terça-feira, 28 de março de 2017

IVECO patrocina projeto Sempre um Papo com Marcos Piangers


Iniciativa realizada em Sete Lagoas, Minas Gerais, promove debates literários e incentiva a leitura

Marcos Piangers é o convidado do projeto Sempre um Papo, que tem o apoio da IVECO. No encontro, o autor debate e lança os dois volumes de “O Papai é Pop” (Ed. Belas Letras), que reúne crônicas divertidas e emocionantes sobre a paternidade. Nos textos, ele relata sua experiência de pai jovem que lida com aprendizados e situações únicas de suas duas filhas, Anita, de nove anos, e Aurora, de três. O primeiro livro vendeu mais de 100 mil exemplares, ficou por seis semanas na lista de best-sellers da revista Veja, teve e-book traduzido para o inglês e direitos vendidos para Espanha e Portugal. 
Para Érika Michalick, coordenadora de Sustentabilidade da CNH Industrial, a iniciativa proporciona cultura e entretenimento de alto nível para a comunidade de Sete Lagoas. "O incentivo à cultura é um dos pilares para a formação de uma sociedade consciente."
Marco Piangers é jornalista e dá palestras por todo o Brasil sobre as mudanças tecnológicas e as relações familiares. É repórter do programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo, e trabalha com comunicação e plataformas digitais desde 2001. Nascido em Florianópolis, em 2006 se mudou para Porto Alegre, de onde participa do Pretinho Básico, programa de rádio com grande audiência no Sul do Brasil. 

Sempre Um Papo com Marcos Piangers – SETE LAGOAS  
Data:  29 de março, quarta, às 19h30. Entrada gratuita.       
Local: Auditório da UNIFEMM – Av. Marechal Castelo Branco, 2.765 – Bairro Santo Antônio – Sete Lagoas 
Fonte: Assessoria de Imprensa Iveco.

terça-feira, 21 de março de 2017

No Dia Mundial da Água, SAAE promove ação no terminal urbano





Comemorado nesta quarta-feira, 22 de março, o Dia Mundial da Água tem agenda cheia em Sete Lagoas. Além da reunião especial na Câmara Municipal, às 19h, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente promovem ação especial no Terminal Urbano de Transporte Coletivo, no Centro. Com o “Copão do SAAE” será oferecida água geladinha e gratuita para quem passar pelo local. Além disso, também será distribuído material educativo alusivo à data. O evento será de 9h às 16h.

Reunião especial debate água e sustentabilidade

A Câmara Municipal, em parceria com a Prefeitura de Sete Lagoas através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), também comemora o Dia Mundial da Água. Através do requerimento do vereador e presidente do Legislativo Municipal, Cláudio Caramelo, a reunião especial será realizada nesta quarta-feira (22), às 19h no plenário do Legislativo.  Com o tema “O Mundo tem sede de iniciativas", quatro importantes explanações prometem esquentar o debate entorno do assunto.  Com presença confirmada do prefeito Leone Maciel, o encontro será uma ótima oportunidade de informação e esclarecimento para a população.

O presidente do SAAE, Aluísio Barbosa Júnior, vai falar sobre a estrutura atual da autarquia, disponibilidade de água em Sete Lagoas e desafios. Já Élio Domingos Neto, bacharel em Geografia pela UFMG e analista ambiental na Equipe de Mobilização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, e colaborador do Projeto Manuelzão/UFMG, vai abordar sobre “Sete Lagoas no contexto da bacia hidrográfica do Rio das Velhas”.

Por sua vez, Guilherme Dias de Freitas, formado em Biologia e pós-graduado em gestão e certificação ambiental, falará sobre “Conservação Ambiental e Produção de Água na Estância Séjour – Sete Lagoas”. Também confirmou presença o ex-diretor do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e hoje servidor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Geraldo Abreu.

Anualmente, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema para ser debatido no Dia Mundial da Água. Este ano, o tema é “Água Residual”Trata-se da água resultante de algum processo, como o industrial, e que geralmente pode ser reutilizada para fins que demandem menos qualidade. Para não esquecer: a reunião será nesta quarta-feira, 19h, no plenário da Câmara Municipal de Sete Lagoas (Av. Getúlio Vargas, 111, Centro).
Fonte: Assessoria de Comunicação SAAE.

Reunião Especial vai refletir e conscientizar sobre importância da água



O mundo tem sede de iniciativas. Com esse mote o presidente da Câmara Municipal, vereador Caramelo (PRB) promove, mais uma vez, reunião especial em comemoração ao dia mundial da água. A sessão acontece na próxima quarta-feira (22), a partir das 19h, no plenário do Legislativo. A TV Câmara, pelo canal 60.2, transmite ao vivo a solenidade que já se tornou tradicional no calendário do parlamento.

Vários especialistas confirmaram presença para um debate que pretende levar os participantes a uma reflexão e conscientização sobre a importância da conservação e preservação da água. “Trata-se de um momento de reflexão e buscar fazer a diferença. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando a poluição e contaminação dos mesmos”, pontua Caramelo.

O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Aluísio Barbosa Júnior, vai falar sobre a estrutura atual da autarquia, disponibilidade de água em Sete Lagoas e desafios. Já o bacharel em Geografia pela UFMG e analista ambiental na equipe de mobilização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e colaborador do Projeto Manuelzão/UFMG, Élio Domingos Neto, vai abordar sobre “Sete Lagoas no contexto da bacia hidrográfica do Rio das Velhas”.

Outra presença confirmada é Guilherme Dias de Freitas, formado em Biologia e pós-graduado em gestão e certificação ambiental, que falará sobre “conservação ambiental e produção de água na estância Séjour – Sete Lagoas”. O ex-diretor do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e hoje servidor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Geraldo Abreu, é outro que vai contribuir com o debate.

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março desde o ano de 1993, data sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Essa data busca conscientização a respeito da importância da água para os seres vivos. O SAAE é parceiro de Caramelo na realização do evento.
Fonte: TV Câmara.


Jornal Diário Boca do Povo de sábado dia 18 de março de 2017

Acompanhe o jornal desta sábado no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/0015492134da44768f9b5

Jornal Diário Boca do Povo de sexta-feira dia 17 de março de 2017

Acompanhe o jornal desta sexta-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/001549213e4f4ad2fa268

Jornal Diário Boca do Povo de quinta-feira dia 16 de março de 2017

Acompanhe o jornal desta quinta-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/0015492135cf574d00b1f

Jornal Diário Boca do Povo de quarta-feira dia 15 de março de 2017

Acompanhe o jornal desta quarta-feira no link a seguir:

https://pt.calameo.com/read/0015492138a876ad7f09a

segunda-feira, 20 de março de 2017

Câmara vota parcelamento de dívida do SAAE, recebe cantora mirim e CMTs da PM


A representante de Sete Lagoas no programa The Voice Kids da Rede Globo, Vitória Carolina, será homenageada durante a Reunião Ordinária dessa terça-feira (21). A cantora vai receber uma Moção de Congratulação requerida pelo vereador Zé do União (PSL) e aprovada pelo Plenário. Carolina é uma das atrações da sessão que será transmitida ao vivo pela TV Câmara, canal 60.2, a partir das 15h.

São aguardados também o comandante do 25° Batalhão de Polícia Militar, Ten.Cel Reinan e o comandante da 19° Região da Polícia Militar (RPM) Ten.Cel Baracho. Os oficiais atendem ao Requerimento 297/2017 do primeiro vice-presidente, Pr. Alcides (PP), e vão esclarecer sobre a segurança pública em Sete Lagoas e região.

Na pauta de votações um dos destaques é o Projeto de Lei Ordinária PLO 50/2017 que “autoriza o SAAE - Serviço Autônomo de Água, Esgoto e saneamento urbano de Sete Lagoas, autarquia municipal a reconhecer dívida e celebrar acordo de parcelamento de débito com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e dá outras providências”. O texto é do Executivo e será votado em primeiro turno.

PLC

Também do executivo será votado, em primeiro turno, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 2/2017 que “altera a lei complementar 194 de 22 de junho de 2016 que dispõe sobre a regularização de edificações e dá outras providências”. O texto será votado com uma emenda modificativa.

PLO

Em turno único será apreciado o PLO 41/2017 que “autoriza abertura de crédito suplementar no valor de R$ 1.039.580,00 no orçamento fiscal do município de Sete Lagoas, em favor da secretaria municipal de Esporte e Lazer”.

SAPLC

O vereador Fabrício Nascimento (PRB) assina o Substitutivo a Anteprojeto de Lei Complementar (SAPLC) 1/2017 que “cria a ouvidoria e corregedoria da Guarda Civil Municipal de Sete Lagoas e dá outras providências”.

APL

Em turno único será votado, de Milton Martins (PSC), o Anteprojeto de Lei (APL) 8/2017 que “dispõe sobre a instalação nas áreas públicas e ou privadas de uso público destinadas ao lazer ou a recreação no município de Sete Lagoas de brinquedos a serem usados pela criança com deficiência e/ou com mobilidade reduzida e dá outras providências”.
Marli de Luquinha é autora do APL 40/2017 que “dispõe sobre a adoção de academia ao livre no município de Sete Lagoas”. O presidente Caramelo (PRB) terá votado o APL 90/2017 que “altera o art. 5º da lei 8.620 de 27 de janeiro de 2017 e dá outras providências”.

RFAPL

Por fim serão votadas cinco Redações Finais a Anteprojetos de Lei. RFAPL 02/2017, 06/2017, 11/2017, 30/2017 e 37/2017.

Fonte: TV Câmara.

sábado, 18 de março de 2017

Deputado Federal Leonardo Quintão recebe autoridades de Sete Lagoas




Na última sexta-feira, dia 17 de março de 2017, o vereador Gilberto Doceiro (PMDB), o Secretário Municipal de Esportes e Lazer Marcelo Coopersseltta e o Presidente do PMDB de Sete Lagoas e Diretor Presidente do SAAE, estiveram reunidos com o Deputado Federal Leonardo Quintão (PMDB), na capital mineira, para reivindicar recursos para Sete Lagoas.

Na reunião, foi noticiado ao vereador Gilberto Doceiro, que o seu pedido para a saúde de Sete Lagoas já foi designado, junto ao Orçamento Geral da União, em emenda de autoria do Deputado Federal Leonardo Quintão, no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

O Deputado Federal Leonardo Quintão prometeu, ainda, empenho para conseguir materiais esportivos e uma emenda parlamentar, no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), para aquisição de ônibus para a Secretaria de Esportes transportar os atletas de Sete Lagoas, uma solicitação do Secretário Marcelo Coopersseltta.

Também foi prometido, pelo Deputado Federal Leonardo Quintão, empenho para conseguir recursos para o SAAE, uma solicitação do Diretor Presidente Aluísio Barbosa Junior.

Ficou agendado para essa semana, uma visita do Deputado Federal Leonardo Quintão a Sete Lagoas e ao Prefeito Leone Maciel (PMDB).

Fonte: Blog do Paredinha.

Gestão inovadora da Câmara de Sete Lagoas continua a ser espelho para outras cidades



Depois de se tornar a primeira do Brasil a conquistar a certificação ISO 9001/2015, a Câmara Municipal de Sete Lagoas não para de ser exemplo para outros legislativos do Estado. Depois de receber vereadores de Betim, na última semana, nesta quinta-feira (16) foi a vez de servidores da cidade de Itaúna, na região oeste de Minas, conhecerem um pouco da rotina administrativa da Casa sete-lagoana.

Os gestores do Legislativo betinense se mostraram bastante interessados em adotar o modelo de digitalização de documentos que garantiu mais transparência, entre outros processos. A comitiva foi recebida pelo ex-presidente Fabrício Nascimento (PRB) e diretores de departamentos que apresentaram um pouco do trabalho que garantiu a certificação ISO.

Os servidores da Casa Legislativa de Itaúna ficaram impressionados com os procedimentos e ferramentas administrativas que foram implantados. “Vocês realmente estão de parabéns”, pronunciou o gerente da unidade administrativa, Maurício Joé Cabanelas, ao presidente Caramelo (PRB).

Em contrapartida Caramelo determinou ao controlador geral da Câmara, Gilmar Júnior, que agende uma visita ao Legislativo itaunense para um intercâmbio e também se colocou à disposição. “O pessoal veio conhecer nossos processos administrativos e novas experiências são importantes para aprimorarmos nossa gestão”, pontuou o presidente.

Júnior acompanhou os visitantes pelos departamentos para uma experiência mais completa para que o exemplo sete-lagoano possa servir de ponto de partida para novas Casas Legislativas. “Nós estamos sempre de portas abertas para quem quiser nos conhecer porque não estamos fazendo mais do que nossa obrigação que é respeitar o cidadão com uma gestão responsável do recurso público”, concluiu Caramelo.
Fonte: TV Câmara.

Saúde do servidor está no foco da Mesa Diretora com projeto “Câmara Fitness”


Os servidores da Câmara municipal têm encontro marcado, a partir do próximo dia 30 (quinta-feira), com mais bem-estar físico, social e mental. Essa é a proposta e o objetivo principal do “Câmara Fitness” que foi apresentado nesta quarta-feira (15) aos chefes de gabinetes e diretores do legislativo que serão multiplicadores do projeto nos departamentos.

Uma vez por semana, sempre no início do expediente, os servidores serão orientados durante 15 minutos para uma sessão de ginástica laboral. Educador físico a mais de 30 anos, o servidor Dênis Roger (Denão) será o responsável pelas atividades e foi quem detalhou o Câmara Fitness. “Priorizar o bem-estar das pessoas é sempre compensador. E a ideia é contribuir para melhorar a qualidade de vida dos servidores”, revelou Denão.

O presidente da Câmara Municipal lembrou que na última gestão houve uma tentativa de implantar o projeto, mas sem sucesso. “Agora deu certo e será um momento também de confraternizar e melhorar a convivência. Animado, Caramelo disse ainda que o Legislativo não terá custos para a implantação do programa, uma vez que Denão já é servidor do seu gabinete. “Esse é mais um motivo para (o projeto) ter saído do papel”, completou.

Inicialmente as atividades serão realizadas no salão do clube Bela Vista, no primeiro andar do prédio, mas nada impede que os exercícios aconteçam também no local de trabalho. “Às vezes o setor não pode parar aí a gente vai e realiza o programa no próprio departamento do servidor”, garantiu Denão.

O chefe de gabinete do vereador Rodrigo Braga (PV), Fabiano Santana, avaliou a iniciativa como “muito positiva”. Para Santana, “é sempre importante incentivar a realização de atividades físicas, principalmente para quem não tem o hábito de se exercitar”, admitiu.

Um desdobramento do projeto, em um segundo momento, será a criação de um grupo de caminhada com os servidores para atividades externas duas vezes por semana.                    O ato 23.466/2017 que “cria o programa câmara fitness no âmbito do poder legislativo municipal” já foi publicado no Diário Oficial do Legislativo.
Fonte: TV Câmara.

Câmara aprova pauta com tranquilidade na Reunião Ordinária dessa semana


Como esperado o texto mais discutido durante a votação da pauta da Reunião Ordinária dessa terça-feira (14) foi o Anteprojeto de Lei (APL) 37/2017 que pode transformar em lei a presença de doulas em partos realizados em instituições públicas e ou particulares de Sete Lagoas. João Evangelista (PSDB) e Fabrício Nascimento (PRB) assinaram a autoria da matéria que foi aprovada por unanimidade e que segue agora para o Executivo avaliar e retornar, ou não, como Projeto de Lei.

Depois de aprovado o texto, Milton Martins (PSC) pediu um encaminhamento da Câmara ao prefeito porque “é importante que voltem como projetos”. Filho de doula, Fabrício Nascimento destacou o trabalho que já foi “premiado e reconhecido em nível federal”. João Evangelista chamou o anteprojeto de “simples, mas de grande alcance. Todo mundo reconhece o trabalho das Doulas há sete anos na maternidade”. Por fim, Pr. Alcides (PP) esclareceu que “a palavra doula vem do grego e significa mulher que serve”.

APL

O APL 37/2017 “dispõe sobre a garantia da presença e do acompanhamento de doula durante o parto, em maternidades e estabelecimentos hospitalares congêneres, no município de Sete Lagoas, e dá outras providências”. O APL 2/2017 de Pr. Alcides (PP) “autoriza o poder Executivo a instituir o programa ecolavagem, no âmbito do município de Sete Lagoas”. Também do PP, Ismael Soares assina o APL 6/2017 que “dispõe sobre a criação da clínica veterinária municipal e dá outras providências”. 

Milton Martins (PSC) teve votado o APL 11/2017 que “dispõe sobre a criação do programa municipal de saúde veterinária itinerante e dá outras providências”. Já o APL 30/2017, de Renato Gomes (PV), “institui o programa municipal de desenvolvimento da produção artesanal e orgânica associada ao turismo - pró artesão”. O APL 40/2017 de Marli de Luquinha (PSC) que “dispõe sobre a adoção de academia ao livre no município de Sete Lagoas” foi prejudicado pela ausência da autora no momento da votação.

RFAPL e RFPL

A pedido do primeiro vice-presidente, Pr. Alcides, a pauta com as Redações Finais foi votada em bloco.  As Redações Finais a Anteprojetos de Lei (RFAPL) foram dos textos 05/2017, 13/2017 e 16/2017. As Redações Finais a Projetos de Lei (RFPL) teve o 14/2017 e o 15/2017. As matérias aprovadas foram 37 Requerimentos, 233 Pedidos de Providências e cinco Moções.
Fonte: TV Câmara.

SAAE informa:

UTILIDADE PÚBLICA - MANUTENÇÃO NA REDE DE ÀGUA - INTERDIÇÃO DE RUAS:

O SAAE informa que o trânsito será parcialmente interditado neste final de semana nos seguintes locais:

  • Dia 18/03 - Sábado: Rua Senador Salgado Filho, 272 - Centro. Início a partir de 8 horas; previsão de término 12 horas;
  • Dia 19/03 - Domingo: Rua Renato Feio, 75 - Centro e rua Coronel Altino França, 90. Início a partir de 8 horas; previsão de término 12 horas.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Anistia fiscal também no SAAE: descontos podem chegar a 100%


Assim como na Prefeitura de Sete Lagoas, também está em vigor nos mesmos moldes o programa de anistia fiscal do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A proposta aprovada na Câmara Municipal foi transformada na Lei Municipal nº 8620 e concede até 100% de desconto em juros e multas. 

As opções oferecidas pelo programa são: desconto de 100% em juros e multas até 31 de março; até 31 de maio o percentual fica em 90%; e em junho e final de julho cai para 80%. Também existe a possibilidade de parcelamento da dívida original em 36 vezes com desconto de 50% nos juros e multas. 

A medida engloba créditos tributários decorrentes do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), multas fiscais, taxa de fiscalização de funcionamento, taxa de fiscalização sanitária, taxa de localização, instalação e licença de funcionamento, Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), taxa de coleta de resíduos sólidos urbanos e tarifas de água e esgoto do SAAE inscritos ou não em dívida ativa e em fase de Execução Fiscal. 

Atendimento no próprio SAAE (Rua Major Campos 99/107 – Centro) ou na Central do Contribuinte (av. Coronel Altino França, 312, orla da Lagoa Paulino) de 8h às 16 horas.

Fonte: Assessoria de Comunicação SAAE.

Informação e debate prometem marcar Dia Mundial da Água em Sete Lagoas

Presidente do SAAE, Aluísio Barbosa Júnior.

Élio Domingos Neto, bacharel em Geografia pela UFMG.
Guilherme Dias de Freitas, formado em Biologia e pós-graduado em gestão e certificação ambiental.

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março desde o ano de 1993, data sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Essa data busca conscientização a respeito da importância da água para os seres vivos. No município, a Câmara Municipal, em parceria com a Prefeitura de Sete Lagoas através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), também comemora esta importante data.

Através do requerimento do vereador e presidente do Legislativo Municipal, Cláudio Caramelo, a reunião especial será realizada no dia 22 de março, quarta-feira, às 19h, no plenário da Câmara Municipal.  “Trata-se de um momento de reflexão e buscar fazer a diferença. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando a poluição e contaminação dos mesmos”, considera Caramelo.

Com o tema “O Mundo tem sede de iniciativas", quatro importantes explanações prometem esquentar o debate entorno do assunto. O presidente do SAAE, Aluísio Barbosa Júnior, vai falar sobre a estrutura atual da autarquia, disponibilidade de água em Sete Lagoas e desafios. Já Élio Domingos Neto, bacharel em Geografia pela UFMG e analista ambiental na Equipe de Mobilização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, e colaborador do Projeto Manuelzão/UFMG, vai abordar sobre “Sete Lagoas no contexto da bacia hidrográfica do Rio das Velhas”.

Por sua vez, Guilherme Dias de Freitas, formado em Biologia e pós-graduado em gestão e certificação ambiental, falará sobre “Conservação Ambiental e Produção de Água na Estância Séjour – Sete Lagoas”. Também confirmou presença o ex-diretor do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e hoje servidor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Geraldo Abreu.

Anualmente, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema para ser debatido no Dia Mundial da Água. Este ano, o tema é “Água Residual”. Trata-se da água resultante de algum processo, como o industrial, e que geralmente pode ser reutilizada para fins que demandem menos qualidade. Para não esquecer: a reunião será no dia 22 de março, 19h, no plenário da Câmara Municipal de Sete Lagoas (Av. Getúlio Vargas, 111, Centro).

Fonte: Assessoria de Comunicação Vereador Caramelo.

terça-feira, 14 de março de 2017

Indústria automobilística revela seus resultados no bimestre













A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, apresentou na terça-feira, 7, em São Paulo, o balanço da indústria automobilística no primeiro bimestre. O licenciamento de veículos novos apontou uma queda de 6,4% no período com 282,9 mil unidades vendidas nos dois primeiros meses deste ano e 302,1 mil no ano passado.
 
Somente em fevereiro foram negociadas 135,7 mil unidades, 7,8% abaixo das 147,2 mil comercializadas em janeiro e 7,6% menor em relação as 146,8 mil do mesmo período do ano passado. Para o presidente da Anfavea, Antonio Megale, os números foram decepcionantes.
 
“Já imaginávamos um primeiro trimestre difícil, o que está se concretizando. Mas o resultado de fevereiro surpreendeu negativamente. Começou positivo, mas declinou no final principalmente devido ao Carnaval no final do mês. Além do mês mais curto, presenciamos um impacto nos números motivado pelas paralisações no Espírito Santo, que também reverberou para o Rio de Janeiro. Estes fatores, além das dificuldades de financiamento, impactaram as vendas”.
  
A produção terminou fevereiro com crescimento de 14,7% ao se comparar as 200,4 mil unidades produzidas neste mês com as 174,7 mil de janeiro. Se analisado com fevereiro do ano passado, quando 144,2 mil unidades saíram das linhas de montagem, o resultado é superior em 39%. No acumulado as 375,1 mil unidades fabricadas aumentaram em 28,1% com relação as 292,9 mil de igual período do ano passado.
 
As exportações no segundo mês do ano foram maiores em 74,7% – foram 66,3 mil unidades em fevereiro deste ano e 37,9 mil em janeiro. Na comparação com as 36,4 mil de fevereiro de 2016, a expansão é de 82,2%. Para o acumulado deste ano, o resultado das exportações apontou para uma alta de 73,1% com 104,2 mil unidades e 60,2 mil no ano passado.

Caminhões e ônibus 
As vendas de caminhões encerraram fevereiro com decréscimo de 11,4% ao se comparar as 2,6 mil unidades no mês com as 2,9 mil negociadas em janeiro. No comparativo contra fevereiro do ano passado, a retração foi de 32,2%, com 3,8 mil unidades naquele período. No bimestre a diminuição foi de 32,8%, quando comparados as 5,6 mil unidades deste ano com as 8,3 mil de 2016.
 
A produção registrou aumento de 18,6% na comparação das 5,3 mil unidades de fevereiro contra as 4,5 mil de janeiro e ficou estável na análise com fevereiro do ano passado. Na soma dos dois primeiros meses do ano foram produzidas 9,8 mil unidades, resultado 3,4% maior das 9,5 mil de igual período do ano passado.
 
Em fevereiro 2,1 mil unidades foram exportadas, o que representa expansão de 99,2% ante as 1,1 mil unidades de janeiro e de 26,7% contra as 1,7 mil de fevereiro do ano passado. As exportações nos meses já transcorridos de 2017 acumulam 3,2 mil unidades e está 26,6% acima do que o ano passado, quando 2,5 mil unidades foram enviadas para outros países.
 
O licenciamento de ônibus em fevereiro ficou em 428 unidades, o que representa contração de 15,1% ante as 504 unidades de janeiro e uma queda de 38,9% frente às 700 de igual período do ano passado. Foram vendidas 932 unidades nos dois primeiros meses de 2017, o que significa recuo de 46,2% se confrontado com as 1,7 mil do ano passado.
 
Os fabricantes de chassis para ônibus produziram no segundo mês do ano 1,4 mil unidades – crescimento de 27% contra as 1,1 mil de janeiro e diminuíram 10% ante as 1,5 mil de fevereiro de 2016. No acumulado deste ano foram fabricados 2,4 mil unidades, recuo de 9,6% se comparado com as 2,7 mil de igual período do ano passado.
 
As exportações no primeiro bimestre de 2017 ficaram em 1,1 mil unidades, alta de 24,2% na análise contra as 848 unidades do ano passado.

Máquinas agrícolas e rodoviárias 
As vendas de 3,2 mil máquinas agrícolas e rodoviárias ficaram superiores em 16,2% em fevereiro no confronto com as 2,8 mil de janeiro e em 33,5% ante as 2,4 mil do mesmo período de 2016. No acumulado deste ano, com 6,0 mil unidades, o setor expandiu as negociações em 49,9% ao defrontar com as 4,0 mil unidades do ano passado.
 
A produção no setor em fevereiro aumentou 53,8%: foram 4,6 mil unidades no mês e 3,0 mil em janeiro. Ao se comparar com as também 3,0 mil de fevereiro do ano passado o resultado foi maior em 52,5%. Somente no acumulado do ano 7,6 mil unidades deixaram as linhas de montagem, o que representa crescimento de 62,9% contra as 4,7 mil do ano passado.
  
As exportações cresceram 27% no primeiro bimestre com 1,2 mil unidades este ano e 958 unidades no ano passado.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa Anfavea.

Com quase 110 anos de história, banda União dos Artistas trabalha para se reerguer


Fundada em agosto de 1907 a banda União dos Artistas está longe de viver os seus melhores dias. Com escassez de músicos e instrumentos a atual diretoria trabalha para que a banda não “caia no esquecimento”. A triste afirmativa foi dita durante o programa Sete Lagoas em Debate na TV Câmara.

O presidente Alessandro Tavares e o secretário Márcio Soares foram os convidados do programa exibido pelo canal legislativo e contaram um pouco da rica história da banda que se tornou um “patrimônio de Sete Lagoas”. A falta de renovação no quadro de músicos é uma das maiores dificuldades a ser administrada nos dias atuais.

“Nesse nosso trabalho de divulgação estamos procurando músicos que tocaram nas suas cidades de origem. A gente sabe que Sete Lagoas hoje recebe pessoas de várias cidades da região”, disse Márcio que lembrou de bandas das cidades de Inhaúma, Fortuna de Minas e Papagaios, entre outras. “Estamos procurando esses músicos para esse trabalho de retomada”, completou.

O presidente Alessandro divulgou que atualmente a banda não tem nenhum trombonista. “No trompete também sou eu e mais um músico apenas”. Outro problema enfrentado pela diretoria é a falta de ferramentas de trabalho. “Os alunos que estão começando agora estão sem instrumentos e precisamos de instrumentos. A Funarte (Fundação Nacional de Artes) mandava instrumentos, mas tem uns três anos que não recebemos nenhum”, lamenta o presidente.

A diretoria está totalmente aberta para qualquer tipo de ajuda no endereço da banda que fica na Rua Dr. Chassim 156, no centro. No mesmo local acontecem, aos sábados, os ensaios gratuitos para quem quiser participar e aprender música. A entrevista completa vai ao ar na programação da TV Câmara, canal 60.2.
Fonte: TV Câmara.