ü Primeiro produto do novo Complexo
Industrial da Nissan em Resende (RJ)
ü Qualidade japonesa de construção,
design moderno e equipamentos que atendem ao gosto dos brasileiros
ü Tecnologia de ponta para um hatch
completo com conteúdo inédito no segmento
ü O compacto mais econômico do
Brasil de acordo com o Inmetro
ü Rede social e site de buscas a
bordo com o NissanConnect™
ü Menor custo de revisão do Brasil entre
os compactos
O consumidor brasileiro está cada vez mais maduro e,
assim, exigente, desejando produtos modernos, tecnológicos, bonitos, seguros e
bem equipados com muita personalidade. Atenta a esta realidade, a Nissan conta
no país com um carro que incorpora estes anseios e é sucesso em todo o mundo: o
Nissan New March. Produzido no Brasil, no novo Complexo Industrial da marca em
Resende (RJ), o modelo apresenta estilo marcante, adaptado ao gosto dos
brasileiros, e tem muitas novidades em tecnologia e conectividade, com preços
entre R$ 32.990,00 e R$ 42.990,00.
Apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt de
2013, o Nissan New March traduz de forma clara o DNA japonês da empresa, com alto
nível de qualidade, atenção minuciosa aos detalhes, inovação, e uma ampla lista
de equipamentos de série. Com design arrojado e conjunto mecânico moderno, que
inclui os motores 1.0 16V e 1.6 16V flexfuel com nível máximo de eficiência
energética, é um carro perfeito para o ritmo da cidade e apresenta uma
tecnologia surpreendente com conteúdos inéditos em seu segmento. Projetado no
Japão, com a participação de equipes de vários países do mundo, inclusive do
Brasil, e utilizando a versátil plataforma ‘V’, o compacto da Nissan é vendido
– e aprovado – em mais de 100 países, tendo mais de 6,7 milhões de unidades
comercializadas em sua história.
“Com o Nissan New March, produzido em nosso Complexo
Industrial brasileiro, os consumidores têm um automóvel com qualidade japonesa,
design moderno, interior bem-acabado, ótima lista de equipamentos com
tecnologias inéditas no segmento, desempenho, economia e menor custo de
manutenção. Ele reflete a nova fase da Nissan no Brasil, uma fabricante rumo à
liderança entre as marcas japonesas no país”, afirma François Dossa, presidente
da Nissan do Brasil.
FOCO NA
QUALIDADE
Um dos pilares da Nissan é fabricar produtos de
qualidade elevada, que satisfaçam os clientes em todo o mundo. Por isso, a produção
do Nissan New March em Resende (RJ) segue os processos e padrão de fabricação
mundial da marca (Nissan Production Way)
para garantir a mesma qualidade que o modelo traz em todos os países nos quais
é vendido. Afinal, ser japonês é pensar no carro em todos os detalhes.
A preocupação da empresa com a qualidade e segurança originou
a moderna plataforma V, na qual o Nissan New March é fabricado. Concebida sob
um novo e extenso processo de desenvolvimento e produção, com novo ferramental
em relação ao modelo anterior, ela cria um conjunto inédito de padrões para a
indústria por conta da avançada engenharia aplicada. Além disso, se integra a uma
estrutura projetada para absorver as forças dos impactos graças às sofisticadas
zonas de deformação, que mantêm a integridade da cabine por conta de uma
carroceria altamente reforçada, com novos materiais no assoalho, painéis
laterais e frontais e mais pontos de solda.
As soluções adotadas na plataforma e estrutura colaboram
para o modelo da Nissan ter peso reduzido, entre 956 kg e 982 kg, de acordo com
a versão. Esta característica foi possível também pelo uso de softwares de
última geração, que permitiram desenvolver soluções de construção mais
eficientes. O Nissan New March segue as premissas atuais de produção, qualidade,
tecnologia, segurança e conforto. O processo de manufatura é mais enxuto, com a
entrega de conjuntos completos de componentes. Uma solução que torna mais
inteligente o trabalho na linha de montagem. É uma nova forma de pensar a
produção na indústria automobilística – mais qualidade com menor complexidade.
DESIGN CONTEMPORÂNEO
E ÊNFASE NOS DETALHES
A frente 100% nova do Nissan New March traz muito das opiniões
dos clientes da marca no Brasil, ouvidas em pesquisas. As informações colhidas
aqui ajudaram o departamento de design no Japão, responsável pela nova cara do
compacto, a desenhar o renovado modelo, que está chegando ao mercado
brasileiro. E também está disponível em outros mercados como Canadá, México e
Europa.
O novo design conta com uma grande entrada de ar inferior e grade cromada em forma de ‘V’, que refletem ainda a assinatura atual do
design mundial da Nissan. Ressaltado pelo parachoque dianteiro encorpado, é
robusto e elegante, conferindo ao modelo característica
única. As maçanetas e retrovisores, de
acordo com a versão, podem ser pretos, da cor da carroceria ou cromados. O
frontal do veículo é todo novo, da coluna A até o fim do para-choque.
Visto de lado, o Nissan New March chama a atenção pelas linhas
arqueadas das janelas. O departamento de design da Nissan quis preservar a
forma clássica das gerações anteriores no desenvolvimento do novo modelo. Os
para-lamas proeminentes iniciam a marcante e baixa linha de cintura. Além da
sensação de robustez, a solução permitiu à engenharia posicionar as caixas das
rodas nas partes mais extremas da carroceria com o objetivo de conferir maior estabilidade e dirigibilidade, além de ampliar o espaço e
o conforto interno, obtendo excelente entreeixos de 2,45 m para um carro com 3,83
m de comprimento (4,7 cm a mais em relação ao March), 1,68 m de largura (+1 cm)
e 1,53 m de altura. Dessa forma, o Nissan New March surpreende no espaço
interno mesmo sendo um veículo compacto.
No teto há dois vincos acentuados em forma de “V”, que
lembram bumerangues e não são meros detalhes estéticos. Eles têm a importante função
de conferir maior robustez à carroceria e ganho acústico, pois o nível de
ruídos do impacto do vento baixou sensivelmente.
Por falar em redução de ruídos, o Nissan New March fabricado
em Resende recebeu um tratamento acústico reforçado para ampliar o conforto interno.
Houve aumento da densidade da manta acústica no painel corta fogo, de 1,2 para
1,8 kg/cm², e a adição de uma nova manta ao painel. Os ocupantes do modelo sentem pouco
a intereferência de sons externos, já que as modificações introduzidas no Nissan
New March nacional reduziram em 1.3 dB o nível de ruído no habitáculo, em
comparação ao seu antecessor.
O desenho da carroceria na extremidade traseira do teto é
levemente elevado para ajustar o fluxo de ar para os lados, o que melhora a
performance aerodinâmica do carro. Além disso, dos espelhos retrovisores ao espoiler,
cada elemento do Nissan New March foi projetado para reduzir a resistência ao
ar. Por conta disso, o modelo atingiu 0,33 cx de coeficiente de arrasto, medida
mais eficiente do que a média do segmento dos carros compactos.
Com o objetivo de criar no interior a mesma sensação de modernidade do
exterior, a Nissan também investiu no interior do New March, que segue um estilo
sofisticado, mas sem se esquecer da ergonomia. A amplitude do interior é obtida
pela altura do teto e pelo excelente ângulo de abertura das quatro portas, de
quase 90º, que facilitam o acesso e a saída dos ocupantes, e por ideias
simples, como ter a base da porta abaulada, que permite entrar e sair do modelo
sem raspar os pés na região como em outros modelos. Os ocupantes contam com 820
mm entre os limites internos das portas para dar acesso ao interior, medida
superior a dos principais concorrentes.
O console foi concebido levando em consideração as
necessidades do motorista durante a condução. Assim, os designers da Nissan garantiram
que os controles de áudio e do sistema de climatização sejam fáceis de
visualizar, acessar e utilizar. O painel de instrumentos tem design
inteligente, que facilita a leitura do velocímetro e o conta-giros tem
instrumentos claros e brilhantes, que contribuem para a boa visibilidade. Além
disso, desde a versão de entrada o Nissan New March, conta com computador de bordo
com funções importantes como autonomia, consumos instantâneo e médio, e
abertura interna da tampa do tanque de combustível.
Ainda em relação à busca da melhor ergonomia para o
motorista, os comandos mais acessados, como o do ar-condicionado, do aquecimento,
do sistema de som, do acionamento elétrico dos vidros, entre outros, estão
posicionados de forma a evitar o deslocamento do corpo do motorista e são fáceis
de operar.
O Nissan New March traz detalhes prateados no painel central, nas saídas
de ar-condicionado, na alavanca do freio de estacionamento e no apoio de braço
da porta dianteira; revestimento dos bancos em tecido nas cores preto cinza e o
novo volante de três raios, que dispõe de regulagem de altura e é exclusivo
para o modelo brasileiro. Esse item, por sinal, confere ao modelo mais
sofisticação com seu acabamento nas cores preto e prata. A versão topo de linha
1.6 SL tem, ainda, acabamento Piano Black com detalhes prateados no painel
central.
Os bancos contam com costura dupla, que aumenta a
qualidade do acabamento e amplia a percepção de cuidado com o produto para o
cliente. Outro ponto importante dos bancos é o sistema Comfort Seat, tecnologia de ponta empregada pela Nissan na
confecção deste equipamento. Assim, os bancos dianteiros contam com suportes
laterais nos encostos, que ajudam a aumentar o conforto e a manter a posição
estável, e tecido que evita o deslocamento do corpo para frente em frenagens.
Esta solução contempla também as extremidades
alongadas em 20 mm na parte frontal do assento. Além disso, a espuma utilizada
é de alta densidade para manter a firmeza do corpo sem prejudicar o conforto. Um
fornecedor mundial da Nissan veio do Japão para o Brasil apenas para cuidar dos
novos bancos do Nissan New March, garantindo o padrão de qualidade e conforto,
que são diferenciais do modelo. A Tachi-S
já está instalada no complexo industrial da empresa em Resende (RJ).
O motorista dispõe, ainda, de ajuste de altura, item
de série desde a versão de entrada e não disponível em muitos concorrentes.
Todos estes recursos colaboram para reduzir o cansaço na condução por horas
contínuas, tornando o compacto da Nissan ainda mais confortável.
Complementando o design, o Nissan New March inova nas
cores de lançamento, com duas novas opções perolizadas: Azul Pacific e Branco
Diamond. Com pequenos flocos de mica (material sintético) misturados na tinta
base, a opção dá um efeito natural de brilho de pérola e, dependendo da
incidência da luz e do ângulo, o tom da cor muda. O New March é o primeiro
compacto produzido no Brasil com essa opção de pintura, o que só é possível
graças à avançada tecnologia disponível na unidade industrial de Resende. A
pintura segue o moderno e sustentável sistema ‘3 wet’, onde a aplicação da base e do verniz é feita logo em
seguida da aplicação do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o
consumo de energia. Os robôs utilizam cartuchos para a pintura, o que reduz a
perda de tinta e solventes, diminuindo a emissão de compostos orgânicos
voláteis (COVs), o que deixa a operação mais sustentável. Para isso também é
fundamental o uso de água como base na pintura.
INOVANDO MAIS
UMA VEZ
Quando foi lançado no país em setembro de 2011, o
antecessor do Nissan New March destacou-se por ser o primeiro compacto japonês
do mercado brasileiro e também por trazer itens de série desde a versão de
entrada que, até então, estavam disponíveis nos concorrentes somente como opcionais.
Agora, a Nissan vai além novamente. O novo carro é o primeiro entre os hatches
compactos a oferecer itens disponíveis apenas em veículos de segmentos
superiores: câmera de ré, navegador por GPS integrado às redes sociais (na
versão 1.6 SL) e cintos de segurança com pré-tensionadores e exclusivo
limitador de carga.
A câmera de ré traz mais segurança e comodidade já que
dá mais confiança ao motorista ao melhorar a visibilidade na traseira, ajudando
a evitar colisões com objetos ou pessoas não identificados pelo retrovisor. E,
em conjunto com a direção elétrica progressiva, deixa a tarefa de estacionar
muito mais fácil. Afinal, a inovação tecnológica só tem razão de ser quando se
traduz em facilidade e conforto para os consumidores.
Para acompanhar o ritmo da cidade e do mundo sem fios para se comunicar,
o Nissan New March traz muita conectividade a bordo. Além das imagens captadas
pela câmera de ré, o sistema multimídia (disponível na versão 1.6 SL) com tela
de 5.8 polegadas conta com sistema de navegação por satélite (GPS) com tela
sensível ao toque e comandos de voz em português, mostra todas as informações
de áudio e do telefone celular e, ainda, permite se conectar via Bluetooth a
dispositivos móveis como smartphones e equipamentos de MP3.
O Nissan New March também traz diferenciais para o segmento, como o ar-condicionado
digital automático. Inteligente, permite a escolha da temperatura desejada para
que o sistema se adapte. Com 22 graus selecionados, por exemplo, o ambiente
interno ficará assim mesmo se o carro estiver passando por locais com variações
sensíveis de calor e frio, pois sensores identificam a temperatura e fazem a
troca de ar para deixar do jeito desejado.
O volante multifuncional, exclusividade mundial do
Nissan New March brasileiro, concentra os controles de áudio e da função viva
voz para o telefone. Já com o Bluetooth Streaming é possível sincronizar a
agenda telefônica e os arquivos de música digital com o sistema para ampliar as
opções de diversão durante a condução, sem a necessidade de cabos para conexão.
Na segurança passiva,
o modelo conta com cintos de segurança dianteiros equipados com pré-tensionadores
e o exclusivo sistema limitador de carga. Com esses recursos, em caso de
colisão, os cintos se retraem instantaneamente, restringindo rapidamente o
movimento dos corpos dos passageiros e, quase que simultaneamente, liberando
gradualmente a correia, amortecendo a força aplicada ao peito, reduzindo a
possibilidade de lesões.
Com o novo carro, a Nissan introduz no Brasil o
sistema NissanConnect™. Disponível
nos Estados Unidos e na Europa, a novidade é a plataforma global da Nissan para
a conectividade de apps de
smartphones. Com ela, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em
seu veículo. O funcionamento é simples: após a compra da versão do New March
equipada com o NissanConnect™ (1.6 SL),
o proprietário se cadastra e registra o veículo no sistema, além de baixar o
app em um smartphone com os sistemas operacionais Android ou iOS. A partir
disso, é possível interagir com os aplicativos mais populares, como Facebook e
Google.
No Facebook, a plataforma permite acessar funções como
feed de notícias, status, check in, amigos e eventos. Se, por
exemplo, chegar convites para eventos, isso será mostrado no sistema. A partir
daí, com um clique na tela touch screen,
é possível dirigir-se ao local com o auxílio do navegador e ainda fazer o check in quando chegar.
No Google Search é possível buscar pontos de
interesse. O pacote de serviço do NissanConnect™
é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. É
importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone
com pacote de dados e do cadastro no app.
PRAZER DE
DIRIGIR
O Nissan New March oferece aos proprietários
equilíbrio entre o consumo de combustível e o bom desempenho nas suas duas
opções de motores flexfuel, um dos principais pontos de interesse dos
consumidores desse segmento. Ele chega ao mercado sendo o único compacto do
país a ter tanto o motor 1.0 quanto o 1.6 reconhecidos com a nota máxima (“A”)
na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do
Inmetro. O compacto tem algumas das melhores marcas de consumo na cidade e na
estrada, com gasolina ou etanol, entre os modelos compactos. Pelo Inmetro, o
Nissan New March é o compacto mais econômico do mercado brasileiro.
Assim como o próprio Nissan New March, o motor HR 1.6
16V também é produzido no Complexo Industrial da marca em Resende (RJ). Com
1.598 cm³, ele desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm, com qualquer um
dos combustíveis, e faz o Nissan New March sair da imobilidade aos 100 km/h em
9,88 segundos (gasolina) e 9,49 segundos (etanol). Essa agilidade é proveniente
da modernidade do projeto, excelente relação peso-potência (8,8 kg/cv) e do
torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm – 90% já estão disponível a 2.400 rpm.
Além disso, a Nissan utiliza no motor HR o sistema
CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da
abertura das válvulas através de variador de fase), que faz com que a entrada
de ar e de combustível nos cilindros seja otimizada em qualquer rotação,
oferecendo respostas mais precisas do acelerador, maior rendimento com economia
de combustível. O resultado é uma melhor queima de combustível e, em
consequência, redução das emissões de poluentes. O HR 1.6 16V também conta com corrente
ao invés de correia, dispensando trocas, e velas com eletrodo de Platina, substituídas
apenas a cada 100 mil km. Sinal de maior durabilidade e menor manutenção. E,
com a produção no Brasil, o consumidor tem ainda mais tranquilidade em relação
à manutenção.
O 1.0 16V (998 cm³) bicombustível é um dos motores
mais econômicos do Brasil. Ajustado às características de dirigibilidade do Nissan
New March, esse motor entrega 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de
torque a 4.350 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina. Com relação
peso/potência de 12,9 kg/cv, e escalonamento adequado das marchas para o tipo
de motor e de uso, o New March 1.0 16V tem saídas ágeis, que garantem ainda
desempenho muito bom, com aceleração de 0 a 100 km/h feita em 14,48 segundos
com gasolina e em 13,79 segundos com etanol. Mesmo com a boa performance, o
compacto mantém as boas médias de consumo de combustível, consagrando-se o mais
econômico do segmento. Esse motor tira 90% do torque total a 3.500 rpm.
Além de ser ágil na condução, fruto da relação entre
os eficientes conjuntos motor/câmbio e o baixo peso (máximo de 982 kg na versão
topo de linha), o Nissan New March também se destaca pela facilidade de
manobrar. Duas características fundamentais para um veículo rodar no trânsito
cada vez mais pesado das cidades. Equipado com direção elétrica progressiva de
série desde a primeira opção de acabamento, o modelo ainda tem o menor diâmetro
de giro do segmento, apenas 4,5 m. Sem contar que o motorista tem excelente visibilidade
por conta do parabrisa amplo, das colunas “A” finas e espelhos
retrovisores grandes, de espelhos convexos, outra novidade do modelo.
Agilidade e força,
porém, não podem estar dissociadas da segurança. Além do duplo airbag de série
em todas as versões, o Nissan New March é equipado com freios antitravamento
ABS de 9ª geração, da Bosch, com controle eletrônico de frenagem (EBD) e sistema
de assistência de frenagem (BAS), que tornam a condução e parada do carro muito
mais segura, pois ajuda a calcular a velocidade e a força que o motorista impõe
no pedal em frenagens de emergência para reduzir a distância da parada.
O EBD do Nissan New
March pode variar o esforço de frenagem até 50% por eixo, no máximo. Sistemas
sem esse recurso são calibrados normalmente 30% atrás e 70% na frente. Dessa
forma, evita-se o efeito “mergulho” da dianteira. Para apoiar de forma correta
esses sistemas no momento das frenagens mais fortes, o carro conta com disco de
freios de 260 mm na frente – mesmo tamanho utilizado no hatch médio Tiida – e tambores
com 203 mm atrás.
PROJETO
JAPONÊS PENSADO PARA O BRASIL
A Nissan não trouxe simplesmente a linha de produção
do New March para o Brasil. Desde o início do projeto global do carro,
conduzido pelo Japão, equipes dos principais mercados da marca no mundo
integraram o time de desenvolvimento incorporando as necessidades e
características de seus consumidores. A equipe da Nissan do Brasil foi uma das
que acompanhou todo este projeto e, por isso, o modelo já nasceu absorvendo as principais
demandas de nosso país.
Para dar mais refinamento a este projeto mundial, e prestando
atenção às necessidades de cada mercado, a marca ainda incrementou o compacto para
atender ao gosto do consumidor local. Além do acabamento interno aperfeiçoado,
com materiais encontrados em veículos de categoria superior, o Nissan New March
brasileiro ganhou de série na versão 1.6 SL rodas de liga leve aro 16, que conferem
maior esportividade ao modelo, item que é desejo de muitos clientes do país.
Como o novo tamanho das rodas e os pneus com perfil
mais baixo (185/55 R16) poderiam comprometer o conforto e a dirigibilidade, a
engenharia da Nissan do Brasil adotou novos amortecedores com curso maior (8 mm
no da frente e 9 mm na traseira). Dessa forma, as rodas aro 16 oferecem a mesma
durabilidade e conforto das rodas com aros 14 e 15, disponíveis nas outras
versões. O carro rodou mais de 200 mil quilômetros pelo Brasil para testar e
aperfeiçoar a nova opção às diferentes condições de pavimento do país.
A suspensão frontal é independente, tipo McPherson, e
a traseira tem eixo de torção, solução adotada pela Nissan em vários modelos de
sua linha. É uma combinação que oferece condução muito agradável, reduzindo os
golpes e as vibrações, além de um bom desempenho sem esforços. A suspensão
traseira foi desenhada também para minimizar a intrusão no porta-malas, de
maneira a oferecer mais espaço no compartimento e na cabine. Essas configurações
da suspensão do Nissan New March oferecem condução muito agradável, reduzindo
os golpes e as vibrações provocadas por pisos irregulares.
Outra novidade, que está ligada ao novo aro das rodas,
cujo diâmetro não foi alterado mesmo com o perfil mais baixo, é a calibração da
direção elétrica progressiva. O motor elétrico do sistema foi redimensionado
para melhorar a sensação de segurança em altas velocidades, aperfeiçoando a
progressividade para se obter a melhor resposta em todas as situações de uso. A
direção elétrica também traz vantagens para o proprietário por demandar menor
manutenção e dispensar uso de fluídos em relação aos sistemas hidráulicos.
ITENS DE SÉRIE
E PREÇOS
Um dos diferenciais do Nissan New March é vir de série muito bem
equipado, com itens considerados importantes para o consumidor deste segmento.
Entre eles, o ar-condicionado; direção elétrica progressiva; assistente de
frenagem para os freios ABS (BA); rodas aro 16; banco do motorista com ajuste
de altura e tecnologia Comfort Seat;
volante com ajuste de altura; retrovisores externos na cor da carroceria; entre
outros.
São seis versões – a três para cada motor – cada uma integrando
equipamentos e itens de acabamento adequados ao seu posicionamento de mercado. Confira a
seguir o que cada versão do Nissan New March traz de série. As denominações das
versões estão alinhadas com as adotadas pelas outras linhas de veículos da
Nissan oferecidas no Brasil.
A seguir
os equipamentos de série e os preços sugeridos de cada versão:
1.0 Conforto (R$ 32.990,00)
Ø Câmbio manual de 5 marchas
Ø Motor 1.0 16V com 74 cv @ 5.850 rpm de potência e torque de 10 kgfm @
4.350 rpm
Ø Acelerador eletrônico do motor (drive
by wire)
Ø Ar-condicionado
Ø Ar quente
Ø Airbags frontais para motorista e passageiro
Ø Alarme sonoro de advertência para chave no contato e luzes acessa
Ø Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (2) com regulagem de altura
Ø Acabamento preto da coluna central (B)
Ø Antena de teto
Ø Botão cromado da alavanca do freio de mão
Ø Banco do motorista com tecnologia Comfort
Seat e regulagem de altura
Ø Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
Ø Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de
carga
Ø Cintos de segurança traseiro laterais de três pontos retráteis e central
de 2 pontos
Ø Computador de bordo com as funções consumo instantâneo e relógio
Ø Console central com três porta-copos e porta-objetos
Ø Conta-giros e velocímetro com acabamento em prata
Ø Calotas integrais
Ø Detalhe da grade superior em V cromado
Ø Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Ø Direção elétrica progressiva
Ø Display digital de quilometragem total e parcial
Ø Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de
frenagem (BA)
Ø Para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro
Ø Porta-luvas com tampa
Ø Porta-malas com iluminação
Ø Portas dianteiras com porta-objetos e suporte para garrafa
Ø Preparação para sistema de áudio
Ø Retrovisores externos rebatíveis
Ø Retrovisores externos na cor da carroceria
Ø Rodas de aço aro 14 com pneus 165/70 R14
Ø Revestimento dos bancos em tecido nas cores preto e cinza
Ø Tampa de combustível com abertura interna
Ø Tomada de 12V integrada ao console central
Ø Volante de três raios com regulagem de altura
1.0 S (R$ 34.490,00)
Todos da versão 1.0 Conforto acrescidos
de:
Ø Acabamento em prata no apoio de braço da porta dianteira
Ø Chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas
Ø Maçanetas internas de abertura das portas cromadas
Ø Retrovisores externos com regulagem elétrica
Ø Revestimento das portas dianteiras em tecido
Ø Travas elétricas das portas e do porta-malas
Ø Vidros dianteiros e traseiros elétricos com a função um toque para vidro
do motorista
1.0 SV (R$ 36.990,00)
Todos
da versão 1.0 S acrescidos de:
Ø Aerofólio com brake light e lâmpada
de LED
Ø Conexão Bluetooth de telefone (viva-voz) com sincronização de agenda
Ø Conexão para arquivos digitais de música por Streaming
Ø Comandos de áudio no volante e Bluetooth
Ø Maçanetas externas na cor da carroceria
Ø Moldura da grade inferior cromada
Ø Farol de neblina dianteiro com acabamento cromado
Ø Rádio CD Player com função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®,
conector USB, e quatro alto-falantes
Ø Revestimento dos bancos com acabamento SV
Ø Rodas de liga leve aro 15 e pneus 185/60 R15
1.6 S (R$ 37.490,00)
Todos
da versão 1.0 S acrescidos de:
Ø Motor 1.6 16V com 111 cavalos de potência e
torque de 15,1 kgfm
1.6 SV (R$ 39.990,00)
Todos
da versão 1.0 SV acrescidos de:
Ø Motor 1.6 16V com 111 cavalos de potência e
torque de 15,1 kgfm
1.6
SL (R$ 42.990,00)
Todos
da versão 1.6 SV acrescidos de:
Ø Ar-condicionado digital automático
Ø Acabamento Piano Black no
painel central
Ø Alarme perimétrico com acionamento na chave
Ø Acesso às redes sociais NissanConnect™
integrado ao navegador
Ø Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
Ø Faróis dianteiros e traseiros com máscara negra
Ø Maçanetas externas de abertura das portas cromadas
Ø Revestimento dos bancos em tecido especial premium SL
Ø Rodas de liga leve aro 16 e pneus 185/55 R16 com acabamento Inner Black
Ø Rádio CD Player com MP3 com display 5.8 polegadas colorido, função RDS,
entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, conector USB, e 4 alto-falantes
Ø Sistema de navegação por GPS integrado ao painel
Opões de cores (1.0 e 1.6)
Ø Sólidas: Preto Premium e Vermelho Alert
Ø Metálicas: Prata Classic e Cinza Magnetic
Ø Perolizadas: Azul Pacific e Branco Diamond
ACESSÓRIOS
ORIGINAIS PARA UM CARRO AINDA MAIS ESPECIAL
Se o visual moderno e a tecnologia
são itens de série no Nissan New March,
a linha de acessórios originais acrescenta mais estilo e segurança ao modelo.
Disponível apenas na rede de concessionárias Nissan, os equipamentos são exclusivos
e testados sob os rigorosos padrões de qualidade da marca.
Para a parte estética, há
frisos laterais na cor do veículo para as portas com o nome do veículo e tapetes
de carpete, além da ponteira cromada e aerofólio, que conferem mais estilo e
esportividade. Para a segurança, automatizador dos vidros elétricos para evitar
o esmagamento, trava de estepe e alarme volumétrico. Um dos destaques é o
sensor de estacionamento, que proporciona mais proteção ao veículo, evitando possíveis
batidas traseiras durante manobras, através dos quatro sensores que auxiliam na
detecção de obstáculos. O sistema é acionado simultaneamente ao engate da marcha
à ré do veículo.
O cliente também pode
encontrar rádios das marcas Kenwood, Pioneer e Hurricane; protetor de cárter;
alto-falantes e GPS Way Navicity com telas de 4,3 e 5 polegadas. Todos podem
ser encontrados na rede de concessionárias Nissan de todo o país.
RESENDE: UMA
FÁBRICA BRASILEIRA, MODERNA E COMPLETA
O Nissan New March é o primeiro automóvel fabricado no
novo Complexo Industrial da Nissan, localizado em Resende, no sul do Estado do
Rio de Janeiro. A unidade, inaugurada em abril deste ano, recebeu investimentos
de R$ 2,6 bilhões para ser uma das mais modernas do grupo Nissan em todo o
mundo. Ela possui um ciclo completo de produção, algo incomum nas recentes
fábricas de veículos abertas no Brasil – da área de estamparia até as pistas de
testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção
de qualidade.
Com capacidade para produzir até 200 mil veículos da
plataforma V (de “versátil”) e 200 mil motores, o Complexo Industrial de
Resende é fundamental para os objetivos de crescimento com foco na qualidade da
Nissan no Brasil. Recém-inaugurada, a unidade já gera 1.500 empregos diretos. Todos
os funcionários passaram por formação no Senai de Resende e também dentro da
Nissan. Além disso, mais de 300 deles tiveram treinamento de até três meses
fora do país, em fábricas da Nissan no Japão, México, Estados Unidos e
Inglaterra. Como qualidade é um ponto fundamental para a empresa, a equipe de
avaliação dos veículos, que faz o controle final dos carros e motores produzidos
na fábrica, recebeu formação especial, de seis meses, no Japão e no México.
Para fazer os trabalhos que exigem mais precisão ou
poderiam acarretar risco na segurança ou na ergonomia dos funcionários, a linha
de produção conta com um total de 88 robôs. Assim, é assegurado o bem-estar do
operador e a qualidade das operações. Na maioria das áreas, o transporte dos
automóveis durante o processo produtivo é realizado por AGVs (Automatic Guided
Vehicles), pequenos robôs autoguiados que conduzem carrinhos de peças e
plataformas. Eles eliminam a necessidade de transportadores ou plataformas
acionadas por correntes, deixando a operação mais segura e silenciosa. Este
sistema robotizado ainda torna a linha flexível para alterações e melhorias, já
que os AGVs seguem faixas magnéticas no chão, que têm sua posição e extensão
facilmente modificadas.
Cada veículo que segue para a linha de montagem possui
um kit de peças próprio colocado em um carrinho específico. Com isso, não há
equipamentos parados com peças ao lado da linha de montagem e fica praticamente
impossível o operador colocar uma peça errada no veículo, já que ele não tem
diferentes opções disponíveis a sua frente. Assim, sua atenção fica toda
voltada em montar o carro e verificar a qualidade do processo, não tendo a
preocupação de qual peça montar. Os carrinhos com cada kit exclusivo de peças
são montados em uma área própria por funcionários responsáveis apenas por esta
operação.
O foco na qualidade também fez a Nissan tomar a
decisão de ter um Complexo Industrial completo no país, garantindo assim seus
elevados padrões mundiais de produção. Por isso, a empresa decidiu ter a área
de estamparia e de injeção de plásticos dentro de sua unidade, algo incomum nas
novas fábricas instaladas no Brasil em função da complexidade e dos elevados
valores de investimentos que exigem. Com estas áreas integradas ao processo, se
ganha, além de qualidade, em tempo de produção, redução de estoques e
flexibilidade para o mix de fabricação.
Equipamentos de última geração e modernos processos de
produção como os adotados na fábrica de veículos são usados na fábrica de
motores da Nissan. Por produzir equipamentos de alta precisão técnica, a
fabricação de motores ainda tem reforçada a área de controle de qualidade. Na
linha de montagem há quatro portais de verificação de qualidade de componentes.
O teste final de funcionamento é realizado em 100% dos motores produzidos na
fábrica de Resende e também todos passam por testes de emissão de CO2,
em vez de por amostragem, como é comumente realizado por outras empresas do
setor.
Tudo para garantir a qualidade de funcionamento do
motor 1.6 16V flexfuel – equipado com bloco de alumínio –, que é um dos
propulsores com melhor eficiência energética de sua categoria no Brasil,
aliando desempenho e baixas emissões de CO2.
Todas as áreas do Complexo Industrial de Resende
trabalham integradas e seguindo os métodos e valores do Nissan Production Way – o sistema de produção Nissan – e do Nissan Way – filosofia e conjunto de
códigos de conduta da marca. O foco é fabricar no Brasil produtos com toda a
tecnologia e qualidade japonesa da Nissan.
NOVO CENTRO DE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS NO BRASIL
Dando continuidade ao processo de fortalecimento de
sua marca no Brasil, e na busca pela liderança de qualidade entre as empresas
automotivas do país, a Nissan inaugurou oficialmente em junho, em Resende (RJ),
seu novo e moderno Centro de Armazenamento e Distribuição de Peças. A unidade
está localizada ao lado do Complexo Industrial da Nissan e é resultado do
investimento total de R$ 70 milhões.
O armazém tem 16.400 m2
de área total – que podem ser expansíveis para até 35.000 m2
futuramente. Ele amplia a capacidade de estoque de peças da fabricante no
Brasil: 681 mil peças, uma quantidade que supriria o equivalente a seis meses
de demanda do mercado. E para tornar ágil o atendimento, a nova unidade já
emprega 82 funcionários – diretos e indiretos - em Resende. Além de aumentar a
disponibilidade de peças, o serviço de pós-venda ficará ainda melhor pela maior
sinergia com a logística da fábrica e o aumento da capacidade de processamento
de pedidos e rapidez de despacho.
Fonte: Assessoria de Imprensa Nissan.
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