Paulo
O novo AMG GT foi um dos grandes destaques da Mercedes-Benz nessa edição do Salão do Automóvel
de São Paulo e, com essa novidade, a marca Mercedes-AMG novamente entrou em
evidência com um modelo de grande relevância em seu portfólio de
superesportivos.
O GT é o
segundo superesportivo inteiramente desenvolvido em casa pela Mercedes-AMG. Seu
motor AMG 4,0 litros V8 biturbo com 510 cv, na versão GT S, inteiramente novo,
reforça a performance característica da marca AMG. O novo GT combina
comportamento dinâmico e desempenho de primeira classe nas pistas de corrida
com uma suprema praticidade para o uso diário, além de um excelente nível de
eficiência.
Números como a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8
segundos e velocidade máxima de 310 km/h combinados à notável dinâmica de
direção, sem dúvida alguma proporcionarão um desempenho extremamente veloz nas
pistas.
Ao mesmo tempo, o veículo para dois ocupantes é confortável
e confiável para o uso diário, graças à sua prática tampa traseira, fácil
acesso ao porta-malas, alto nível de conforto em longos percursos e os
abrangentes sistemas de assistência Mercedes-Benz Intelligent Drive.
"Apresentar o AMG GT para o público brasileiro no
Salão do Automóvel de São Paulo, um evento de enorme relevância para o segmento
automotivo mundial, reforça nosso compromisso com o investimento em tecnologia
e inovação”, afirma Dimitris Psillakis, diretor geral Automóveis da Mercedes-Benz
do Brasil. Com seu conteúdo tecnológico, o Mercedes-AMG GT oferece excelente
dinâmica de condução, agilidade e esportividade. O modelo é fabricado segundo o
princípio 'Handcrafted By Racers' (feito à mão por corredores), que resume
perfeitamente a herança e espírito da marca.
O modelo:
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Mercedes-AMG GT S
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Cilindrada
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3.982 cm³
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Potência
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510 cv
a 6.250 rpm
(6.000-6.500 rpm*)
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Torque máx.
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650 Nm
a 1750-4750 rpm
(1.750-5.000 rpm*)
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Peso em ordem de
marcha (EC)
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1.645 kg**
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Relação
potência/peso
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3,22** kg/cv
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Aceleração 0-100 km/h
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3,8 s
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Velocidade máxima
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310 km/h***
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* Com o pacote AMG DYNAMIC
PLUS;** Em ordem de marcha (tanque 90% cheio, com motorista (68 kg) e bagagem
(7 kg); ***Limitada eletronicamente.
A combinação
da estrutura espacial em alumínio, motor V8 biturbo com lubrificação por cárter
seco, transmissão de dupla embreagem com sete marchas junto ao eixo traseiro,
diferencial blocante, suspensão esportiva double wishbone em alumínio, braços duplos em V e o baixo peso
resultam em uma excelente performance nas pistas. Com uma relação favorável entre
potência e peso - 3,22 kg por cv - o Mercedes-AMG GT junta-se aos melhores de seu segmento.
Design
exterior: emoção superesportiva
O novo Mercedes-AMG GT é um superesportivo em sua forma
mais pura, que incorpora a pureza sensual da esportividade e da emoção, modelo
que se caracteriza pelas proporções definidas pela tração traseira. A
localização do motor V8 biturbo na parte frontal e a configuração do eixo de
transmissão assegura uma excelente
distribuição de peso, de 47% na dianteira e 53% na traseira. O longo capô, com
suas linhas acentuadas, a cabine deslocada bem para trás, as grandes rodas e a
imponente traseira criam um visual único. A grande tampa traseira esconde um
prático compartimento de bagagem.
Dinamismo
muscular
Superfícies arqueadas dão ao novo Mercedes-AMG GT a
aparência de uma escultura. Visto de lado, a linha do teto arqueada e as portas
sem molduras capturam o olhar do observador. Um elemento muscular esculpido
para fora da parede lateral cria uma sensação de leveza e dinamismo, mesmo com
o veículo parado. As superfícies e as linhas dos painéis laterais fluem para a
traseira, estreitando o perfil do modelo de forma dramática. O GT não tem
acessórios aerodinâmicos visíveis que possam comprometer sua aparência.
A interação criativa entre os diversos elementos de
design dá ao cupê uma dianteira requintada e autoconfiante: a grade do radiador
tridimensional em diamante, uma ampla aleta que divide a grade frontal e o logotipo AMG se destacam no centro da
parte frontal do veículo. Faróis full LED de alta potência com
"sobrancelhas" estilizadas como luzes de condução diurna, assim como
três refletores separados, criam um 'olhar' característico para o GT.
Grandes entradas de ar laterais otimizam o fluxo de ar
para os módulos de resfriamento. A asa em A com defletor dianteiro no terço
inferior do envelope dianteiro, uma característica dos modelos AMG, faz o
modelo parecer mais longo e mais largo.
Lanternas finas e longas, com novos sinais direcionais
sequenciais, refletem a mais recente tecnologia. Dezoito LEDs individuais de
cada lado indicam quando o motorista pretende fazer uma curva, acendendo
sequencialmente de dentro para fora. As lanternas traseiras reforçam tanto o
estilo esportivo da traseira como a atenção ao detalhe e sofisticação.
Interior:
sensualidade, emoção e perfeição
O design interno também incorpora o máximo de emoção.
Proporções esportivas e radicalmente baixas criam uma sensação única de espaço.
Componentes claramente definidos e materiais autênticos reforçam o caráter
dinâmico e geram um entusiasmo instantâneo. Ao abrir a porta, se descobre um
empolgante jogo entre o profundo e inclinado painel e um console central
arqueado - um design que evoca emoção e impressiona por sua perfeição.
O tema central de "design de aviação", marca
registrada dos automóveis esportivos da Mercedes-Benz, foi reestilizado. A
ênfase extrema na largura do painel, que cria uma impressão de uma poderosa
asa, domina o cockpit do GT. Quatro aberturas de ventilação centrais e as
aberturas individuais à esquerda e à direita nas extremidades do painel
reforçam essa impressão e o GT se impõe como uma genuína máquina esportiva,
integrando o motorista de forma envolvente ao habitáculo, graças à posição
baixa do banco.
O minucioso detalhamento também se reflete nos
controles da AMG DRIVE UNIT: eles são dispostos como oito cilindros em V,
enfatizando a impressão de potência e alta tecnologia gerada pelo console
central. O controle mais importante para os fãs de automóveis esportivos está
localizado na AMG DRIVE UNIT, no lado esquerdo: a tecla de partida do motor,
identificado por "Engine Start Stop", e iluminado em vermelho.
Novo motor AMG
4,0 litros V8 biturbo
O novo motor de alto desempenho entra em ação ao toque
de uma tecla, que torna até mesmo o som da partida empolgante. O motor 4,0
litros V8 biturbo foi desenvolvido especialmente para o GT. O inovador motor de
oito cilindros é o mais novo membro da família BlueDIRECT e proporciona uma empolgante
potência, números de desempenho ao nível do automobilismo esportivo, construção
leve e, ao mesmo tempo, alta eficiência e compatibilidade ambiental. Ele traz o
característico som dos motores V8 da marca, juntamente com respostas imediatas
e alto poder de impulsão.
O condutor irá realmente apreciar o motor AMG, que tem
a designação interna M178, especialmente nos modos M (Manual) ou Race, graças à
entrega linear de potência, que torna muito mais fácil levar o veículo ao seu
limite. Como parte deste processo, a sofisticada unidade eletrônica de controle
(ECU) analisa as condições instantâneas de direção e ajusta a resposta do
acelerador de acordo com as forças laterais.
Com 3.982 cc de cilindrada, o V8 utiliza uma gama de
tecnologias já presente no motor 2,0 litros do A 45 AMG, CLA 45 AMG e GLA 45
AMG - atualmente o motor produzido em série mais potente do mundo. Ambos os
motores têm a mesma relação diâmetro x curso, que permite altas rotações. A
injeção direta piezelétrica usada pela Mercedes-Benz é responsável pela
formação da mistura ar-combustível. O altamente eficiente e econômico motor AMG
4,0 litros V8 biturbo atende aos padrões de emissão Euro 6, inclusive quanto ao
nível de emissões particuladas que entrará em vigor só em 2016.
Tradição de
excelência feita à mão: "um homem, um motor"
O motor 4,0 litros V8 biturbo é fabricado em
Affalterbach segundo o princípio "um homem, um motor". Na oficina de
motores da AMG, profissionais altamente qualificados montam os motores
manualmente de acordo com os mais rigorosos padrões de qualidade. Cada motor
traz uma placa da AMG com a assinatura do técnico que o montou. A filosofia
"um homem, um motor" está ligada aos genes esportivos da
Mercedes-AMG, cuja tecnologia inovadora provém diretamente de modelos de
corrida - da Fórmula 1 ao DTM (campeonato alemão de turismo) e ao envolvimento
em corridas com o SLS AMG GT3.
Transmissão de
sete marchas com dupla embreagem e eixo de transmissão
No que diz respeito à transmissão de força do novo GT,
os engenheiros da Mercedes-AMG decidiram por uma combinação de motor dianteiro
entre-eixos e uma transmissão de sete marchas com dupla embreagem posicionada
junto ao eixo traseiro, configuração já consagrada no SLS AMG. A eficiência,
velocidade e precisão das trocas de marchas da transmissão esportiva AMG
SPEEDSHIFT DCT 7 foram desenvolvidas ainda mais para aplicação no novo
superesportivo. Graças à maior amplitude de relações das marchas, a margem de
torque do motor V8 turbo pode ser usada de forma otimizada.
Todo o design do sistema de propulsão é ideal para um
automóvel esportivo sem concessões. Ao mesmo tempo, todos os requisitos para a
praticidade no dia a dia, nível de ruído, conforto de rodagem e consumo de
combustível foram atendidos.
O motorista pode ajustar individualmente o GT conforme
preferir com a ajuda do sistema AMG DYNAMIC SELECT. Vários modos são
disponíveis: "C" (Eficiência Controlada), "S" (Sport),
"S+" (Sport Plus) e - inteiramente novo - "I" (Individual).
O programa manual "RACE", reservado exclusivamente para o GT S,
ajusta de forma ideal a estratégia de trocas da transmissão de dupla embreagem
às necessidades do uso na pista de corridas. Pressionando a tecla
"M", o motorista pode ativar o modo manual da transmissão a partir de
qualquer modo de direção selecionado.
Suspensão por
braços duplos originada dos modelos de corrida
Dinamismo de condução e conforto em percursos longos,
performance na pista e praticidade no dia a dia: o novo Mercedes-AMG GT atende
a todos os requisitos. Um grande nível de atenção foi dedicado à integração
perfeita entre os sistemas mecânicos e eletrônicos durante o projeto,
desenvolvimento e testes. Seja a suspensão, o sistema eletrônico de controle de
estabilidade (ESP) de três estágios, o diferencial blocante, direção,
aerodinâmica, pneus ou freios - a precisão de engenharia e a integração
harmônica de cada uma das especialidades permitiram chegar aos resultados
desejados e à fantástica experiência proporcionada por este superesportivo,
caracterizada pela suprema precisão e claras respostas.
O AMG GT oferece as condições mais perfeitas: utiliza o
DNA tecnológico do Mercedes-Benz SLS AMG, um dos automóveis mais bem sucedidos
dos últimos anos. Graças à ótima distribuição de peso – 47% à frente e 53% na
traseira -, ao baixo centro de gravidade e ao layout da suspensão, o motorista
usufrui de respostas precisas da direção, formidável agilidade, baixa inércia
nas mudanças de direção e uma fantástica tração. A suspensão com braços duplos
(Double-wishbone) é usada tanto na frente como atrás - tecnologia adotada
diretamente do automobilismo esportivo.
Braços em V, juntas de direção e cubos de rodas nos
eixos dianteiro e traseiro são feitos inteiramente de alumínio forjado para
reduzir as massas não suspensas. O conceito de suspensão por braços duplos em V
posiciona a roda com precisão e o mínimo de movimentos elásticos.
Estrutura em
alumínio com combinação inteligente de materiais
A Mercedes-AMG optou por uma combinação inteligente de
materiais na carroceria do GT. O chassi, incluindo o habitáculo e a carroceria,
é feito de liga leve, a tampa do porta-malas é de aço e a plataforma dianteira,
de magnésio. Este elemento extremamente leve na frente reduz a inércia à frente
do eixo dianteiro, melhorando assim a agilidade do veículo. Mais de 90% da
estrutura espacial com peso otimizado consiste de componentes de alumínio.
A carroceria pesa 231kg, um número marcante para o
segmento dos veículos esportivos. Durante o projeto e desenvolvimento da
estrutura da carroceria, três objetivos foram fundamentais: ótima resistência,
baixo centro de gravidade e baixo peso. A alta resistência torcional e a flexão
do projeto permite que forças lineares e transversais extremas provindas do
trem de força e suspensão sejam absorvidas e transferidas. Desta forma, a
flexibilidade indesejada é reduzida com o veículo respondendo rígida e
diretamente. O resultado é que o motorista desfruta de um automóvel com máximo
dinamismo e que responde com precisão excelente. A estrutura espacial em
alumínio também proporciona a base para uma excepcional segurança passiva.
Aerodinâmica
projetada para alto equilíbrio e resfriamento eficiente
Proporções do veículo, distribuição de peso e
configuração de tração, estabilidade dinâmica, arrasto, refrigeração e ruído do
vento: a aerodinâmica do GT atende a requisitos muito complexos. O veículo de
alta performance foi desenvolvido aerodinamicamente com um claro objetivo:
altas forças devem ser transferidas para a pista sem limitar a dinâmica de
condução e o desempenho. Graças à
configuração aerodinâmica, situações críticas podem ser evitadas, tais como em
uma súbita manobra de evasão em alta velocidade.
O design do envelope dianteiro com asa em A e defletor
dianteiro não apenas reduz o levantamento devido à velocidade a um nível
desejável, mas também ajuda a conduzir o ar diretamente para os módulos de
arrefecimento e para fora deles. O fluxo do ar de resfriamento dos dutos
dirigidos aos freios, desenhados de forma aerodinâmica, também contribui
substancialmente com o desempenho nas frenagens.
Segurança
ativa e passiva no mais alto nível
A marca da estrela se caracteriza pela segurança ativa
e passiva no mais alto padrão. O Mercedes-AMG GT adota numerosos sistemas de
assistência já conhecidos do novo Classe S. O equipamento de série inclui o
ADAPTIVE BRAKE (freios adaptativos), ATTENTION ASSIST (alerta de atenção) e
sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
Os sistemas de segurança de série incluem também, além
dos cintos de segurança de três pontos com tensores e limitadores de força,
airbags frontais, airbags laterais para tórax e pélvis, airbags de janela e de
joelhos para o motorista e passageiro da frente.
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz.
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