segunda-feira, 21 de setembro de 2015

DIA DE RESPONSA, DA AMBEV, DEVE ATINGIR 12 MIL PESSOAS EM SETE LAGOAS

 Chico Maia, Fabiani e Paredinha em visita a fábrica Nova Minas.
O Gerente Fabril da Unidade da AMBEV Nova Minas Fabiani José de Oliveira.

 Ações realizadas pela companhia na cidade, em prol do consumo responsável, começaram no último sábado

Nesta última sexta-feira, dia 18, a Ambev comemorou o Dia de Responsa. Pelo sexto ano consecutivo, a companhia mobiliza todos os seus funcionários para celebrar o compromisso da cervejaria com a promoção do consumo responsável de bebidas alcoólicas. Foram mais de 34 mil pessoas no País engajadas a conscientizar sobre a importância de cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, de não consumir em excesso ou associado à direção.

O time de vendedores da Ambev sai às ruas para conversar frente a frente com garçons, atendentes e donos de bares e restaurantes. Eles pregam cartazes com mensagens alusivas ao consumo responsável e conversam sobre como lidar com situações do dia a dia para evitar o uso indevido de bebidas alcoólicas. Além disso, no Dia de Responsa, cerca de três mil gerentes e supervisores de vendas paralisam suas atividades habituais e se dedicam integralmente a aplicar treinamento aos profissionais de pontos de venda de todo o Brasil.

Em Sete Lagoas, as ações começaram no último sábado, dia 12, no Parque Náutico da Boa Vista, durante o encerramento do Festival Gastronômico Tira Gosto 2015. Os participantes do evento foram impactados com mensagens de consumo responsável, distribuídas por voluntários do comitê Bem Ambev. Já nesta sexta, dia 18, diversos bares e restaurantes da cidade serão alvo de “blitze” da campanha. No dia 21, a companhia fará uma palestra sobre importância do consumo responsável na Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, enquanto nos dias 23, 26 e 27, as “blitze” continuam no bar Shot Music, na Feira de Artesanato de Sete Lagoas e na Serra Santa Helena. Ao todos, as ações vão impactar 12mil moradores da cidade.

Até o fim do ano, a Ambev somará 350 mil pessoas treinadas em consumo responsável – marca que mostra o investimento e esforço da companhia em promover a conscientização em torno do tema. Criado pela companhia  em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o curso aborda, de forma dinâmica, a história e cultura da bebida alcoólica, a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado. Além de tratar sobre a proibição do consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos e dos perigos do consumo excessivo.

Em diversas cidades do Brasil, a diretoria da companhia também participa da ação. Em rota na capital paulista, por exemplo, Bernardo Paiva, presidente da Ambev, levará mensagens de conscientização para bares da região. “Nosso maior objetivo é construir uma cultura de consumo responsável de bebidas alcoólicas no país e para isso precisamos da ajuda de toda a sociedade. Não nos interessa o lucro do consumo indevido de nossos produtos, mas apenas do uso moderado e saudável”, afirma Paiva.

A Ambev e o consumo responsável
A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há mais de 12 anos. Desde 2003, a companhia acompanha as discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a empresa lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável.

As ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado.

Além do programa de treinamento em práticas de consumo responsável que a Ambev promove para profissionais de bares, restaurantes e eventos de todo o Brasil, batizado de Bar de Responsa, a companhia possui ainda os projetos: Na Responsa!, Supermercado de Responsa e Papo em Família.

O Na Responsa! começou em 2010 e hoje reúne 22 ONGs de quatro estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 18 mil jovens diretamente, reuniu mais de 106 mil pessoas em eventos do programa e impactou 7,8 milhões de pessoas com ações de comunicação. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber.

Regularmente, a Ambev realiza o Seminário Social, evento em que todas as ONGs se reúnem para apresentar os resultados de suas ações, discutir os desafios atuais, cocriar novas ideias e soluções e também compartilhar melhores práticas. Por meio do Na Responsa, a Ambev tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.

O Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos do país. A Ambev desenvolveu um software que, instalado nos caixas das lojas de supermercado, identifica os códigos de barra das bebidas alcoólicas. Quando isso ocorre, o operador do caixa recebe um aviso na tela para solicitar um documento que ateste a maioridade do consumidor. Com o documento em mãos, o funcionário insere a data de nascimento do cliente e, comprovada a idade superior a 18 anos, a venda é autorizada.

Já o Papo em Família é um projeto lançado em 2013 para orientar os pais a prevenir o consumo de álcool por seus filhos menores de 18 anos. O programa foi criado em parceria com a Maurício de Sousa Produções e conta com uma série de materiais didáticos multimídia, todos ilustrados pela Turma da Mônica Jovem e pela da Turma da Tina. As peças estão todas disponíveis gratuitamente no site: www.ambev.com.br/papoemfamilia.

  Fonte: Assessoria de Imprensa AMBEV - Rede de Comunicação de Resultado.

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