quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Sete Lagoas e Contagem estreitam relações para aumentar a eficiência da administração pública



 Leandro Vinicius de Araújo Rodrigues, Helena Aparecida Alves Silva, Francisco Hênio de Melo França, Guilherme Moreira Mota, Vanusa Cordeiro Jorge, Luciana de Fátima Ribeiro Batista, Magno Abreu Machado e Duilliam Nascimento Santos.


Os departamentos de Controle Interno, Ouvidoria e Corregedoria da Prefeitura de Sete Lagoas realizaram uma visita técnica a setores afins da Prefeitura de Contagem. O principal objetivo foi conhecer como a segunda cidade mais importante da Região Metropolitana de Belo Horizonte trabalha na gestão de boas práticas e promoção da transparência pública.

A Prefeitura de Sete Lagoas iniciou o processo de fortalecimento de seus órgãos fiscalizadores ainda em 2019. Um marco que ilustra bem esse objetivo foi a regulamentação do Programa de Integridade Municipal – Compliance que, no mesmo sentido, abrange questões relacionadas ao combate à corrupção, à identificação e gestão de riscos, transparência pública, investigações internas e responsabilização de irregularidades praticadas contra a administração pública, nos moldes da Lei Federal n. 12.846/2013.

Agora, para avançar, uma alternativa é conhecer de perto a estrutura, atribuições e atividades desenvolvidas em outros municípios. “A ideia é levar boas práticas e procedimentos para o dia a dia de nossa atuação. A busca por uma administração cada vez mais eficiente é contínua e passa por um controle interno forte e uma cidade mais transparente”, avalia o Controlador Geral do Município, Duilliam Nascimento Santos. “Este tipo de ação é imprescindível para que nossos órgãos de controle possam contribuir para uma gestão dos recursos públicos e controle dos gastos. Muito importante também para o desenvolvimento do programa de integridade”, completa a gerente de Controle Interno da Prefeitura de Sete Lagoas, Luciana de Fátima Ribeiro Batista.

A ótima receptividade de portas abertas na Prefeitura de Contagem permitiu conhecer a estrutura e os mecanismos de atuação do município. De uma maneira geral, a troca de experiências entre os órgãos municipais, que atuam na retaguarda e com objetivo de garantir a total legalidade em processos ligados à administração, foi altamente proveitosa e, certamente, vai gerar bons resultados. “É uma parceria que fortalece as instituições e sua independência. Uma maneira de unificar procedimentos, trocar ideias e debater pontos jurídicos importantes”, comentou o corregedor geral do Município de Contagem, Ricardo Eugênio da Cruz Vitorino.

Representando Sete Lagoas ainda participaram do encontro os servidores municipais: Leandro Vinicius de Araújo Rodrigues, Helena Aparecida Alves Silva, Francisco Hênio de Melo França, Vanusa Cordeiro Jorge  e Magno Abreu Machado.


Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário