Fiat de Cultura integra a programação do Momento Itália- Brasil 2011-2012 com a exposição Roma - A Vida e os Imperadores.

Mantida pelas empresas do Grupo Fiat, a instituição é o primeiro espaço cultural criado por uma fabricante de automóveis no País. Sua programação destaca-se pelo alto valor histórico, artístico e educativo e tem entre seus objetivos o estímulo à circulação dos bens culturais, à difusão da cultura brasileira e mundial, à formação do público, à democratização do acesso às artes e à inclusão social. A Casa Fiat tem conseguido, ainda, superar o desafio de garantir experiências qualificadas e enriquecedoras para todos os públicos, que possibilitem gerar novas reflexões, conhecimentos e promover o desenvolvimento humano e social.

Casa Fiat de Cultura e o Momento Itália-Brasil
A Casa Fiat de Cultura será uma das protagonistas do Momento Itália-Brasil, programa que busca reforçar as relações entre os dois povos em áreas as mais diversas, como economia, comércio, ciência e tecnologia, cultura e educação. Do segundo semestre de 2011 ao primeiro de 2012, será realizada uma série de eventos, no Brasil, em torno de temas como artes plásticas; arquitetura e design; cinema; teatro e dança; música; moda; enogastronomia; festivais e feiras; italianos no Brasil, esporte e imprensa.

Serviço:

Exposição “Roma - A Vida e os imperadores”
Período: 21 de setembro a 18 de dezembro de 2011
Local: Casa Fiat de Cultura – Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250 - Belvedere - Belo Horizonte - MG
Horários: Terças a sextas, de 10h às 21h
Sábados, domingos e feriados, de 14h às 21h
Entrada e transporte gratuitos
Informações: 31 3289-8900 e www.casafiatdecultura.com.br
Visitas orientadas para grupos e escolas: 31 3289-8910 e agendamento@casafiat.com.br

MICHELIN APRESENTA PNEU MENOS POLUENTE

Especial FENATRAN 2011


Com faturamento líquido no primeiro semestre de 21% a mais do que no ano passado, Grupo Michelin amplia fábrica de pneus para caminhões e ônibus e apresenta pneu com redução de 20% no combustível

São Paulo, setembro de 2011 - Consolidado no mercado por ser uma das primeiras empresas a fabricar o pneu verde, o Grupo Michelin apresentou no primeiro semestre um faturamento líquido de 10,1 bilhões de euros, 21% a mais do que registrado no mesmo período do ano passado. Este ano, a Michelin apresentará 18ª Fenatran - principal feira do setor de transportes da América Latina, que acontece de 24 a 28 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, novidades aos consumidores que serão atraídos pelo melhor custo operacional para o segmento de carga rodoviária. "No atual plano de investimentos de 800 milhões de euros, a Michelin destina cerca de 100 milhões para a ampliação da fábrica de pneus para caminhões e ônibus com o objetivo de elevar a capacidade atual de 1,5 milhão de pneus por ano para mais de 2 milhões. Trata-se de um aumento de cerca de 30% na capacidade de produção", afirma Feliciano Almeida, diretor de marketing e vendas para pneus de caminhões e ônibus da Michelin América do Sul. Em relação aos produtos, o grupo mostrará ao mercado o Michelin X Multiway, destinado para veículos ao mercado transporte de passageiros. Trata-se de um pneu que usa menos derivado do petróleo e economiza 20% de combustível em relação ao modelo anterior.

A 18a Edição da Fenatran contará com 365 expositores de 15 países em uma área de 85 mil m2, com a apresentação de produtos e serviços dos principais representantes do setor. O evento é organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, em parceria com a ANFAVEA e NTC.

1 - Qual a importância da empresa em participar da maior feira de Transportes da América Latina, a Fenatran?
Feliciano Almeida (FA): O setor de transporte de cargas na América do Sul vive um período de grandes mudanças e o Grupo Michelin participa dessa evolução desenvolvendo soluções de mobilidade sustentável para o mercado. A Fenatran é uma ótima vitrine para mostrarmos nossos produtos e serviços.

2 - Quais são as expectativas da empresa em relação à feira?
FA: É um evento de grande porte, que conta com a presença de todas as importantes montadoras do país. É um excelente local para analisarmos a conjuntura e as tendências do setor.

A Michelin, que é comprometida na busca das
melhores soluções em produtos e serviços para seus clientes, estará atenta a todos os movimentos do mercado.

3 - Teremos alguma novidade ou lançamento para este ano nos stands? O que o consumidor pode esperar?
FA: A Michelin apresentará na feira novidades que vão possibilitar o melhor custo operacional para o segmento de carga rodoviária. O consumidor pode esperar inovações em produtos e serviços que vão gerar ganho no resultado operacional, com maior durabilidade e melhor maior performance.

4 - Como a empresa avalia, hoje no setor, o mercado brasileiro?
FA: O Brasil é um país estratégico para o Grupo Michelin pelo seu potencial de crescimento. No atual plano de investimentos de 800 milhões de euros, a Michelin destina cerca de 100 milhões para a ampliação da fábrica de pneus para caminhões e ônibus com o objetivo de elevar a capacidade atual de 1,5 milhão de pneus por ano para mais de 2 milhões, trata-se de um aumento de cerca de 30% na capacidade de produção.

5 - Diante de grandes eventos esportivos que ocorrerão em terras brasileiras, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, como a empresa pode contribuir para a ampliação do setor?
FA: A empresa contribui com lançamento de produtos para veículos de obras que melhoram os custos nas operações de transporte da construção civil. A ideia é ajudar a diminuir o custo Brasil.

Focamos na durabilidade, no conforto e na responsabilidade ambiental.

6 - Quais são as principais tendências no setor de transportes?
FA: É um mercado que está em processo de amadurecimento. O Brasil apresentou um crescimento 30% maior do que o mercado europeu e americano, que já são mercados consolidados. Nosso setor tende a renovar a frota e se profissionalizar mais, buscando sempre segurança, durabilidade e uma atuação ambiental responsável.

7- O que muda com as novas normas do Euro 5? Qual a aposta da empresa com este novo panorama?
FA: Esta mudança tornará o setor de transporte mais competitivo e exigente. Nossos clientes precisarão reduzir os custos e aumentar a produtividade, seja para resultados imediatos ou para o desenvolvimento para o futuro.

A Michelin está ciente desse desafio e apresenta soluções que colaboram com nossos clientes nesse sentido, reduzindo os custos operacionais globais. O sucesso de nossos clientes é a nossa preocupação. É importante que neste contexto as empresas escolham produtos e serviços levando em conta o critério custos/benefícios de forma a se desenvolver e a se perenizar, sem tomar decisões de curto prazo baseadas só no preço dos produtos.

Introduzir produtos de baixa qualidade no ciclo de produção da empresa é muito perigoso, pois gera uma progressiva perda de eficiência. Em longo prazo, cria-se mais custos e perde-se competitividade. E, quando quiser melhor qualidade, terá que injetar mais capital para sobreviver. Enfim, as empresas são como nosso corpo humano: se não nos alimentamos bem, não seremos saudáveis.

8 - Qual o balanço (crescimento) da empresa no primeiro semestre de 2011? E quais são as perspectivas gerais para este ano?
FA: O Grupo Michelin apresentou um faturamento líquido de 10,1 bilhões de euros, o que representa 21% a mais do que no ano passado.

9 - Atualmente, a abordagem socioambiental, ou seja, a interação das questões sociais ao meio ambiente são temas geradores de muitas inquietações na área industrial. Com isso, muitos projetos estão sendo desenvolvidos e direcionados às áreas de reciclagem, separação e redução de resíduos, e em formas de reutilização de diversos materiais não biodegradáveis, como o pneu. A Michelin produz algum tipo de material de uso reciclável?
FA: A preocupação ambiental está no DNA da Michelin. Quando ninguém badalava o assunto, nós apresentamos ao mundo o primeiro pneu verde, em 1992. Realizamos anualmente o Challenge Bibendun, evento mundial que reúne todos os principais atores do setor dos transportes e onde são apresentadas soluções para a mobilidade sustentável.

Em relação aos produtos, esse ano, apresentamos ao mercado da América do Sul o MICHELIN X Multiway para veículos ao mercado transporte de passageiros. Trata-se de um pneu que usa menos derivado do petróleo e economiza 20% de combustível em relação ao modelo anterior.

Com o material inservível, damos destinação ambientalmente adequada em duas vias. Uma com o aproveitamento de materiais, como o aço e a borracha, que são segregados por processos mecânicos e são reciclados como sucata metálica e como insumo para os artefatos de borracha. E outra com o aproveitamento energético, em que os pneus sofrem a queima controlada gerando energia para outros processos produtivos.

Em relação aos outros materiais que fazem parte de nosso processo produtivo, praticamos coleta seletiva em todos os materiais que permitem essa pratica entre eles: plástico, metal, papel, madeira, lâmpadas, óleos e borrachas.

sábado, 29 de outubro de 2011

FPT APRESENTA O ESTADO DA ARTE DOS MOTORES







A FPT Industrial, visando garantir a conformidade de seus motores com os futuros regulamentos Proconve P7, utilizará a tecnologia SCR para as linhas Cursor e NEF e a tecnologia de EGR na linha F1, atendendo assim a todos os veículos pesados, médios e leves.

Os novos motores da FPT Industrial, equipados com as tecnologias SCR e EGR, contarão ainda com um aumento da eficiência de combustão combinado com sistemas de maior pressão de injeção, garantindo uma posição de liderança na área de consumo e, ao mesmo tempo, respeito ao meio ambiente.

A FPT Industrial trouxe para o estande da Iveco na 18ª edição da Fenatran alguns exemplos do que há de mais moderno em motorização diesel e em soluções que atendem à norma Proconve P7. São eles os motores F1C Duplo Estágio e Cursor 13.

O novo propulsor leve F1C Duplo Estágio, de quatro cilindros e 3,0 L, incorpora a tecnologia EGR combinada com o DOC, que é um catalisador de oxidação de diesel, e com o DPF, um filtro de partículas de diesel. Esse moderno sistema não só serviu para redução de emissões, mas também contribuiu, por exemplo, para diminuição no consumo de combustível e aumento na potência.


Dependendo da aplicação, como no caso do Iveco Daily, a economia de combustível chega a 8%, com um aumento de potência de 155cv para 167cv.

Toda essa melhora no desempenho se deu graças à instalação de um turbo de duplo estágio, com utilização de câmaras de combustão com novo desenho e novas tecnologias empregadas no motor, que permitiram o aumento da pressão de pico de combustão para até 200 bar. A pressão de injeção do F1C também foi aumentada para até 1.800 bar graças à adoção do novo sistema Common Rail de última geração, com injeção múltipla de combustível.

No Cursor 13, de 6 cilindros e 12,9L, assim como nos demais motores pesados e médios da FPT Industrial, foi adotada a tecnologia SCR, o que também permitiu ganhos substanciais em termos de economia de combustível, como na aplicação no Iveco Stralis, que chegou a 7,5%. Os ganhos de potência em toda a linha de propulsores ficaram entre 15% e 20%. O Cursor 13, inclusive, ganhou uma nova versão mais potente com 560cv, equipada com turbocompressor de geometria variável, que estreou na Fenatran a bordo do Iveco Stralis e veio se juntar às outras versões de 400cv, 440cv e 480cv.Para os motores médios e pesados, os recursos que contribuíram para a melhora nos números de desempenho são parecidos com os dos modelos leves: aumento da pressão de pico de combustão para até 200 bar, aumento da injeção para até 1.800 bar, graças à adoção do novo Common Rail na linha NEF e Cursor 9 e do injetor bomba de última geração no Cursor 13, além da utilização de câmaras de combustão com novo desenho e pistões com materiais reforçados.

Leia nesta sexta-feira, dia 28 de outubro de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo






sexta-feira, 28 de outubro de 2011

NOVO IVECO STRALIS AS É O DESTAQUE DA LINHA ECOLINE, A NOVA GERAÇÃO DE PRODUTOS IVECO QUE CHEGA A PARTIR DE 2012








· Maior, mais potente e luxuosa, nova família Stralis AS atende ao Proconve P7 (Euro V) e apresenta reduzido consumo de combustível.

· Dimensões portentosas resultam em cabine com vasto espaço interno, na qual se destaca um novo e exclusivo painel de instrumentos.

· Com novas motorizações de 560, 480 e 440cv e versões 4x2, 6x2 e 6x4, o Iveco Stralis AS vem com transmissão ZF automatizada de série.


A Iveco, empresa de caminhões que mais cresce no Brasil, surpreende o mercado ao apresentar na Fenatran 2011 o novíssimo Iveco Stralis AS, de Active Space, seu maior, mais potente (560cv) e mais luxuoso caminhão no segmento de veículos extrapesados. O modelo traz com exclusividade mundial um novo painel e um novo interior de beleza, ergonomia e conforto incomparáveis em seu segmento. Essa nova família Iveco começa a ser vendida a partir de 2012 com três opções de motorização que atende ao Proconve P7 (Euro V), o que significa que também emite menos gases poluentes e materiais particulados na atmosfera.

Sétima família de caminhões da Iveco no Brasil, o Iveco Stralis AS é o primeiro de uma nova geração de produtos Iveco dentro da linha ECOLINE, com a qual a empresa renovará toda a sua atual gama de produtos, que já é a mais moderna do mercado. “Serão caminhões ainda mais confortáveis e robustos, com motores perfeitamente adaptados ao Brasil, com maiores potências, melhor performance e menor consumo de combustível”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Lançamos seis famílias de caminhões entre 2007 e 2011 e agora renovaremos todas outra vez, pois temos um compromisso com a inovação e a modernidade em favor do cliente”.

A nova geração ECOLINE da Iveco inclui novas cabines, novos interiores, modificações mecânicas de chassi, suspensão e novos sistemas elétricos e pneumáticos que, depois de serem exibidos na Fenatran, serão lançados no mercado ao longo de 2012. Estão previstas mais de 140 versões dos vários modelos da marca. O Iveco Stralis AS é a primeira estrela dessa nova gama, com a qual a Iveco pretende manter sua trajetória de sucesso iniciada em 2007, quando partiu de um market share de menos de 4% para mais de 9% hoje. As vendas da empresa cresceram cinco vezes desde então.

Todas as famílias ECOLINE serão produzidas no Brasil, o que significa que os veículos poderão ser financiados pelo Finame. Serão importadas apenas algumas versões para aplicações especiais.

NOVOS PADRÕES DE IMPONÊNCIA E ESPAÇO INTERNO
O Iveco Stralis AS justifica seu nome por extenso: Active Space. Ele traz ao Brasil a maior cabine de veículos extrapesados Iveco, projetada para oferecer o máximo em espaço interno e comodidade ao motorista e ocupantes. Em sua versão teto alto, ela mede 3.820mm de altura e 2.500mm de largura, sendo 220mm mais alta e 200mm mais larga que o modelo teto alto do Iveco Stralis atual (que continua em produção na linha ECOLINE). O Iveco Stralis AS traz também uma versão teto médio, com os mesmos 2.500mm de largura e 3.347mm de altura.

Aerodinâmica, a cabine tem forte familiaridade com o Iveco Stralis atual (que já é um dos mais bonitos caminhões do mercado), mas é mais impactante devido às suas dimensões. Comparado ao modelo atual, as diferenças mais visíveis estão na grade dianteira, com uma entrada de ar a mais, e nos defletores de ar laterais maiores (com cinco divisões), que colaboram para a redução do consumo de combustível. Os para-lamas são integrados nas laterais da cabine e pintados na cor da carroceria. O desenho das portas traz um relevo sinuoso, que se harmoniza aos para-lamas. No conjunto, as linhas reforçam uma imagem de força e elegância.

Para facilitar a entrada ao interior, cujo piso é mais elevado em comparação à linha Stralis atual, o modelo ganhou um novo degrau: agora são quatro (contando o patamar de acesso). Detalhe: quando as portas se abrem, os degraus ficam iluminados por 30 segundos, fator de segurança durante operações noturnas. Outro detalhe de segurança é a cobertura do degrau superior. Há um espelho frontal para facilitar manobras. O para-brisa é bem mais amplo, acompanhando a maior largura do modelo. Os bancos do motorista e passageiro têm apoia-braços, ajuste lombar e cinto de segurança integrado. Têm também suspensão pneumática (o do motorista pode ser ajustado pneumaticamente na altura).

O conforto é uma característica do Iveco Stralis AS. O vasto espaço interno amplia a sensação de bem-estar. Tecidos e materiais mais nobres e resistentes são usados nas forrações, bancos e portas, confeccionados em duas cores (preto e caramelo). O espaço entre os bancos é plano e sobre ele uma pessoa de até 1,90m pode ficar em pé sem tocar a cabeça no teto. O modelo vem com uma ou duas grandes e confortáveis camas de colchão inteiriço e espuma de densidade variável. Há luz de leitura na cama inferior e, sob ela, um refrigerador e uma caixa térmica com capacidade para 35 litros. Há, também, uma mesa para refeições e tomada 12 volts para conexão de computador, etc. A suspensão da nova cabine vem com bolsões de ar em quatro pontos independentes, com amortecedores que absorvem as acelerações e oferecem maior conforto ao motorista. O sistema de basculamento da cabine é elétrico, propiciando mais agilidade e modernidade ao veículo.


PAINEL TOTALMENTE REDESENHADO: NOVIDADE MUNDIAL
O novo Iveco Stralis AS introduz no Brasil, com exclusividade mundial, um novo painel de design elegante, envolvente, que faz jus à origem italiana da marca. Confeccionado em duas cores (preto e caramelo), ele garante um grau de sofisticação superior ao habitáculo, que por sua vez vem recheado de detalhes mais comuns a um carro luxuoso: a cortina que recobre o para-brisa tem acionamento elétrico, os espelhos retrovisores elétricos possuem aquecimento antiembaçante, o ar-condicionado é digital e a parte central do painel ainda possui porta-copos e porta-objetos retráteis.

As mudanças no painel são facilmente perceptíveis e começam no volante de novo desenho, que tem detalhes cromados e traz integradas as teclas de comando de acesso e consullta ao computador de bordo e suas várias funções (dados da viagem). Entre elas, a indicação do nível do tanque de ureia (ARLA 32). O computador de bordo ocupa posição central no conjunto de instrumentos e incorpora o econômetro, com o qual é possível verificar o consumo instantâneo de combustível e a pressão do turbo.

O velocímetro, o conta-giros e os indicadores de nível de combustível e de pressão de óleo foram igualmente redesenhados e são rodeados por uma série de luzes-alerta, com ícones de fácil compreensão. No contorno desse conjunto de instrumentos, localizam-se as teclas de acionamento dos faróis (baixo, alto, neblina, retroneblina), do piloto automático e do bloqueio diferencial, que passa a ser eletropneumático com proteção de velocidade.

Imediatamente ao lado direito dos instrumentos, em outro conjunto, encontram-se as teclas de operação do caminhão, como as de acionamento do câmbio automatizado (D, N, R), tecla da condução econômica (ECO), limitador de velocidade, rebatedor elétrico de cabine, luzes internas, etc. No módulo central do painel, posicionado na direção do motorista, para maior visibilidade e facilidade de acesso, estão localizados os comandos de serviços, como o de elevação do terceiro eixo (na versão 6x2), tomada de força, buzina pneumática, etc. Ali também se encontram os comandos do rádio e do ar-condicionado digital.

MOTORES EURO V PERFEITAMENTE ADAPTADOS AO BRASIL
O Iveco Stralis AS vem em três opções de motorização, todas certificadas para o Euro V com a tecnologia SCR (Redução Catalística Seletiva, em português), com pós-tratamento de emissões com o uso do ARLA (agente redutor líquido automotivo) 32 e com maiores potências e reduzido consumo de combustível. Entre as versões está a de 560cv, com 2.500Nm de torque, que chega ao mercado no segundo semestre de 2012. As duas outras motorizações para o mercado brasileiro são de 480cv e 440cv, com 2.250Nm e 2.100Nm de torque, respectivamente, completando, assim, uma nova família de produtos que prima não só pelo tamanho e conforto, mas também pela generosa potência e força de seus propulsores, garantia de condução mais tranquila, segura e de maior produtividade para o operador.

O motor é o conhecido Iveco-FPT Cursor 13, de seis cilindros e 13 litros, com tecnologia Euro V testada e consolidada na Europa. Os motores foram perfeitamente adaptados às condições de uso no Brasil e América Latina em testes de 5 milhões de quilômetros sob as mais duras condições de uso. Em todos os modelos, o motor está acoplado a uma transmissão ZF de 16 marchas automatizada. O câmbio manual é opcional e tem sistema “single H” (com marchas posicionadas em H sobreposto, o que traz maior conforto e desempenho na condução pelo motorista e simplifica as trocas). O intarder é opcional, com altíssimo poder de frenagem. Outras novidades mecânicas incluem ajustador automático de freios de série e novos opcionais, como entre-eixos de 3.000mm e 3.200mm, suspensão traseira pneumática (opcional) e novo sistema elétrico e pneumático.

Picanha no Alho

Uma dica para o cardápio do final de semana.

Oração a São Judas Tadeu

Hoje é comemorado o dia de São Judas Tadeu, não deixem de tirar uns minutos para fazer uma oração. Um grande abraço a todos. Viva São Judas Tadeu.... Que DEUS abençoe a todos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Leia nesta quinta-feira, dia 27 de outubro de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo






COM A LINHA ECOLINE, A IVECO TRAZ UMA NOVA GERAÇÃO DE CAMINHÕES QUE SERÃO LANÇADOS ENTRE 2012 E 2014





A Iveco, empresa de caminhões que mais cresce no Brasil, surpreende o mercado ao realizar na Fenatran 2011 o preview de sua nova geração de caminhões, com a qual a empresa vai renovar todos os seus produtos à venda no Brasil. A nova geração de veículos Iveco, batizada ECOLINE, será lançada no mercado entre 2012 e 2014, em lugar da atual linha da marca, que já é a mais moderna do mercado (a empresa lançou seis novas famílias de produtos entre 2007 e 2011).


“Vamos agora renovar tudo de novo, com caminhões ainda mais confortáveis e robustos, com novos motores mais potentes, com melhor desempenho e menor consumo de combustível”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Esse é um compromisso que temos com a inovação e a modernidade em favor do cliente”.

Entre as novidades da Iveco para a Fenatran encontra-se o Iveco Stralis AS, um novíssimo caminhão extrapesado, maior e mais potente que o Iveco Stralis atual (que continua em linha, também renovado). O Iveco Stralis AS traz ao Brasil, com exclusividade mundial, uma nova cabine que inclui um painel de design elegante e envolvente, que faz jus à origem italiana da marca. As motorizações são novas e incluem versão com 560cv e 2.500Nm de torque, colocando o Iveco Stralis AS no topo do mercado dos extrapesados.

Depois da exibição na Fenatran, os modelos da geração Iveco ECOLINE serão lançados no mercado entre 2012 e 2014, trazendo novas cabines e novos interiores mais modernos, modificações mecânicas de chassi, suspensão, novos sistemas elétricos e pneumáticos e detalhes estéticos que alcançam todas as famílias de produtos da marca. Além disso, as variações da gama são mais numerosas. Das atuais 85 possibilidades de produtos Iveco (contando família, cabine, motores, transmissões e chassi, apenas), a nova geração ECOLINE dá um salto para mais de 140 versões.

Toda a família ECOLINE será produzida no Brasil, na fábrica da empresa em Sete Lagoas (MG), o que significa que os veículos poderão ser financiados pelo Finame. Serão importadas apenas algumas versões destinadas a aplicações especiais.

A motorização de toda a gama ECOLINE atende às normativas do Proconve P7/L6 (Euro V), ou seja, os novos caminhões da marca emitem menos gases poluentes e materiais particulados na atmosfera. Para isso, a linha ECOLINE utilizará as tecnologias EGR (Recirculação dos Gases de Exaustão, em português) e SCR (Redução Catalística Seletiva, em português), com pós-tratamento de emissões com o uso do agente ARLA (agente redutor líquido automotivo) 32. Em todas as suas especificações, os motores ganharam mais potência e torque, melhorando o desempenho e o consumo de combustível.

“Com a linha ECOLINE, vamos ratificar a excelência de nossos produtos e, com eles, a Iveco pretende continuar crescendo mais que o mercado”, disse Mazzu. Desde 2007, a empresa tem aumentado constantemente seu market share no País, partindo de menos de 4%, naquela época, para mais de 9% hoje. As vendas da empresa cresceram cinco vezes em cinco anos. “Com a nova geração de produtos Iveco, a expectativa é ampliar nossa participação no mercado brasileiro”, prevê Mazzu.

IVECO STRALIS ACTIVE SPACE / IVECO STRALIS
O novíssimo Iveco Stralis AS, de Active Space, chega a partir de 2012, com motores de 440, 480 e 560cv (o mais potente da Iveco na América Latina), transmissão automatizada Eurotronic de série, tração 4x2, 6x2 e 6x4. Novos entre-eixos e suspensão pneumática traseira (opcional) são outras novidades mecânicas. Com 2.500mm de largura e 3.850mm de altura, a cabine é uma das maiores do mercado, com piso plano entre os bancos, que têm ajuste pneumático. As duas camas são extragrandes. Há uma opção de teto médio. O luxuoso painel tem design exclusivo e os instrumentos incluem o econômetro e o nível de ARLA 32.

O Iveco Stralis atual continua com o confiável motor Iveco-FPT Cursor 13, mas com novas potências de 400 e 440cv. Haverá uma nova versão, com motor de 9 litros e 360cv. O câmbio automatizado é opcional para todos os modelos. Na linha ECOLINE, os motores Euro V da gama Iveco Stralis Active Space e Iveco Stralis são até 7,5% mais econômicos.





IVECO DAILY
O Iveco Daily traz muitas novidades que aumentam a competitividade da gama, uma das mais vendidas no mercado brasileiro. O novo motor Iveco-FPT F1C de 167cv é o mais potente do segmento, com turbo Dual-Stage. O torque sobe para 400Nm para toda a gama, aumentando para 450Nm na versão de 7t Iveco Daily Massimo. A transmissão agora é da ZF de seis marchas. A economia de combustível é de 8% sobre a versão anterior. O interior ultramoderno traz novo painel com alavanca de câmbio integrada, mais porta-objetos no painel e teto e novos bancos em tecido escuro e mais resistentes. Câmera traseira e sensor de estacionamento são outras novidades de conforto. Externamente, a gama tem nova grade, que reforça o design original de Giorgetto Giugiaro.

APLICAÇÕES
Entregas urbanas e intermunicipais, aos setores de comércio e serviços, entre outros em geral.



IVECO VERTIS
Na linha ECOLINE, os caminhões médios Iveco Vertis de 9 e 13 toneladas ganham motores mais potentes (177 e 182cv, com turbo Waste Gate) com maior torque (570 e 610Nm). As médias de consumo ficaram ainda melhores. No modelo 9t, foi reduzido em 4%; no de 13, a redução foi de 5%. A cabine tem novos coxins e nova suspensão, para maior conforto. O novo chassi plano, em liga de aço exclusiva, é o mais resistente de seu segmento. E a suspensão traseira também é lançamento. Novos entre-eixos de 3.300, 3.690 e 4.450mm para o 9t; 3.690, 4.185 e 4815mm para o 13t cabine simples; 4.185, 4.815 e 5.175mm para a cabine estendida.

APLICAÇÕES
Aplicação urbana, rodoviária ou intermunicipal, com uma ampla gama de utilizações.





IVECO TECTOR
O Iveco Tector recebeu muitas novidades na linha ECOLINE. A cabine tem opção de teto alto e o interior foi modificado, com novo painel mais moderno e bonito, com econômetro e indicador de nível ARLA 32. Ganhou farol de neblina, espelhos elétricos e nova suspensão de cabine para maior conforto. Os novos motores estão mais potentes (220 e 280cv, com turbo Waste Gate) e oferecem maior elasticidade. O consumo melhorou em 4%. Na versão de 24 toneladas, o câmbio ZF sincronizado agora tem sistema single H (marchas sobrepostas em H, para melhor ergonomia, desempenho e conforto ao motorista). A gama tem cinco opções de entre-eixos, com melhor adequação às necessidades do transportador. Ele recebe um ajustador automático de freios. O tanque de combustível é de alumínio de série.

APLICAÇÕES

Aplicação urbana, rodoviária ou intermunicipal. Versão 6x4 off-road para aplicações betoneira, etc.




IVECO CURSOR
O Iveco Cursor ganha, na linha ECOLINE, maior capacidade de carga, elevada para 48,5 toneladas. Além disso, ganha um interior mais bonito e confortável. O painel tem novo design e entre os instrumentos incluem-se o econômetro e o indicador de nível ARLA 32. O motor Euro V ficou 4% mais econômico graças ao aumento de torque do motor FPT Cursor 8. O câmbio ZF sincronizado agora tem sistema single H (marchas sobrepostas em H, para melhor ergonomia, desempenho e conforto ao motorista). O modelo combina requinte tecnológico inédito no segmento e uma superior eficiência operacional.

APLICAÇÕES
Transporte de industrializados, cargas de médio peso específico, como frigorificados, alimentos, etc.

IVECO TRAKKER
Na linha ECOLINE, a gama Iveco Trakker recebeu novos motores mais potentes de 360, 440 e 480cv (com turbo Waste Gate) para as configurações 6x4 e 8x4, com muito mais torque. O câmbio automatizado Eurotronic é opcional. Estão disponíveis com três opções de entre-eixos e, no total, a nova gama Trakker passa a seis versões, dobrando seu leque de aplicações nos setores da mineração, construção, cana-de-açúcar e madeira. A cabine (que agora também pode vir na configuração leito) teve seu interior modernizado, com painel e conjunto de instrumentos mais modernos, que inclui o econômetro e o indicador de nível ARLA 32. Os modelos serão lançados no mercado a partir de 2012. Haverá também uma versão com motor de 9 litros e 360cv. O câmbio automatizado é opcional para todos os modelos.

APLICAÇÕES

Ideal para operações off-road com composições romeu e julieta, bitrens, rodotrens e treminhões.



Fenatran 2011

AS TENDÊNCIAS DE UM MERCADO EM DESENVOLVIMENTO
Diante de um mercado em desenvolvimento, o setor de transportes não poderia estar de fora. A diversidade dos produtos que há dentro do setor de transportes fez com que a demanda aumentasse neste ano de 2011. Muitos lançamentos serão apresentados aqui na 18ª FENATRAN, Salão Internacional do Transporte. Veja as principais tendências:

Caminhões leves - A economia em alta e a ampliação das novas restrições ao tráfego de caminhões nos principais centros urbanos do país são alguns dos fatores que vêm favorecendo as vendas do mercado de comerciais leves. De acordo com dados da Fenabrave, em 2010, o segmento de caminhões leves (capacidade de 6 a 10 toneladas) vendeu 37,1 mil unidades, 30,7% a mais que em 2009. No primeiro bimestre deste ano, o aumento em relação à igual período do ano passado foi de 37,4%, com 5,7 mil unidades.

Euro 5/ Proncove 7 - Montadoras antecipam produção de alguns caminhões para mostrar no evento os principais modelos com as novas normas estabelecidas para o mercado em 2012. Todos os caminhões terão que sair de fábrica com novos motores que permitem uma redução na emissão de poluentes na atmosfera. Norma do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), através do Proncove 7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), exige que a oferta de combustível apresente teor reduzido de enxofre para veículos pesados e uma total adequação aos padrões estabelecidos pelo EURO 5, que limita, ao máximo possível, o impacto ambiental negativo dos veículos rodoviários no ambiente e na saúde.
Implementos - No setor de implementos, o que se observa é uma tendência de customização dos equipamentos com o objetivo de obter ganhos na logística. Uma das tendências indicadas pelas companhias é a mudança na forma de comercialização dos produtos - seja no ajuste na distribuição do peso por eixo ou alterações na configuração das carrocerias para tornar os implementos mais leves para o transporte.

Pneus - O Brasil apresentou um crescimento 30% maior do que o mercado europeu e americano, que já são mercados consolidados. O setor tende a renovar a frota e se profissionalizar ainda mais, buscando sempre segurança, durabilidade e uma atuação ambiental responsável. O cenário econômico atual está motivando o crescimento do mercado brasileiro na qualificação da produção dos pneus. O mercado de reforma deve fechar o ano com cerca de 7,8 milhões de pneus de carga reformados, segundo dados da ABR – Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus. Cada vez mais os transportadores vêem no pneu reformado uma excelente alternativa para a redução de seus custos operacionais, sem abrir mão da segurança e desempenho.

Motores Bicombustíveis - Os motores bicombustíveis cresceram nas ruas brasileiras com os automóveis e a tendência é emplacar no mercado de caminhões que, por sua vez, está em expansão, principalmente agora com a nova demanda de motorização, que faz com que as montadoras busquem a melhor opção para os caminhoneiros. Visando este mercado e adaptando-se à nova tecnologia do Euro 5, o setor de caminhões começa a engatar a primeira marcha rumo às novas tecnologias para alcançar os níveis de emissões exigidos por lei com os motores com dois tipos de combustíveis. O caminhão conterá dois tanques de combustível - um para etanol e outro para diesel -, diferente dos automóveis cujos combustíveis se misturam no mesmo tanque.

FENATRAN EXPERIENCE: MAIS DE 4.000 VOLTAS DE CAMINHÃO NO SAMBÓDROMO DO ANHEMBI
Pela primeira vez, visitantes do evento podem realizar test drive com caminhões de diversas marcas
Ao longo de 18 edições - que realizadas bienalmente somam 36 anos de evento, as pesquisas com visitantes da FENATRAN apontam que o principal objetivo do público é ter acesso às novidades e lançamentos dos expositores. Para atender de forma ampla este objetivo, a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, traz pela primeira vez o FENATRAN EXPERIENCE, um test drive de caminhões que acontece no sambódromo do Anhembi. A ação acontece de 25 a 28 de outubro, das 11h às 19h. Para participar, basta o visitante se pré-credenciar pelo site do evento, onde deve optar pelas marcas MAN, VOLVO, MERCEDES BENZ, SCANIA, INTERNATIONAL, IVECO e SINOTRUK. Foram realizadas mais de 4.000 inscrições.

É a oportunidade que o público tem de testar, na prática, muitas das novidades apresentadas no evento. O grande destaque serão os motores, que vem adaptados às normas do EURO V, diesel que já vigora na Europa e será obrigatório nos caminhões brasileiros já a partir de 2012
Para participar, basta o visitante se pré-credenciar pelo site do evento, onde deve optar pelas marcas MAN, VOLVO, MERCEDES BENZ, SCANIA, INTERNATIONAL, IVECO e SINOTRUK. Até o momento, são mais de 4.000 inscritos.

HISTÓRICO
De periodicidade bienal, a FENATRAN - Salão Internacional do Transporte - é o maior evento brasileiro no segmento e um dos cinco maiores do mundo na área de produtos e serviços destinados aos transportadores de cargas em vários modais e operadores logísticos. O evento nasceu nos anos 80 como consequência dos encontros do Conet (órgão colegiado presidido pela NTC e integrado por federações, sindicatos e associações representativas do setor) promovidos pela NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). Foi realizada pela primeira vez em Gramado (RS) e chegou a ser promovida em várias capitais do país, como Natal, Salvador, Belém, Brasília, São Paulo.

Com a terceira edição terceirizada, a partir de meados da década de 90, a FENATRAN começou a experimentar um crescimento expressivo, e passou a ser realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, numa área de 80 mil metros quadrados. Organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a FENATRAN é uma iniciativa da NTC&LOGÍSTICA (Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística) em parceria com a ANFAVEA (Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Automotores). O evento conta com o apoio da ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reformas de Pneus), ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários) e SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários).

Mais informações: FENATRAN – Salão Internacional do Transporte Data: de 24 a 28 de Outubro de 2011 Horário: 10h às 19h Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo www.fenatran.com.br

Leia nesta quarta-feira, dia 26 de outubro de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo







Leia nesta terça-feira, dia 25 de outubro de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo





quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Jornal Diário Boca do Povo visita a Fenatran 2011

Stand da Iveco.



Vista de um dos corredores da Fenatran.

A convite da Iveco a nossa reportagem foi a São Paulo na 18a Fenatran – Salão Internacional do Transporte que é o principal evento no segmento e um dos cinco maiores do mundo na área de produtos e serviços destinados aos transportadores de cargas em diversos modais e operadores logísticos. Com mais de 30 anos de tradição, promove a realização de negócios e a exposição dinâmica de lançamentos globais para mais de 55 mil profissionais do setor interessados em conhecer as tendências do segmento e as mais novas tecnologias.

São mais de 365 expositores de 15 países e é esperado receber mais de 55 mil visitantes/compradores de 45 países.

Segundo a Anfavea de janeiro a dezembro serão vendidos 129,9 mil caminhões no Brasil, crescimento de 16% sob igual período de 2010 (112,1 mil unidades), o Brasil é um dos principais mercados de caminhões em nível mundial.

A Fenatran acontece no Anhembi em São Paulo de 24 a 28 de outubro de 2011 das 13 às 21 horas.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ECOLINE, a nova geração de caminhões IVECO na Fenatran 2011

Mais novidades em breve. Aguardem!!!

Sempre Um Papo realiza recebe Zeca Camargo

O Sempre Um Papo e a Iveco recebem o jornalista e escritor Zeca Camargo para debate do tema “Viagens, música e literatura” e autógrafos em seus livros. O evento ocorre no dia 29/10, sábado, às 11h, no Auditório Dr. Marcelo Vianna, da Unifemm. O encontro tem entrada gratuita e contará com a mediação do idealizador do Sempre Um Papo, Afonso Borges.


No encontro, Zeca Camargo falará de sua experiência de passar por quase 20 culturas diferentes em um curto espaço de tempo, devido a uma série do Fantástico, em que os espectadores escolhiam o próximo destino e todas as imagens dessa série eram enviadas por internet dos quatro continentes. No evento, ele mostra como enfrentar desafios se adaptando a cada dia com criatividade e humor. Vivências, aprendizados, e lições de uma aventura única, que se transformou no best-seller “A Fantástica Volta ao Mundo”.


Com 20 anos de experiência no jornalismo cultural, Zeca Camargo faz um panorama do crescimento do espaço para esse tipo de cobertura, tanto na mídia impressa como eletrônica - e, sobretudo, sua expansão com a difusão da internet. Da revolução dos cadernos culturais nos anos 80 - que Zeca acompanhou de perto como editor-adjunto da "Folha Ilustrada" (caderno do qual se tornaria editor em 1995) - ao advento da MTV no Brasil (1990/1994), o jornalista participou das principais transformações nas últimas décadas. Há 12 anos no "Fantástico", cobrindo principalmente as áreas de entretenimento, cultura e comportamento, Zeca consolidou seu envolvimento com essa editoria que, num cotidiano cada vez mais disperso de informações. Há dois anos, desenvolve um diálogo intenso com esse "novo" consumidor de cultura, através de seu blog no portal de notícias G1 (http://colunas.g1.com.br/zecacamargo/), descobrindo e incentivando novas maneiras de interatividade com uma geração que agora não apenas quer se informar do que está acontecendo no campo da cultura, mas também fazer parte dela. Para onde vai essa integração entre consumidor e produtor de cultura? Onde fica o jornalista no meio dessa troca? Qual a tendência para esse setor do jornalismo? E como a convergência de mídias vai transformar a informação sobre cultura? Esses e outros tópicos também estarão em debate. Zeca Camargo é apresentador do Fantástico da TV Globo e escritor. Já lançou, entre outros sucessos, “Os Bastidores das Entrevistas do Mundo da Música”, “1.000 Lugares Fantásticos no Brasil”, “A Fantástica Volta ao Mundo - Registros e Bastidores de Viagem” e “Novos Olhares”.


Iveco e Sempre Um Papo

Pelo terceiro ano consecutivo, a Iveco e o Sempre Um Papo levam a Sete Lagoas diversidade, cultura e conhecimento nos encontros do público com os convidados. O Sempre um Papo integra as ações do Próximo Passo, o programa de sustentabilidade da Iveco, em que pratica ações de curto e longo prazo para fortalecimento da cidadania e sustentabilidade nas comunidades próximas à fábrica, localizada em Sete Lagoas. Júnea Sá Fortes, coordenadora do Próximo Passo, acredita no benefício gerado por esses encontros para a população setelagoana. “O intuito de realizar o Sempre um Papo em Sete Lagoas é exatamente oferecer conhecimento e entretenimento para o público. Em 2011 buscamos trazer nomes que pudessem falar sobre temas diversos, que estejam de acordo com o atual cenário de desenvolvimento da cidade”, afirma. Somente em 2011 mais de duas mil pessoas já passaram pelo Sempre um Papo em Sete Lagoas, em cinco edições: com os jornalistas Carlos Alberto Sardenberg, Juca Kfouri, Miriam Leitão, Maurício Kubrusly e com o cientista político Sérgio Abranches. Iveco Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc.


Serviço:

Sempre um Papo com Zeca Camargo Dia: 29 de outubro, sábado, às 11h, com entrada gratuita. Local: Auditório Dr. Marcelo Vianna, da Unifemm (Av. Marechal Castelo Branco, 2.765 – Bairro Santo Antônio) Informações: (31) 3261.1501 – www.sempreumpapo.com.br

Coluna Cavalgando TI REI, Clube Náutico e Inês Valladares de sábado dia 22 de outubro de 2011





Leia no Jornal Diário Boca do Povo deste final de semana