sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Prefeitura continua trabalhando para combater o mosquito da dengue





Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as baixas temperaturas do inverno não afastam os riscos provocados por doenças como dengue, zika e chykungunia. Por isso, a Prefeitura de Sete Lagoas continua trabalhando forte no combate ao mosquito transmissor da doença com a realização do mutirão da limpeza e ainda a atuação de 170 agentes de endemias em todas as regiões da cidade.

Nos primeiros meses do ano, Sete Lagoas apresentou números alarmantes quanto aos casos confirmados de dengue. Até a primeira quinzena de maio, o registro semanal de notificações era considerado preocupante, mesmo com a operação de combate iniciada pela Prefeitura em março. O pico de confirmações foi a semana de 12 a 18 de abril, quando 116 pessoas contraíram a doença. “No fim de janeiro, o índice de infestação identificado na cidade previa uma situação de epidemia. Por isso, foi preciso fazer uma verdadeira operação de guerra para diminuir a proliferação do Aedes aegypti”, explica o gerente do Controle de Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Adriano Marcos Pereira de Souza.

Além de colocar equipes nas ruas fazendo a limpeza de vias públicas e visitando residências para identificar, eliminar focos e orientar os moradores, foi utilizado o fumacê costal para bloquear a infestação do mosquito em locais com maior registro de casos confirmados. “O fumacê foi importante porque os agentes entram nas residências e realizam o trabalho. O levantamento mostrou que mais de 80% dos focos estavam dentro das residências. É preciso apoio de todos neste combate”, ressalta Adriano Marcos.

Sueli Lacerda ressalta que a queda de notificações nesta época do ano é histórica, porém, o Aedes aegypti continua circulando no período. “Se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e originar um novo ciclo do mosquito”, completa.

O último relatório mostra que, na semana entre 25 de junho e 1º de agosto, foram registrados apenas cinco casos confirmados da doença na cidade. No entanto, em 2020, foram 1.168 casos positivos de dengue e outros dois casos de chykungunia.

Mais casos confirmados:

JK – 51

N. Sra. das Graças – 42

Boa Vista – 40

Cidade de Deus – 37

Carmo I – 36

São Geraldo – 36

Centro – 35
CDI – 34

Jardim Arizona – 32

Montreal – 30

Nova Cidade – 25

Barreiro – 24

Interlagos I – 23

Luxemburgo – 23

Belo Vale I - 22

Iporanga – 22

Progresso – 21

São Francisco – 21

Canaan - 20

Jardim dos Pequis – 20

Jardim Europa – 20

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário