Com 550 cv, o modelo
reforça o papel de referência da marca britânica
no mundo dos veículos superesportivos
- O XFR-S é o
mais rápido, potente e ágil sedã já produzido em toda a história da Jaguar.
- Focado em
desempenho, o modelo foi construído sobre a base do já aclamado XFR.
- Seu motor
de 550 cv desenvolve 680 Nm de torque, suficientes para levar o veículo da
imobilidade aos 100 km/h em apenas 4.6 segundos e aos 300 km/h de
velocidade final.
- Sua
transmissão de oito velocidades oferece trocas rápidas, que priorizam a aceleração.
- O XFR-S
traz significativas alterações no sistema de suspensão, de forma a
aumentar a rigidez lateral em até 30%.
- O Diferencial
Eletrônico Ativo e o Controle Dinâmico de Estabilidade também foram recalibrados
para melhorar as características de dirigibilidade.
- Novas rodas
de 20 polegadas em liga leve, calçadas com pneus sob medida para maximizar
a aderência.
- As melhorias
aerodinâmicas, com extenso uso de fibra de carbono, aumentou o downforce do carro, além de deixar o carro com
aparência ainda mais esportiva.
- Materiais
exclusivos foram dedicados ao interior do veículo, incluindo fibra de
carbono, ampla utilização de couro premium, costurado com linhas que
combinam com o exterior do veículo
Geralmente focados no espaço interno e no conforto dos
ocupantes, os veículos sedãs são opções mais voltadas para a família, com
características bastante distintas dos supereportivos compactos, totalmente
focados em desempenho.
O XFR-S, versão bastante apimentada do já premiado
sedã XF da Jaguar consegue reunir de forma brilhante o melhor destes dois
mundos.
Mais rápido sedã já produzido em toda a história da
Jaguar – iniciada nos primórdios do século passado – o veículo é capaz de
proporcionar uma sensação única aos seus ocupantes, ao levá-los a 300 km/h, fazendo
jus à história da Jaguar, que teve desde seu primeiro lançamento, o XK-120,
apresentado em 1948 como o carro mais rápido do mundo para sua época.
Ao pisar mais fundo no acelerador, a sensação do
motorista é de ter tomado um verdadeiro coice dos 550 cv de potência
desenvolvidos pelo motor V8 de 5.0 litros e 680 Nm de torque, capaz de levar o
veículo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4.6 segundos.
Além do motor, tudo no veículo foi pensado e projetado
para oferecer o máximo de desempenho e esportividade, a começar pela utilização
de materiais em fibra de carbono como o aerofólio traseiro, que tornam o modelo
mais leve e esportivo.
Os dutos de ar foram cuidadosamente revisados para
permitir que o motor trabalhe no máximo de sua eficiência, além de proporcionar
uma melhor aerodinâmica. Maiores saídas de ar e limpadores de para-brisa mais
aerodinâmicos garantem uma passagem de ar mais limpa até o aerofólio traseiro.
Os dois escapes duplos são emoldurados por um novo para-choque
e separados por um exclusivo difusor de fibra de carbono, que ajuda aumentar o
downforce.
As exclusivas rodas “Varuna” de 20 polegadas forjadas
em alumínio trazem pneus Pirelli especialmente desenvolvidos para o XFR-S. Mais
largos, eles proporcionam ao veículo uma maior aderência e estabilidade.
O modelo também traz sistema de suspenção
completamente recalibrado de forma a ajudar na estabilidade e aumentar a
rigidez lateral em 30%, para maior precisão e resposta na direção,
especialmente em alta velocidade.
Novas revisões na carga de mola e nos acertos de
amortecedores aumentaram a área de contato do carro com a superfície da
estrada, concedendo uma inspiradora e confiante dirigibilidade, assim como um
passeio mais macio e controlado. O Diferencial Eletrônico Ativo e o Controle de
Estabilidade Dinâmico foram calibrados para que o motorista mais entusiasta
consiga tirar o máximo do enorme potencial do XFR-S.
Assim como um legítimo Jaguar, o interior do veículo
traz apelo extremamente esportivo, mesclado com materiais nobres e muito luxo.
Os bancos e o volante são revestidos em couro Premium com costuras duplas milimetricamente alinhadas, feitas em
linhas grossas da cor da carroceria.
A utilização da fibra de carbono em detalhes no
acabamento das portas e painel e a ampla utilização do alumínio reforçam ainda
mais o apelo esportivo do modelo.
Para Andrew Whyman, Engenheiro Chefe do Programa XF,
“o desafio do desenvolvimento de engenharia
do XFR-S foi estender consideravelmente as já elevadas capacidades esportivas
da linha XF. O chassi, o motor e as melhorias da carroceria atingiram nossos objetivos
e cumpriram o desafio de entregar aos nossos clientes um veículo cuja
performance seja absolutamente surpreendente”.
Já para Adrian Hallmark, Diretor Global da Jaguar, “o caráter esportivo é evidente em todos os
sedãs da Jaguar. No caso do XFR-S esse caráter foi amplificado, e o resultado é
um carro engajado com a combinação de inovação técnica, design deslumbrante e
performance de tirar o folego que irá satisfazer os mais exigentes condutores”.
Fonte: Assessoria de Imprensa Jaguar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário