§ Maior,
mais leve e completo, segunda geração do sedã da Chevrolet ganha em
dirigibilidade, conforto, esportividade e performance
§ Inédito
motor turbo Flex com injeção direta e Stop/Start une a potência específica de
modelos esportivos e o baixo consumo de combustível de compactos populares
§ Modelo
traz sistemas semi-autônomos de auxílio à condução em manobras de
estacionamento e em casos de saída involuntária de faixa; lista de itens de
segurança agora inclui alerta de colisão e de ponto cego
A Chevrolet apresenta o Novo Cruze, que
chega como o carro de passeio mais surpreendente já comercializado pela marca
no Brasil. Além de profundas mudanças visuais, estruturais e mecânicas, o
modelo agrega um pacote tecnológico nunca antes ofertado em um sedã médio de
produção regional.
A segunda geração do Cruze, aliás, começa a
impressionar ainda parado. A silhueta tipo “cupê de quatro portas” e as linhas
elegantes esculpidas na carroceria externam este conceito vanguardista do
carro. O dinamismo também aparece nas proporções do sedã, que ficou
ligeiramente maior.
Tudo isso para melhor aproveitamento do
espaço da cabine, que ganha também sofisticação e uma extensa lista de
equipamentos de conforto, conveniência e segurança, como o sistema de
estacionamento automático e o assistente de permanência na faixa - caso ele
perceba que o carro está saindo da pista involuntariamente, um sinal é emitido
e a trajetória poderá ser corrigida automaticamente pelo veículo.
Outra novidade é o inédito motor com
tecnologia Ecotec turbo com Stop/Start e injeção direta de combustível. Ele
agrega o melhor dos dois mundos: elevada potência típica de esportivos com
cilindrada superior, com um consumo similar ao de compactos 1.0.
Assim como o propulsor, a transmissão
automática de seis velocidades também é a mesma utilizada no recém-lançado Novo
Cruze norte-americano. Para o mercado brasileiro, no entanto, o conjunto foi
aperfeiçoado para poder rodar com gasolina e etanol (flex), o que resultou
ainda em um ganho de potência e torque.
Os 153 cavalos, os 24,5 kgfm de força e a
boa posição de guiar tornam a condução extremamente prazerosa. Nota-se que o
sedã está muito mais ágil, tanto em arrancadas como em retomadas de velocidade.
O turbo auxilia nesta tarefa, colaborando igualmente para um maior silêncio a
bordo.
Em relação a conectividade, ponto forte dos
modelos Chevrolet, o Novo Cruze mostra por que continua sendo a vitrine
tecnológica da marca. O multimídia é de última geração e traz Android Auto e
Apple CarPlay, tela de 8 polegadas de alta definição capacitiva, navegador
embarcado e comando de voz.
O computador de bordo colorido no centro do
quadro de instrumentos é outro capítulo à parte. Permite ao condutor configurar
e monitorar as mais variadas funções do veículo, como a pressão de cada um dos
pneus, níveis de uso do óleo e da bateria; enquanto um avançado sistema orienta
a dirigir da forma mais econômica, mostrando inclusive a evolução recente neste
quesito.
Para a versão 2017 do Cruze, o OnStar soma
aos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e
conectividade a nova versão do aplicativo com o alerta de valet (o dono recebe
uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro).
Exclusividade que estreia no OnStar do sedã
é a orientação de navegação feita por meio de setas na tela do computador de
bordo e comando de voz.
“O Novo Cruze sem dúvida irá impactar o
mercado, pois eleva o patamar de qualidade, de performance e de estilo do
segmento. Até porque o carro foi desenvolvido para atender um perfil crescente
de clientes de sedã, o entusiasta por tecnologias inovadoras”, salienta
Santiago Chamorro, presidente da General Motors.
Em relação à capacidade de inovação, o
executivo compara o Novo Cruze a outros sedãs icônicos da Chevrolet, como a
segunda geração do Vectra e o Omega.
O Novo Cruze chega em duas configurações de
acabamento: LT (luxo) e LTZ (alto luxo). São seis opções de cores, entre elas
quatro metálicas inéditas: Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin
Steel e Preto Ouro Negro. O Branco Summit e o Prata Switchblade completam o
catálogo.
O modelo está previsto para chegar às
concessionárias Chevrolet a partir de junho, para demonstração e test-drive. No
mês seguinte começam as entregas aos primeiros consumidores. A garantia do
veículo é de três anos.
Cupê de quatro portas
Modelo global de maior sucesso comercial da
Chevrolet no mundo com mais de quatro milhões de unidades emplacadas, o Cruze
2017 traz para seu segmento um novo conceito arquitetônico de carroceria, com
perfil dinâmico, otimizado e desenvolvido em túnel de vento.
A silhueta do veículo é marcada pela caída
mais acentuada do teto em direção ao porta-malas, que tem tampa curta e alta
como a linha de cintura do sedã. As rodas de alumínio de 17 polegadas e as
linhas marcantes pelas formas musculares na lateral reforçam o caráter
esportivo.
Influenciado pelos novos Chevrolet Impala e
Malibu, demonstra a mais nova expressão global do DNA da marca, com os faróis e
a grade superior integrados, porém sem abandonar o conceito “dual grille”, com
entradas de ar bipartidas.
No para-choque frontal, destacam-se os
apêndices aerodinâmicos, incluindo o spoiler integrado à base e as asas
esculpidas que ressaltam os faróis auxiliares. Por todo conjunto ser marcado
por linhas horizontais, a impressão é que o carro é mais largo e baixo.
A traseira alta reforça o ar imponente do
sedã, e as lanternas lembram as do Camaro, pela disposição das lâmpadas e pela
assinatura luminosa que cria à noite. Enquanto o para-choque é marcado
por vincos e por defletores nas extremidades. No teto chama a atenção um
discreto aerofólio que integra a terceira luz de freio.
O desenho da segunda geração do Cruze é
resultado da inspiração dos projetistas e do resultado dos testes de otimização
aerodinâmica feitos em modernos túneis de vento. Com isso, chegou-se ao
coeficiente de arrasto de apenas Cx 0.30.
Em relação às proporções da carroceria, o
Novo Cruze ficou 62 mm mais comprido, 9 mm mais alto e seu entre-eixos é 15 mm
maior que o antecessor.
Interior mais aconchegante
Novas proporções e dimensões possibilitam um
interior com mais espaco e conforto aos ocupantes.
O interior enfatiza a interação humana com a
tecnología e conetividade. O redesenho dos painéis de instrumento e das portas,
além da redistribuição dos consoles com porta-objetos contribuíram para um
ambiente mais ergonômico e aconchegante.
O conceito “dual-cokpit” que separa bem a
área do painel destinada ao motorista e ao carona foi mantido no modelo 2017,
mas com um novo design.
A começar pela direção elétrica com
regulagem de altura e profundidade. Multifuncional, o volante agora agrupa
teclas na parte dianteira e traseira, permitindo um maior número de integrações
com o veículo.
O quadro de instrumentos de fácil leitura
traz os principais dados do veículo e pode vir com um computador de bordo de
última geração. Conta com tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de
visualização: informações gerais do veículo, como pressão dos pneus, vida útil
do óleo e distância do carro da frente; informações do sistema de áudio;
informações do sistema de telefonia; informações sobre o sistema de navegação e
um menu configurável que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira
digital.
O computador de bordo ainda possui a função
ECO que auxilia o motorista a dirigir de maneira a privilegiar o menor consumo
de combustível. É possível inclusive consultar o desempenho do carro neste
quesito nos últimos 50 quilômetros percorridos.
Na parte superior central do painel está a
mais nova geração do sistema multimídia da Chevrolet, o MyLink 2, com tela de 8
polegadas capacitiva de alta definição, além de Android Auto e Apple CarPlay,
que permitem maior integração com o smartphone do usuário. Comando de voz e
navegação embarcada estão disponíveis.
O novo painel é também caracterizado pelo
acabamento mais refinado, com materiais “soft touch” (macio ao toque) e
cromados. O revestimento premium dos bancos e dos painéis das portas é
igualmente inédito. Na versão LT a cor predominante é o preto, já na LTZ, o
cinza impera.
Nos dois, um charmoso guia de LED azul agora
emoldura os comandos do multimídia e do ar-condicionado digital, facilitando a
localização das teclas principalmente à noite.
Em outro patamar
Herança da geração anterior, o Novo Cruze
vem completo desde a versão mais acessível. Além dos itens comuns a modelos de
sua categoria, o Chevrolet traz controle eletrônico de tração e de
estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA
(frenagem de emergência), direção elétrica, luz de condução diurna, controle de
cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V
também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, OnStar e
sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.
O assistente de partida em rampas, o sistema
de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de
estacionamento, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink
também passam a ser equipamentos de série a partir de então.
Já a versão topo de linha (LTZ) soma entre
outros airbags laterais e de cortina, faróis com regulagem de altura e luz de
condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor
de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na
chave e partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle
remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento,
retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com GPS integrado,
acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo, rodas escurecidas.
“A novidade para a versão LTZ do Novo Cruze
é um pacote Hi-Tech jamais oferecido em veículos do segmento e que coloca o
sedã médio da Chevrolet no mesmo patamar tecnológico de modelos premium
importados de preço e categoria superiores”, explica Hermann Mankle, diretor de
marketing da Chevrolet.
O pacote se destaca pelos seguintes itens:
§
Assistente de permanência na faixa
§
Alerta de colisão frontal
§
Alerta de ponto cego
§
Sistema de estacionamento automático
§
Farol alto inteligente
§
Carregador de celular sem fio
§
Banco do motorista com ajustes elétricos
O assistente de permanência na faixa possui
uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e faz
eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo
involuntariamente da pista.
O alerta de colisão frontal é um equipamento
de segurança bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista estabelece
eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo,
por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de
velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do parabrisa, um
alarme soa pelos alto-falantes do carro.
O alerta de ponto cego auxilia o motorista
em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da
presença ou da aproximação de um outro automóvel ou de uma motocicleta em
tráfego lateral.
O sistema de estacionamento automático ajuda
o motorista a estacionar em vagas paralelas e perpendiculares. Radares e
sensores espalhados pela carroceria identificam os obstáculos em volta e o
volante esterça sozinho. Ao condutor, basta seguir as instruções no computador
de bordo de quando acelerar e frear o veículo, por exemplo.
Já o sistema de iluminação inova com os
faróis altos inteligentes, sistema que altera o facho de acordo com o tráfego
para não ofuscar, por exemplo, a visão do motorista do veículo que vem em
sentido contrário.
Outra inovação que chega com o Novo Cruze é
compartimento no console central com tecnologia capaz de carregar o smartphone
via indução eletromagnética. Basta colocar o telefone compatível com essa
tecnologia neste espaço para que sua bateria seja recarregada sem a necessidade
de fios.
Referência em dinâmica veicular
O Novo Cruze adota uma arquitetura inédita,
25% mais rígida em torção e 21% leve que a do seu antecessor, com evoluções em
segurança estrutural e dinâmica veicular.
Para isso, o sedã da Chevrolet ampliou a
adoção de materiais mais nobres, como o alumínio e ligas de aço mais
resistentes. Ao todo, a versão 2017 “emagreceu” quase 100 quilos.
De acordo com o engenheiro-chefe global do
projeto, Ron Arnesen, a leveza do chassi explica o excelente comportamento
dinâmico do modelo, projetado para ser prazeroso de dirigir e muito
tecnológico.
Além do baixo peso, a plataforma do sedã da
Chevrolet foi criteriosamente acertada para o gosto do consumidor brasileiro e
às condições das vias locais, oferecendo uma excelente dirigibilidade sem
comprometer o conforto a bordo.
A maior distância entre-eixos e novo
posicionamento do eixo traseiro, mais próximo da carroceria, contribuíram para
uma melhor dirigibilidade e balanço.
Foco em eficiência energética
O Cruze 2017 estreia o novo motor Ecotec 1.4
Turbo Flex de elevada potência. Apesar de desenvolver até 153 cavalos e 24,5
kgfm de torque, seu grande trunfo é o baixo consumo de combustível, similar ao
de veículos equipados com propulsores 1.0.
Com baixa emissão de poluentes e nota “A” no
selo de eficiência energética do Inmetro, o Novo Cruze percorre, de acordo com
dados do instituto, com gasolina, 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada; com
etanol, 7,6 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. Na média, é cerca de 30% mais
econômico que o modelo de geração anterior.
Várias tecnologias contribuem para esses
números. No motor, o turbocompressor, a injeção direta de combustível, o
cabeçote com coletor de escape integrado, além de bloco e cárter também de
alumínio, o comando variável de válvulas e o sistema Stop/Start, que desliga
momentaneamente o motor enquanto o veículo para no semáforo, por exemplo. Já a
plataforma contribui com menor massa, melhor aerodinâmica e tecnologias para
redução do arrasto.
Essa modernidade se reflete ainda em boa
agilidade no trânsito, tanto em arrancadas como em retomadas de velocidade e
manobras de ultrapassagem, pois o motor turbo disponibiliza 90% do seu torque
numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm. Já a potência máxima ocorre entre
5.600 rpm e 6.000 rpm.
A transmissão automática de seis velocidades
é de terceira geração, a mesma utilizada no Cruze norte-americano. Ela
caracteriza-se pela suavidade e agilidade das trocas de marcha e é capaz de se
adaptar ao modo de condução do condutor. Possui paralelamente sistema Active
Select, que permite a troca manual por meio da alavanca do câmbio.
OnStar
Assim como a linha de produtos da Chevrolet,
o OnStar está em constante evolução. O Novo Cruze estreia o sistema de
navegação com indicação por setas de direção no display do computador de bordo
do painel. Outra novidade está no deslocamento dos comandos para um pequeno
painel no teto, logo acima do retrovisor.
Exclusividade da marca Chevrolet no país, o
OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20
serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade em um
patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.
Já incorpora o alerta de valet que debutou
na Nova S10. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se
distancie de um raio de 500 metros com o carro. Em caso de concessão do veículo
a um terceiro, é possível monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele
ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Tudo através do aplicativo
para smartphones.
O alerta de rodízio do OnStar também foi
aperfeiçoado recentemente. Agora o motorista é avisado quando seu veículo se
aproxima da zona de restrição ou quando se dá partida no veículo em local e
horário restrito à circulação.
Outra comodidade incorporada é que
pressionando o botão da esquerda do OnStar, o usuário consegue acionar, por
comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar o
serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino
cadastrado no aplicativo.
Pressionando o botão azul do OnStar, o
motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços
como pesquisas rápidas na internet, reservas e informações sobre situações de
tráfego (vias alagadas ou bloqueadas).
Pode-se igualmente acionar o botão vermelho
de emergência para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica.
A comunicação entre os ocupantes e o
atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular
exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones
do sistema “hands-free” do carro.
O OnStar também avisa quando o automóvel
está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração
dos airbags.
Isso acontece porque os sensores espalhados
pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o
Centro de Atendimento. Profissionais capacitados então fazem a análise da
situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes.
O OnStar também permite que o usuário
comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o
travamento das portas.
Pelo app ainda é possível programar para
receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual
é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro
ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis
principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.
O aplicativo é compatível com os sistemas
Android e IOS e pode ser baixado na Play Store e agora também na Apple Store.
No Novo Cruze, a Chevrolet oferece como
cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser
iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar
seu cadastro e dar seu aval para a ativação.
Fonte: Assessoria de
Imprensa Chevrolet.
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