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Versão esportiva do
mais novo SUV da marca traz o motor de quatro cilindros de série mais potente
do mundo
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Tração integral variável distribui a força do motor
para cada eixo conforme a necessidade do momento
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Praticidade de utilitário com desempenho de
superesportivo: 0-100 km/h em 4,8 segundos
O GLA 45 AMG 4MATIC foi uma das
estrelas do estande da Mercedes-Benz no Salão do Automóvel de São Paulo. A mostra
automotiva marcou a chegada ao Brasil da versão esportiva do GLA, o SUV da nova
geração de veículos da marca.
O modelo combina os predicados
dos SUVs da Mercedes-Benz com o alto desempenho que caracteriza os veículos que
levam a assinatura AMG. Isto inclui o motor de quatro cilindros de série mais
potente do mundo - dois litros turbo com 360 cv - o câmbio AMG SPEEDSHIFT DCT
de sete velocidades
e o sistema 4MATIC de tração integral variável – um pacote capaz de
proporcionar uma performance comparável aos mais renomados superesportivos. O
GLA 45 AMG chega a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e tem velocidade máxima,
limitada eletronicamente, de 250 km/h.
Estilo, dinamismo e
independência
O GLA 45
AMG 4MATIC é o terceiro veículo equipado com o motor quatro cilindros turbo
mais potente do mundo, juntamente com o A 45 AMG 4MATIC e o CLA 45 AMG 4MATIC.
“Ele foi concebido para os amantes de automóveis com estilo, dinamismo e
independência. Atender à grande variedade de anseios dos clientes sempre foi um
dos pontos fortes da Mercedes-AMG”, afirma Dimitris Psillakis, diretor geral
Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil. O modelo chega ao País para aumentar a
linha de SUVs da marca esportiva que já conta com o ML 63 AMG, GL 63 AMG e G 63
AMG. A Mercedes-AMG oferece, assim, a linha mais diversificada de utilitários
esportivos entre as marcas premium de alta performance.
O novo
integrante da família do GLA possui nada menos que 265 kW (360 cv) de potência
e torque máximo de 450 Nm. A densidade de potência de 133 kW (180 cv) por litro
coloca o motor turbo de alto desempenho da AMG no mesmo nível dos mais potentes
superesportivos.
Principais dados:
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GLA 45 AMG 4MATIC
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Cilindrada
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1.991 cm³
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Potência máxima
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265 kW (360 cv) a 6.000 rpm
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Torque máx.
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450 Nm entre 2.250-5.000 rpm
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Densidade de potência
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133 kW (181 cv)
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Aceleração 0-100 km/h
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4,8 s
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Velocidade máxima
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250 km/h*
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* limitada eletronicamente
O
motor turbo AMG conta com injeção direta de gasolina com aspersão controlada
pelos injetores piezelétricos posicionados ao centro nas quatro câmaras de
combustão. A combinação da injeção múltipla de combustível e ignição por
múltiplas faíscas otimiza a utilização da gasolina e aumenta substancialmente a
eficiência termodinâmica, reduzindo emissões.
A
flexibilidade do sistema de injeção também garante um alto grau de liberdade em
termos de utilização. Nas fases de aquecimento ou partida a frio, a cada ciclo
de combustão ocorrem até cinco injeções, o que é crucial para a redução das
emissões. Um dos fatores-chave para uma menor geração de partículas dentro do
motor é a redução do volume das injeções individuais.
Destaques do motor
AMG:
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Cárter de alumínio fundido em molde de areia por
gravidade
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Virabrequim de aço forjado com peso otimizado
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Pistões forjados com anéis de fricção reduzida
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Tecnologia NANOSLIDE de revestimento dos
cilindros
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Arrefecimento do ar na entrada por água e ar
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Gerenciamento do gerador elétrico
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Função ECO start/stop
Turbo compressor com dupla
entrada de gases
Para
garantir respostas rápidas ao acelerador de um motor turbo de pequena
cilindrada, a Mercedes-AMG optou por utilizar um turbocompressor tipo
twin-scroll, associado à máxima utilização dos gases do sistema de escapamento
e a uma inovadora estratégia de injeção.
A
tecnologia twin-scroll (duas entradas independentes para os gases do
escapamento que movimentam a turbina) permite a elevação mais rápida da pressão
de alimentação, fazendo melhor uso da pressão dos gases de escape. Isto resulta
na elevação rápida do torque, mesmo em baixas rotações. O consumo de
combustível e as emissões do escapamento também são beneficiados por essa
tecnologia: o motor AMG 2,0 litros turbo também lidera na categoria nesse
sentido.
Escapamento esportivo AMG
com defletor de exaustão
O
sistema de escapamento esportivo AMG do GLA 45 AMG 4MATIC utiliza tubos com seções
transversais maiores e um defletor de escape controlado automaticamente. Esta
tecnologia consegue conciliar dois objetivos conflitantes: uma experiência de
condução dinâmica e a tradição da Mercedes-Benz de conforto em viagens de longa
distância.
O defletor
é ajustado de forma contínua por controle mapeado de acordo com a potência
demandada pelo condutor, a condição de carga e a rotação do motor. As duas
ponteiras de escapamento retangulares cromadas do sistema de exaustão esportivo
AMG emitem um som fascinante, particularmente impressionante durante as
acelerações.
Produção dos motores - excelência feita à mão
O
motor AMG quatro cilindros turbo é inteiramente montado à mão, segundo a
tradicional filosofia da marca, "um homem, um motor". Além de ser uma
marca registrada da AMG confirmando uma qualidade de produção superlativa, a
placa do motor AMG também atesta o impecável DNA da marca de alta performance
da Mercedes-Benz e vem tradicionalmente assinada pelo engenheiro responsável
pela montagem do motor.
Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas
A
transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete velocidades permite optar
entre três modos de condução, tem função de dupla debreagem e função RACE
START, para arrancadas de tirar o fôlego. Os pontos fortes desta transmissão de
dupla embreagem incluem rápidas trocas de marchas sem interrupção da força de
tração. O câmbio tem uma estratégia de controle sob medida que proporciona
mudanças de marcha extremamente suaves e alto nível de eficiência.
Os
tempos de trocas no modo manual (M) e no modo Sport (S) são semelhantes aos do
superesportivo Mercedes-AMG GT. A breve e precisa interrupção da ignição sob plena
aceleração leva a trocas de marchas ainda mais rápidas nos modos "M"
e "S", gerando uma sonoridade mais empolgante. O controle da
transmissão utiliza de forma integral os benefícios da tecnologia de injeção
direta até seus limites físicos: a rápida resposta do motor garante que a
injeção seja cortada com precisão ainda maior. O resultado é a maior velocidade
das trocas e uma emocionante experiência sonora, levando a uma condução
fascinante.
Outro
item especial, criado para aumentar a performance dinâmica e prazer da
condução, é o chamado "Modo M momentâneo" - já conhecido pelo SLS AMG
Coupé Black Series –, permite que o motorista ative o modo manual (M) sem ter
que tirar as mãos do volante, pressionando qualquer uma das borboletas de
comando do câmbio. No modo C (Comfort), características sensíveis
de suavidade nas trocas e no comportamento do motor respaldam um estilo de
condução voltado ao conforto e eficiente quanto ao consumo. Neste modo, a
função ECO start/stop também é ativada.
Tração integral voltada ao desempenho
O
GLA 45 AMG vem de série equipado com a tração integral variável AMG 4MATIC. Este sistema de tração nas quatro
rodas transfere a força do motor para o eixo traseiro da melhor forma possível
e proporciona uma tração perfeita, independentemente das condições do piso. Ele também eleva o dinamismo de condução ao mais alto nível.
O
conjunto do sistema de tração tem design compacto e leve. A saída de força é
totalmente integrada à transmissão esportiva de sete marchas, transferindo
torque para o eixo traseiro por meio de um eixo cardã com duas seções. Para
melhor distribuição de pesos, uma embreagem multidiscos controlada
eletrohidraulicamente é integrada ao diferencial do eixo traseiro. Ela detecta
imediatamente qualquer deslizamento no eixo dianteiro e uma bomba hidráulica
pressiona instantaneamente os discos, juntando-os e transferindo o torque do
motor para as rodas traseiras quando necessário, sem que o motorista perceba.
A
distribuição de forças é totalmente variável: durante o uso normal, o GLA 45
AMG 4MATIC utiliza tração dianteira para otimizar a eficiência. Quando é preciso, o sistema variável de
tração nas quatro rodas divide o torque disponível entre os eixos dianteiro e
traseiro, a uma razão de até 50:50%.
O
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) do GLA 45 AMG 4MATIC é configurado em
três estágios: "ESP ON", "SPORT Handling Mode" e "ESP
OFF", permitindo ao condutor
modificar o comportamento dinâmico ao toque de uma tecla. Da mesma forma, o ESP
Curve Dynamic Assist (assistente dinâmico em curvas) também é equipamento de
série. Em curvas rápidas,
intervenções imperceptíveis na roda traseira interna geram uma movimentação em
torno do eixo vertical. Isto faz com que o veículo contorne as curvas sempre de
forma previsível e controlável, ao mesmo tempo em que é evitada qualquer saída
de frente.
Suspensão esportiva e sistema de freios de alta performance AMG
Para
melhorar a dirigibilidade esportiva, a suspensão dianteira McPherson do GLA 45
AMG 4MATIC foi equipada com elementos que otimizam a dinâmica de condução. A estabilidade
e precisão da direção são incrementadas também pela rígida conexão entre o
subchassi e a carroceria. A suspensão esportiva AMG com conjuntos de mola e
amortecedores especialmente ajustados e barras antirrolamento maiores permitem
maior aceleração lateral e reduzem a rolagem da carroceria em percursos rápidos
por estradas sinuosas.
A
direção esportiva AMG conta com um sistema de assistência à direção sensível à
velocidade, específico da AMG, que assegura agilidade e alta precisão ao
volante. O sistema de freios AMG de alta performance com discos ventilados e
perfurados nas quatro rodas e pinças vermelhas garante uma desaceleração rápida
e confiável.
As
pinças vermelhas dão um toque ainda mais dinâmico ao visual do veículo,
destacando-se por trás das rodas de liga leve AMG com cinco raios duplos
pintadas de cinza titânio com acabamento em alto brilho e dotadas de pneus
tamanho 235/45 R 19.
Poderoso e diferenciado: design AMG
O
design do GLA 45 AMG 4MATIC se caracteriza por uma personalidade poderosa e
diferenciada. O SUV de alto desempenho combina as marcantes linhas laterais da
Nova Geração de Automóveis Mercedes-Benz às curvas musculares exclusivas da
AMG. A dianteira AMG com spoiler frontal e a grade do radiador AMG com haleta dupla
são destaques que conferem esportividade ao SUV. Outro destaque é o logotipo
diferenciado AMG localizado na grade do radiador. Defletores em preto high
gloss sobre as grandes entradas de ar nas laterais homenageiam o automobilismo
esportivo. Faróis bixenônio com LED são de série.
Vistas
de lado, as imponentes rodas de liga leve AMG capturam o olhar do observador.
As saias laterais com insertos em preto high gloss, o letreiro "TURBO
AMG" nos para-lamas dianteiros e as barras longitudinais do teto em preto
high gloss dão um toque especial ao GLA 45 AMG 4MATIC. A traseira é dominada
pelo difusor com acabamento em preto high gloss e as ponteiras duplas em preto
do sistema de escapamento esportivo AMG, com defletor de exaustão.
Entre
os detalhes visuais, o GLA 45 AMG que chega ao Brasil traz o Pacote Night AMG: friso da linha de cintura em preto, detalhes do
para-choque dianteiro, spoiler dianteiro, retrovisores externos, inserto nas
saias laterais e detalhes no para-choque traseiro em preto high gloss e as duas
ponteiras de escapamento com acabamento retangular em preto.
Design interior: esportivo e exclusivo
Como
em todos os automóveis AMG, o interior do GLA 45 AMG 4MATIC apaixona pela alta
qualidade combinada a uma atmosfera esportiva e equipamentos exclusivos. Entre
eles estão os bancos esportivos revestidos de couro vermelho com uma camada
sobreposta de couro preto perfurado, com costuras vermelhas contrastantes e os
cintos de segurança em vermelho designo, assim como a AMG DRIVE UNIT. O volante
multifuncional esportivo com três raios revestido de couro Nappa, com costuras
contrastantes em vermelho, couro perfurado nas áreas de empunhadura e borboletas
para troca de marchas assegura o perfeito controle do veículo.
O
painel de instrumentos AMG com design exclusivo com dois tubos circundando o
velocímetro e conta-giros e display central colorido, menu principal AMG e
RACETIMER mantêm o motorista permanentemente informado. Ao abrir a porta, o
condutor é saudado pela tela AMG start-up. O acabamento do painel de instrumentos
é feito de alumínio escovado e, juntamente com as soleiras das portas
dianteiras AMG em aço inoxidável, reforça o alto padrão e o exclusivo ambiente
interno do GLA 45 AMG 4MATIC.
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz.
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