segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Boletim epidemiológico atualiza bairros com mais casos de Covid-19 em Sete Lagoas


 Com um aumento de 2,2% nas notificações de novos casos suspeitos no fim de semana, a cidade tem hoje 1.049 pessoas em monitoramento. Os testes com resultado negativo para Covid já somam 12.670 desde o início da pandemia. O monitoramento para casos de síndrome gripal inespecífica já foi encerrado para 1.831 suspeitos. Foram registrados 86 novos casos positivos nas últimas 48 horas, ou seja, em dois dias. São 50 mulheres e 36 homens, o que eleva o número de contaminados a 3.864 desde o início do monitoramento.

Não houve óbitos em decorrência de complicações da doença no fim de semana, mas um óbito suspeito ocorrido no Hospital Municipal na última sexta-feira está sendo investigado, um homem de 49 anos. Assim, Sete Lagoas segue com 63 óbitos, 16 hospitalizados, 156 pessoas em isolamento domiciliar e 3.629 curadas.

Hospitalizados

Ao todo são 32 pacientes hospitalizados na cidade por causas respiratórias, sendo 20 em enfermaria e 12 em UTI. Destes, 22 testaram positivo para Covid, não há internados com resultado negativo e dez pacientes aguardam resultado de exames. Dos 22 pacientes positivos para Covid internados hoje na cidade, 16 são de Sete Lagoas.

Hoje são 11 pacientes internados no Hospital Municipal (sendo oito em UTI), oito no Hospital Nossa Senhora das Graças (entre os pacientes do SUS, temos um em enfermaria e nenhum em UTI), oito internados no Hospital da Unimed (dois deles em UTI) e cinco na UPA, todos em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados exclusivamente a pacientes com Covid na cidade, incluindo leitos do SUS e da saúde suplementar, é de 19,6%.

Dos 12 leitos de UTI ocupados hoje na cidade, nove são pacientes de Sete Lagoas e os demais são de Pompéu, Baldim e Paraopeba. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS em Sete Lagoas é hoje de 17,4%.

Laboratório

Com o fim do fornecimento de reagentes por parte da Funed, desde o início de novembro o laboratório municipal que testa para Covid-19 está realizando exames exclusivamente para suspeitos de Sete Lagoas. Assim, os municípios próximos passaram a enviar seus testes para a Funed, em Belo Horizonte. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde agiu rápido e adquiriu com recursos próprios novos reagentes. Isso ocasionou um atraso maior na divulgação dos resultados nas últimas semanas, o que já está sendo normalizado.

Lembrando que a pandemia ainda não acabou e que combater o coronavírus é um dever de todos: ao sair de casa, use máscara. Higienize frequentemente as mãos e mantenha o distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.

Bairros com casos confirmados de Covid-19 em Sete Lagoas:

Jardim Arizona: 138

Progresso: 131

Boa Vista: 129

Centro: 129

Carmo I: 112

JK: 109

Santo Antônio: 104

Nossa Senhoras das Graças: 101

Nova Cidade: 91

Interlagos I: 90

Montreal: 87

São Geraldo: 80

Verde Vale: 72

Jardim Europa: 70

Cidade de Deus: 69

Canaan: 68

Santa Luzia: 61

São Francisco: 56

Barreiro: 55

Catarina e Mangabeiras: 54

Indústrias: 52

Belo Vale I: 49

Luxemburgo: 48

Bernardo Valadares: 47

Orozimbo Macedo: 46

Emília e Jardim Cambuí: 45

São Vicente: 44

Interlagos 2: 43

Vale das Palmeiras: 42

CDI, Jardim Primavera II e Vapabuçu: 41

Aeroporto: 40

Iporanga e São João: 39

Fátima e Manoa: 37

Alvorada: 36

Santa Helena: 35

Braz Filizola e Esperança: 34

Itapuã I: 33

Jardim Primavera I: 32

Canadá, Santa Elisa e São Pedro: 27

Brasília e Eldorado: 25

Bela Vista II, Jardim Universitário, Padre Teodoro I e Santa Rita de Cássia: 23

Bela Vista I, Planalto, São Dimas e Vila Brasil: 22

Santa Rosa: 21

Novo Horizonte: 18

Olinto Alvim: 17

Itapuã II: 16

Belo Vale II, Industrial, Morro do Claro: 15

Mata Grande e Várzea: 14

Monte Carlo,Papavento e Santa Maria: 13

Cidade Nova e Residencial Da Vinci: 12

Santa Marcelina: 11

10 CASOS

Dante Lanza, Flórida, Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Felicidade, São Jorge

9 CASOS

Carmo II, Cedro Cachoeira, Panorama e Titamar.

8 CASOS

Bom Jardim, New York, São José e Wenceslau Braz.

7 CASOS

Bouganville I, Bouganville II, Dona Silvia, Fazenda Velha,Jardim dos Pequis, Recanto da Serra e Tamanduá.

6 CASOS

Distrito Industrial, Esmeraldas I, Funcionários, Indústrias II, Recanto do Cedro

5 CASOS

Brejinho, Canadá II, Chácara do Paiva, Dona Dora, Residencial Ermitage,

4 CASOS

Esmeraldas II, Portal da Serra, Residencial Campestre, São Sebastião e Zona Rural.

3 CASOS

Alex Paiva, Anchieta, Bela Vista III, Henrique Nery, Lagoa Grande, Lontra, Residencial Por do Sol,

2 CASOS

Bandeirante, Campo de Aviação, Condomínio Lagoa Azul, Estiva, Honorina Pontes, Ouro Branco, Residencial Blue Garden, Santa Cruz São Cristovão II, Quintas da Varginha,

1 CASO

Areias, Catavento, Centenário, Del Rey, Embrapa, Esplanada do Moinho, Florabela, Goiabeiras, Iporanga II, Iraque, Padre Teodoro II, Recanto do São José, Riacho do Campo e Silva Xavier.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

Comissão de Ética chega na reta final de apuração em mais um processo contra vereador


Trabalhando com afinco desde o meio do ano, com o auxílio de um escritório jurídico especializado, a Comissão de Ética da Câmara Municipal entra na fase final de apuração de denúncias em face do vereador Marcelo Cooperseltta (PSC). Após mais uma reunião, na última sexta-feira (27), a Comissão estipulou um prazo de cinco dias úteis para que a defesa do parlamentar apresente “alegações finais” antes da elaboração do parecer final.

Os vereadores Pr. Alcides (PP), Rodrigo Braga e Gonzaga (PSB) compõem a Comissão que trabalhou resguardada pelo escritório Spencer e Vasconcelos advogados associados que atua em casos do tipo há mais de uma década. Luís André Araújo é responsável pela condução do processo junto aos vereadores e explica que “a busca foi por identificar, ou não, a prática de rachadinha no gabinete do vereador. Queríamos saber se houve, ou não, a devolução de recursos por parte dos servidores”.

Para isso foram ouvidas testemunhas que foram arroladas pela Comissão e também pelo parlamentar supostamente envolvido na divisão de renumeração com assessores. Dentro das especificidades do caso e limitações de investigação de uma Câmara Municipal, o advogado esclarece que a “apuração tem dificuldades porque a produção de prova é restrita a prova testemunhal e nenhuma testemunha confirmou, efetivamente, se houve esse ato dentro do procedimento”.

Com objetivo de exaurir a investigação medidas complementares foram tomadas pela Comissão durante o período eleitoral. “Foram feitas reuniões para identificar a necessidade de outras providências e, ao final, se concluiu para que houvesse a garantia plena de ampla defesa e direito ao contraditório que havia a necessidade de abertura de alegações finais para a defesa do vereador investigado”, completa Luís André.  

Depois de buscar apurar tudo o que seria possível dentro do caso foram concebidos cinco dias para a defesa apresentar as alegações finais. “Após esse período o processo volta para a Comissão de Ética elaborar o relatório final. O trabalho pautado na prova que é possível ser realizada, foi bastante completo, e será concluído assim que os autos retornarem com a apresentação das alegações finais pela defesa”, explica o advogado.

Mesmo com o processo próximo do seu final no Poder Legislativo, Luís André não descarta outras diligências por outras instituições. Para ele, podem ser tomadas providências complementares por órgãos de controle externo, “inclusive com capacidade investigatória que vai além da comissão de Ética”, finaliza.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação | TV Câmara.


COLUNA MG – Rede de Notícias Sindijori MG - 30/11/2020


 

  1. Investimento de R$ 90 mi em Uberaba
        O prefeito Paulo Piau e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, assinaram protocolo de intenções com a empresa ZZL Participações S/A para um investimento de R$ 90 milhões. A ZZL pretende construir um complexo comercial para recebimento de diversas lojas para exploração de produtos oriundos da agricultura, lojas de departamento, bares, restaurantes, lotérica, hotel, espaço para centro de educação (universidade), centro de convenções, dentre outros. O empreendimento deve gerar 1,2 mil empregos. (Jornal de Uberaba) 
     

  2. Onda Vermelha para Caratinga 
        O Comitê Estadual Covid do Plano Minas Consciente indicou Onda Vermelha para a microrregião de Caratinga no período de 28 de novembro a 5 de dezembro. No entanto, a macrorregião Vale do Aço, do qual Caratinga faz parte está na Onda Amarela: Coronel Fabriciano/Timóteo e Ipatinga, que também fazem parte deste agrupamento saíram da onda vermelha para a onda amarela. O prefeito pode optar por seguir a Onda da macro ou da micro. A onda vermelha significaria o funcionamento apenas do comércio essencial. (Diário de Caratinga) 
     

  3. Primeira latina a presidir Tribunal 
        Primeira brasileira a ocupar uma cadeira e, agora, a presidir o Tribunal de Apelação da Organização das Nações Unidas (ONU), a magistrada juiz-forana Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt iniciará seu mandato como presidente de corte internacional em 1º de janeiro. “É uma satisfação muito grande a título individual, mas ao mesmo tempo é uma enorme responsabilidade, porque, apesar de eu não representar formalmente o meu país, eu sou uma juíza brasileira, carrego comigo todo o peso da bandeira nacional e, de modo geral, do mundo latino-americano, já que não existe outro representante latino-americano neste tribunal”, ressalta a juíza. (Tribuna de Minas -Juiz de Fora)
     

  4. Andradas recebe novos veículos 
        Andradas recebeu no final de semana novos veículos que serão utilizados pela Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e Conselho do Meio Ambiente. Entre as aquisições está um micro-ônibus que funcionará como Consultório Médico Móvel. Ao todo, foram entregues ao município sete veículos: 4 ambulâncias, 1 veículo para o CODEMA, uma viatura para a Guarda Municipal e 1 micro-ônibus (Consultório Médico Móvel).De acordo com a administração municipal, três das ambulâncias serão destinadas à Santa Casa e uma para a Secretaria de Saúde. Os veículos foram adquiridos por meio de emendas parlamentares, recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (Portal da Cidade- Andradas) 
     

  5. Obras no Distrito de Monsenhor Horta
        Atendendo as demandas da comunidade de Monsenhor Horta, a Prefeitura de Mariana, está realizando três obras importantes no local: Construção da área de eventos, reforma completa do campo de futebol e construção de uma praça próximo ao trailer do distrito. A reforma do campo de futebol é uma antiga reivindicação dos moradores, e com isso servirá de estímulo para o esporte entre crianças, jovens e adultos, além de promover a interação social. A construção da Praça de eventos, está sendo feita no antigo espaço do campo de futebol, trazendo para a comunidade um local próprio para a realização de eventos e geração de renda. (Portal da Cidade- Mariana) 
     

  6. Inaugurado espaço de acolhimento
        No Dia Internacional de Eliminação à Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, foi inaugurado em Teófilo Otoni, no Expominas, o espaço provisório de acolhimento à mulher vítima de violência doméstica. Órgãos de segurança, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e prefeitura se uniram para combater essa modalidade criminosa e covarde na região de Teófilo Otoni. O Lema em Teófilo Otoni agora é “Violência Contra a Mulher: Já Basta”, disse a Defensora Pública, dra. Lígia Olímpio de Oliveira. Ela destaca que esse é um momento ímpar no município, um momento muito importante, necessário, fundamental. (Diário Tribuna- Teófilo Otoni) 
     

  7. Novembro já é o 2º com mais casos
        Com 234 casos confirmados de infecção humana pelo novo Coronavírus, o mês de novembro em Barbacena já é o segundo com o maior número de notificações de pacientes contaminados pela covid-19. Com os seis casos notificados entre sábado, 28,  e domingo, 29, novembro superou os 233 casos do mês de setembro, ficando atrás apenas do mês de maio, que registrou 265 casos confirmados da doença. No entanto, vale ressaltar que o pico registrado em maio teve ligação direta com um caso de surto de covid-19 dentro da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), quando mais de 190 alunos foram diagnosticado com a doença. (Folha de Barbacena)

domingo, 29 de novembro de 2020

Jornal Diário Boca do Povo de sábado dia 28 de novembro de 2020




 

Acompanhe o jornal deste sábado no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/001549213c82513598257 


COLUNA MG – Rede de Notícias Sindijori MG - 29/11/2020


 

  1. Varginha anuncia volta às aulas
        A Prefeitura de Varginha anunciou na semana que passou que as aulas presenciais poderão retornar no dia 1º de fevereiro, e serão divididas em dois grupos, nos quais, se revezarão na capacidade de alunos, professores e educadores. Há cada semana, um grupo terá aulas de forma presencial. Na terceira semana do mês, ambos terão aulas em modalidade à distância. Ainda conforme a prefeitura, as redes de ensino terão autonomia para retornar ou não à modalidade presencial. (Correio do Sul- Varginha) 
     

  2. Uberlândia regulamenta telemedicina 
        A Prefeitura publicou permissão para o exercício da telemedicina na rede em Uberlândia. Isso permite que o “Médico Virtual", implantado durante a pandemia do novo coronavírus, agora se consolide como um benefício permanente oferecido à população. Trata-se de atendimento médico por meio de tecnologia de informação e comunicação para fins de assistência, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde. O “Médico Virtual” também consiste na realização à distância de diagnóstico, acompanhamento, orientação, prescrição de receitas e exames e demais ações de saúde. (Diário de Uberlândia)
     

  3. Fundos deixam de receber R$ 21m
        Um montante superior a R$ 21 milhões de parte do Imposto de Renda arrecadado junto às pessoas físicas de Uberaba, poderiam ter ficado no município em 2019, caso os contribuintes tivessem feito esta opção na declaração. A informação foi revelada pelo promotor de Defesa da Criança e Adolescente de Uberaba, André Tuma, durante apresentação realizada para representantes da sociedade civil dia 25 último. (Jornal da Manhã-  Uberaba) 
     

  4. Megadistrito será implantado
        O Norte de Minas vai iniciar uma nova fase de desenvolvimento econômico, com a implantação de um megadistrito rodoferroviário industrial em Montes Claros. A Confiança Incorporações, com atuação no mercado imobiliário, assinou um protocolo de intenções com o governo de Minas. O acordo foi firmado com intermédio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Com o investimento, o município contará com um empreendimento logístico imobiliário com terminal intermodal.  (Jornal O Norte- Montes Claros) 
     

  5. MPF fiscaliza aplicação de recursos
        O Ministério Público Federal (MPF), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) realizam ação conjunta para a verificação quanto à correta aplicação das despesas realizadas nos municípios de Poços de Caldas e Pouso Alegre, relacionadas ao enfrentamento da pandemia da covid-19. A CGU e o Denasus em trabalho conjunto auditarão os recursos públicos federais aplicados nos municípios e, com o MPF, analisarão denúncias sobre eventuais problemas na aplicação de tais recursos, durante o período emergencial causado pela pandemia. (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas) 
     

  6. Administração lança aplicativo 
        Em busca de melhorias no padrão de atendimento à população, entre outros benefícios, a administração municipal lançou um aplicativo da Prefeitura de Ipatinga, o IPA APP. Agora, por meio dos smartphone, o cidadão terá acesso a vários serviços e, desta forma, evita sair de casa e pegar filas. O APP também disponibiliza a relação de telefones de todas as unidades da prefeitura, os horários de ônibus no município e, ainda, possibilita entrar em contato diretamente com a Ouvidoria para queixas e sugestões. Para o secretário de Comunicação Social do município, Breno Brandão, o aplicativo é um ganho para toda a sociedade. (Diário do Aço- Ipatinga) 
     

  7. Orçamento será de R$ 814 milhões
        Foi apresentado na tarde de quarta-feira, 25, para discussão, durante Audiência Pública da Comissão de Participação Financeira e Orçamentária, da Câmara Municipal de Divinópolis (CMD), o Projeto da Lei  EM 053/2020  que trata da peça Orçamentária Anual (LOA) para o município de Divinópolis no próximo ano. Durante o encontro, que contou com a presença de vereadores e a participação remota dos cidadãos, por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens, o Gerente de Orçamento da Prefeitura Municipal de Divinópolis, Lucas Carrilhou, apontou a previsão de orçamento de R$ 814 milhões para 2021. (Gazeta do Oeste- Divinópolis) 

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Sete Lagoas chega a duas semanas sem óbitos por Covid, mas casos positivos continuam aumentando


O boletim epidemiológico sobre a situação da pandemia do coronavírus em Sete Lagoas desta sexta-feira, 27 de novembro, aponta um aumento de 1,4% nas notificações de novos casos suspeitos. Sete Lagoas tem hoje 928 pessoas em monitoramento, 1.829 com o acompanhamento concluído e 12.456 casos suspeitos descartados por exames. A cidade completa hoje duas semanas sem novos óbitos em decorrência de complicações da Covid-19.

Porém, de ontem para hoje, 77 novos casos positivos foram confirmados: 44 mulheres e 33 homens, elevando o número de casos a 3.778 desde o início da pandemia. Entre eles, estão 63 óbitos, dez hospitalizados, 173 pessoas em isolamento domiciliar e 3.532 já recuperadas. Chama a atenção um aumento de novos casos em jovens, entre 20 e 40 anos de idade.

Hospitalizados
Ao todo, são 32 pacientes hospitalizados na cidade por causas respiratórias, sendo 18 em enfermaria e 14 em UTI. Destes, 17 já testaram positivo para Covid, dos quais dez são de Sete Lagoas, cinco tiveram resultado negativo e dez aguardam resultado de exame.

São 16 internações no Hospital Municipal (dez delas em UTI), 12 no Hospital Nossa Senhora das Graças (entre os pacientes do SUS, são dois em enfermaria e um em UTI) e quatro no Hospital da Unimed (sendo dois em UTI). Não há pacientes internados por causas respiratórias hoje na UPA. A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados exclusivamente a pacientes com Covid na cidade, incluindo leitos do SUS e da saúde suplementar, é hoje de 23%.

Dos 14 leitos de UTI ocupados hoje na cidade, são 11 por pacientes de Sete Lagoas, um de Pompéu, um de Abaeté e um de Baldim. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS em Sete Lagoas está hoje em 24%.

A Vigilância Epidemiológica de Sete Lagoas reitera a importância de se manter as recomendações das autoridades de saúde: usar máscara ao sair de casa, higienizar frequentemente as mãos e manter o distanciamento social, evitando aglomerações. A pandemia ainda não acabou e é dever de todos se conscientizarem para evitar mais contaminações e um novo fechamento do comércio na cidade. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

Prefeitura de Sete Lagoas antecipa pagamento de servidores pelo nono mês seguido


 13º salário será pago no dia 15 de dezembro

A Prefeitura de Sete Lagoas antecipa, pelo nono mês seguido, o pagamento da folha salarial de todos os servidores da administração direta e indireta. Além disso, também já foi definido que o 13º Salário será pago no dia 15 de dezembro e a folha do próximo mês antecipada para o dia 30 de dezembro.

A antecipação da folha salarial foi iniciada em março, logo no início da pandemia. Segundo o prefeito Duílio de Castro, a medida é uma alternativa para fomentar a economia local, que sofreu muito quando o comércio precisou ser fechado para evitar a propagação do novo coronavírus e garantir a estruturação do sistema municipal de saúde.

Este compromisso com o funcionalismo só está sendo cumprido graças a medidas de contenção de gastos adotadas desde o início do atual governo. “O choque de gestão proposto nos primeiros meses de nossa administração surtiu um efeito altamente positivo. Em um ano e seis meses não pagamos nenhuma folha atrasada, pelo contrário, são nove meses pagando adiantado. O servidor sempre foi prioridade”, comenta o prefeito Duílio de Castro.

Por lei, o pagamento poderia ocorrer até o 5º dia último do mês subsequente ao trabalhado. Desta vez, o dinheiro será depositado na conta de todos os servidores na próxima segunda-feira, 30. Porém, dependendo da operação bancária da instituição pagadora, os valores podem cair na conta dos servidores ainda neste sábado, 28.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

COLUNA MG – Rede de Notícias Sindijori MG - 27/11/2020


 

  1. Sistema indenizatório é implementado
        A Fundação Renova avança no pagamento de indenizações para casos de difícil comprovação pelos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. Os atingidos do município de Itueta, no Vale do Rio Doce (MG), passaram a ter acesso ao Sistema Indenizatório Simplificado implementado a partir de decisão da 12ª Vara da Justiça Federal, após petição apresentada pela Comissão de Atingidos do município. Os valores variam de cerca de R$ 23 mil a R$ 567 mil, dependendo do dano sofrido. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares) 
     

  2. PJF assina contrato com TV 
        A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) assinou, nesta quinta-feira, 26, o contrato para prestação de serviço de transmissão de TV de projetos educacionais direcionados aos estudantes da rede municipal de ensino. A assinatura foi realizada pelo prefeito Antônio Almas (PSDB) com a TV Diversa, vencedora do processo licitatório, que irá instalar o equipamento para o início das atividades, previsto para dezembro. O canal da TV Diversa, 41.2, é aberto e pode ser acessado de qualquer aparelho televisivo que receba sinal digital. Terá multiprogramação exclusiva para transmissão diária durante 24 horas. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora) 
     

  3. UFSJ conquista prêmio internacional
        O American Council On The Teaching Of Foreign Languages concedeu o prêmio ACTFL Global Engagement Initiative Award à Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) pelas ações desenvolvidas no âmbito do Programa Flagship de Português, principalmente o curso de verão online que permitiu aos intercambistas a imersão em vários aspectos da cultura brasileira. O prêmio internacional busca reconhecer experiências inovadoras de ensino/aprendizagem de línguas que envolvem uma vasta gama de experiências de engajamento cultural para a construção de um currículo linguístico que ultrapasse a mera mobilidade acadêmica tradicional. (Folha de Barbacena) 
     

  4. Araguari permanece na Onda Verde 
        Permanecem na chamada Onda Verde, do plano Minas Consciente, as macrorregiões do Triângulo do Norte, Triângulo do Sul e Noroeste de Minas Gerais, pela terceira semana seguida, e vale lembrar que a cidade de Araguari faz parte da macrorregião do Triângulo Norte. O anúncio ocorreu nesta quarta, 25, através do Comitê Extraordinário Covid-19, do governo do Estado. A classificação vale por uma semana, a contar do próximo sábado, 28. Já a microrregião Araguari/Uberlândia foi classificada na Onda Amarela , mas pode seguir as determinações da Onda Verde, seguindo a classificação da macrorregião. (Gazeta do Triângulo- Araguari)
     

  5. OP ganha cabine no Copom
        Na semana que passou Centro de Operações Policiais Militares (Copom), recebeu uma chamada diferente, que era do chefe do Estado-Maior da PM, coronel Eduardo Felisberto, para marcar a criação, em Belo Horizonte, da cabine de atendimento do 52º BPM e 1ª Companhia PM Independente, que abrange Ouro Preto, Nova Lima e municípios vizinhos. Isso na prática, explica o comandante da Diretoria de Apoio Operacional (DOp), coronel Alexandre Magno, que agora todas as chamadas que caiam nos municípios que são atendidos pelas duas unidades. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto) 
     

  6. Andradas fecha com saldo positivo
        Andradas teve saldo positivo quanto à geração de empregos pelo terceiro mês consecutivo. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), durante o mês de outubro, o saldo foi de +140 postos de trabalho. Conforme o Caged, em outubro Andradas teve a criação de 397 postos de trabalho com carteira assinada e o fechamento de 257, resultando em um saldo de +140. Entre os setores avaliados, Indústria (com +95) e Comércio (+43) foram os que alavancaram o resultado. (Portal da Cidade- Andradas) 
     

  7. Aphins é Criada em Nova Serrana
        A Associação do Patrimônio Histórico de Nova Serrana foi criada no município. A Aphins “é uma instituição sem fins lucrativos e de iniciativa privada, tem como objetivos: Promover a guarda de materiais, fotos, documentos, objetos e afins, que remetem à história local ou que dela seja testemunha; Prestar serviços, programas e projetos educativos, culturais e recreativos na perspectiva de preservação e divulgação da história local; Prestar serviços de assessoramento, capacitação e formação continuada no que se trata de atividades artísticas, educacionais e culturais sobre Nova Serrana...”. (O Popular NS- Nova Serrana) 

Novo posto de atendimento do SAAE foi aberto no bairro Nova Cidade




Desde o dia 3 de novembro os consumidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) ganharam uma nova opção de atendimento em uma das regiões mais populosas de Sete Lagoas. A autarquia abriu um posto na avenida Prefeito Alberto Moura, nº 24, no bairro Nova Cidade, onde são ofertados vários serviços que anteriormente só poderiam ser acessados na unidade localizada na região central.

A inauguração do posto segue a política de descentralização e otimização de serviços defendida pela atual direção do SAAE. “Identificamos esta necessidade e decidimos investir para facilitar a vida do cidadão. Muitas vezes, para cuidar de questões simples, o consumidor tinha que se deslocar até a central na rua Major Campos”, justifica o diretor presidente da autarquia, Robson Machado.

As regiões leste e norte de Sete Lagoas reúnem vários bairros, entre eles: Esperança, Jardim Europa, Aeroporto, Interlagos, Emília, São Vicente, Luxemburgo, Primavera I e II, Bela Vista I e II, Kwait, Montreal, Bernardo Valadares, Cidade Nova, Orozimbo Macedo, Verde Vale, Belo Vale I e II, Jardim dos Pequis I e II, JK, Alvorada, Planalto, Titamar e Iraque, entre outros. “Além da grande densidade populacional, é uma região ainda com grande potencial de crescimento”, esclarece o gerente comercial do SAAE, Rafael Augusto Almeida de Souza.

Serviços
O posto oferece os seguintes serviços: emissão de 2ª via de fatura, mudança de titularidade, religação, corte a pedido, contestação de fatura, parcelamento de dívida corrente, requerimento de tarifa social, solicitação de nova ligação, desmembramento e mudança de padrão ou ramal. Os únicos atendimentos não ofertados são dívida ativa e questões relacionadas ao departamento jurídico. “Nesses primeiros dias de funcionamento os serviços mais solicitados foram emissão de 2ª vida de conta, contestação de fatura e solicitação de parcelamento”, revela Robson Machado. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Sul de Minas regride para onda amarela do Programa Minas Consciente


Com uma alta de 0,9% nas notificações de casos suspeitos de Covid-19 nas últimas 24 horas, Sete Lagoas tem hoje 907 pessoas com sintomas gripais sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde e 1.828 pessoas que já tiveram este acompanhamento concluído. Os testes com resultado negativo já somam 12.291 desde o início da pandemia.


De ontem para hoje houve um aumento considerável nas confirmações. Foram 46 novos casos positivos: 22 mulheres e 24 homens. Não há novos óbitos por Covid confirmados. Assim, Sete Lagoas soma 3.701 contaminações desde o início da pandemia, entre eles, 63 óbitos, oito hospitalizados, 130 pessoas em isolamento domiciliar e 3.500 já recuperadas.

Hospitalizados
Entre pacientes de Sete Lagoas e de outras cidades da região, hoje são 30 internados por causas respiratórias, sendo 19 em leitos de enfermaria e 11 em UTI. Nos leitos de UTI são oito pacientes de Sete Lagoas, um de Abaeté, um de Baldim e um de Pompéu. A taxa de ocupação no SUS e na rede particular se mantém em 18%.

No Hospital Municipal há 16 internados (nove em UTI), no Hospital Nossa Senhora das Graças são também oito internados (em leitos do SUS são dois em enfermaria e um em UTI), no Hospital da Unimed temos três internados, sendo um em UTI, e na UPA são três internações, todas em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS na cidade também se mantém em 21,7%.

Entre os 30 internados, 14 testaram positivo, sendo oito deles de Sete Lagoas e os demais de Pompéu, Baldim, Maravilhas, Abaeté e Caetanópolis. Há ainda seis pacientes com resultado negativo e dez esperando resultados de exames.

Minas Consciente
O Programa Minas Consciente, do Governo de Minas, foi atualizado novamente ontem. Como a macrorregião de Saúde Sul teve um aumento de 50% na incidência da doença nas duas últimas semanas, o Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu regredir os municípios do Sul de Minas da onda verde para a onda amarela do programa.

Já a macrorregião Nordeste, que estava na onda vermelha, passa agora para a onda amarela. As demais regiões na onda amarela são Vale do Aço, Leste do Sul, Sudeste e Nordeste. A região Leste do Estado é a única que permanece na onda vermelha. Já as demais demais regiões, incluindo a central, da qual Sete Lagoas faz parte, continuam na onda verde, fase que permite a abertura da maioria dos serviços considerados não essenciais e com alto risco de contágio.

Mesmo assim, fica o alerta para evitar mais contaminações e também a regressão da economia de Sete Lagoas. A vigilância permanente com as medidas de segurança e higiene devem ser mantidas, como o uso de máscara ao sair, a higiene das mãos e o distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

Procon de Sete Lagoas orienta consumidor sobre compras na Black Friday



Às vésperas de mais uma edição da Black Friday, o Procon de Sete Lagoas reforça orientações ao consumidor que pretende fazer compras na campanha que promete promoções e produtos com preços atrativos. O órgão destaca a necessidade de pesquisar preços e formas de pagamento e, principalmente, o risco de possíveis fraudes e golpes praticados em negócios realizados pela internet.

Inicialmente, o Procon orienta que o consumidor analise a real necessidade de aquisição do produto, para não comprar por impulso, o que pode evitar o endividamentos. “As pessoas também não devem se apegar a marcas. Atualmente, produto de qualidade é uma obrigação para qualquer fabricante”, alerta o gerente do Procon Municipal, Luiz Carlos Gomes de Araújo.

Para o agente do setor de Fiscalização e Reclamações do Procon, Gilberto Avelar, o ideal é que o interessado pesquise o produto desejado bem antes da chegada da Black Friday. “Só assim será possível perceber se o preço é de promoção mesmo. As pessoas devem tomar muito cuidado para não pagar a metade do dobro do preço”, completa.

COMÉRCIO ELETRÔNICO
A compra pela internet é a maior preocupação do Procon, já que a atuação de golpistas aumenta na atrativa data. O consumidor deve ficar atento aos endereços dos sites e desconfiar de páginas que só vendem à vista (débito) ou com boleto. “Nestes casos são registrados a maioria dos golpes, já que o comprador efetua o pagamento em uma parcela. No caso do cartão de crédito, é possível fazer o cancelamento”, explica Gilberto Avelar. A desconfiança também deve recair sobre ofertas exageradamente baixas, onde os descontos alcançam percentuais improváveis. “Esta é a principal tática para atrair o cliente que procura a compra virtual”, garante.

COMÉRCIO TRADICIONAL
Em Sete Lagoas o comércio de rua já está mobilizado para o que é considerada uma das principais datas comerciais do ano. “Os lojistas estão apostando muito nesta data. Muitos estão com estoque porque, na fase inicial da pandemia, o comércio precisou ficar fechado. É uma grande oportunidade e esperamos que o consumidor antecipe, inclusive, parte de suas compras de Natal”, avalia Geraldir Alves, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A entidade orientou todos os filiados quanto aos cuidados nas lojas, como evitar aglomeração, uso de máscaras e higienização.

Quando houver descumprimento da oferta e para esclarecimento de dúvidas, o consumidor pode procurar o Procon de Sete Lagoas na rua Aracajú, 42, bairro Canaan (rua ao lado do Hospital Municipal). Telefones: (31) 3772-5140 ou 151 ou e-mail procon@setelagoas.mg.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

COLUNA MG – Rede de Notícias Sindijori MG - 26/11/2020


 

  1. Lafaietenses sem transporte  
        A população de Conselheiro Lafaiete foi pega de surpresa na manhã desta quinta-feira,  26, com mais uma greve na Viação Presidente. A empresa alega que também não foi comunicada antecipadamente da paralisação, o que é obrigatório para que o movimento seja considerado legal. De acordo com informações, o comando da greve e representantes da Viação Presidente estão reunidos para definir se a paralisação continua ou não. (Correio da Cidade- Conselheiro Lafaiete) 
     

  2. Feira inicia com 3 mil imóveis
        Prossegue até esta sexta-feira, 27, a Feira de Imóveis Online de Montes Claros e região, que pode ser acompanhada no site www.fenics.com.br/feiraimobiliaria, no qual o público pode escolher entre cerca de 3 mil imóveis disponíveis para financiamento, com oportunidades para a aquisição de imóveis novos, usados ou na planta. Durante a feira on-line, os interessados na compra de um imóvel poderão utilizar o Simulador Habitacional no site da Caixa ou no app Habitação Caixa, para comparar as taxas de juros e condições para o financiamento. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)
     

  3. Orquestra e Fernanda lançam clipe 
        “Chega de saudade”, a canção que marcou a história da música popular brasileira quando lançada em 1958, ganhou uma nova versão na voz da cantora Fernanda Takai e acordes da Orquestra Ouro Preto. Os versos escritos por Tom Jobim há 62 anos nunca soaram tão atuais nesses tempos de pandemia, em que as pessoas se distanciaram por tanto tempo e, só agora, começam a se reencontrar. Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo e patrocinado pela AngloGold Ashanti, a cantora e os músicos gravaram, de casa, um videoclipe especial que será lançado hoje, 27 de novembro, às 18h, no canal da Orquestra do YouTube e, simultaneamente, nas redes sociais da Orquestra e da AngloGold. (Jornal O Liberal- Itabirito) 
     

  4. Festival incentiva novos pratos
        Araxá recebe entre os dias 4 e 20 de dezembro a primeira edição do Festival "Giro Gastronômico: é batata, é queijo, é Araxá". A ação, organizada pelo Sebrae pretende movimentar as cozinhas de bares, restaurantes e lanchonetes da cidade. "O chefe de cozinha Edson Puiati, que tem 35 anos de experiência e é reconhecido ao redor do mundo pela sua culinária, vai até o estabelecimento e durante quatro horas vai ajudar o dono a verificar seus objetivos e criar um prato específico para o festival", ressaltou o analista do Sebrae, Alessandro Henrique Souza. (Correio de Araxá) 
     

  5. Cesta básica tem alta em Poços
         Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Poços de Caldas divulgou a pesquisa da cesta básica realizada dias 24 a 25 de novembro em 10 estabelecimentos da cidade. De acordo com o levantamento, os preços subiram 2,70% em relação à pesquisa de outubro. O acumulado do ano foi de 22,67%. Os preços das carnes subiram 10,87% em relação à pesquisa realizada em outubro. Tiveram aumento contrafilé kg (R$6,02), alcatra kg (R$5,47) e lombo kg (R$3,32). De acordo com o Procon, nenhuma carne registrou queda no preço. O acumulado do ano está em 20,52%. (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas) 
     

  6. Árvore é objeto de pesquisa 
        Na última semana, Lagoa da Prata recebeu a visita de um importante pesquisador do meio ambiente e conservação da flora, que veio para a região à procura de uma espécie de árvore que se encontra ameaçada de extinção. A árvore rara é conhecida como faveiro da mata, encontrada quase que exclusivamente na região central de Minas, onde os biomas da mata atlântica e cerrado se encontram. Fernando Fernandes, engenheiro florestal formado pela Universidade Federal de Viçosa, trabalhou por 26 anos no Jardim Botânico de BH. (Jornal Cidade de MG- Lagoa da Prata)
     

  7. Teófilo Otoni está na onda amarela
        A macrorregião de Saúde Sul vai regredir para uma fase mais restritiva do Minas Consciente, plano elaborado pelo Governo do Estado para garantir a retomada gradual e segura da economia nos municípios mineiros. O anúncio foi feito durante deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quarta-feira, 25, que constatou o aumento de 50% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias no estado. Já considerando os últimos sete dias, a taxa subiu 17%. Com a mudança, a macrorregião Sul passa da onda verde para amarela. (Diário Tribuna- Teófilo Otoni)