sexta-feira, 1 de maio de 2020

Maio Amarelo: PCMG reforça importância da segurança no trânsito


Pelo sétimo ano consecutivo, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participa do Maio Amarelo, movimento que tem como objetivo reduzir o número de vítimas no trânsito. O tema para 2020 é “Perceba o risco. Proteja a vida”, para estimular a reflexão sobre mobilidade urbana e responsabilidade de todos na busca por um trânsito mais seguro.

Durante todo o mês, a sede do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), em Belo Horizonte, estará iluminada com a cor símbolo da campanha. Nas redes sociais serão publicadas mensagens que incentivam um trânsito com atitudes respeitosas, prudentes e seguras.

Neste ano, as ações consideram a necessidade de distanciamento social, devido à pandemia de Covid-19. Por isso, conforme anunciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), as atividades que são características do Maio Amarelo e contam com envolvimento de várias pessoas - como blitze educativas, visitas às instituições de ensino e seminários -, serão transferidas para setembro, mês em que se celebra a Semana Nacional do Trânsito.

O diretor do Detran-MG, Kleyverson Rezende, considera que o Movimento Maio Amarelo tem apelo fundamental na conscientização de todos os envolvidos no trânsito, sejam pedestres, ciclistas, passageiros ou condutores. Para o delegado, mesmo não podendo realizar, nesse momento, ações de campo, a segurança no trânsito não deve ser esquecida e deve ser trabalhada de forma educativa nos meios disponíveis.

Movimento

Maio Amarelo, movimento que ganhou forma no Brasil a partir de 2014, é uma parceria entre instituições do Sistema Nacional de Trânsito, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil. O mês se tornou referência mundial para as ações que visam reduzir o número de vítimas no trânsito quando, em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente em 178 países.  

Amarelo foi a cor escolhida porque simboliza atenção e também a advertência no trânsito. O objetivo da estratégia é provocar reflexão de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos, além de resultados dos acidentes de trânsito, para que ocorra a mudança de atitudes.

Fonte: Agência Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário