quarta-feira, 1 de julho de 2020

Prefeitura reinaugura ESF Santa Luzia em novo espaço mais próximo da população de referência



A prefeitura de Sete Lagoas inaugurou, na tarde desta terça-feira, 30, mais uma unidade de Saúde no município.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia I e II, ganhou um sede própria. A troca do espaço se fez necessária pelo fato de a ESF funcionar em uma localização fora da área de abrangência, dificultando o acesso da comunidade que, de fato, deve receber os serviços de saúde.

Em 2017, as unidades passaram a ocupar o mesmo prédio do Centro de Saúde Santa Luzia, no bairro Jardim Arizona, no prédio da antiga Cismisel, junto ao ESF Santa Helena. Desde o início da atual gestão, uma das metas foi encontrar um novo imóvel, mais próximo da população. A ESF Santa Luzia 1 e 2, agora, está instalada na rua José Duarte de Paiva, 146, pouco acima da esquina com rua Paulo Frontin.

Desde o início da atual gestão, em junho do ano passado, a Prefeitura vem trabalhando para evitar a falta de médicos nas unidades. Hoje, Sete Lagoas possui 50 ESFs e oito centros de saúde, todas com equipes médicas completas. O secretário de Saúde espera, agora, ampliar os atendimentos também com a participação de estudantes de Medicina em todas as unidades de saúde do município.

"Já temos duas faculdades atendendo, e aí a gente está tentando formatar e organizar para que a gente agregue esse atendimento, dando um aumento de capacidade, de estruturação, uma maior capacidade de demanda, triplicando nossa capacidade de atendimento", avalia o secretário.

Para o coordenador da Atenção Primária, Alber Alípio, trata-se de uma importante melhoria para a saúde do município. "O Santa Luzia I e II, o Santa Helena e o Centro de Saúde eram um grande problema desde o início da gestão, pois eram quatro equipes dentro de uma casa que não tinha acessibilidade nem estrutura física. Não medimos esforços para esta inauguração", lembra.

A enfermeira coordenadora da unidade, Taís Costa, detalha os serviços oferecidos no ESF. "São os serviços básicos, como acompanhamento de todos os pacientes no ciclo da vida, desde o pré-natal ao idoso, incluindo os adolescentes e adultos, com promoção da saúde, prevenção e recuperação de doenças, reabilitação de pacientes entre outros", diz. Há ainda atendimento de enfermagem, médico, clínica geral, o acompanhamento dos agentes de saúde que fazem o acompanhamento nas residências, prevenção do câncer de cólo uterino, câncer de mama, e algumas especialidades com dias específicos para atendimento, incluindo psicólogas, assistente social, educador físico e fisioterapeuta.

O prefeito Duílio de Castro fez questão de entregar a unidade junto às funcionárias e funcionários da saúde que passarão a atender no novo espaço. "As ESFs cuidam da saúde família, promovendo, prevenindo e recuperando a saúde. São conhecidas como a porta de entrada e, se bem estruturadas, desafogam a urgência e a emergência, deixando as nossas unidades de pronto atendimento, UPA, Municipal e PA Belo Vale, para os casos mais graves", explica o prefeito. O telefone do ESF Santa Luzia I e II é 3773-2864.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário