- Utilitário premium da Hyundai oferece desempenho, espaço e dirigibilidade
comparável a um sedan
Criada para
encantar consumidores e desafiar as convenções, a terceira geração de SUVs da
família Santa Fe, comercializada nas versões cinco e sete lugares, marcou presença no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O utilitário Santa
Fe é uma demonstração da capacitação de vanguarda da marca, evidente pelo
design "Escultura Fluida", pela considerável economia de consumo e
por uma relação de itens que irão agradar muito a passageiros e motoristas com
alta expectativa de funcionalidade e conforto.
As
linhas externas do Hyundai Santa Fe criam a impressão de uma movimentação
irreprimível, criada por um novo conceito de design chamado “Storm Edge” (frente de tempestade), que
captura as imagens fortes e dinâmicas criadas pela natureza durante a formação
de uma tempestade. Para criar a ilusão de movimento constante, os designers da
Hyundai usaram uma grade dianteira hexagonal cortada por três frisos, detalhes
em LEDs, uma atitude baixa, linha de cintura que se eleva para a traseira,
trilhos de teto opcionais em preto e lanternas traseiras envolventes.
Tudo
isso mostra imediatamente que o Santa Fe é um veículo Hyundai. Outros elementos
de design incluem a grade e as maçanetas das portas cromadas, espelhos na cor
da carroceria, defletor traseiro, saídas de escapamento agressivas e
para-choques mais baixos, arcos das caixas de rodas e frisos das portas em tons
contrastantes. Além disso, as rodas de 18 polegadas em liga leve são
equipamento de série.
Cuidados
especiais foram dedicados a outros detalhes internos, como o teto solar
panorâmico opcional, que permite maior iluminação natural e o acabamento
superior dos comandos de abertura dos vidros. Entre os equipamentos que se
destacam estão o botão de partida com chave de proximidade (que não precisa
sair do bolso do motorista) e o Supervision
Cluster (painel de instrumentos) com tela TFT LCD.
Potência
e economia de combustível
O
motor Lambda II 3.3 MPI, V6, D-CVVT gera 270 cv a 6.400 rpm e torque de 32,4 kgfm
a 5.300 rpm. Como destaque, oferece maior economia de combustível devido à
aplicação de uma camada de revestimento para redução de atrito e a utilização
de uma bomba de óleo variável e é dotado do sistema de admissão variável (VIS -
Variable Intake System) que altera a
abertura e fechamento das válvulas de acordo com a rotação do motor e as
condições de carga. O controle variável das válvulas melhora o desempenho em
todas as áreas.
Bomba de Óleo Variável
O
fluxo varia de acordo com a pressão de descarga da bomba de óleo. A redução das
perdas nas altas rotações leva a uma maior economia de combustível.
Sistema de Válvulas
O
acionamento mecânico direto é feito para aumentar a rigidez do sistema de
válvulas e altas rotações. O revestimento em DLC (Diamond Like Carbon - Carbono tipo diamante) diminui o atrito.
Transmissão
automática com seis velocidades
O
Hyundai Santa Fe vem equipado com a transmissão automática Hyundai de seis
marchas com opção de controle manual. Esta transmissão proporciona trocas suaves
e um amplo campo de variação que se adapta de forma ideal às características do
motor. O sistema inclui um aquecedor que mantém o óleo da transmissão na
temperatura ideal de operação, aumentando a economia de combustível.
A transmissão
passa sensação de qualidade e oferece operação intuitiva para o motorista
devido à alavanca de mudanças com liberação de trava, permitindo a colocação em
Neutro mesmo com o motor desligado. Adicionalmente, todos os modelos possuem o
sistema Active ECO, que modifica o controle do motor e transmissão para
suavizar a resposta ao acelerador e aumentar a economia no uso real.
O
óleo da transmissão não precisa ser trocado, para maior conveniência e redução
no custo de manutenção, e o câmbio tem o uso facilitado durante a noite, quando
o indicador de posicionamento das marchas fica iluminado.
Sistema inteligente de tração
Os
consumidores poderão sentir os benefícios dos sistemas inteligentes de tração
integral ativa (AWD) e TVCC opcionais, que trabalham para controlar o torque e
a frenagem, em conjunto com o Sistema de Gerenciamento de Estabilidade do
veículo. Esse sistema pode prever as necessidades de tração e aumentar a
estabilidade através da frenagem, por meio do monitoramento contínuo das
condições de rodagem mais do que outros sistemas de tração integral, que só
reagem às situações após elas ocorrerem.
O
modelo conta com tração integral com uma unidade de controle inteligente que
analisa continuamente os dados do veículo e, por meio de uma embreagem
multidiscos, distribui o torque para cada roda individualmente. O sistema de
acoplamento é totalmente controlável através de um sistema de atuação eletro
hidráulica. A força de frenagem pode ser direcionada a cada roda,
individualmente, através do software. Esses processos são chamados de
gerenciamento de torque e frenagem de torque. Todas essas análises são
completamente transparentes para o motorista.
A
tração integral garante ao SUV maior
estabilidade lateral ao longo das curvas, elimina a tendência de sobre ou subesterço
através da redução da tração indesejada nos eixos dianteiro e traseiro e eleva
a capacidade térmica, evitando o sobreaquecimento em subidas e quando o carro é
usado para reboque.
Além
disso, maior eficiência é alcançada por meio do controle eletrônico inteligente
que administra o torque necessário para melhorar a tração nas diversas
situações de rodagem. O resultado é a redução no consumo de combustível e
emissões. Os componentes eletrônicos são também otimizados para utilizarem o
mínimo de energia. O sistema inteligente permite mais controle pelo motorista.
O
Hyundai Santa Fe possui os sistemas Hillstart
Assist Control (HAC - Assistência na Partida em Subidas) e Downhill Brake Control (DBC - Controle
de Frenagem na Descida) para maximizar o controle em aclives e declives
acentuados. O HAC minimiza o recuo nas arrancadas em rampas acentuadas,
enquanto o DBC ajuda o condutor a manter o controle do veículo e a velocidade
constante em descidas de grande inclinação.
Acionando
o botão do DBC, a unidade de Controle Hidroeletrônico gerencia os sensores de
velocidade das rodas, o sensor do ângulo da direção e o sensor de aceleração
para manter o controle e a velocidade nas descidas sem que o motorista precise
usar o pedal do freio.
Dirigibilidade
comparável a um sedan
Ao
volante, o motorista irá desfrutar do totalmente novo Driver Selectable Steering Mode - sistema de direção selecionável -
com três modos de operação: Comfort,
Normal e Sport. Este sistema inovador permite ao motorista adaptar as
características de direção do veículo de acordo com sua preferência e as
condições do caminho.
O
modo Comfort é ideal para o ambiente
urbano e para o estacionamento, exigindo 10 % menos esforço para virar o
volante do que o modo Normal. A opção Normal é ideal para condições de direção
variadas. Ao mesmo tempo, o modo Sport é adaptado para estradas rápidas ou vias
sinuosas e aumenta o esforço de direção em 10% em relação ao modo Normal.
O Driver Selectable Steering Mode não
apenas ajusta o nível de assistência em cada modo, mas também adapta a
sensibilidade do volante e a curva de resposta ao longo do esterço,
proporcionando uma sensação muito natural e progressiva. As características de
amortecimento da direção, retorno ativo e níveis de atrito também foram
otimizadas no carro.
Ainda
mais impressionante é o fato dos engenheiros da Hyundai terem conseguido
reduzir o diâmetro de manobra do veículo para apenas 10,9 metros ,
facilitando manobras de estacionamento e de retorno.
Espaço
interno: uma vantagem da Nova Santa Fe
O
design esguio do Santa Fe, combinado com a expertise da Hyundai na área interna
do carro, deu ao modelo uma imponente aparência e, simultaneamente, aumentou a
funcionalidade e conveniência. A ampla cabine tem mais espaço para os ombros
que a da geração anterior e que os competidores da mesma categoria.
Dentro
do modelo, o cliente encontra uma variedade de espaços para guardar objetos,
incluindo porta-óculos no console do teto, dois porta-copos na frente e dois na
traseira, porta-garrafas nas portas, compartimento aumentado no console
central, prateleira na parte da frente, bolsas nas costas dos assentos
dianteiros e um generoso espaço para objetos sob o assoalho.
A
regulagem de temperatura com duas zonas assegura ambiente confortável para
todos os ocupantes em percursos longos. Os controles de climatização também
incorporam um sistema de desembaçamento automático que detecta os níveis de
umidade através de um sensor e a remove do para-brisa. Outro acessório
diferenciado é o ionizador CleanAir,
que limpa o ar automaticamente quando o aquecimento ou o condicionador de ar
estão ligados.
Dimensões
O Santa
Fe, cinco e sete lugares, tem distância entre eixos de 2,70 metros , com
comprimento total de 4,69
metros , 1,68 metro de altura e largura de 1,88 metro . A grande
distância entre eixos dos dois modelos proporciona a eficiência de um
utilitário compacto com o conforto de um modelo médio semelhante. Um exemplo
disso é constatado no longo curso da segunda fileira de bancos, que proporciona
maior espaço para as pernas.
Maior
rigidez e aços de alta resistência à tensão
A
arquitetura totalmente nova incorpora uma nova construção que não apenas eleva
a resistência à torção em 16 por cento, mas utiliza 30 por cento mais aços de
ultra-alta-resistência para melhorar a administração de energia nas colisões. O
aço de alta resistência também permite à suspensão trabalhar de forma otimizada
e reduz o peso do carro. Chapas de metal de ultra-alta-resistência também foram
usadas nos painéis externos das portas, pela primeira vez na história da
empresa. Além disso, aço anticorrosão foi usado em 70 por cento da estrutura
externa e do assoalho.
Novos
métodos de estampagem a quente e conformação por rolagem também foram
empregados nas peças de impacto, aumentando a resistência, reduzindo o número
de peças da carroceria e tornando o veículo mais leve. A quantidade de adesivos
estruturais também cresceu significativamente, contribuindo para maior rigidez
da carroceria, resistência a colisões e durabilidade.
Eficiência
no peso de nível mundial
A
redução de peso é parte essencial de todos os modelos da Hyundai e o Santa Fe atingiu seus objetivos. O carro
perdeu consideráveis 120,6 quilos em relação à versão anterior com quatro
cilindros. Esta redução é o maior corte de peso de uma geração para outra de
quaisquer veículos na história da Hyundai Motor Company, demonstrando o status
da empresa entre os líderes da indústria na redução do consumo. O modelo também
é mais leve que seus principais concorrentes.
Tecnologia
de segurança avançada de série
Todos
os modelos trazem de série o sistema de gerenciamento de estabilidade (Vehicle Stability Management - VSM), que
administra de forma ideal o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e sistema
de assistência elétrica da direção (Motor-Driven
Power Steering - MDPS). O VSM trabalha para controlar dois efeitos: o
primeiro ocorre quando o motorista acelera ou freia numa superfície com
aderência diferente em cada lado do carro e o veículo tende a desviar numa
direção.
O
VSM detecta esta condição e envia um sinal ao MDPS para atuar a assistência de
direção. O VSM compensa o desvio e automaticamente aplica 8 Nm de força contra-esterçante.
O VSM reage da mesma forma durante trocas súbitas de faixa de rodagem ou curvas
rápidas. Os modelos AWD também possuem gerenciamento de torque e frenagem.
O Santa
Fe vem equipado com uma série de airbags, incluindo cortinas laterais e um
airbag para os joelhos do motorista. Todas as versões do Santa Fe têm sensores
de rolamento para ativar os airbags de cortina. Quando os sensores detectam uma
possível capotagem, o módulo de controle dispara os airbags de cortina laterais
e aciona os pré-tensionadores dos cintos de segurança para proteger os
passageiros contra ferimentos sérios.
O
sistema de frenagem é de última geração. O conjunto inclui quatro discos de
freios (12,6
polegadas na frente e 11,9 polegadas na
traseira) e sistema antibloqueio (ABS), com Brake Assist, que garante o máximo
de força quando uma frenagem de pânico é detectada, e distribuição eletrônica
da força de frenagem (EBD), para ajustar automaticamente a força dirigida aos
eixos dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de carga do veículo.
Além disso, o Hyundai Santa Fe oferece dispositivos de segurança passiva, incluindo
sistema de fixação para assentos de crianças (ISOFIX) e cintos de três pontos
para todos os passageiros.
Garantia
e serviços
O Hyundai Santa Fe está coberto pela
garantia por um período de 5 anos, sem limite de quilometragem. O cliente conta
também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em
todo o território nacional no primeiro ano.
Fonte: Assessoria de Imprensa Hyundai.
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