sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Jornal Diário Boca do Povo de sexta-feira dia 23 de dezembro de 2022



 

Acompanhe o jornal desta sexta-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/0015492132d1340a7a157

diariobocadopovo.com.br



terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Jornal Diário Boca do Povo de terça-feira dia 20 de dezembro de 2022



 

Acompanhe o jornal desta terça-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/0015492137780a51d9043

diariobocadopovo.com.br


sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Jornal Diário Boca do Povo de sexta-feira dia 16 de dezembro de 2022



 

Acompanhe o jornal desta sexta-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/001549213b7de9bb82be3

diariobocadopovo.com.br


terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Jornal Diário Boca do Povo de terça-feira dia 13 de dezembro de 2022


Acompanhe o jornal desta terça-feira no link a seguir:

 https://pt.calameo.com/read/0015492132b233f27d293

diariobocadopovo.com.br


sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Jornal Diário Boca do Povo de sexta-feira dia 09 de dezembro de 2022



 

Acompanhe o jornal desta sexta-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/00154921351ff0a9ec526

diariobocadopovo.com.br


terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Jornal Diário Boca do Povo de terça-feira dia 06 de dezembro de 2022



 

Acompanhe o jornal desta terça-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/00154921350b746ad08b5

diariobocadopovo.com.br


sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Jornal Diário Boca do Povo de sexta-feira dia 02 de dezembro de 2022



 

Acompanhe o jornal desta sexta-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/001549213ab87049dae74

diariobocadopovo.com.br


terça-feira, 29 de novembro de 2022

Jornal Diário Boca do Povo de terça-feira dia 29 de novembro de 2022



 

Acompanhe o jornal desta terça-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/001549213ac3bf6ff32fd

diariobocadopovo.com.br


sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Jornal Diário Boca do Povo de sexta-feira dia 25 de novembro de 2022



 

Acompanhe o jornal desta sexta-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/001549213a46d114e74bf

diariobocadopovo.com.br


terça-feira, 22 de novembro de 2022

Jornal Diário Boca do Povo de terça-feira dia 22 de novembro de 2022



 

Acompanhe o jornal desta terça-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/001549213bcabf33c0c20

diariobocadopovo.com.br


sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Jornal Diário Boca do Povo de sexta-feira dia 18 de novembro de 2022



 

Acompanhe o jornal desta sexta-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/0015492135b0f474bc390

diariobocadopovo.com.br


segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Jornal Diário Boca do Povo de sexta-feira dia 11 de novembro de 2022



 

Acompanhe o jornal desta sexta-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/00154921308cb9e63716c

diariobocadopovo.com.br


quarta-feira, 9 de novembro de 2022

IVECO apresenta na Fenatran 2022 soluções que conectam inovação, tecnologia, sustentabilidade e produtividade



 Construir o futuro com base nas ações do presente é um exercício que a IVECO vem fazendo por meio dos produtos e serviços desenvolvidos e das parcerias firmadas em benefício de um transporte mais sustentável e inovador. Marca full liner que mais cresce na América Latina nos últimos três anos – tendo triplicado os volumes nesse período –, a montadora foi a primeira do país a lançar um veículo de carga Euro VI e é a primeira a oferecer ao mercado um portfólio “verde” completo, em todos os segmentos em que atua. Com esta estratégia, reafirma o compromisso com as tendências globais de mobilidade urbana, inovação e sustentabilidade.

Entre os dias 7 e 11 de novembro, a marca apresentará na Fenatran – uma das mais importantes feiras de transporte do mundo, realizada em São Paulo (SP) – novidades que coroam os 25 anos de operação no Brasil e sustentam o caminho rumo a um futuro mais promissor na mobilidade. Os produtos apresentados estão alinhados à agenda mundial de soluções com mais tecnologia para redução das emissões de poluentes.

Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, destaca que os projetos da montadora estão totalmente conectados às raízes do Iveco Group, formado por oito marcas, dentre elas a IVECO. “Estamos fortemente empenhados em alcançar os objetivos ESG e nos comprometemos com o que for necessário para pavimentar o caminho em direção a um transporte mais ‘verde’. Queremos conduzir o futuro. E o futuro é agora”, afirma.

Em 2021, por exemplo, o Iveco Group aderiu ao Climate Pledge, assumindo o compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2040 – dez anos antes do prazo estabelecido pelo Acordo de Paris.

“Nossos resultados nos últimos anos demonstram uma marca forte e preparada para os desafios que virão. Estamos trilhando um caminho sem volta em direção a um transporte sustentável e um futuro cujo principal alicerce é a inovação. Temos muito orgulho da nossa trajetória e de todas as novidades que apresentaremos ao mercado em uma edição histórica da Fenatran, com a materialização do aporte de R$ 1 bilhão anunciado recentemente para a América Latina”, acrescenta o presidente da IVECO.

Euro VI

Boa parte do investimento mencionado foi destinado ao desenvolvimento da linha Euro VI, que atende ao Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P8), e chega ao mercado nacional em 2023. Um dos destaques é o desenvolvimento do novo IVECO S-Way, o melhor caminhão pesado desenvolvido na história da marca.

O desenvolvimento do produto, que oferece tecnologia e performance de última geração, além de até 15% de economia de combustível, envolveu aproximadamente 350 profissionais, mais de 70 protótipos submetidos a mais de 450 diferentes tipos de testes, mais de 1 milhão de horas de trabalho intenso e cerca de 2,5 milhões de quilômetros rodados. A combinação desses fatores gerou testes sete vezes mais severos que o padrão aplicado na indústria, tornando o S-Way um dos veículos mais testado do mercado e com robustez máxima.

Outro destaque levado à Fenatran é a linha Tector, que recebeu a motorização Euro VI em todos os modelos, de 9 a 31 toneladas, e que, a partir do ano que vem, terá novos itens de segurança e um sistema exclusivo de recirculação de gases, o Hi-SCR – sistema que dispensa o EGR (recirculação de gases). Esses avanços se traduzem em melhor performance e custo operacional, com 6% de redução no consumo de combustível.

Outra materialização desse ciclo de investimentos é o Daily 35-160, primeiro veículo comercial Euro VI apresentado ao mercado brasileiro, que recebeu aporte de alta tecnologia com foco em redução de emissões, conforto e economia. Durante a Fenatran, o lançamento será complementado com a apresentação de toda a linha até 6,5 toneladas, que agrega as tecnologias da versão de 3,5 toneladas já apresentada.

“Com tudo o que a nova família oferece – conforto, tecnologia, robustez, segurança e economia –, estamos muito seguros de que o Daily continuará sendo a melhor solução do segmento. Prova disso é sua liderança absoluta no mercado”, pontua Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produto da IVECO para a América Latina.

Lançamentos

Outra grande novidade exibida aos visitantes da Fenatran e que atende a uma crescente demanda do setor de transporte urbano de cargas, é 0 Daily Hi-Matic – primeiro veículo do segmento com transmissão automática. Equipado com câmbio de oito velocidades de última geração, assegura baixo consumo de combustível e conforto extra ao motorista, já que elimina a necessidade de troca de marchas, tudo isso mantendo a robustez e confiabilidade já reconhecida da família Daily.

Esse é mais um grande exemplo do pioneirismo da IVECO no mercado brasileiro e latino-americano.

Propulsão Alternativa

Na feira, a IVECO também apresenta seu line-up completo com veículos movidos a propulsão e combustíveis alternativos. Esse é um importante passo que concretiza a estratégia do programa Brasil Natural Power.

O S-Way NG é a versão do novo extrapesado da marca movido a gás natural (comprimido ou biometano). O veículo conta com motorização de 460cv, a mais potente do mercado, e tem capacidade total de 960 litros (240 m3), proporcionando a maior autonomia entre os veículos movidos a gás natural comprimido no país, além de configurações de entre eixo adequadas para as missões de transporte no país.

Outro integrante da família NG é o Tector, que também ganha seu modelo movido a gás natural (comprimido ou biometano). A versão de 16 toneladas se torna o primeiro veículo da categoria a ser comercializado com propulsão alternativa.

“O lançamento da família NG, tanto no S-Way quanto no Tector, demonstra que a IVECO está comprometida em criar novos caminhos para um futuro mais sustentável e alinhado à matriz energética do nosso país. São produtos que quando abastecidos com biometano, por exemplo, podem reduzir em até 95% a emissão de CO2.” afirma Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produto da IVECO para a América Latina.

Como destaque, a marca apresenta também a eDaily, versão elétrica da já consagrada família Daily, que terá versões de 3,5 a 7,2t e trará o estado da arte em veículos urbanos de carga elétricos para o mercado nacional. O modelo mantém todas as características já aprovadas pelos clientes, agora com emissão zero.

O eDaily 7,2 toneladas que foi exposto na feira oferece sustentabilidade, tecnologia e confiabilidade de última geração, mantendo a robustez e performance já reconhecida na família Daily. “Se com o Daily atual não tinha pra ninguém no segmento de leves, agora ampliamos essa vantagem de forma significativa com um veículo que tem todos os atributos para um transporte urbano mais limpo e silencioso. Se trata de performance de última geração com emissão zero de carbono”, ressalta Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da IVECO para a América Latina.

“O eDaily completa a nossa estratégia de propulsão alternativa e posiciona a IVECO como a única montadora do mercado com soluções dos leves aos pesados. Acreditamos na combinação das várias tecnologias disponíveis como a melhor forma para atingir um transporte sustentável que pode suprir de forma plena as necessidades das operações de cargas. A apresentação do nosso portfólio “verde” materializa a estratégia da marca e demonstra sua força para direcionar um futuro mais sustentável no mercado de transportes” complementa Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produto da IVECO para a América Latina.

Serviços e parcerias

Os avanços da IVECO em direção ao transporte do futuro chegam também aos serviços oferecidos, incluindo digitalização e conectividade, que proporcionam uma série de benefícios ao transportador. Um deles é o IVECO ON, ferramenta voltada para a manutenção da produtividade do veículo em longo prazo, a partir da conectividade. Por meio de um portal exclusivo, o operador é capaz de monitorar, por exemplo, o consumo de combustível e o estilo de condução, aperfeiçoando o desempenho da frota a partir de uma série de recursos.

Outro exemplo de estratégia para acelerar os negócios e aprimorar o desenvolvimento de produtos com a pegada verde, ou seja, na rota para o transporte do futuro, é o fortalecimento de parcerias com organizações relevantes e ideias convergentes. Parceria é um dos três pilares estratégicos da IVECO, ao lado de tecnologia e sustentabilidade. “Nos aliar a players com objetivos comuns em direção a um transporte mais sustentável fortalece o alcance das nossas iniciativas, acelerando o processo de desenvolvimento de tecnologias e beneficiando o cliente final”, explica Ricardo Barion, diretor Comercial da IVECO.

A mais recente associação da IVECO, mirando um futuro ainda mais promissor, foi realizada com a Hyundai, um desdobramento da estratégia global da empresa. Na Europa, o primeiro passo dessa parceria foi o desenvolvimento do protótipo eDaily, movido a célula de combustível, que demonstra como será a evolução da linha Daily para o transporte urbano de cargas. “Estamos prontos para o futuro com foco total no cliente”, assegura Barion.

Recentemente, a IVECO também entregou as primeiras 17 unidades (de um total de 20) do Hi-Way GNV à Unidas – uma das maiores empresas de locação de frotas do país. O veículo faz parte do recém-lançado programa Brasil Natural Power, que tem a Bosch como parceira, “guarda-chuva” com todas as ações da IVECO envolvendo combustíveis alternativos e que demandou 70 mil horas de desenvolvimento.

IVECO

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Fonte: Assessoria de Imprensa IVECO.

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Jornal Diário Boca do Povo de terça-feira dia 08 de novembro de 2022




 

Acompanhe o jornal desta terça-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/001549213dc933ba6fdd6

diariobocadopovo.com.br


HI-eSCR: SOLUÇÃO PÓS-TRATAMENTO PATENTEADA PELA FPT INDUSTRIAL É DESTAQUE NO IVECO S-WAY


Compacto e adaptável à diferentes arquiteturas, sistema alcança até 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de EGR e regeneração ativa

Confiabilidade é atestada por mais de 650.000 motores em todo o mundo

O motor FPT Cursor 13 do IVECO S-WAY alcança os níveis de emissões da fase P8 do PROCONVE (Euro VI) com o exclusivo sistema HI-eSCR patenteado da FPT Industrial. Com 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de EGR (recirculação de gases de escape), a solução de pós-tratamento para motores Euro VI se destaca pela simplicidade e economia (sem regeneração ativa). Além disso, é compacta, apresentando o mesmo tamanho para veículos de médio e grande porte. Sua confiabilidade é atestada por mais de 650.000 motores em operação ao redor de todo o mundo.

Graças a trabalhos contínuos de Pesquisa e Desenvolvimento, a marca do Iveco Group aprimorou a tecnologia SCR (redução catalítica seletiva), que transforma NOx em nitrogênio (N2) e água (H2O) mediante a injeção de ureia no tubo de escape. Isto permitiu desenvolver uma solução sem EGR, baseada na combustão otimizada e em uma eficiência de conversão de NOx muito alta.

As propriedades patenteadas do HI-eSCR incluem um sistema de controle da dosagem de ureia exclusivo (baseado em uma rede de sensores integrados que monitoram qualquer excesso de NOx e amoníaco) e um misturador de alta turbulência termicamente isolado, que permite uma hidrólise homogênea da ureia e o cumprimento absoluto dos níveis de emissões.

PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA COM “SCR ONLY “

A redução de NOx é garantida pela tecnologia “SCR Only” da FPT Industrial. Ela garante mais simplicidade, menor dispersão de energia e maior facilidade de manutenção. A otimização da temperatura na câmara de combustão reduz o consumo de combustível e a formação de partículas, diminuindo as emissões sem perda de eficiência.

Com estes atributos, o exclusivo sistema patenteado da FPT Industrial alcança resultados de +70% de redução de HC (hidrocarbonetos não queimados); +50% redução de MP (material particulado) e +80% de redução de NOx (óxidos de nitrogênio).

“A excelente resposta transiente também maximiza a produtividade, além de confiabilidade e eficiência. A ausência de uma regeneração forçada/com o veículo parado evita tempo de indisponibilidade”, afirma Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

A FPT Industrial é pioneira na utilização do “SCR Only” para Euro VI, nível de emissões 60 vezes mais limpo que o Euro I. A ausência de EGR e a regeneração passiva do DPF também significam um tamanho reduzido do sistema de pós-tratamento, um não aumento das necessidades de refrigeração e um impacto reduzido na arquitetura do veículo.

“Desta forma é possível otimizar instalações já existentes, com economia de custos considerável, facilitando ainda a instalação e a manutenção do motor”, explica Almeida.

MELHORES INTERVALOS DE MANUTENÇÃO DA CLASSE

HI-eSCR é uma solução sem EGR que garante máximo tempo de operação do veículo. A taxa de partículas reduzida faz com que a regeneração passiva do DPF seja suficiente, eliminando os picos de temperatura da regeneração ativa e forçada/com o veículo parado. O baixo desgaste e os melhores intervalos de manutenção da classe (até 600.000 km, dependendo da missão) também reduzem os custos operacionais.

A tecnologia inovadora da FPT Industrial é baseada em mais de 10 anos de experiência no domínio da SCR, cuja confiabilidade é atestada por mais de 650.000 unidades em operação. O sistema sem EGR e regeneração forçada também diminui as paradas técnicas e melhora a durabilidade.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group (IVG: MI) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 11 plantas de produção industrial e 11 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte foco em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em powertrains industriais e soluções. 

Fonte: Assessoria de Imprensa FPT Industrial.

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

IVECO S-WAY ESTREIA COM O NOVO MOTOR FPT CURSOR 13 COMMON RAIL e-VGT



 Com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT, propulsor oferece mais potência e torque em baixas rotações, resultando em maior produtividade, redução das emissões e consumo de combustível até 15% inferior

Produzido na planta de Córdoba, na Argentina, motor apresenta a exclusiva solução em pós-tratamento HI-eSCR, patenteada pela FPT Industrial

O melhor pesado já desenvolvido pela IVECO no Brasil é movido pela última geração do motor FPT Cursor 13 produzido pela FPT Industrial. Com injeção Common-Rail de alta tecnologia e novo turbocompressor e-VGT, o consagrado propulsor seis cilindros oferece mais potência e torque em baixas rotações, resultando em maior produtividade na aplicação on-road para o Euro VI, sem abrir mão da eficiência em consumo de combustível e maiores intervalos de manutenção.

Produzido na planta de Córdoba, na Argentina, o motor também apresenta a exclusiva solução em pós-tratamento HI-eSCR patenteada pela FPT Industrial. Com nova calibração para o mercado brasileiro, o FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT reúne maior agilidade e alta confiabilidade para missões de transporte de cargas.

Conhecidos das estradas, os motores da Série Cursor são a solução ideal para os caminhões destinados para usos pesados e longas distâncias, com PBT acima de 31 toneladas. A arquitetura sem EGR (recirculação de gases de escape), garante a máxima eficiência de combustão, com significativa redução do consumo de combustível e maior desempenho.

Disponível em configurações de potência de 480 cv com 2450 Nm e 540 cv com 2550 Nm, a motorização para o IVECO S-Way recebeu importantes atualizações, como: hardware de última geração, com integração de novos componentes internos como pistões de aço; cabeçote em HTS, com alta capacidade de dissipação de calor, reduzindo riscos de trinca, e menor quantidade de peças móveis, facilitando a sua manutenção. A calibração para o mercado e o combustível brasileiro apresenta ainda uma nova central eletrônica.

O FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios, o que traz um grande benefício para o veículo: além de maior segurança na frenagem, é um item de destaque perante os concorrentes. A potência máxima do freio motor no 4º estágio é de 610 cv, um ganho de 150 cv em relação aos veículos Euro V.

“Todos estes atributos reúnem performance, agilidade, economia, produtividade e confiabilidade para quem dirige o caminhão”, afirma Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL NA DOSE CERTA

O motor FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT conta com a tecnologia Common Rail. A injeção eletrônica de última geração da FPT Industrial garante a quantidade certa de combustível no momento exato, com entrega de potência máxima quase instantânea.

No sistema, a geração de pressão e a injeção de combustível são separadas, o que significa que a bomba gera a alta pressão que está disponível para todos os injetores, por meio de um tubo distribuidor comum. Esta pressão pode ser controlada independente da rotação do motor. A pressão do combustível, início e fim da injeção são precisamente calculados pela unidade de controle eletrônico, a partir de informações obtidas em diversos sensores instalados no motor.

“Esta condição proporciona excelente desempenho, baixo consumo de combustível e mínima emissão de gases poluentes”, ressalta Almeida.

MAIS PERFORMANCE E TORQUE EM BAIXAS ROTAÇÕES

Além disso, o novo motor do IVECO S-Way é equipado com uma nova turbina e-VGT, a perfeita combinação de inovação e tecnologia, que se traduz em densidade de potência e força para todos os tipos de missão.

O turbocompressor e-VGT de atuador eletrônico oferece melhor dirigibilidade e economia de combustível, além de um torque mais elevado em baixas velocidades. O atuador eletrônico proporciona maior velocidade no controle da válvula by pass (Wastegate), para melhor eficiência nas acelerações do motor e retomadas de velocidade, além de garantir precisão no controle do fluxo de passagem dos gases da turbina, evitando flutuações dinâmicas de pressão e de alimentação.

Com todos estes aprimoramentos, o IVECO S-Way com o novo motor da FPT Industrial entrega uma redução no consumo de combustível de até 15%, comparado à geração anterior de pesados da IVECO. A redução no consumo foi alcançada graças a calibração do motor com a nova transmissão do pesado, desenvolvida com 18 novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a melhor escolha de troca de marchas, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.

DESENVOLVIMENTO PARA O EURO VI

A tecnologia inovadora em pós-tratamento HI-eSCR da FPT Industrial é atestada por mais de 650.000 unidades produzidas, alcançando até 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de EGR, como solução de ponta para o PROCONVE P8.

A marca do Iveco Group homologou mais de 20 novos motores visando a nova norma de emissões no mercado brasileiro. O processo de desenvolvimento considerou simulações virtuais e computadorizadas, montagem de protótipos, testes em banco de provas, em campo e análises de fluídos, com o suporte dos times de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de engenharia do Brasil e Europa.

“As tecnologias do motor FPT Cursor 13 para o IVECO S-Way reúnem o que há de mais avançado no mercado, entregando menores custos de operação dentro da realidade brasileira. O desenvolvimento da motorização, como parte da engenharia do Euro VI, confirma nosso compromisso em fornecer soluções inovadoras e competitivas para nossos clientes”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

FICHA TÉCNICA

FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT

Cilindrada: 12.9L

Número de cilindros / válvulas: 6 / 4

Potência [cv]: 480 a 540 @ 1.900 rpm

Torque [Nm]: 2450 a 2550 @ 1.300 rpm

Sistema de Injeção: ECR (Eletrônica Common Rail)

Aspiração: Turbocompressor e-VGT

Diâmetro por curso [mm]: 135 x 150

Peso seco [kg]: 1.197

Dimensões (C x L x A) [mm]: 1360 x 1008 x 1171

Tecnologia/ATS: HI-eSCR (DOC - DPF - SCR – CUC)

Certificação: PROCONVE P8 (Euro VI)

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group (IVG: MI) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 11 plantas de produção industrial e 11 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte foco em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em powertrains industriais e soluções. 

Fonte: Assessoria de Imprensa FPT Industrial.

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

IVECO entra em uma nova era com o lançamento do S-WAY, melhor pesado desenvolvido pela marca no Brasil

 Foto: IVECO/Divulgação.

Foto: IVECO/Divulgação.

Foto: IVECO/Divulgação.

• Projetado para aliar robustez máxima, tecnologia e segurança de última geração, economia inédita no mercado e conforto totalmente pensado no cliente, o IVECO S-WAY nasce com o que há de mais moderno no segmento 

• Novo powertrain, homologado para a nova norma de emissão de poluentes PROCONVE P8, foi desenvolvido para gerar máxima performance e economia proporcionando até 15% de redução de consumo de combustível, patamar inédito no mercado 

• Nova geração de conectividade oferece um pacote de serviços completo com integração entre veículo, motorista e frotista que irá proporcionar um novo nível de controle, previsibilidade e rentabilidade para os clientes 

• Modelo passou por cerca de 450 tipos de testes baseados nas realidades das estradas brasileiras, com severidade extrema, e mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados para garantir um produto que se destaca pela durabilidade

O segmento de pesados no Brasil representa aproximadamente 40% do mercado total, com cerca de 67 mil unidades licenciadas em 2021, e é estratégico para a economia brasileira movimentando cargas como grãos, insumos para as indústrias, combustível e alimentos. É para esse setor que a IVECO desenvolveu o melhor pesado de todos os tempos da marca em território nacional, o IVECO S-WAY, que conta com um verdadeiro pacote personalizado de soluções e tem como público-alvo frotistas e autônomos. O modelo será produzido na fábrica da montadora em Sete Lagoas (MG).

“A chegada do IVECO S-WAY será de grande relevância para a nossa operação, com um produto desenvolvido sob medida para as particularidades do país e da região. Estamos iniciando uma nova era nos pesados. Sem dúvida, o caminhão é a escolha mais inteligente para a operação do transporte rodoviário e traz todas as tecnologias de última geração para o segmento”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Para o IVECO S-WAY se tornar um dos principais players do transporte do futuro, que alia sustentabilidade e rentabilidade, o lançamento do produto no Brasil envolveu aproximadamente 450 pessoas, mais de 70 protótipos, 450 testes diferentes e mais de 1 milhão de horas totais de engenharia e desenvolvimento. Foram mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados em avaliações em diversas aplicações, com severidade extrema, para garantir máxima resistência, força e durabilidade sem precedentes na gama de pesados.

O design moderno, além da beleza e aerodinâmica otimizada, traz as características mais requisitadas pelos clientes: 

• Robustez – desenvolvido para encarar os desafios mais severos e oferecer durabilidade e confiabilidade máxima para todos os tipos de missões do mercado. 

• Tecnologia – central multimídia com Apple Car Play e Android Auto; volante multifuncional; sistema keyless; basculamento elétrico da cabine; cybersecurity – módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos; cluster TFT colorido; Driver Style Evaluation – fornece informações em tempo real para o motorista e frotista sobre sua condução e como atingir eficiência e performance máxima; check de luzes remoto com acionamento simples pela chave e Lanternas e Faróis full LED direcionais & DRL - o LED proporciona melhor condição em qualquer ambiente: noite, dia, chuva e neblina.

Um capítulo à parte na tecnologia do IVECO S-WAY é o exclusivo e inovador Way App – aplicativo para smartphone que permite ao motorista ter controle a uma série de funções do veículo de forma remota, tais como, abertura e tratamento das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia, controle sobre toda a iluminação interna da cabine entre outras funções. 

• Conforto – dois modelos de cabine: AS com 2,5m de largura e AT com 2,3m de largura; espaço interno que torna a cabine a casa e o escritório para o motorista; cabine totalmente reprojetada com nova identidade visual; nova cama com material visco elástico; novo banco estilo ‘assento de cinema’; mais de 15 porta-objetos focados no dia a dia do motorista; ar condicionado digital; banco e volante em couro com comandos integrados; geladeira; iluminação interna personalizável em cor e intensidade; painel de comando na cama; cortinas na cama e banco e entradas USB. 

• Segurança – maior campo de visão; DRL incorporado e ativo na função seta; espelhos retrovisores otimizados para obter melhor visibilidade; LDWS: leitor de faixa que avisa em caso de mudança inadvertida; ACC: Controle de cruzeiro automático adaptativo – acelera e freia o veículo de maneira autônoma em função do tráfego; AEBS: Sistema de freio emergencial autônomo – freia o veículo automaticamente em caso de situações de emergência; Hill Holder: assistente de partida em rampa; ATC, ASR e ESC: Controle de tração e estabilidade e cabine projetada com foco na segurança do motorista com certificação de nível europeu, umas das mais seguras do mundo. 

• Custo Total de Propriedade (TCO) – redução de consumo de até 15%. Em uma frota de 100 veículos isso significa uma economia potencial de R$ 6,6 milhões por ano para o frotista ou até 2,1 milhões de quilômetros a mais por ano, tudo isso emitindo até duas mil toneladas a menos de CO2 por ano; sistemas de conectividade e gestão de frotas de última geração garantindo maior disponibilidade e produtividade dos veículos, para-choque tripartido que minimiza os custos com reparos, entre outros itens de custo competitivo de reposição.

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da IVECO para a América Latina, afirma que o lançamento posiciona a montadora como uma das principais competidoras na fatia de mercado que, desde 2017, é o principal impulsionador do transporte de cargas do país.

“O IVECO S-WAY traz um DNA próprio totalmente focado nas principais necessidades dos clientes e na severidade das missões do transporte de cargas. Junto com os clientes começamos a trilhar novos caminhos para um transporte cada vez mais sustentável. O caminhão é um marco para a IVECO e para o mercado, e temos certeza que é melhor opção para o frotista e autônomo que buscam tecnologia de ponta e rentabilidade na operação. Se trata do melhor pesado já desenvolvido pela marca em todos os tempos”, completa Brandão.

“Os pesados têm grandes volumes comerciais, seja para o escoamento da safra até os portos e locais de distribuição dos produtos, ou para o transporte rodoviário de cargas em geral. O IVECO S-WAY será de suma importância para ampliarmos nossa participação nesse segmento”, aponta Ricardo Barion, diretor Comercial da IVECO.

Sustentabilidade e rentabilidade 

O IVECO S-WAY é o pontapé inicial da IVECO no segmento de pesados para o cronograma do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE P8), que visa reduzir a emissão de poluentes para veículos comerciais pesados a partir de 2023 (+ 50% de redução de material particulado e +80% de redução de NOx) e promover o desenvolvimento tecnológico nacional da indústria automotiva.

Um dos principais destaques para atingir a nova legislação é o motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT, conjunto que proporciona produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.

A alta performance do propulsor, nas versões 450 cv (4x2), 480 cv (6x2) e 540 cv (6x4), é peçachave para o IVECO S-WAY ser uma ferramenta que promove rentabilidade para o cliente ao mesmo tempo, em que colabora para a redução de gases nocivos ao meio ambiente.

“Nesse sentido, destaco o exclusivo sistema de HI-eSCR com 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de recirculação de gases de escape (EGR). Teremos também uma redução de consumo de combustível, em comparação com a geração anterior de pesados da marca, de até 15%. Isso é resultado da calibração do motor com a transmissão e representa um avanço no TCO do cliente”, ressalta Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da IVECO para a América Latina.

O FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios, tecnologia exclusiva da montadora e o único sistema do segmento capaz de fazer o veículo obter uma parada total, o que proporciona um grande benefício para o veículo. Além de maior segurança na frenagem, o sistema traz redução do custo operacional ao minimizar a necessidade do uso do freio de serviço. É um item de destaque perante os concorrentes. A potência máxima do freio motor no quarto estágio é de 610 cv, um ganho de 150 cv em relação aos veículos Euro V.

A calibração motor/transmissão também é fundamental para esse processo. “O Cursor 13 e a transmissão ZF Traxon de 12 velocidades, a melhor do segmento, formam um conjunto perfeito para o IVECO S-WAY alcançar um patamar diferenciado de desempenho e consumo. O novo sistema IVECO Drive, que auxilia o motorista na otimização da condução econômica, também tem um papel importante no projeto”, acrescenta Coelho.

A transmissão do IVECO S-WAY foi desenvolvida com 18 novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a escolha mais eficiente de troca de marchas com antecipação a topografia do terreno, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.

Conectividade em benefício do cliente

A conectividade já é realidade no transporte de cargas com sistemas de telemetria e gestão de frota que proporcionam uma série de benefícios para o transportador. A IVECO levou em conta esse fator e lança, a partir do IVECO S-WAY, a plataforma IVECO ON, serviço integrado que tem como objetivo maximizar a produtividade e disponibilidade do veículo em longo prazo. 

Um dos pontos de destaque é a possibilidade de assistência técnica remota que permite corrigir possíveis falhas e atualizar o veículo a distância, diretamente do Control Room (sala de monitoramento) da marca. Pela central multimídia, o cliente se conecta na central de comando da IVECO e recebe instruções e atualizações sobre o seu veículo.

“Estamos desenvolvendo soluções que integrem parceiros logísticos em uma única plataforma, fazendo com o veículo esteja conectado nesse ecossistema de serviços. O objetivo é auxiliar os clientes a extrair o máximo do veículo a cada quilômetro percorrido por meio da conectividade. Com o histórico dos dados, é possível entender a aplicação do cliente e fornecer serviços mais adequados para a sua realidade”, explica Carlos Tavares, diretor de Serviços ao Cliente da IVECO para a América Latina.

No portal do cliente IVECO ON, o operador pode monitorar, por exemplo, o consumo de combustível do veículo e o estilo de condução individual de cada motorista, com o intuito de aperfeiçoar o desempenho da frota através de uma série de recursos: 

• Monitoramento dinâmico; 

• Dados históricos e comparativos; 

• Tutoriais; 

• Download de detalhes por veículo/condutor; 

• Painel do cliente para monitoramento do consumo de combustível da frota; 

• Mapa de veículos dedicado por missão para verificar as rotas percorridas. 

Diferentes funcionalidades tornam o IVECO ON a ferramenta ideal para o transportador: 

➢ Smart report: o sistema de Avaliação de Estilo de Condução (DSE) a bordo gera relatórios semanais que são enviados automaticamente ao Gerente de Frota para fornecer dados sobre parâmetros de consumo de combustível e comportamento dos motoristas monitorados através do algoritmo DSE, além de dicas para melhorar o estilo de condução e otimização do veículo. É possível exibir tanto os resultados gerais de toda a frota quanto os detalhes de cada veículo para entender melhor como reduzir o consumo de combustível. 

➢ Safe driving report: junto com o Smart Report, o motorista recebe este novo relatório que permite medir a segurança a bordo. O documento fornece parâmetros que irão ajudar o profissional a ampliar a cautela e a segurança na estrada. 

➢ IVECO webAPI (Application Program Interface): esse serviço destina-se aos clientes que pretendem criar os seus próprios painéis e relatórios, utilizando os dados oficiais emitidos pelo IVECO ON. As informações dos veículos são armazenadas diariamente e em tempo real no IVECO CLOUD, que agrega as informações de cada cliente e as disponibiliza nos sistemas dos clientes.

O IVECO ON também foi pensado para privilegiar a experiência do motorista. Com um app intuitivo e de fácil utilização, o motorista conta com uma série de funções que facilitam o seu dia a dia.

“Graças à conectividade e ao monitoramento de dados, a IVECO pode monitorar o veículo, por meio do nosso Control Room, antecipando paradas imprevistas. Com isso, otimizamos o serviço de manutenção proporcionando menor tempo de reparo e prevenindo danos maiores”, afirma Tavares.

Ecossistema de Soluções

Com o objetivo de tornar o dia a dia do cliente mais fácil, e para ele poder se dedicar a outros detalhes da operação, a IVECO lança pacotes de soluções integradas:

• IVECO Service – DISPONIBILIDADE

o Solução focada em manter o veículo em operação o maior tempo possível. O que está incluso: 

▪ Pacote completo de telemetria que auxilia na prevenção de paradas do veículo 

▪ Plano de Manutenção Completo e Flexível para maior agilidade das manutenções e melhor rentabilidade para o transportador 

▪ Equipe dedicada ao monitoramento da performance do veículo 

• IVECO Service – TCO 

 o Solução que visa a redução do custo de vida do veículo. O que está incluso: 

▪ Pacote completo de telemetria que auxilia na redução do custo operacional 

▪ Plano de Manutenção Completo adequado à operação 

▪ Consultoria para redução do custo operacional do veículo e aumento de desempenho 

▪ Acessórios para melhoria de performance do veículo e redução do custo operacional

• IVECO Service – TOP CARE

o Solução focada na segurança e comodidade do veículo e do condutor. O que está incluso: 

▪ Pacote completo de telemetria voltado para o monitoramento e segurança do veículo e do condutor 

▪ Serviço de transporte, hospedagem e alimentação em caso de parada do veículo. 

▪ Equipe especializada para atendimento 24h 

IVECO

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fábrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-WAY. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Fonte: Assessoria de Imprensa IVECO.