Um dos
esportivos mais cobiçados do país está de volta,
ainda mais potente e com o estilo exclusivo da carroceria duas portas
ainda mais potente e com o estilo exclusivo da carroceria duas portas
Modelo traz motor
2.4 com 206 cv, câmbio manual de seis velocidades, diferencial de deslizamento
limitado e suspensão de alta performance para oferecer o máximo prazer ao
dirigir
A Honda resgata sua tradição esportiva e
amplia a linha Civic trazendo ao Brasil o novo Civic Si Coupé. Considerado um
ícone em seu segmento, o modelo foi apresentado ao público pela primeira vez no
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Nesta geração, traz motor mais
potente, suspensão reformulada e interior exclusivo. Com design arrojado, o
carro está pronto para impressionar os admiradores de alta performance, chegando
no final de outubro às concessionárias.
A carroceria coupé enfatiza o espírito
esportivo do Civic Si, característica marcante do DNA Honda identificada em
vários detalhes, como a exclusiva grade com o logo “Si”, faróis, para-choque e
para-lamas integrados, rodas aro 18” de liga leve diamantadas e linhas fluidas
e aerodinâmicas que seguem por toda a lateral do carro. Além do design que
acentua a esportividade do modelo, o conjunto óptico possui lentes de
policarbonato de alta resistência e faróis auxiliares posicionados nas entradas
de ar laterais do para-choque, oferecendo uma iluminação de maior alcance e
mais eficiente.
Na traseira, o visual marcante é
representado por lanternas com novo design, amplo aerofólio, ponteira de
escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema “Si” na tampa do
porta-malas.
Máximo
prazer ao dirigir
O “sobrenome” Si (Sport Injection) traduz toda exclusividade e esportividade deste
novo coupé. O modelo chega para conquistar os motoristas que buscam um perfil
diferenciado de carro esportivo, aliando alta performance com grande estilo. Produzido
em Alliston, no Canadá, o Civic Si Coupé utiliza a mesma plataforma do Civic
sedã, porém com personalidade própria.
A alta tecnologia de desenvolvimento dos
materiais empregados no motor 2.4
i-VTEC 16 válvulas DOHC a gasolina, incluindo o alumínio no bloco, cabeçote e cárter, e o comando de válvulas variável permitiram atingir a potência de
206 cv a 7.000 rpm e o torque de 23,9 kgf.m a 4.400 rpm, com uma taxa de compressão de 11:1 – em relação à versão anterior do Civic Si, 2.0 i-VTEC, a potência teve um aumento de 14 cv e o torque de 5 kgf.m. A rotação pode chegar a 7.100 rpm, característica de um propulsor “elástico” capaz de proporcionar uma condução esportiva, oferecendo agilidade e força em qualquer condição, sem o auxílio de compressores ou turbinas, e ainda permitir economia de combustível.
i-VTEC 16 válvulas DOHC a gasolina, incluindo o alumínio no bloco, cabeçote e cárter, e o comando de válvulas variável permitiram atingir a potência de
206 cv a 7.000 rpm e o torque de 23,9 kgf.m a 4.400 rpm, com uma taxa de compressão de 11:1 – em relação à versão anterior do Civic Si, 2.0 i-VTEC, a potência teve um aumento de 14 cv e o torque de 5 kgf.m. A rotação pode chegar a 7.100 rpm, característica de um propulsor “elástico” capaz de proporcionar uma condução esportiva, oferecendo agilidade e força em qualquer condição, sem o auxílio de compressores ou turbinas, e ainda permitir economia de combustível.
O motor foi projetado para oferecer uma
aceleração forte e linear com baixo consumo e, consequentemente, baixas
emissões de poluentes. Esta versão
i-VTEC possui variação de abertura de válvulas tanto na admissão como na exaustão, permitindo excelente torque em baixas rotações e potência em altos giros. No painel, um LED laranja acende ao lado do nome i-VTEC no exato momento em que o sistema privilegia a potência em altos giros, aumentando a abertura de uma válvula de admissão e uma de exaustão, por cilindro. Além de um comportamento altamente esportivo, o som do sistema de escapamento é uma melodia para os apaixonados por performance.
i-VTEC possui variação de abertura de válvulas tanto na admissão como na exaustão, permitindo excelente torque em baixas rotações e potência em altos giros. No painel, um LED laranja acende ao lado do nome i-VTEC no exato momento em que o sistema privilegia a potência em altos giros, aumentando a abertura de uma válvula de admissão e uma de exaustão, por cilindro. Além de um comportamento altamente esportivo, o som do sistema de escapamento é uma melodia para os apaixonados por performance.
Mantendo a tradição da marca, que leva
para os carros de rua seu DNA dos bólidos de pista, o câmbio do Civic Si Coupé
é manual de seis velocidades dotado de diferencial com deslizamento limitado
LSD (Limited Slip Differential), que
distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas. O modelo também
conta com o sistema VSA (Vehicle Stability
Assist) para auxiliar no controle da estabilidade, quando é preciso retomar
o domínio do veículo em situações de sobre-esterço (saída de traseira) e
subesterço (saída de frente). Sua central eletrônica detecta falhas de
aderência e possível perda de trajetória, freando e liberando na intensidade exata
a roda afetada para que o carro retorne à direção correta, além de atuar sobre
o sistema de injeção/ignição eletrônica, quando necessário.
Para complementar o conjunto esportivo,
a suspensão dianteira do tipo MacPherson e a traseira Multi-Link passaram por
alterações na geometria e trazem novos componentes. No sistema traseiro, as molas
estão com maior ângulo, os amortecedores têm nova calibragem e a barra
estabilizadora está mais rígida, oferecendo mais estabilidade mesmo em curvas
acentuadas.
Os pneus 225/40R18 também contribuem
para o excelente desempenho do Civic Si Coupé, assim como a direção com
assistência elétrica EPS (Electric Power
Steering). Este sistema não requer fluido, pois é acionado a partir de um
motor de corrente contínua de alta potência, facilitando a realização de
manobras. O motor recebe uma tensão de 12 volts proveniente do gerenciamento da
unidade do EPS, que capta sinais do sensor de torque. O resultado é uma direção
mais leve em manobras de estacionamento, por exemplo, e mais precisa em altas
velocidades. No sistema de freios, foram adotados discos ventilados na
dianteira e discos rígidos na traseira, com ABS (antitravamento) e EBD
(distribuição de frenagem), garantindo segurança em todas as situações.
Cockpit
de um esportivo genuíno
Inspirado em carros de competição, o interior
do Civic Si Coupé ressalta sua esportividade com o revestimento dos bancos nas
cores preta e vermelha, além do painel, que traz componentes com aspecto de
fibra de carbono e instrumentos com iluminação vermelha, criando uma
diferenciação clara em relação ao restante da linha.
O toque final de esportividade fica por
conta do shift light, sistema localizado
no painel superior à esquerda que informa a aproximação da rotação de potência
máxima do motor: conforme o giro aumenta, seis luzes acendem gradativamente em
linha. As primeiras quatro são na cor laranja e as duas últimas são vermelhas –
a última indica que o motor está produzindo sua potência máxima, no limite de
suas rotações. Ao lado, o motorista ainda encontra velocímetro e os medidores
de combustível e temperatura do motor. Na parte inferior estão conta-giros,
hodômetro digital, avisos visuais e indicador de temperatura externa.
Também está integrado ao painel o visor
LCD i-MID com a nova função Power Monitor, que indica por meio de um gráfico de
barras a evolução da potência do motor. No painel central, está o Display
Audio, uma tela de 7” sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré
com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além
de informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para
iPod/iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital.
O conjunto de áudio de alta definição traz quatro alto-falantes, dois tweeters
e um subwoofer.
No interior, a versão Si está
identificada pelo logo nos tapetes (opcionais), bancos e no volante
multifuncional, que inclui os controles do sistema multimídia e velocidade de
cruzeiro. A esportividade e grande estilo são reforçados com o teto solar
elétrico, a manopla e o volante revestidos em couro e os pedais de alumínio.
Disponível nas cores sólidas Taffeta
White e Rallye Red e nas perolizadas Crystal Black e Orange Fire, o Civic Si
Coupé tem preço público sugerido de R$ 119.900,00 independentemente da cor, com
três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Civic Si Coupé –
Equipamentos
Logo “Si” na
grade dianteira, tampa do porta-malas, volante, bancos e tapetes
Rodas de liga
leve aro 18”
Faróis de
neblina
Vidros, travas
das portas e retrovisores elétricos
Ar-condicionado automático
e digital
Câmera de ré
Teto solar
elétrico
Áudio com visor LCD de 7”
(CD/AM-FM/USB/Bluetooth)
4 alto-falantes, 2 tweeters e 1
subwoofer
Painel de instrumentos com iluminação
vermelha
Revestimento de couro no volante e
manopla de câmbio com detalhe em alumínio
Bancos com revestimento em tecido
exclusivo nas cores preta e vermelha
Volante multifuncional com regulagem de
altura e profundidade
Piloto automático
Airbags frontais, laterais e de cortina
para motorista e passageiro dianteiro
Fonte: Assessoria de Imprensa Honda.
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