Esta semana o consumo responsável de bebidas alcóolicas vai estar em pauta em Minas Gerais
Uma grande mobilização está sendo preparada para esta sexta-feira, 18, com objetivo de lembrar a importância do consumo responsável de bebidas alcóolicas. A Ambev prepara a maior paralisação da história da companhia envolvendo mais de 3 mil profissionais nos cargos de supervisão e gerência de vendas, uma das áreas mais estratégicas para a operação diária da empresa. No “Dia de Responsa” os colaboradores irão interromper suas atividades habituais e visitarão pontos de venda do país a fim de conscientizar e treinar profissionais de bares e restaurantes sobre a venda responsável de bebidas alcoólicas.
A campanha foi criada pela Ambev há seis anos e hoje é celebrada em todos os outros 24 países onde a Anheuser-Busch InBev atua. Só no Brasil, os funcionários da companhia levarão as mensagens de consumo responsável para os profissionais que trabalham em cerca de 1 milhão de pontos de vendas atendidos. O objetivo da iniciativa é criar o hábito de se pedir o documento de identidade do consumidor no momento da venda, além de orientar sobre o consumo excessivo e associado à direção.
Em Minas Gerais, a Ambev irá realizar “blitzes” com distribuição de mensagens de consumo responsável em várias cidades. Serão visitados cerca de 1.500 bares e restaurantes e mobilizados mais de 400 funcionários da companhia. A programação principal acontece no Centro de Distribuição de Contagem, que irá parar completamente por cerca de 1h com diversas atrações.
Além da conscientização no Dia de Responsa, a Ambev treina as pessoas que trabalham nos megaeventos que a companhia patrocina e realiza. Durante a Copa do Mundo sediada no Brasil em 2014, cerca de 26 mil pessoas passaram pelo treinamento. O Carnaval também é uma data que recebe a ação: donos de bares, garçons e ambulantes de Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e de outras cidades de folia são orientados. Outros eventos proprietários, como o Skol Beats Senses, e patrocinados, como os Rodeios e Oktoberfest, também estão no calendário de Responsa da companhia.
A Ambev e o consumo responsável
A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há mais de 12 anos. Desde 2003, a companhia participa das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a empresa lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável (assista ao vídeo).
Norteadas pelas premissas da OMS, as ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado.
Além do programa de treinamento em práticas de consumo responsável que a Ambev promove para profissionais de bares, restaurantes e eventos de todo o Brasil, batizado de Bar de Responsa (assista ao vídeo), a companhia possui ainda os projetos: Na Responsa, Supermercado de Responsa e Papo em Família.
O Na Responsa começou em 2010 e hoje reúne 22 ONGs de quatro estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 18 mil jovens diretamente, reuniu mais de 106 mil pessoas em eventos do programa e impactou 7,8 milhões de pessoas com ações de comunicação. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber (assista ao vídeo).
Regularmente, a Ambev realiza o Seminário Social, evento em que todas as ONGs se reúnem para apresentar os resultados de suas ações, discutir os desafios atuais, cocriar novas ideias e soluções e também compartilhar melhores práticas. Por meio do Na Responsa, a Ambev tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.
O Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos do país. A Ambev desenvolveu um software que, instalado nos caixas das lojas de supermercado, identifica os códigos de barra das bebidas alcoólicas. Quando isso ocorre, o operador do caixa recebe um aviso na tela para solicitar um documento que ateste a maioridade do consumidor. Com o documento em mãos, o funcionário insere a data de nascimento do cliente e, comprovada a idade superior a 18 anos, a venda é autorizada.
Já o Papo em Família é um projeto lançado em 2013 para orientar os pais a prevenir o consumo de álcool por seus filhos menores de 18 anos. O programa foi criado em parceria com a Maurício de Sousa Produções e conta com uma série de materiais didáticos multimídia, todos ilustrados pela Turma da Mônica Jovem e pela da Turma da Tina. As peças estão todas disponíveis gratuitamente no site: www.ambev.com.br/papoemfamilia
Fonte: Assessoria de Comunicação - Rede Comunicação de Resultado.
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