sexta-feira, 8 de maio de 2020

Comitê do Coronavírus modifica regras de funcionamento do comércio para evitar aglomerações


O percentual de crescimento do número de notificações de casos suspeitos de novo coronavírus em Sete Lagoas caiu nesta sexta-feira, 8, em relação aos números de quarta e quinta-feira. O aumento nas últimas 24 horas foi de 2,6%, chegando a 1.053 notificações (pessoas que procuraram as unidades de saúde apresentando alguns sintomas). 

Mais um teste deu positivo para Covid-19 em Sete Lagoas, chegando a 10, dos quais seis estão curados e os outros quatro passam bem, em isolamento domiciliar. O novo caso é de um homem de 47 anos. Chega a 293 o número de pessoas que já tiveram os testes divulgados tanto pela Funed, quanto por laboratórios particulares, e tiveram resultados negativos. Os três óbitos que ocorreram na cidade foram descartados, e há quatro pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave, nas mesmas condições de ontem. 

Em investigação
O número de casos em investigação chegou a 750, porém, o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, esclarece que este é o número de pessoas que apresentaram sintomas de qualquer síndrome gripal e foram notificadas à Vigilância Epidemiológica. "De acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, qualquer sintoma de gripe deve ser notificado, mas não necessariamente testado. Isso não significa que há 750 pessoas aguardando resultados de exame, mas todas elas foram ou estão recebendo acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde", explica. 


Assim, os "casos em investigação" aos quais o boletim epidemiológico se refere diariamente não são necessariamente uma investigação laboratorial. "O acompanhamento do quadro clínico dos pacientes, observando os protocolos das autoridades sanitárias, também pode ser considerado uma investigação", afirma o secretário. "O setor de epidemiologia está aguardando que o Ministério da Saúde defina a classificação destes casos no sistema E-sus Ve. Até lá, os casos permanecerão sem encerramento", completa.

Reunião
O gabinete de gestão de crise se reuniu no fim da tarde de ontem. Durante a reunião, que contou também com a participação de representantes dos comerciantes, ficou decidida uma alteração nos horários de funcionamento do comércio na cidade. As empresas que estavam autorizadas a trabalhar apenas no turno da manhã, agora poderão abrir de 8h às 16h. Já as que abriam apenas no turno da tarde, funcionarão de 10h às 18h. A mudança é uma tentativa de "diluir", ao longo do dia, o grande número de pessoas que estavam concentradas no comércio em um horário restrito de funcionamento. Com isso, a expectativa é de que haja menos aglomeração nas lojas ao longo do dia, já que o horário de funcionamento foi ampliado. 


O novo decreto, publicado hoje, nº 6.263/2020, também prevê a abertura de shoppings, mas com restrições mais rígidas. O horário de funcionamento será de 14h às 20h, com apenas 50% da capacidade de público. A capacidade do estacionamento também será reduzida em 50%. Somente será autorizada a entrada de pessoas com máscaras, e todos os visitantes passarão por controle de temperatura. O ar condicionado deverá ficar desligado e não haverá opções de entretenimento e nem venda de bebidas alcoólicas. 

Restaurantes também ficam autorizados a funcionar com 50% da capacidade, mas os serviços de self-service estão proibidos. O gabinete também aprovou que o horário de funcionamento dos bancos na cidade deve ser ampliado para evitar as longas filas que têm se formado nos últimos dias. Os bancos, que têm sido os principais pontos de aglomeração, agora deverão funcionar, no mínimo, de 10h às 16h. As atividades de escolas, templos religiosos e academias continuam proibidas. 

O gabinete de gestão de crise volta a se reunir na quinta-feira, 14 de maio, para avaliar se as medidas serão mantidas ou não, mas reforça que as decisões são uma tentativa de reduzir a aglomeração de pessoas nas ruas. "Vamos intensificar a fiscalização e os representantes dos comerciantes também vão aumentar as ações de conscientização. A população também precisa colaborar e entender sobre a importância do uso da máscara e do afastamento social", afirmou o prefeito Duílio de Castro, de casa, após a reunião, realizada via Skype. 
Enfrentar o coronavírus é dever de toda a sociedade, portanto, faça a sua parte: somente saia de casa se for realmente necessário, reforce a higiene, mantenha o distanciamentos social e, ao sair, use máscara. 

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário