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Motores N45 e N67 são os responsáveis
pela propulsão dos novos caminhões Tector de 17 e 26 toneladas,
respectivamente.
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Motor C13 com maior torque equipa os
novos Stralis nas versões 440 e 480 cv.
A FPT Industrial, uma das maiores
produtoras de motores industriais do mundo, desenvolveu três novos motores para
atender especialmente as novas gerações de caminhões da Iveco. Os lançamentos
Tector de 17 e 26 toneladas são equipados com motores da família NEF, enquanto
o modelo Stralis MY17 nas versões 440 e 480 cv, recebe um nova versão do
consagrado motor C13. Isso significa melhor consumo, com mais potência e torque
para os caminhões Iveco.
O desenvolvimento das novas versões
contou com a integração das equipes da FPT Industrial do Brasil, de Torino
(Itália) e da Iveco Brasil. Focando nas necessidades dos seus clientes, os
testes realizados pela FPT Industrial incluíram mais de 26 mil horas de
engenharia e mais de um milhão de quilômetros que simularam condições reais de
trabalho em estradas brasileiras.
De acordo com Marco Rangel, Presidente da
FPT Industrial na América Latina, o fornecimento das novas versões de motores
para a Iveco reforça, mais uma vez, o posicionamento da marca. “Colaborar
constantemente para a satisfação dos nossos clientes e dos clientes dos nossos
clientes é o nosso foco. Com esses lançamentos, vamos entregar produtos ainda
mais adaptados à operação em solo brasileiro, com elevados níveis de qualidade,
potência e eficiência energética, ou seja, com o melhor custo-benefício para os
nossos clientes”.
Os novos motores N45 e N67 apresentam
maior cilindrada, novos componentes de performance desenvolvidos para alcançar
maior densidade de potência e melhor desempenho nas aplicações automotivas.
O N45 - que irá equipar o Tector de 17
toneladas – é um motor otimizado e eficiente com 206 cv e torque máximo de 720
Nm. A FPT Industrial optou por melhorias em componentes de performance como
pistões e turbo compressores para alcançar maior potência e melhor eficiência
energética. Com as alterações, a nova versão traz entre 8 e 10% de redução no
consumo de combustível no veículo. O motor N45 foi desenvolvido com o mais alto
nível de tecnologia para satisfazer as necessidades dos clientes mais
exigentes, com a mesma durabilidade e confiabilidade dos produtos FPT.
A FPT Industrial é responsável também
pela propulsão do novo Tector de 26 toneladas, que recebe o motor N67 já
consagrado na Europa. Esse motor foi desenvolvido para as necessidades
regionais e agora conta com maior cilindrada, potência e torque, além de
possuir calibrações adequadas para aplicações mais severas. Nesta nova versão o
motor alcança uma nova faixa de potência e de torque máximos, de 300 cv e 1050
Nm, respectivamente, além de melhores retomadas e respostas mais rápidas. Outra
característica desse motor é a redução de vibrações e ruídos.
Para o novo caminhão Stralis MY17 com
versões 440 e 480 cv, a FPT Industrial apresenta o novo C13, motor desenvolvido
exclusivamente para o mercado brasileiro. O propulsor possui novas calibrações
preparadas no centro técnico da FPT Industrial no Brasil, com mais torque em
baixas rotações, um dos principais destaques desta nova versão. Anteriormente o
modelo 440 cv tinha torque de 2100 Nm, enquanto a nova versão possui 2250 Nm. O
modelo 480 cv, que antes tinha torque de 2250 Nm, possui agora torque de 2400
Nm na versão exclusiva para o Stralis Hi-Way.
Com o desenvolvimento exclusivo, a nova
geração do motor alcançou a redução de até 4% no consumo de diesel e, também,
até 6% no consumo de Arla32, devido à otimização da curva de torque para
aplicação em solos brasileiros.
Maratona
de testes comprovam a qualidade dos novos motores
De acordo com Luiz Noronha, Gerente de
Engenharia da FPT Industrial na América Latina, os testes dos motores foram
realizados em duas etapas. “Na primeira delas foram avaliados o desenvolvimento
e factibilidade com experimentos em dinamômetro, até que fosse alcançado o
melhor ajuste de calibração e performance no motor”, afirma.
O processo de desenvolvimento dessa nova
geração de motores passou pela definição técnica do melhor produto para atender
às demandas locais; pelo desenvolvimento de novos fornecedores locais e
globais; pela validação dos motores – seja com foco em confiabilidade do
produto, seja quanto ao cumprimento das expectativas em relação à performance –
e, por fim, pela validação da aplicação desse produto no mercado regional. Isso
implica no cumprimento às legislações vigentes de homologação, como também uma
ampla validação veicular, abrangendo todas as condições passíveis do uso do
veículo.
Por fim, para ambos os motores, foram
dedicadas mais de 8 mil horas de trabalho, com validações em bancada e testes
funcionais de aplicação e homologação, envolvendo o time local e global.
Noronha conclui sobre o êxito dos testes:
“A alta aceitação por parte dos clientes que testaram os lançamentos da Iveco
equipados com as novas versões de motores FPT Industrial reforça a já conhecida
satisfação com os resultados entregues pelo motor, principalmente em termos de
performance e economia de combustível”.
Fonte: Assessoria de Imprensa FPT.
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