"Arte É Trabalho". Com este mote, artistas da cidade iniciaram um movimento que busca apoio do poder público municipal para músicos, atores e dançarinos, fortemente impactados pela crise do novo coronavírus, com a suspensão de atividades presenciais, como festas, apresentações públicas e shows. Sensível à classe, o prefeito Duílio de Castro recebeu alguns representantes do movimento em seu gabinete, na manhã desta terça-feira, 9.
"Nossa expectativa é que o prefeito assine a proposta confeccionada por nós e que entre para a história junto com o movimento, nos agraciando com um edital que contemple a cadeia produtiva da arte e da cultura local", pediu um dos representantes do movimento, o artista e folclorista Paulinho do Boi. Antes de assinar o documento apresentado pelos artistas, porém, o prefeito Duílio de Castro solicitou um parecer da Procuradoria Geral do Município, para estudar a legalidade do projeto. A resposta será dada nesta quarta-feira, 10.
O cantor Anderson Mota também fez coro e acredita em boas novidades para os próximos dias. "A classe artística foi uma das mais prejudicadas e, pelo visto, vai ser a última a retomar os trabalhos. O prefeito demonstrou grande preocupação com a categoria, já que muitos estão enfrentando dificuldades. A Prefeitura está buscando maneiras de realizar o Festival de Inverno, com um projeto para buscar recursos financeiros e movimentar a arte e a cultura da cidade. O edital será estudado e acreditamos que será um evento muito importante para todos nós", disse.
O vereador Renato Gomes fez a interlocução dos artistas junto ao executivo. "A expectativa é que seja possível atender a todas as categorais da cultura: teatro, música, dança, artesanato, artes plásticas, fotografia. A reunião foi muito produtiva e acredito que o prefeito tenha se sensibilizado com o movimento", concluiu o vereador.
Fundo Municipal de Cultura
Com a aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 1.075/2020, que transfere recursos do Fundo Nacional de Cultura aos fundos municipais para apoiar financeiramente artistas que tiveram seus trabalhos interrompidos neste período de pandemia, a Secretaria Adjunta de Cultura criou um formulário próprio para atualizar a realidade da área. "O preenchimento do documento será fundamental para identificar a amplitude, ou seja, a quantidade de artistas e cada uma das áreas de atuação", explica o secretário adjunto Marcos Avelar.
O PL aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro. Se aprovado, a verba será transferida ao Fundo Municipal de Cultura e gerenciado em conjunto com a Secretaria Adjunta Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura. O formulário está NO LINK. https://forms.gle/ZWhSRWWqEGUEpj5q6
Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.
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