-
Com o novo motor e sistema de direção Flex Steer, o hatch
médio da Hyundai ganha em desempenho e economia
-
Design diferenciado, segurança e conforto são pontos altos
do modelo
O compacto de luxo i30 é um dos
destaques da linha de importados da Hyundai e foi mais uma vez um dos
principais astros durante o 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo,
que acontece no Pavilhão de exposições do Anhembi.
O i30 passou a contar com o moderno
motor 1.8 MPI, com 150 cv de potência e 18,2 kgfm de torque, mais potente e
eficiente do que a versão 2.0 litros anteriormente oferecida, com potência de
145 cv.
A alteração segue a tendência
mundialmente conhecida como downsizing,
isto é, a utilização da tecnologia para reduzir o tamanho dos motores
acompanhada pelo aumento do desempenho e eficiência energética.
O motor 1.8 MPI é marcado por sua alta
eficiência que, a par de um desempenho excepcional, proporciona baixo consumo
de combustível graças ao bloco de alumínio de baixo peso e uma série de outros
recursos de engenharia. Entre muitos itens importantes nesse sentido estão os
balancins roletados e a redução do atrito obtida em vários componentes.
Um sistema avançado de variação das
válvulas de admissão colabora com o aumento no desempenho. Entre outros itens,
o motor 1.8 MPI conta com injeção de combustível multiponto controlada por
computador, duplo comando de válvulas no cabeçote e virabrequim deslocado em
relação aos cilindros, configuração que reduz o atrito dos pistões, aumentando
a durabilidade e a eficiência no consumo.
A distribuição é feita por meio de um
sistema de corrente, ao invés da correia dentada, projetado para reduzir ruídos
e os sistemas auxiliares – bomba d’água,
alternador e compressor do ar-condicionado – são montados diretamente no bloco do
motor e movimentados por uma única correia.
O desempenho e eficiência do novo motor
são otimizados pela transmissão automática A6GF1, desenvolvida pela própria
Hyundai. Compacta e leve, ela permite uma condução esportiva e também colabora
com a redução do consumo de combustível.
Engenharia
avançada
Desde seu lançamento, o Hyundai i30
destacou-se no mercado mundial por sua abrangente lista de equipamentos de
série. Um dos destaques do modelo é o sistema de direção Flex Steer, com
assistência elétrica, que também proporciona economia de combustível.
O sistema Flex Steer permite que o
motorista selecione entre três modos de direção, variando o grau da assistência
oferecida. O modo Comfort é ideal para uso na cidade, o Normal, para uso em
percursos mistos e o Sport, para condução em estradas, em velocidades maiores,
ou direção esportiva.
A suspensão dianteira do i30 utiliza o
sistema McPherson, com seis pontos de montagem, garantindo melhor
dirigibilidade. A suspensão traseira é por eixo de torção, compacta e leve.
Silêncio ao rodar e baixas vibrações
foram preocupações dos engenheiros da Hyundai ao desenvolver o i30, o que
resultou em sensação ao rodar comparável a carros de categorias superiores.
Material isolante sonoro foi aplicado em seis pontos na estrutura, as borrachas
das portas são duplas, reduzindo o ruído do vento em alta velocidade e até
mesmo o desenho das maçanetas externas foi otimizado em testes aerodinâmicos.
A estrutura do Hyundai i30 utiliza aço ultra
resistente em pontos estratégicos para elevar a rigidez torcional e a segurança
do compartimento dos passageiros. As portas contam com barras de proteção
contra impactos laterais e as colunas B (centrais) e as laterais do teto são
estampadas a quente, método de produção que aumenta a resistência do aço. Aço
de alta resistência também é utilizado na estrutura interna e externa das
soleiras.
O Hyundai i30 conta com até sete airbags
para proteção dos ocupantes - são dois frontais, para o motorista e passageiro,
dois laterais dianteiros, para proteção do ombro e tronco, dois de cortina, que
cobrem as janelas laterais dianteiras e traseiras em caso de capotagem, e um
airbag especial para proteção dos joelhos do motorista contra choques na parte
inferior do painel de instrumentos.
Quanto à segurança ativa, o carro
oferece, além dos freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (distribuição
eletrônica da força de frenagem) o sistema de controle eletrônico de
estabilidade (ESP). Utilizando dados como velocidade, posição do volante e
ângulo de deslocamento, o ESP pode realizar frenagens seletivas para garantir
que o carro mantenha o curso ao longo das curvas em situações-limite em que,
normalmente, o motorista correria sério risco de perder o controle do veículo.
Conforto
e conveniência
A proposta de criar um compacto de luxo
incluiu, obviamente, uma série de itens destinados a aumentar o conforto e a
praticidade para o motorista e passageiros.
O Hyundai i30 conta, por exemplo, com
freio de estacionamento com controle eletrônico, recurso que além de prático
libera espaço na área central dianteira.
Uma tela de sete polegadas sensível ao
toque fica ao centro do painel, sobre o console central, e serve para expor as
imagens geradas pela câmera de ré (que fica oculta sob o logotipo na tampa do
porta-malas). Além da câmera, o motorista é auxiliado no estacionamento pelos
sensores instalados no para-choques traseiro.
O sistema de ar-condicionado com duas
zonas e comando eletrônico, facilitando o ajuste da temperatura interna
desejada.
Garantia
e serviços
O Hyundai i30 está coberto pela
garantia por um período de 5 anos, sem limite de quilometragem. O cliente conta
também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em
todo o território nacional no primeiro ano.
Fonte: Assessoria de Imprensa Hyundai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário