domingo, 8 de fevereiro de 2015

SUV SANTA FE ABRILHANTOU ESTANDE DA HYUNDAI NO SALÃO DO ANHEMBI






-      Utilitário premium da Hyundai oferece desempenho, espaço e dirigibilidade comparável a um sedan

Criada para encantar consumidores e desafiar as convenções, a terceira geração de SUVs da família Santa Fe, comercializada nas versões cinco e sete lugares, marcou presença no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O utilitário Santa Fe é uma demonstração da capacitação de vanguarda da marca, evidente pelo design "Escultura Fluida", pela considerável economia de consumo e por uma relação de itens que irão agradar muito a passageiros e motoristas com alta expectativa de funcionalidade e conforto.

As linhas externas do Hyundai Santa Fe criam a impressão de uma movimentação irreprimível, criada por um novo conceito de design chamado “Storm Edge” (frente de tempestade), que captura as imagens fortes e dinâmicas criadas pela natureza durante a formação de uma tempestade. Para criar a ilusão de movimento constante, os designers da Hyundai usaram uma grade dianteira hexagonal cortada por três frisos, detalhes em LEDs, uma atitude baixa, linha de cintura que se eleva para a traseira, trilhos de teto opcionais em preto e lanternas traseiras envolventes.

Tudo isso mostra imediatamente que o Santa Fe é um veículo Hyundai. Outros elementos de design incluem a grade e as maçanetas das portas cromadas, espelhos na cor da carroceria, defletor traseiro, saídas de escapamento agressivas e para-choques mais baixos, arcos das caixas de rodas e frisos das portas em tons contrastantes. Além disso, as rodas de 18 polegadas em liga leve são equipamento de série.

Cuidados especiais foram dedicados a outros detalhes internos, como o teto solar panorâmico opcional, que permite maior iluminação natural e o acabamento superior dos comandos de abertura dos vidros. Entre os equipamentos que se destacam estão o botão de partida com chave de proximidade (que não precisa sair do bolso do motorista) e o Supervision Cluster (painel de instrumentos) com tela TFT LCD.

Potência e economia de combustível
O motor Lambda II 3.3 MPI, V6, D-CVVT gera 270 cv a 6.400 rpm e torque de 32,4 kgfm a 5.300 rpm. Como destaque, oferece maior economia de combustível devido à aplicação de uma camada de revestimento para redução de atrito e a utilização de uma bomba de óleo variável e é dotado do sistema de admissão variável (VIS - Variable Intake System) que altera a abertura e fechamento das válvulas de acordo com a rotação do motor e as condições de carga. O controle variável das válvulas melhora o desempenho em todas as áreas.

Bomba de Óleo Variável
O fluxo varia de acordo com a pressão de descarga da bomba de óleo. A redução das perdas nas altas rotações leva a uma maior economia de combustível.

Sistema de Válvulas
O acionamento mecânico direto é feito para aumentar a rigidez do sistema de válvulas e altas rotações. O revestimento em DLC (Diamond Like Carbon - Carbono tipo diamante) diminui o atrito.

Transmissão automática com seis velocidades
O Hyundai Santa Fe vem equipado com a transmissão automática Hyundai de seis marchas com opção de controle manual. Esta transmissão proporciona trocas suaves e um amplo campo de variação que se adapta de forma ideal às características do motor. O sistema inclui um aquecedor que mantém o óleo da transmissão na temperatura ideal de operação, aumentando a economia de combustível.

A transmissão passa sensação de qualidade e oferece operação intuitiva para o motorista devido à alavanca de mudanças com liberação de trava, permitindo a colocação em Neutro mesmo com o motor desligado. Adicionalmente, todos os modelos possuem o sistema Active ECO, que modifica o controle do motor e transmissão para suavizar a resposta ao acelerador e aumentar a economia no uso real.

O óleo da transmissão não precisa ser trocado, para maior conveniência e redução no custo de manutenção, e o câmbio tem o uso facilitado durante a noite, quando o indicador de posicionamento das marchas fica iluminado.


Sistema inteligente de tração
Os consumidores poderão sentir os benefícios dos sistemas inteligentes de tração integral ativa (AWD) e TVCC opcionais, que trabalham para controlar o torque e a frenagem, em conjunto com o Sistema de Gerenciamento de Estabilidade do veículo. Esse sistema pode prever as necessidades de tração e aumentar a estabilidade através da frenagem, por meio do monitoramento contínuo das condições de rodagem mais do que outros sistemas de tração integral, que só reagem às situações após elas ocorrerem.

O modelo conta com tração integral com uma unidade de controle inteligente que analisa continuamente os dados do veículo e, por meio de uma embreagem multidiscos, distribui o torque para cada roda individualmente. O sistema de acoplamento é totalmente controlável através de um sistema de atuação eletro hidráulica. A força de frenagem pode ser direcionada a cada roda, individualmente, através do software. Esses processos são chamados de gerenciamento de torque e frenagem de torque. Todas essas análises são completamente transparentes para o motorista.

A tração integral garante ao SUV maior estabilidade lateral ao longo das curvas, elimina a tendência de sobre ou subesterço através da redução da tração indesejada nos eixos dianteiro e traseiro e eleva a capacidade térmica, evitando o sobreaquecimento em subidas e quando o carro é usado para reboque.

Além disso, maior eficiência é alcançada por meio do controle eletrônico inteligente que administra o torque necessário para melhorar a tração nas diversas situações de rodagem. O resultado é a redução no consumo de combustível e emissões. Os componentes eletrônicos são também otimizados para utilizarem o mínimo de energia. O sistema inteligente permite mais controle pelo motorista.

O Hyundai Santa Fe possui os sistemas Hillstart Assist Control (HAC - Assistência na Partida em Subidas) e Downhill Brake Control (DBC - Controle de Frenagem na Descida) para maximizar o controle em aclives e declives acentuados. O HAC minimiza o recuo nas arrancadas em rampas acentuadas, enquanto o DBC ajuda o condutor a manter o controle do veículo e a velocidade constante em descidas de grande inclinação.

Acionando o botão do DBC, a unidade de Controle Hidroeletrônico gerencia os sensores de velocidade das rodas, o sensor do ângulo da direção e o sensor de aceleração para manter o controle e a velocidade nas descidas sem que o motorista precise usar o pedal do freio.

Dirigibilidade comparável a um sedan
Ao volante, o motorista irá desfrutar do totalmente novo Driver Selectable Steering Mode - sistema de direção selecionável - com três modos de operação: Comfort, Normal e Sport. Este sistema inovador permite ao motorista adaptar as características de direção do veículo de acordo com sua preferência e as condições do caminho.

O modo Comfort é ideal para o ambiente urbano e para o estacionamento, exigindo 10 % menos esforço para virar o volante do que o modo Normal. A opção Normal é ideal para condições de direção variadas. Ao mesmo tempo, o modo Sport é adaptado para estradas rápidas ou vias sinuosas e aumenta o esforço de direção em 10% em relação ao modo Normal.

O Driver Selectable Steering Mode não apenas ajusta o nível de assistência em cada modo, mas também adapta a sensibilidade do volante e a curva de resposta ao longo do esterço, proporcionando uma sensação muito natural e progressiva. As características de amortecimento da direção, retorno ativo e níveis de atrito também foram otimizadas no carro.

Ainda mais impressionante é o fato dos engenheiros da Hyundai terem conseguido reduzir o diâmetro de manobra do veículo para apenas 10,9 metros, facilitando manobras de estacionamento e de retorno.

Espaço interno: uma vantagem da Nova Santa Fe
O design esguio do Santa Fe, combinado com a expertise da Hyundai na área interna do carro, deu ao modelo uma imponente aparência e, simultaneamente, aumentou a funcionalidade e conveniência. A ampla cabine tem mais espaço para os ombros que a da geração anterior e que os competidores da mesma categoria.

Dentro do modelo, o cliente encontra uma variedade de espaços para guardar objetos, incluindo porta-óculos no console do teto, dois porta-copos na frente e dois na traseira, porta-garrafas nas portas, compartimento aumentado no console central, prateleira na parte da frente, bolsas nas costas dos assentos dianteiros e um generoso espaço para objetos sob o assoalho.

A regulagem de temperatura com duas zonas assegura ambiente confortável para todos os ocupantes em percursos longos. Os controles de climatização também incorporam um sistema de desembaçamento automático que detecta os níveis de umidade através de um sensor e a remove do para-brisa. Outro acessório diferenciado é o ionizador CleanAir, que limpa o ar automaticamente quando o aquecimento ou o condicionador de ar estão ligados.

Dimensões
O Santa Fe, cinco e sete lugares, tem distância entre eixos de 2,70 metros, com comprimento total de 4,69 metros, 1,68 metro de altura e largura de 1,88 metro. A grande distância entre eixos dos dois modelos proporciona a eficiência de um utilitário compacto com o conforto de um modelo médio semelhante. Um exemplo disso é constatado no longo curso da segunda fileira de bancos, que proporciona maior espaço para as pernas.

Maior rigidez e aços de alta resistência à tensão
A arquitetura totalmente nova incorpora uma nova construção que não apenas eleva a resistência à torção em 16 por cento, mas utiliza 30 por cento mais aços de ultra-alta-resistência para melhorar a administração de energia nas colisões. O aço de alta resistência também permite à suspensão trabalhar de forma otimizada e reduz o peso do carro. Chapas de metal de ultra-alta-resistência também foram usadas nos painéis externos das portas, pela primeira vez na história da empresa. Além disso, aço anticorrosão foi usado em 70 por cento da estrutura externa e do assoalho.

Novos métodos de estampagem a quente e conformação por rolagem também foram empregados nas peças de impacto, aumentando a resistência, reduzindo o número de peças da carroceria e tornando o veículo mais leve. A quantidade de adesivos estruturais também cresceu significativamente, contribuindo para maior rigidez da carroceria, resistência a colisões e durabilidade.


Eficiência no peso de nível mundial
A redução de peso é parte essencial de todos os modelos da Hyundai e o  Santa Fe atingiu seus objetivos. O carro perdeu consideráveis 120,6 quilos em relação à versão anterior com quatro cilindros. Esta redução é o maior corte de peso de uma geração para outra de quaisquer veículos na história da Hyundai Motor Company, demonstrando o status da empresa entre os líderes da indústria na redução do consumo. O modelo também é mais leve que seus principais concorrentes.

Tecnologia de segurança avançada de série
Todos os modelos trazem de série o sistema de gerenciamento de estabilidade (Vehicle Stability Management - VSM), que administra de forma ideal o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e sistema de assistência elétrica da direção (Motor-Driven Power Steering - MDPS). O VSM trabalha para controlar dois efeitos: o primeiro ocorre quando o motorista acelera ou freia numa superfície com aderência diferente em cada lado do carro e o veículo tende a desviar numa direção.

O VSM detecta esta condição e envia um sinal ao MDPS para atuar a assistência de direção. O VSM compensa o desvio e automaticamente aplica 8 Nm de força contra-esterçante. O VSM reage da mesma forma durante trocas súbitas de faixa de rodagem ou curvas rápidas. Os modelos AWD também possuem gerenciamento de torque e frenagem.

O Santa Fe vem equipado com uma série de airbags, incluindo cortinas laterais e um airbag para os joelhos do motorista. Todas as versões do Santa Fe têm sensores de rolamento para ativar os airbags de cortina. Quando os sensores detectam uma possível capotagem, o módulo de controle dispara os airbags de cortina laterais e aciona os pré-tensionadores dos cintos de segurança para proteger os passageiros contra ferimentos sérios.

O sistema de frenagem é de última geração. O conjunto inclui quatro discos de freios (12,6 polegadas na frente e 11,9 polegadas na traseira) e sistema antibloqueio (ABS), com Brake Assist, que garante o máximo de força quando uma frenagem de pânico é detectada, e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), para ajustar automaticamente a força dirigida aos eixos dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de carga do veículo. Além disso, o Hyundai Santa Fe oferece dispositivos de segurança passiva, incluindo sistema de fixação para assentos de crianças (ISOFIX) e cintos de três pontos para todos os passageiros.

Garantia e serviços

O Hyundai Santa Fe está coberto pela garantia por um período de 5 anos, sem limite de quilometragem. O cliente conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional no primeiro ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hyundai.

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